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Conteúdo otimizado em SEO: o que isso significa?

Conteúdo otimizado em SEO: o que isso significa?

Se você possui um site para sua empresa ou então trabalha na área de construção de páginas, blog e/ou redação, provavelmente já se deparou o termo SEO em algum momento, mesmo sem saber ao certo o que ele quer dizer.O SEO é uma das vertentes mais fortes dentro do marketing digital, e amplamente utilizada pelos profissionais da área. SEO, na realidade, é uma sigla em inglês, para Search Engine Optimization, que traduzido ao pé da letra, seria algo como Motor para Otimização de Buscas. “Nossa, deu na mesma!”. Calma. Irei explicar melhor e também o que é conteúdo otimizado em SEO!

Em outras palavras, o SEO surgiu para otimizar os resultados que um site ou blog pode ter em sites de pesquisa, como o Google.

Por exemplo, quando alguém faz uma busca via internet, relacionada ao seu produto ou serviço, não seria ótimo se sua marca estivesse no topo dos resultados, logo na primeira página de pesquisa? Foi para tornar isso possível que surgiu o SEO para site e para blog.

 

conteúdo otimizado em SEO

 

 

O que um conteúdo otimizado em SEO tem de diferente?

 

O que difere um site ou um conteúdo otimizado em SEO de uma página comum, é que os primeiros foram trabalhado desde sua ideia inicial, voltado para a otimização em sites de busca.

Tudo começa com uma palavra-chave (ou keyword, para quem prefere utilizar o termo em inglês). Ela deve aparecer diversas vezes em uma página ou artigo. A partir dela, surgem outras palavras-chave relacionadas, responsáveis por conceitualizar o texto.

Assim, constroem-se sites e artigos com um sentido claro, evita-se que eles se tornem repetitivos e fujam do assunto principal e aumenta suas chances de aparecerem nos primeiros resultados dos mecanismos de busca.

 

E de onde vem essas palavras-chave?

 

Aqui vão algumas dicas para encontrar e desenvolver as palavras-chave ideais para artigos otimizados em SEO.

 

Conheça bem seu negócio e o mercado onde ele se encaixa: Gosto muito de bater nessa tecla em meus artigos. Para quem quer utilizar o SEO para site ou blog, essa dica também é indispensável.

Você está começando agora seu empreendimento? Pesquise afundo sobre o mercado, a concorrência e quem são os seus clientes, para saber como falar do jeito certo com eles e quais são as palavras-chaves que farão diferença na hora deles encontrarem sua página.

Já possui sua empresa há algum tempo? Mantenha-se atualizado sobre tudo o que acontece, sobre os lançamentos do segmento e se o seu produto ou serviço segue alinhado com o que o seu target deseja. Quem faz pesquisa na internet busca sempre novidades, então você precisa oferecer novidades para seus clientes online.

Trabalha na produção de artigos otimizado em SEO para segundos e terceiros? Siga estes mesmos passos, anote tudo e realize diagnósticos. Assim você irá encontrando pelo caminho os termos e palavras para utilizar na construção de sites e blogs com muito conteúdo.

 

Crie personas:

“Mas o que são personas?” Persona é uma representação do perfil do seu público-alvo. Ao invés de pensar numa multidão de consumidores, tente traçar a personalidade de um só, que de fato se interesse pelo seu conteúdo otimizado em SEO.

Para a criação de sites e blogs é fundamental imaginar os seguintes padrões de comportamento dos seus possíveis clientes. Qual o sexo e a idade dele? Quais são seus valores e hábitos de consumo? Ele usa internet através do computador, do celular, ou dos dois? Além do meu produto, o que mais ele compra? O que ele gostaria de ler em um artigo? Qual palavra-chave ele jogaria no Google e poderia acabar encontrando minha loja?

Essa técnica funciona muito bem e traz ótimos resultados, principalmente para quem deseja se posicionar ou reposicionar sua marca na rede.

 

 

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Monte e organize uma lista de palavras-chave:

Provavelmente, seguindo as dicas anteriores, surgiram muitas palavras-chave para você utilizar na sua produção de conteúdo otimizado em SEO.

Então organize-as em listas e imagine qual o grau de importância que elas têm para o público-alvo desejado. Afinal, ninguém pesquisa tudo de uma vez! Isso é fundamental para a produção de conteúdo.

Não use várias palavras-chave desconexas entre si no mesmo artigo ou página! Organize os assuntos de maneira lógica, assim é possível fazer seu conteúdo render vários artigos otimizados em SEO!

Portanto imagine o que a sua persona procuraria antes, em quais frases e como ela encaixaria as keywords que surgiram no seu processo de organização até aqui.

 

Importante: O próprio Google dispõe de ferramentas como o Search Console e o Google Analytics, desenvolvidas para ajudar a selecionar as palavras-chaves mais comuns e mais buscadas pelos usuários de internet. Dessa maneira, é possível construir sites e demais conteúdos otimizados em SEO baseado em dados de mercado, evitando o risco de utilizar keywords que na teoria pareciam boas, mas na prática, não irão ajudar de fato a sua marca.

 

Não basta usar palavras-chave, é preciso ser relevante

 

No entanto, é preciso estar atento ao uso de palavras-chave. De nada adianta construir sites e artigos repletos delas se eles não forem relevantes e não prenderem a atenção do seu público-alvo.

Lembre-se que quem utiliza o Google e outros mecanismos de busca são pessoas. O natural é que elas se sintam atraídos por sites de qualidade. Portanto, aposte em informações importantes e envolventes e em textos sem erros de ortografia.

O conteúdo otimizado em SEO bem construído faz com que o seu site seja encontrado e clicado, entretanto, só ele não basta para que seus prospects permaneçam nele, desejem adquirir seu produto e serviço e voltem futuramente.

 

A relevância deve começar nos títulos para o conteúdo otimizado em SEO!

 

Outro dica importante! Não adianta produzir ótimos conteúdos e artigos otimizados em SEO, se o seu título não chamar a atenção. A palavra-chave e o assunto de relevância para o seu cliente deve constar no título.

Defina com antecedência quais são as palavras-chaves importantes para a sua página ou texto, escolha um título provisório, e trabalhe todo o restante em cima dele.

Por fim, se necessário, adapte-o, para que ele esteja completamente coerente com o conteúdo. Isso irá cativar de vez quem acessá-lo, pois demonstra que sua marca não faz só propaganda, mas oferece verdadeiras soluções!

 

Outras regras do SEO para site

 

Em títulos e subtítulos das páginas:

Na hora de criar cada link do seu site, é bom pensar com carinho em cada título e subtítulo. Além dessa técnica ajudar muito no seu ranking de rastreamento em sites de busca, também deixará seu site muito mais organizado.

Otimize também as imagens:

Essa técnica, também chamada de All Tag, consiste em criar títulos e descrições para as imagens do seu site.

Tem como intuito que os mecanismos de busca mostrem sobre o que são suas imagens a todos os usuários, inclusive os que não conseguem visualizá-las, em caso de conexão de baixa velocidade, por exemplo.

Também aumenta significativamente o alcance das imagens nos resultados de rankeamento.

 

conteúdo otimizado em SEO

 

Oculte páginas desnecessárias:

No caso de grandes portais, indica-se não utilizar o SEO em páginas consideradas desimportantes, pois elas acabam competindo entre si e podem confundir o cliente. São o caso de páginas protegidas por senhas ou dedicadas a uma determinada região.

Elas podem ser ocultadas para o Google, e dessa maneira, somente as partes relevantes do seu site aparecem nos resultados das busca.

 

Cuide das URLs:

Não é muito melhor olhar para a barra de endereços do seu navegador e conseguir identificar em qual página você está, antes mesmo dela estar totalmente carregada? O seu público-alvo também acha isso!

Ao aplicar as técnicas de conteúdo otimizado em SEO para seu site, cuide para que as suas URLs sejam curtas e de fácil entendimento, nas quais constem de cara as palavras-chave. Evite artigos, letras maiúsculas e sinais desnecessários.

É uma maneira de também melhorar seu ranking em mecanismos de busca, além de tornar seu site facilmente identificável já no primeiro acesso feito pelo seu possível cliente.

 

SEO para blog

 

Para quem aposta em conteúdos e artigos produzidos especialmente para blogs, o SEO também se mostra uma técnica bastante efetiva. Esta é uma das aplicações mais úteis para o conteúdo otimizado em SEO!

A maioria das regras utilizadas em sites também se encaixam no caso do SEO para blog, como otimizar as URLs e as imagens postadas.

Não é porque você está escrevendo para jovens ou então sobre questões de apelo emocional, que os títulos devem parecer descuidados!

Dar atenção aos títulos dos artigos é fundamental, mesmo no casos de blogs pessoais ou sobre assuntos informais.

Fazer com que a palavra-chave apareça no título, de preferência a esquerda, para que o seu possível cliente bata o olho nela já no primeiro instante. Para facilitar, se atente para que o nome do seu artigo tenha até 70 caracteres, número indicado para a construção de títulos curtos e eficazes.

Se o seu artigo se propõe a responder alguma questão, utilize termos ao estilo “Como fazer…”, “X dicas para…”, “X regras de…”, esclarecendo qual é a proposta da postagem.

Utilize links internos no SEO para blog

Sabe aquele seu artigo que deu muito certo anteriormente? Quando escrever um novo, que esteja relacionado a ele de alguma forma, cite-o e crie um link para ele.

Assim, quem não conhece seu blog vê que você domina o assunto, e os seus resultados no Google também melhoram.

Utilize também links externos. Só evite o excesso, para não tornar a leitura cansativa.

 

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