Marketing de conteúdo para iniciantes: o guia completo
O guia completo de marketing de conteúdo para iniciantes, vai te ajudar a entender melhor esta metodologia! Ao longo dos anos, a evolução da tecnologia incorporou diversos hábitos a rotina das pessoas, transformando o seu comportamento. Acostumados a praticidade proporcionada pelos novos recursos – que, diga-se de passagem, são aprimorados, ou mesmo substituídos, em um intervalo de tempo muito curto – os seres humanos estão cada vez mais conectados.
Em outras palavras, isso significa dizer que, com a popularização da internet, o usuário ganhou autonomia e independência, uma vez que o acesso as informações tornou-se mais fácil: todas elas podem ser encontradas em um único lugar. Consequentemente, as fronteiras físicas já não representam uma barreira. Qualquer conteúdo postado no mundo virtual pode alcançar milhões de pessoas – provenientes dos quatro cantos do planeta – em poucos segundos.
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Tamanha liberdade se refletiu também sobre o nível de exigência: as pessoas estão fazendo valer o seu direito de escolha e esta é uma realidade Irreversível. Na prática, isso demonstra que, em meio ao bombardeio de informações a que estão expostas, elas selecionam e priorizam os assuntos pelos quais têm maior interesse. Na contramão, tendem a ignorar àquilo que não lhes agrada.
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Essa postura também está obrigando donos e gestores de negócios a rever suas estratégias. Sem o menor pudor, o consumidor está rejeitando qualquer forma de publicidade que ele considere mais invasiva. Ninguém mais aceita ser incomodado, especialmente durante seus momentos de descanso.
Por que o marketing de conteúdo dá tanta importância ao usuário?
Se essa “convenção” é desrespeitada, basta trocar o canal da TV ou navegar por outro site, que não esteja entupido de pop-ups, por exemplo. Qual seria então a melhor maneira para chamar a atenção do público? Embora as técnicas convencionais tenham um perdido um pouco da sua eficácia, não estamos sugerindo que você deve abandoná-las por completo.
Por outro lado, é preciso uma mudança de estratégia: o consumidor já não é mais um indivíduo passivo e facilmente influenciável, que se tornará uma estatística ao final de uma negociação. Deixe de ser imediatista e vá além: conquiste a sua confiança. Tal qual um relacionamento amoroso, o processo de atração de um cliente pressupõe várias fases, “da paquera ao casamento”.
Para realizar uma abordagem bem-sucedida, você precisa, basicamente, encantar, a ponto de instigá-lo, de forma gradativa, sobre a necessidade da compra. Esse é um dos preceitos básicos do Marketing de Conteúdo, por meio do qual toda a estratégia de atração de clientes está embasada na oferta de informações relevantes ao seu público-alvo. Ao longo desse texto, preparamos um guia que vai ajudar iniciantes a usufruírem de todos os benefícios dessa modalidade.
Entendendo o marketing de conteúdo para iniciantes, uma abordagem clara!
Marketing de Conteúdo é uma vertente que propõe uma nova compreensão do relacionamento com o cliente, no qual o público assume o protagonismo. Sob essa perspectiva, as atividades da empresa deixam de ser o centro das atenções, para dar lugar aos anseios e sonhos de seu público-alvo.
Em outras palavras, a prioridade não é concretizar uma negociação, ainda que seja de grande porte. O objetivo aqui é mais ambicioso: respeitando a individualidade e o direito soberano de cada pessoa de selecionar assuntos de seu interesse, o intuito é conquistar a confiança do cliente, para que seja estabelecido um vínculo duradouro.
A ideia é que seu público seja atraído por meio da oferta de conteúdo relevante e gratuito. Por melhor que seja o seu produto, ele não é o foco de nossa estratégia. Deixe de lado também qualquer vestígio de egocentrismo: a autopromoção ou exaltação excessiva de suas qualidades, que podem surtir efeito oposto e afugentá-lo. O mais importante nisso é gerar tráfego orgânico!
Aqui vale uma ressalva: apesar de trazer resultados extremamente significativos, quem decide seguir os preceitos no Marketing de Conteúdo deve ter, essencialmente, muita paciência e dedicação.
Tempo é fundamental…
Essa não é uma estratégia cujo legado aparece da noite para o dia: afinal de contas, conquistar a confiança e admiração do seu cliente é um processo que leva tempo. Deixe de lado o imediatismo!
Assim, a base de sustentação do Marketing de Conteúdo é a construção de um relacionamento saudável com seu cliente. Para isso, você deve encantá-los. Você precisa, antes de tudo, de conteúdo de qualidade!
Isso requer determinação para converter o seu conhecimento em informação que seja útil para os seus clientes em potencial. Tenha em mente que tudo que você publicar deve atender a um desses dois propósitos: ajudá-los a resolver um problema ou a realizar um velho sonho.
Outra dica: adote sempre um tom positivo em suas postagens. Quando acessar o seu canal de comunicação, o leitor deve ter suas crenças e expectativas renovadas. É fundamental que ele esteja bem e feliz! A partir do momento em que o seu blog lhe proporciona uma sensação de bem-estar, são maiores as chances de ele voltar e isso se tornar um hábito.
Como o Marketing de Conteúdo pode ajudá-lo a vender mais
Como já foi dito antes, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que apresenta resultados eficazes, porém em longo prazo. Ao mesmo tempo, esse não é um canal ideal para publicidade direta: lembre-se que o foco sobre seu produto ou negócio deve ficar em segundo plano.
Mesmo assim, essa é uma abordagem que pode ajudá-lo a aumentar suas vendas. Contraditório? À primeira vista talvez, mas, nos parágrafos abaixo, nós vamos explicar como isso é possível.
Trata-se na verdade, de um círculo. Quando você se empenha para oferecer conteúdo de qualidade, passa a interagir com os demais usuários e ajuda a fortalecer a sua reputação da rede. Até que, depois de comprovar a valia de suas opiniões e investir continuamente em seu conhecimento, a audiência passa a considerá-lo uma autoridade em seu nicho de mercado.
Autoridade através do marketing de conteúdo
Esse status é a prova de que você conseguiu cativar a plateia e, então, a notoriedade torna-se uma consequência natural. São várias as vantagens de se tornar uma referência: a confiança que o público deposita em você é automaticamente transferida para as demais atividades das quais você participa ou está diretamente envolvido, incluindo o seu negócio.
É neste instante que o Marketing de Conteúdo pode ajudá-lo a vender mais. Isso porque toda autoridade também exerce o papel de influenciador digital. Consequentemente, as suas recomendações passam a ser aceitas com mais facilidade, minimizando as chances de resistência.
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E, ainda que as vendas diretas não sejam o centro dessa abordagem, você pode usar o seu conteúdo para desconstruir objeções que, eventualmente, as pessoas tenham com relação ao seu produto.
Para ter um panorama a esse respeito e descobrir quais os receios do consumidor, estimule a manifestação por meio de conteúdo interativo.
Outra possibilidade é apresentar casos de pessoas que foram diretamente beneficiadas pela sua mercadoria ou serviço. A audiência sempre reage positivamente e se sensibiliza quando se depara com uma boa história.
Por fim, para garantir a sua estratégia de marketing de conteúdo surta os efeitos desejados, é preciso delimitar, de maneira precisa, o público-alvo com o qual você quer falar.
Para isso, é recomendável que você descubra quem são suas buyers personas. Falaremos mais sobre a importância e a aplicabilidade deste conceito no próximo tópico.
Delimitação da persona, o primeiro passo no marketing de conteúdo para iniciantes!
Tão importante quanto ter o que dizer é conhecer para quem você vai falar. Não se trata apenas de identificar um público-alvo, mas de adotar uma iniciativa mais precisa. Quanto mais detalhadas forem as informações, maiores as chances de sua estratégia ser bem-sucedida.
Por isso, é fundamental que você recorra às personas, criações fictícias que são a personificação daquele que é considerado um cliente ideal. A partir de informações reais, são construídos perfis complexos que reúnem várias características – não somente físicas – mas também emocionais do personagem em questão.
Desse modo, numa persona devem ser simulados a história de vida, motivações, objetivos, dilemas, o contexto e também os desafios que essa “pessoa” tem que enfrentar no decorrer de seu dia a dia. Se o conceito ainda não está totalmente claro para você, vamos a um exemplo prático.
Como devemos criar a persona do marketing de conteúdo para iniciantes?
Suponha que o seu público seja composto por donas-de-casa, acima dos 30 anos, com filhos. Uma das personas poderia ser a Maria (35), mãe do Pedro e do Ricardo, de sete e onze anos, respectivamente. Ela deixou de trabalhar fora desde o nascimento do mais novo, para se dedicar exclusivamente as tarefas domésticas e à rotina das crianças. A família vive de aluguel, e atualmente, o marido é o único que possui renda fixa. Este é um motivo de preocupação para Maria.
A criação de personas é essencial para garantir que a sua mensagem chegue à pessoa certa, minimizando a chance de ocorrência de equívocos ou constrangimentos, como por exemplo, a inclusão do cadastro de uma pessoa vegana – que não consome nenhum produto de origem animal – no e-mail marketing de uma churrascaria.
Se você não sabe por onde começar, elabore um questionário que possa servir de base para a construção dos perfis. Esta é uma etapa tão importante no decorrer do processo que já existem, inclusive, ferramentas on line que auxiliam na criação de personas. São os chamados geradores. No marketing de conteúdo para iniciantes, isso é fundamental!
Planejamento de marketing de conteúdo para iniciantes
Uma vez que você tenha criado suas personas, é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Mas antes de pôr em prática qualquer estratégia é preciso se planejar. Tenha seus objetivos claramente definidos em sua mente: que resultados você espera alcançar com o Marketing de Conteúdo? Como será o seu planejamento de marketing de conteúdo?
É importante que você esboce uma projeção dessa resposta. Isso porque, ao longo do processo, muitas decisões deverão ser tomadas. E, se você souber qual é exatamente o seu ponto de chegada, vai reunir elementos para decidir, com mais segurança, o caminho que deseja trilhar.
Uma das primeiras escolhas a serem feitas diz respeito a sua linha editorial. Que tipo de abordagem melhor se ajusta ao perfil do seu negócio? Textos leves e descontraídos? Ou postagens técnicas e mais formais? Quais marcas renomadas poderiam servir de inspiração ao meu projeto?
A principal razão do marketing de conteúdo é…
Lembre-se que a força motriz do Marketing de Conteúdo é a geração de leads qualificados. Um lead é o indivíduo que demonstra interesse espontâneo pelo seu produto ou serviço. Assim, enquadram-se nesta definição, toda pessoa que fornece seus dados de contato em troca de alguma informação ou aquelas que recorrem ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
O passo seguinte é definir por quais canais de comunicação você chegar à sua persona. Listamos abaixo alguns dos principais deles:
Blog
Praticamente uma unanimidade entre os praticantes do Marketing de Conteúdo: por ser essencialmente versátil, essa ferramenta dialoga, harmonicamente, com os mais variados recursos (textos, imagens, áudios, vídeos e links).
Mesmo que a sua empresa já possua um site estruturado, é interessante mantê-lo, pois este é um espaço que favorece a interatividade com o usuário. O blog deve ser a sua “casa” na internet.
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Mídias Sociais
Se um blog é a sua casa, as redes sociais são um de seus cartões de visita. Atente-se ao fato de que muitos usuários mantêm perfis ativos em várias delas, porém isso não significa que se comportam da mesma maneira. Por isso, padronizar o conteúdo é um equívoco: tire proveito dos diferenciais de cada plataforma.
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E-mail marketing
Depois de conseguir o endereço eletrônico dos leads, é a hora de estreitar o contato. Porém, cuidado com os excessos: não seja agressivo e adote um tom mais pessoal na hora de escrever sua mensagem. Se quiser, a Leads faz o e-mail marketing de sua empresa.
E-books
Tipo de conteúdo que possibilita uma abordagem mais profunda sobre o tema em questão. Por sua complexidade, demanda mais tempo para ser produzido.
Infográficos
quando bem estruturado, um infográfico costuma chamar mais atenção do que um texto. Isso porque, nós, seres humanos, somos essencialmente visuais. Por isso, os infográficos são fundamentais em sua estratégia!
Vídeos e webinários
Hoje em dia, qualquer pessoa pode postar um vídeo na internet. Por outro lado, como se trata de um negócio, atente-se para que a qualidade técnica da filmagem. A participação em conferências ou webinários também rende uma exposição positiva.
Por fim, a orientação é atualizar seu conteúdo regularmente. De nada adianta manter um blog ou perfis em várias redes sociais, se eles estão abandonados. Para evitar que isso aconteça, o ideal é organizar um cronograma, no qual o você assume um compromisso de publicar diferentes tipos de informação ao longo da semana.
Em algum momento pode acontecer desse esquema falhar, mas só depende de você fazer com que isso seja uma exceção. Instaure no leitor a certeza de que, ao acessar o seu conteúdo dentro de uma determinada regularidade padrão, ele sempre encontrará publicações novas e relevantes.
Produção de conteúdo para iniciantes
Ao optar pelo Marketing de Conteúdo, você deve ter em mente que essa não é uma estratégia que prioriza o modelo de vendas diretas. Todo o conteúdo que você publicar deve servir como uma isca para atrair o cliente. Em outras palavras, a finalidade é chamar a atenção do consumidor e conquistar a sua confiança.
Por essa razão, qualquer publicidade de forma mais explícita deve ser evitada. Há uma recomendação para que a cada dez posts, apenas dois sejam utilizados para divulgar, de alguma maneira, o seu produto. Os demais devem centrar-se exclusivamente na oferta de conteúdo relevante para a sua persona. A produção de conteúdo deve ser feita de uma forma específica!
Como deve ser a produção de conteúdo para iniciantes?
O estilo de texto – mais formal ou descontraído – deve ir ao encontro da expectativa de seu público. Para quem tem forte presença nas mídias sociais, por exemplo, intervenções bem-humoradas costumam funcionar: só tome cuidado para não ferir as suscetibilidades de seu público. Por outro lado, está liberado render-se aos memes. Sempre que possível, associe o seu produto ou serviço aos assuntos mais comentados, que estão “bombando” nas redes.
O título….
Igualmente importante deve ser a preocupação com o título, a primeira vitrine do seu conteúdo. Ele deve despertar a curiosidade do leitor. Uma vez comprida essa expectativa, cabe ao texto a responsabilidade de fazê-lo ficar. Para isso, adote sempre um tom otimista nas postagens, tendo em mente que:
- O leitor costuma se identificar com uma boa história, pois se vê retratado nelas. Por isso, encontre personagens reais que tiveram a vida transformada pelo seu produto e apresente-os ao público.
- Todas as pessoas, independente de classe social, têm um sonho. Se o seu produto, de alguma maneira, puder contribuir para a realização deste desejo, a imagem de sua empresa ficará para sempre atrelada a este momento especial. O mesmo se aplica para a resolução de um problema.
- A cada segundo, milhões de novos conteúdos são postados na internet. Em um ambiente amplamente concorrido, você pode ter uma única chance. Qualquer deslize ou falta de compostura pode afastar os leitores. Quando ocorre uma situação como essa, o dano à sua imagem pode ser irreversível.
Por tudo isso, já ficou provado que a pessoa responsável por produzir conteúdo deve ter o mínimo de experiência. Não adianta apenas a formação acadêmica. É preciso dominar os principais conceitos que regem essa modalidade de divulgação. Se você é empresário e não dispõe de tempo ou habilidade com palavras para converter o seu conhecimento em publicações, uma opção é contratar uma agência especializada na produção de conteúdo.
Recorrer a esse expediente pode se converter em um importante diferencial sobre a concorrência. Isso porque os profissionais são capacitados para fazer os ajustes na sua estratégia, de acordo com as características da plataforma escolhida. Dessa forma, sobra mais tempo para você se dedicar as outras atividades do seu negócio.
Como avaliar as estratégias de Marketing de Conteúdo?
Se você investiu nessa modalidade, existem ferramentas desenvolvidas para mensurar a eficácia das estratégias de Marketing de Conteúdo para iniciantes. Para uma análise mais complexa, recomenda-se a utilização conjunta dos diversos recursos disponíveis: alguns deles, por exemplo, concentram-se na análise de SEO, O parâmetro utilizado pelos mecanismos de busca para posicionar os sites. Algumas delas, como o SEMrush, possuem versões pagas e gratuitas. Para o marketing de conteúdo para iniciantes, estas ferramentas são fantásticas!
Também merecem ser analisados os dados que ficam armazenados no programa de disparo do e-mail marketing. Para quem faz o gerenciamento de página no Facebook, a própria rede social coleta e fornece dados sobre o comportamento dos usuários que curtem e apenas visitam suas páginas. Cita-se ainda o Google Analytics, recurso gratuito disponibilizado pelo Google.
Outro parâmetro interessante são as reações de sua audiência aos assuntos mais comentados do momento. A infinidade de métricas disponíveis é tão grande quanto variada: algumas oferecem um panorama geral, outras se atém a um atributo específico. De toda forma, para garantir que os resultados sejam a representação mais fiel possível da realidade é recomendável que essas ferramentas sejam aplicadas em conjunto.
Não ignore a importância desta etapa: a merecida atenção a estes dados pode balizar desde ajustes pontuais até uma grande mudança na sua estratégia. Em um mercado cada vez mais concorrido, o comodismo é uma postura que deve ser completamente abandonada. Processos devem ser reavaliados constantemente em prol do atendimento de excelência.
Por que investir no Marketing de Conteúdo?
Empresas de todos os tamanhos já se deram conta que, numa sociedade cada vez mais influenciada pela tecnologia, o cliente tornou-se soberano. As facilidades proporcionadas pelo uso da internet asseguraram uma autonomia nunca antes vista ao usuário.
Em meio ao bombardeio de informações a que estão submetidos, eles avaliam e selecionam os conteúdos que consideram mais relevantes. Tudo aquilo que, de alguma forma, representa um incômodo é desprezado. E isso inclui toda a publicidade que possa vir a ser considerada invasiva.
Assim, não basta um bom produto. É preciso saber vendê-lo. Mais do que isso, é necessário encantar o consumidor para conquistar sua confiança, até sermos reconhecidos com o status de autoridade no mercado. Só depois de finalizado esse processo, é que se instiga no cliente o desejo de compra.
Este é, basicamente, o ciclo básico de uma campanha de Marketing de Conteúdo, abordagem que vem ganhando cada vez mais espaço entre as empresas brasileiras. Embora esta seja uma modalidade cujos resultados se manifestem em longo prazo, ela concede um dos mais importantes legados: a confiança. Confiar em uma loja significa endossar publicamente a sua credibilidade.
Acredite: não há bem mais precioso do que esse, o que faz com que o investimento valha a pena! Experimente!
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