Geração de conteúdo, fatores relevantes para seguir em sua empresa!

A geração de conteúdo é uma das bases do marketing digital. Dentro deste cenário, seja no inbound marketing para pequenas empresas ou grandes corporações, é um dos elementos que mais se destaca. Por isso, a geração de conteúdo é um elemento fundamental para sua empresa. Porém, não basta gerar por gerar. O conteúdo precisa, antes de qualquer coisa, trazer resultados relevantes.
Seja na geração de leads, seja na melhora do tráfego orgânico, no aumento da autoridade ou na geração de novos negócios, o conteúdo é fundamental. Porém, muitas empresas fazem geração de conteúdo. Como se destacar neste meio, cada vez mais concorrido? Como ser, de fato, relevante para sua audiência?
Leia também: Marketing digital para pequenas empresas, vale a pena investir?
Um dos princípios básicos do marketing de conteúdo, é gerar valor para a audiência. Vender, gerar leads, trazer novos negócios, é uma consequência.
Mas como gerar valor, em um mar de informações como é o meio digital? Simples, com a geração de conteúdo de qualidade!
Porém, este é um termo um pouco vago, não é? O que é, de fato, gerar conteúdo de qualidade?
O que é geração de conteúdo de qualidade?
É criar algo que impacte positivamente a vida de sua persona. Um erro muito comum, neste meio, é buscar agradar a todos. A menos que você tenha um negócio que se baseie nas grandes massas, você precisa ser específico.
O fundamento do marketing de conteúdo, é eliminar as dores da persona. Para isso, a geração de conteúdo precisa ser pautada exatamente nisso.
Isso é conteúdo de qualidade!
Imagine o seguinte: você tem uma empresa B2B (que atende outras empresas). Neste caso, sua persona é ou o dono da mesma, ou algum diretor ou gerente, não é? Serão eles que deverão ser impactados.
Adianta gerar conteúdo que impacte o motorista desta empresa? Não! É perda de tempo.
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Por isso, definimos como conteúdo de qualidade aquele que gera valor, impacta e ataca as dores de suas personas. Isso já nos dá, de imediato, um parâmetro a ser seguido.
Porém, no marketing de conteúdo, isso não basta. É preciso que a geração de conteúdo siga mais alguns fundamentos, que iremos te mostrar a seguir!
Geração de conteúdo, as bases para um trabalho de boa qualidade!
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Clareza e gramática impecável
O conteúdo precisa ser claro, atacar o problema. Além disso, é a base da comunicação, seguir as regras pré-estabelecidas, em termos de gramática. Por isso, seu conteúdo precisa seguir estas regras básicas. Lembra daquela aula de português do primário? De que o conteúdo precisa ter início, meio e fim? Isso ainda vale (e sempre valerá) para a geração de conteúdo!
É fundamental que seu conteúdo seja trabalhado com clareza e siga as regras básicas de escrita. Desta forma, quem for consumir tal conteúdo, terá facilidade para conseguir interpretar e aproveitar o mesmo.
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Conteúdo escaneável
Seja para criar conteúdo otimizado em seo, seja para melhorar a experiência de leitura, é fundamental criar conteúdo escaneável. Mas o que é isso? Basicamente, é criar um conteúdo estruturado, mas que pode ser facilmente escaneado pelo leitor e pelos robôs dos buscadores.
Para criar conteúdo escaneável, você precisa de uma estrutura de sequência de ideias e conceitos, usar títulos, subtítulos e deixar isso bem claro para o leitor e para os buscadores.
Falando especificamente do leitor, a maioria das pessoas, primeiramente “passa os olhos” pelo conteúdo. Elas acabam lendo apenas o que chama a atenção. Tome este artigo como referência. Falamos, no primeiro título, sobre o que é gerar conteúdo de qualidade. Se você já sabe o que é isso, vai ler esta parte do artigo? Provavelmente não! Como o texto está bem divivido por títulos e subtítulos (com as Handing tags adequadas), você consegue ver o que realmente te interessa.
Isso é fundamental, não apenas para o SEO, mas também para a leitura em geral. Isso melhora consideravelmente a experiência do leitor. Com isso, aumentamos a taxa de permanência no site e temos mais propensão a gerar leads.
Este pequeno ajuste, pode produzir tudo isso!
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Títulos atrativos
Dentro da geração de conteúdo, a criação dos títulos é um elemento de grande importância. Afinal, é o primeiro contato que teremos com o conteúdo em si.
Desta maneira, se sua empresa espera bons resultados, é fundamental criar bons títulos. Como há a questão das palavras-chave, precisamos de criatividade para integrar a criatividade com os elementos de SEO. No caso das palavras-chave de calda longa, isso é ainda mais complexo.
Leia também: Marketing de conteúdo para iniciantes, o guia completo!
Entenda por complexo algo mais difícil, não impossível de ser trabalhado com criatividade.
Neste sentido, criar contéudo relevante, com um título chamativo, informativo e direto na dor da persona, é fundamental!
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Consistência
A geração de conteúdo para seus canais deve ter consistência e principalmente, ser constante. Dificilmente, você conseguirá uma audiência considerável nas primeiras postagens.
No geral, precisamos de alguns meses para começar a ver resultados nas estratégias de marketing de conteúdo. Neste sentido, é preciso consistência para gerar conteúdo de qualidade, mas principalmente, constância para que eles sejam vistos com mais frequência. Com isso, você tem muito mais tráfego e vai aumentando a autoridade de sua empresa.
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Resolva problemas
A geração de conteúdo precisa resolver problemas. Caso contrário, ela não passará de mais uma peça publicitária. Neste sentido, é fundamental montar uma estrutura, um calendário editorial, que seja focado neste segmento.
Para saber quais problemas podem ser resolvidos, busque as principais dúvidas de seus clientes, analise palavras-chave e e-mails recebidos no suporte. Isso te dará muito material. Assim, toda vez que um cliente apresentar alguma dúvida, podemos trabalhar com os conteúdos como material educativo.
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Persistência
Gerar conteúdo envolve muito trabalho. Se você não tem facilidade ou tempo, vale a pena pensar em uma agência de conteúdo. Desta maneira, com a produção de conteúdo terceirizada, você terá a certeza de um trabalho profissional, que respeite tudo o que foi dito acima.
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Use diferentes plataformas e mídias
O blog é fundamental para sua estratégia. Porém, usar outras plataformas e mídias, é muito importante. Vídeos, redes sociais, tudo isso deve ser usado para fomentar sua estratégia de conteúdo.
Por exemplo, é fundamental ter uma atenção ao gerenciamento de páginas no Facebook de sua empresa, para complementar a estratégia do blog. Manter um canal no YouTube é outra questão muito importante.
A geração de conteúdo envolve muitos fatores, mas é um investimento em médio e longo prazo. Desta maneira, acreditamos que a Leads pode te ajudar muito na sua estratégia! Converse com um de nossos consultores!
Bons negócios!