O que é a persona do seu negócio?
É muito provável que ao pensar sobre a persona do seu negócio, a ideia de um logo venha à mente, não é? Um logo pode ser parte dessa identidade, mas não é a história toda. A persona do seu negócio é a experiência que os consumidores têm quando solicitam um produto ou serviço da sua empresa.
Isso inclui os benefícios que você se compromete a entregar. Coisas como tempo, dinheiro, reconhecimento, aceitação, segurança e satisfação. A persona do seu negócio também inclui as promessas que você faz e mantêm, além das características do seu produto ou as variedades do seu serviço. Você cumpre o prazo estabelecido? Você vai além do esperado e acima da média? Você encontra meios de acrescentar valor ao que produz e serve? Como você se mantém em contato após finalizar o serviço ou entregar o produto ao cliente? Isso tudo inclui aspectos do seu negócio, como manter a proximidade, sempre ser lembrado, lidar com problemas que surgem e nutrir seu relacionamento profissional ao longo do tempo.
Então qual é o significado da persona de um negócio?
Sua voz forma a marca do seu negócio, também. A voz da sua marca é a parte verbal da apresentação: as palavras que você usa, a forma como você atende o telefone e o estilo de suas mensagens e e-mails.
A persona é a forma como seu cliente em potencial é “enxergado”. Nada mais é do que uma personificação do perfil alvo de suas estratégias. Com base nos comportamentos da persona, podemos usar toda uma estratégia de criação de conteúdo, propagação e alinhamento da comunicação, criação de landing pages e sites e estratégias de Inbound Marketing.
Finalmente, a representação visual amarra tudo em um pacote coerente, ou pelo menos deveria! Sua apresentação visual deve ser o reflexo de tudo que explicamos acima. Sua representação visual inclui: suas cores, o tipo de fonte nos textos de divulgação, seu logo, enfim, todo o projeto gráfico da sua marca.
Como descobrir a persona da sua marca?
Você pode descobrir a persona do seu negócio de diferentes formas. Um exercício bem interessante é feito com uma folha de papel e seis linhas horizontais desenhadas.
À esquerda de cada linha, escreva:
- Pessoal e amigável
- Espontâneo e enérgico
- Moderno ou tecnológico
- Diferencial
- Divertido
- Acessível a todos
À direita de cada linha, escreva:
- Corporativo e profissional
- Planejamento e raciocínio
- Clássico e tradicional
- Estável
- Sério
- Luxuoso
Coloque pontos mais ou menos próximos de cada um dos cantos da folha, conforme você enxerga as características do seu negócio.
Os pontos estão mais para a esquerda? Seu negócio é contemporâneo, ágil e enérgico. Você gosta de fazer e acontecer, sem se importar com os riscos. Sua comunicação é amigável e acessível.
Os pontos estão mais para a direita? Seu negócio é tradicional e se apoia em planejamento sólido, estabelecendo meios de concretizar ideias. Você pode estar procurando clientes de alto padrão, e sua comunicação é corporativa e profissional.
É lógico que este é apenas uma das formas de descobrir sua persona e que existem outras, em dados casos até mais eficientes. Porém, como todo negócio é totalmente diferente, a utilização de um bom profissional é fundamental!
Leia também: Estratégias de marketing digital para vender mais!
O que os resultados significam?
Um negócio tradicional e estável vai usar em sua marca fontes tipográficas que já são usadas. Os padrões de cores são mais conservadores, com tons ricos. A marca dessa empresa resiste ao teste do tempo, pois se apoia em elementos que estão sendo usados e aprovados há décadas.
Um negócio contemporâneo e enérgico tem cores, tipografia e comunicação que reflita isso. A paleta de cores segue tendências e as fontes são aquelas que surgiram na última década, com um projeto gráfico que privilegie a assimetria e ousadia. Essa marca vai estar em constante atualização para se manter à frente.
Nenhuma persona é melhor ou pior que outra: todos os negócios têm uma persona. Compreender qual é a persona do seu negócio, ou o que você deseja que seja, é uma forma inteligente de oferecer produtos e serviços e fidelizar clientes.
Como usar a persona para vender mais?
Até agora falamos de como encontrar a persona. Depois do desenho feito, chegou a hora da verdade. O que fazer com a persona para vender mais? Em termos de marketing digital e de conteúdo, muita coisa ainda precisa ser feita para que possamos ter bons resultados.
A persona nada mais é do que o ponto de partida. Depois disso, existe ainda um longo caminho a ser percorrido.
O primeiro ponto, depois que a persona de seu negócio está pronta, é buscar planejar as estratégias que de fato impactarão estas pessoas com tal perfil.
Para isso, é muito importante conhecer os hábitos e principalmente, os fatores que fazem com que a decisão de compra seja tomada.
As pessoas compram por uma série de fatores e será na persona que poderemos traçar estes pontos, de acordo com a especificidade de sua marca.
Como a Leads Marketing de conteúdo pode te ajudar?
Quando iniciamos uma estratégia de marketing de conteúdo, que é baseada não apenas em postagens no blog, mas em uma linha de comunicação nas redes sociais, conteúdo impactante para blog e estratégias de SEO.
Por isso, o primeiro ponto é justamente a criação da persona! Conheça nossos serviços e solicite um orçamento!