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Marketing digital para pequenas empresas, vale a pena investir?

Marketing digital para pequenas empresas, vale a pena investir?

O avanço da tecnologia como uma ferramenta de interação social tem transformado a forma como as empresas se apresentam no mercado. O marketing digital para pequenas empresas se mostra uma solução efetiva para divulgação dos produtos e serviços. Além disso, ele é uma forma de construir um relacionamento com o público-alvo. As empresas de todos os tamanhos precisam estar online para que sejam reconhecidas como uma alternativa pelos seus consumidores.

Atualmente,  pessoas de todas as idades estão online através de perfis nas redes sociais, uso de aparelhos como smartphones, tablets e notebooks. Dessa forma não é mais uma escolha ter presença online, é uma necessidade. Para ajudar muitos empresários a conquistar maior presença digital elaboramos um guia completo de marketing digital para pequenas empresas. Vamos falar a respeito de presença digital então?

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Presença digital e a sua importância para pequenos negócios!

 

A primeira questão que deve ser resolvida no campo do marketing digital é básica! Independente do tamanho da empresa em questão, estar online de forma estratégica é fundamental!

Ter um site não é uma escolha, é uma necessidade. Se sua empresa não tem num espaço digital para chamar de seu estará no limbo do consumidor moderno. Somente é alternativa a empresa que está ao alcance dos internautas. Deve ficar claro que o marketing digital é uma necessidade para a sua empresa e não perfumaria.

 

Conceitos básicos de Marketing Digital para pequenas empresas

 

O marketing digital – como seu nome indica – nada mais é do que as estratégias de marketing realizadas no âmbito digital. As estratégias que visam alavancar as vendas e tornar a empresa mais conhecida são realizadas através de ferramentas digitais bem como usando tecnologias móveis. Atualmente esse marketing é chamado de novo marketing, pois mudou um pouco o foco de suas ações. Este é o conceito do Inbound marketing. Já fizemos um artigo sobre Inbound Marketing para pequenas empresas.

A partir do momento que o potencial consumidor se tornou protagonista – por ter acesso a milhões de informações na palma da mão – o marketing precisou mudar o seu discurso. O chamado velho marketing objetivava falar sobre a empresa e os seus produtos, hoje em dia esse tipo de estratégia não é assertiva. O público deseja estar no foco das atenções e quer um diálogo e não mais um monólogo das empresas. Basicamente isso significa que o discurso tem sido feito pensando em estabelecer relações.

Engajamento, o conceito básico do marketing digital para pequenas empresas…

 

Um dos conceitos mais relevantes do marketing digital para pequenas empresas é o de promover engajamento com o público, isto é, fazer com que as pessoas do grupo de interesse divulguem a sua empresa. Para que isso aconteça é necessário que essas pessoas tenham algum tipo de interesse pelo seu conteúdo e vejam a sua empresa como uma referência. Ter algo de real a oferecer é fundamental. Neste sentido, existem muitos elementos que podem ser usados para melhorar o engajamento de forma geral!

 

Presença online

 

O marketing digital para pequenas empresas tem como foco principal situar essa empresa online fazendo dela uma opção real para o consumidor. Mesmo que uma empresa ofereça somente atendimento físico precisa da plataforma digital para que o consumidor saiba que ela existe e onde está localizada. Quando a sua empresa tem um bom trabalho de marketing digital ela passa a ser um dos primeiros resultados dos buscadores o que traz confiança para quem está escolhendo de quem comprar.

 

 

marketing digital para pequenas empresas

 

Produção de conteúdo

 

Quando falamos sobre marketing digital não tem como não falar a respeito de produção de conteúdo para web. Certamente esse é o conceito mais utilizado por empresas de todos os tamanhos para conquistar e fidelizar o seu público-alvo. A estratégia é muito simples, fazer da sua empresa uma referência no seu segmento sem necessariamente focar em divulgar os produtos da empresa. Dar algo para o público é o que faz da sua empresa uma escolha.

Integração de meios

 

Uma das grandes vantagens que o marketing digital oferece em relação ao velho marketing é permitir uma integração efetiva de vários canais que a sua empresa utiliza. Basicamente a sua empresa passa a ter diferentes possibilidades para estar próxima ao público-alvo. A questão central está em como conciliar o uso desses meios com ações efetivas.

 

 

Aplicação do marketing digital para pequenas empresas

 

 

Planejamento

Antes de começar a criar perfis em redes sociais e blogs para a sua empresa é importante entender que o bom marketing digital é feito com planejamento. As estratégias somente poderão ser usadas com efetividade se forem pensadas de acordo com a realidade do seu público-alvo. O planejamento consiste em: analisar o posicionamento da sua empresa, determinar quem é o público-alvo, quais são os melhores meios para atingir essas pessoas e mensurar os resultados.

Posicionamento da sua empresa

O marketing digital para pequenas empresas pode representar um grande avanço em termos de vendas e reconhecimento da sua marca. Pensando dessa forma é importante estar bem certo de qual é o posicionamento que sua empresa terá no mercado. Faça uma análise dos resultados que a sua empresa tem nesse momento e projete o quanto de melhora desses índices seria necessário. Tendo metas e objetivos definidos fica mais fácil encontrar a melhor estratégia. Aqui, é fundamental entender o comportamento do consumidor e a forma como sua empresa deve estar inserida nele!

 

Quem é o público-alvo?

 

A pergunta acima pode ser mais complexa do que parece em especial para as pequenas empresas. Empresas que não tem histórico de planejamento de marketing (estamos falando do velho marketing mesmo) não tem uma identificação de quem é o público que precisa ser impactado. Concorda que se você não sabe para quem está falando também não sabe como deve se pronunciar?

Uma forma de identificar quem é o público-alvo da sua empresa é analisar quem já compra dela. Isto é, os consumidores atuais. Estabelecer vínculos com os seus clientes é essencial para conhecê-los. Boa parte das pequenas empresas não tem trabalho de pós-venda, o acompanhamento do consumidor depois que a venda foi concretizada. Uma dica importante é dar mais atenção para o seu consumidor e criar estratégias que permitam conhecer essas pessoas como o preenchimento de formulários ou mesmo a concessão de brindes mediante a informação de dados.

 

Criando uma persona

 

Outra maneira de estabelecer quem é o seu público-alvo é criar uma persona. Isto é, uma personificação das pessoas que compõem o seu público-alvo. Imagine uma pessoa que reúne as principais características das pessoas que compram da sua empresa. Com um perfil que indique como essa pessoa se comporta online fica mais fácil saber através de quais meios será mais fácil fazer contato com ela, não é mesmo?

 

Os meios de comunicação do marketing digital para pequenas empresas

 

Tendo uma ideia mais bem delineada de quem são as pessoas para quem a sua empresa precisa falar é possível pensar em que tipo de conteúdo produzir e através de quais meios disseminá-los.

 

Conteúdo

 

Para que possamos falar efetivamente a respeito dos meios é necessário que fique claro que quando usamos a palavra conteúdo estamos falando sobre algo que seja de interesse do potencial consumidor e não uma mera descrição dos produtos ou serviços da sua empresa. Os conteúdos para serem adequados a uma boa estratégia de marketing digital para pequenas empresas devem contar com o que chamamos de palavras-chave.

Os buscadores como o Google e o Bing usam as palavras que os usuários digitam no campo de busca para encontrar os sites mais adequados. Para isso, eles buscam os que efetivamente oferecem as respostas para os seus questionamentos. Devemos lembrar que esses buscadores contam com cada vez mais critérios que permitem selecionar as melhores páginas então não basta ter um conteúdo que use essas palavras, mas que não faça sentido num contexto mais amplo. Qualidade acima de tudo.

 

Meios de comunicação do marketing digital

 

Site

Toda e qualquer empresa deve ter um site em que constem informações básicas como o seu endereço, horários de atendimento, visão, missão e outros dados que ajudem o consumidor a entender essa marca. As informações ajudam a posicionar melhor a sua empresa nos buscadores. Por exemplo, se você tem um salão de beleza em Criciúma com um site completo, ficará melhor ranqueado nos resultados do Google para “salões de beleza em Criciúma”. O site é o meio básico e TODAS as empresas deveriam ter.

 

Blog

 

Se a sua empresa tem um perfil menos formal pode optar por ter um blog como complemento do site ou mesmo como meio oficial. O blog pode concentrar informações como o endereço e horário de atendimento. Mas o foco dele deve ser o conteúdos atrativo. Com ele, damos subsídios para as pessoas que eventualmente podem precisar de produtos e serviços que a sua empresa oferece.

 

E-mail marketing

 

O contato da empresa com o consumidor mesmo depois que o processo de compra terminou é essencial para manter viva a chama. O uso de e-mail marketing para avisar o público interessado de promoções e novidades da empresa é uma forma de manter esse relacionamento. Porém, fique atento para que as campanhas de e-mail marketing sejam enviadas somente para quem deseja mesmo recebe-las. Deixe sempre a possibilidade de que as pessoas saiam da lista de cadastro. A frequência de envio também deve ter limite.

Newsletter

O foco do newsletter é diferente do foco do e-mail marketing, enquanto o último visa dar informações pontuais sobre promoções com ligação mais íntima com compra o primeiro trabalha com conteúdo. Isso significa que se a sua empresa quer usar essa ferramenta deve priorizar conteúdos relevantes e de qualidade que tenham relação com o universo de atuação da mesma.

Novamente é importante destacar que o envio deve ser feito somente para os consumidores que desejarem receber o newsletter. Deixe um espaço dentro do site da empresa para que os interessados cadastrem seus e-mails, aproveite para coletar informações dessas pessoas para saber quem é o público que se interessa por sua empresa.

 

marketing digital para pequenas empresas

 

 

Marketing digital para pequenas empresas nas redes sociais

 

Redes sociais como Facebook e Instagram se tornaram excelentes ferramentas de marketing em especial porque é possível utilizá-las sem gastos. Porém, é necessário que fique claro para que perfis nessas redes servem. A página de uma empresa deve falar sobre a marca, mas não pode focar somente em vender. A base do marketing digital para pequenas empreas é promover o diálogo com o público-alvo.

Sendo assim ter posts interessantes que estejam dentro do espectro de assuntos do seu segmento de atuação é essencial para atrair as pessoas para a página da empresa. O seu pública não irá curtir a página da sua empresa somente para ver imagens com destaque para promoções de produtos. Ofereça conteúdo relevante, promova uma conversa que faça com que o público queira estar na sua página.

Respostas nas redes sociais

 

O que diferencia as redes sociais dos outros meios de comunicação citados é que elas oferecem um canal aberto de diálogo. Desta forma, o público-alvo se sente a vontade para fazer questionamentos e até mesmo para fazer reclamações. A forma de responder as demandas do seu público através desses meios deve ser equilibrada e principalmente respeitosa.

Dedicar parte do dia para verificar as mensagens e os comentários feitos nas páginas faz parte da estratégia de marketing digital para pequenas empresas. Ofereça soluções e não entre em embates desnecessários. Mesmo que a reclamação não tenha fundamento é necessário oferecer uma solução.

 

Mensurando os resultados do marketing digital

 

Quando se fala em usar estratégias de marketing digital, é natural pensar nos resultados que esse trabalho terá. Se as estratégias forem bem aplicadas será possível observar crescimento da atuação da sua empresa no mercado. Além disso, mensurar o impacto direto nas vendas como um todo. Para mensurar corretamente é importante entender que os resultados não devem ser observados somente nos números de vendas.

É interessante fazer um acompanhamento do crescimento do número de pessoas que seguem a página da sua empresa nas redes sociais, o quanto a sua empresa melhorou no ranqueamento dos buscadores como Google, quanto a sua empresa tem sido citada nas redes sociais, quantas pessoas conheceram sua marca enfim o quanto os meios de comunicação digitais influenciaram no crescimento da sua marca.

Quanto mais tempo o público-alvo passar envolvido com a sua empresa através dos meios digitais mais construirá um relacionamento. Podemos comparar o marketing digital para pequenas empresas a conquista numa relação amorosa, é necessário que seja criado envolvimento para que ambas as partes tenham uma troca real. Somente essa troca irá converter o público-alvo em público consumidor. Sendo assim o investimento feito trará resultados mesmo que demorem um pouco para serem observados.

Quer saber mais sobre marketing digital para pequenas empresas? Entre em contato conosco!

 

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