Heanding tags (H1, H2, H3..) e sua importância para o SEO

Você sabe o que são as Heading Tags (H1, H2, H3, …)? Pois bem, as Heading Tags nada mais são do que alguns recursos de programação HTML, que são usados com a finalidade de destacar títulos e sub-títulos de uma página. A H1 é a abreviação do inglês para Header 1, ou em tradução livre, Cabeçalho 1, logo, podemos dizer que a H1 é o Headers com maior relevância.

 

handing tags seo

Conceitualmente, o H1 tem um destaque maior, uma fonte maior, e na maioria das vezes é o texto mais vistoso de toda a página. A tag H1 é um elemento de alta importância, usada pelo Google para determinar qual é o principal assunto abordado em determinada página, assim como nos negritos de uma página e o Title, tendo em conta que geralmente o título de uma página define o seu conteúdo.

Uma recomendação que posso fazer para vocês é utilizar somente uma H1 por página, sempre tendo o foco voltado para as palavras-chave. Isso ocasiona um nítido indício ao Google sobre quais são as palavras-chave de maior importância em determinada página.

CTA-leads-

Agora vamos falar das outras Heading Tags, como H2 e H3. Essas Heading Tags tem seu uso empregado geralmente em sub-títulos de uma página. E quando falamos em SEO, essas tags podem ser uma ferramenta muito importante para incluir palavras-chave complementares, isto é, algumas variações e até mesmo complementos da palavra-chave principal e que não tem uma página com exclusividade própria, seja pelo pouco volume de pesquisas, ou até mesmo pelo fato de não se encaixar no conceito do site. Já tratamos deste assunto neste artigo!

Confira abaixo alguns exemplo de Heading Tags:

Buffet Infantil

Festas temáticas

Festas da Disney

Festas dos Ben 10

Festa das Meninas Super Poderosas

 

Heading Tags e o CSS

Normalmente, as Heading Tags são usadas por programadores. Esses programadores tem estilos pré-determinados no CSS, que é como uma folha de estilos do site . Deste modo, na maioria das vezes, os H1’s não tem diferença em seu tamanho, além de ter as mesmas cores e fonte por toda a página. Isso se aplica também para as outras Heading Tags.

Isso ocasiona uma desconexão entre as necessidades de tal página para o Google, e as características visuais desta página. Um programador de qualidade da área de SEO deve conseguir aliar todas as características visuais de determinada página, e ao mesmo tempo, suprir todas as necessidades de SEO que a página possuir.

Como usar as Heanding Tags de forma inteligente para o SEO?

 

De maneira geral, podemos dizer que as Heanding Tags servem para que os robôs dos buscadores consigam classificar a importância do conteúdo, dentro da estrutura textual. Por isso, a utilização das palavras-chave, dentro deste contexto de Heanding Tags é muito importante!

handing tags

As Heanding Tags darão ao seu conteúdo uma sequência, uma linha, que facilitará não apenas aos buscadores, mas também ao leitor.

Cada vez mais as pessoas fazem o que chamamos de leitura dinâmica, que basicamente é passar os olhos pelo conteúdo e ver se ele de fato é interessante. Com a correta utilização das Heanding tags, você dará ao seu leitor, elementos visuais para classificar o texto.

Enfim, este é mais um elemento importante para a otimização dos textos em SEO, que poderá ser de grande valia para você e sua empresa!

Se quiser receber mais dicas de Marketing de Conteúdo, cadastre-se nesta lista!