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Marketing digital, guia completo de implementação em sua empresa!

Marketing digital, guia completo de implementação em sua empresa!

Nos últimos anos, o Marketing Digital ganhou grande importância para as pequenas, médias e grandes empresas. Orçamentos de empresas começaram a migrar do rádio, panfletos, outdoors e televisão para Internet.

O Marketing Digital é um conjunto de atividades que empreendedores e grandes empresas executam de forma online com o objetivo de atrair novos clientes e negócios, criar relacionamento e desenvolver uma identidade de marca. Neste contexto, o marketing de conteúdo está intimamente ligado ao digital!

Atualmente, mais 90% dos processos de compra tem início na busca online, por isso, o marketing digital veio para ficar de vez.

O meio digital oferece várias vantagens, como:

  • Alcance global – Na Internet, não há distância a ser percorrida e nem limite geográfico. Qualquer empresa pode ter alcance global.
  • Interatividade – A comunicação digital é plurilateral. A interação entre empresas e consumidores é mais direta e rica.
  • Métrica – É a maior vantagem do marketing digital. Quase tudo é mensurável: Performance de campanhas, quantidade de visitas e de cliques em anúncios, entre outros. E com essa grande quantidade de informação gerada, os profissionais ou agências de marketing podem criar ações mais eficientes.
  • Tempo real – A mensuração na Internet garante que os profissionais podem ajustar suas campanhas em tempo real e evitar desperdiço de dinheiro.
  • Segmentação – A Internet possibilita coletar uma grande quantidade de dados sobre as pessoas, o que facilita para as empresas a desenvolver campanhas direcionadas para o seu público-alvo.

Esse será um guia prático do passo a passo do Marketing Digital para qualquer pessoa ou empresa que deseja conhecer e iniciar nessa nova forma de comunicar com o público.

 

 

Passo 1 – Plano de Ação de marketing digital

 

O primeiro passo para ajudar a empresa a se posicionar na Internet e agregar maior valor à marca, é criar um plano de ação de marketing digital. O plano de ação ajuda a criar estratégias e conquistar novos clientes.

Para isso, o empreendedor precisa responder essas questões:

  •   Quem é o seu público?
  •   Qual sua meta ou objetivo?
  •   Quais são as limitações e restrições?
  •   Quais serão os recursos utilizados?
  •   Porque e de que forma será implementada a ação?
  •   Qual data prevista para o início e término da ação?
  •   Quais recursos para mensurar os resultados?

A importância de sua empresa estar na internet

A presença de determinada empresa na Internet, não importa qual é o tamanho dela, é imprescindível e fundamental para o sucesso de qualquer negócio. A internet é uma ferramenta de marketing acessível e poderosa para conquistar novos clientes.

Os principais motivos para sua empresa estar na internet são:

  • Criar uma boa primeira impressão;
  • Passar confiança;
  • Se tornar uma autoridade em determinado assunto;
  • Transformar visitantes em clientes;
  • Retorno rápido com custo baixo;
  • Maior interatividade entre empresa e consumidor;
  • Ausência de barreiras geográficas e temporais;
  • Facilidade em otimizar campanhas, customizar informação de acordo com casa público-alvo e mensurar resultados de forma rápida;

 

 

O novo x velho marketing

O antigo marketing é o marketing tradicional numa comunicação de massa, que se propagou nos anos 50 e até hoje é usado por grandes empresas que possuem muito verba para investir como Coca-Cola.

No entanto, o antigo marketing não consegue mais atender as novas demandas dos consumidores que cada vez mais estão específicas e segmentadas, pois parte do produto para o consumidor. É o marketing de dentro para fora.

O novo marketing é feito de fora para dentro, pois parte das necessidades do consumidor para a criação do serviço ou produto. É o marketing digital que identifica a necessidade do cliente, cria empatia, desenvolve conteúdo útil e promove o engajamento do cliente com a marca. Este é o conceito de Inbound marketing!

No novo marketing, o foco é o público e a partir daí, os serviços ou produtos são desenvolvidos utilizando ferramentas e estratégias com inovação e tecnologia adaptadas para cada de tipo de negócio e público.

 

Definindo sua persona

Dentro do conceito do novo marketing, o primeiro passo é a definição de uma Persona, ou seja, a criação de um cliente fictício com todas as principais características comuns do seu potencial comprador.

Para ajudar a definir o perfil comportamento da persona, é importante fazer as seguintes questões:

  • Quem é o seu potencial consumidor? Características físicas e comportamentais.
  • O que ele pensa e sente? Suas maiores preocupações, obstáculos e medos.
  • O que ele escuta? Quem o influencia?
  • O que ele vê? O que o mercado pode oferecer para ele.
  • O que ele faz e diz? Comportamento, atitude.

Com base nas respostas, é possível criar a persona.

 

 

marketing digital 2

 

Análise de oportunidades

Após a definição da persona, é importante analisar as oportunidades do marketing digital para aumentar as vendas da empresa. Cada oportunidade permite uma comunicação diferenciada para captar e reter clientes.

Confira as principais:

  1. Criar um site atualizado e com qualidade;
  2. Estar presente nas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, LikedIn, Pinterest, Google +, entre outras;
  3. Enviar campanhas de email marketing;
  4. Criar campanhas de links patrocinados (Google Adwords)

 

Palavras-chaves que vendem

Independente da oportunidade selecionada, definir as palavras-chave fazem diferenciar para influenciar e conquistar clientes.

De acordo com pesquisas, 8 em cada 10 pessoas leem os títulos dos artigos, mas apenas 02 vão ler o conteúdo todo. Os títulos precisam ser atraentes, com palavras-chave de forte impacto. E o conteúdo deve ser relevante e com qualidade.

Palavras-chave que vendem precisam incluir: números, perguntas, palavras de forte impacto, mas que sejam simples, diretas, objetivas e sedutoras.

Neste contexto, as palavras-chaves de cauda longa são fundamentais!

 

 

Passo 2 – Criando sua Presença

 

O acesso à Internet cresce em grande velocidade. As pessoas buscam entretenimento, informações sobre serviços e produtos.

Para criar e melhorar sua presença online e alavancar os negócios na Internet, você precisa:

  • Criar metas e objetivos para um determinado período;
  • Utilizar e-mails profissionais e personalizados para garantir mais credibilidade;
  • Ter um site interativo com conteúdo de qualidade e relevância, vídeos, imagens;
  • Ativar e usar as redes sociais compartilhadas com o site;
  • Criar conteúdo qualificado;

 

Site e blog vendedor

A principal meta de qualquer empreendedor que decide entrar no mundo digital é construir um site ou blog vendedor, ou seja, um site que convença o visitante de que sua marca vai satisfazer as necessidades do visitante e converte-los em clientes. Além da produção de conteúdo, é fundamental focar em outros elementos.

Além do site ou blog ser esteticamente bonito e elegante, o site vendedor deve seguir 10 dicas:

  1. Ser otimizado para aumentar o tráfego de visitantes;
  2. Garantir autoridade no assunto para transmitir credibilidade;
  3. Incluir depoimentos de outros clientes para aumentar a credibilidade;
  4. Interagir com clientes nas redes sociais;
  5. Escolher um botão de ação (call to action) sem distração;
  6. Elaborar formulário de contato conciso;
  7. Crie uma seção de perguntas e respostas. Isso ajuda a sanar as dúvidas dos clientes;
  8. Trabalhe com elementos de escassez no site: últimas peças, só hoje, somente este mês, entre outros;
  9. Ofereça algum conteúdo, brinde, presente para o visitante;
  10. Corrija os erros o mais rápido possível.

 

Quais são as melhores plataformas

A escolha da melhor plataforma para um site ou blog deve ser feita com base no seu tipo de negócio. É fundamental levar em consideração: atendimento, gestão de estoque, SEO, suporte, entre outros.

Vamos agora elencar 5 plataformas e plugins mais usados:

  1. Magento: Maior sistema de gerenciamento de e-commerce. É a plataforma mais utilizada no mundo. https://magento.com/
  2. Opencart: Plataforma popular com custo baixo. https://www.opencartbrasil.com.br/
  3. Prestashop: Oferece vários recursos de marketing para engajar o cliente e aumentar as vendas online. https://www.prestashop.com/pt/
  4. Zencart: Fácil de usar e com valor acessível. https://www.zen-cart.com/
  5. Woo Commerce: É a combinação de WordPress + Plugins de e-commerce. Ela parte da plataforma WordPress para criar uma loja virtual. https://www.woothemes.com/woocommerce/

 

Usabilidade

A Usabilidade é o grau de facilidade que o visitante consegue interagir com determinado site ou blog.

A usabilidade aborda a forma que o usuário se comunica com e leva em consideração:

  • Facilidade de aprendizado e de memorizar;
  • Maximização de produtividade;
  • Minimização da taxa de erros;
  • Maximização da satisfação do usuário

É importante que as empresas deem importância a usabilidade e desenvolvam um projeto de qualidade com eficiência e eficácia.

 

Locais de conversão – Ctas

Uma das melhores formas de melhorar as taxas de conversão é por meio das Calls to Action – CTAs, ou seja, botões ou links que incitam o visitante a realizar alguma ação específica.

Algumas dicas são fundamentais para montar uma Call to Action com alta taxa de conversão:

  • Definir o objetivo de cada página;
  • Usar frases de ação, imperativas e assertivas;
  • Identificar o call to action de imediato no site ou blog;
  • Aproveitar as datas comemorativas e feriados para promover seu conteúdo;
  • Oferecer algo realmente interessante e relevante para o usuário.

 

 

Otimizando sua presença nas redes sociais relevantes

 

Mais de 1 bilhão de pessoas por mês acessam o Facebook e mais de 200 milhões no Twitter. Os consumidores gastam mais de 30 horas navegando pela Internet mensalmente. Quase 80 por cento das pessoas vão escolher uma empresa que tenham presença forte em redes sociais. Neste sentido, a gestão de redes sociais, feita da forma correta, é fundamental!

Essas informações são essenciais para que as empresas otimizem suas presenças nas redes sociais e para isso aplique algumas técnicas simples:

  • Interação com público-alvo;
  • Personalização do seu perfil em cada plataforma;
  • Publicação de conteúdos de maneira intencional e consistente

 

Branding digital na prática

O Branding Digital é uma ferramenta de marketing, um conjunto de soluções com objetivo de agregar valor à determinada marca e fidelizar o público. Toda forma de comunicação de uma empresa com o seu público é uma ação de branding, pois pode ajudar a alterar ou consolidar a percepção do cliente sobre determinada marca, serviço ou produto.

Para fazer o branding digital na prática, a empresa precisa fazer um trabalho de SEO, criação de conteúdo de qualidade e estabelecer uma comunicação com seu público por meio das redes sociais.

O objetivo principal do branding é destacar uma marca ou produto e fazer com que s clientes em potencial se tornem efetivamente consumidores assíduos e fideliza-los. É importante investir em testes, análises para criar estratégias de branding digital e fazer com que sua marca seja vista e valorizada.

 

Passo 3 – Construindo sua autoridade digital

 

Qualquer empreendedor que deseja construir um negócio online e ter sucesso, precisa ter autoridade no assunto selecionado, pois ter autoridade no marketing digital é o que gera mais resultados.

Ter autoridade é influenciar pessoas e alterar comportamentos online, para isso a empresa precisa desenvolver um site ou blog rico em conteúdo para comprovar a sua autoridade.

A autoridade percebida é o que as outras pessoas falam de sua marca e do seu conteúdo e para se tornar uma em qualquer área é aprender e compartilhar o máximo de informação.

Há 10 regras para construção de uma autoridade digital:

  1. Diferença competitiva;
  2. Ensine, não venda;
  3. Contrua um conteúdo “base”;
  4. Utilize títulos criativos;
  5. Inflencie pessoas e faça amigos;
  6. Valorize a lista de e-mails;
  7. Cuide do SEO;
  8. Aproveite as facilidades do Google;
  9. Prenda atenção com design arrojado e elegante;
  10. Seja líder do seu nicho.

 

A importância da presença digital

A presença online demanda um investimento inicial de tempo, conhecimento e dinheiro.

O primeiro ponto é se questionar com qual objetivo, a empresa quer estar presente no mundo digital. O segundo passo é o posicionamento, ou seja, de que maneira o profissional, a empresa, marca, produto ou serviço se coloca diante do mercado. É fundamental criar um valor e se posicionar para não ser apenas mais um na imensidão da Internet.

Para se destacar na internet, é preciso produzir e compartilhar conteúdo relevante e qualificado para o seu público-alvo de maneira eficiente e se promover para agregar valor à marca.

É fundamental ser especialista no assunto para garantir autoridade de quem publica, e potencializar sua popularidade e influenciar o mercado. Ser focado e específico gera maior engajamento e relacionamento com o público-alvo.

E por fim, dissemine seu conteúdo em todos os canais da web. É imprescindível estar presente em vários canais – sites, redes sociais com ações diferenciais para cada ambiente digital.

 

 

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Autoridade com o seu blog

Para ser autoridade com seu blog, é preciso levar em consideração 9 pontos:

  1. Tenha uma opinião consistente e forte;
  2. Seja assertivo no que você escreve. Risque o se, mas e talvez;
  3. Elimine a frase: Na minha opinião;
  4. Escreva mensagens curtas, agregue valor e tenha senso comum;
  5. Escreva com conhecimento e profundidade, como tutoriais. É dessa forma que se ganha leads e clientes;
  6. Cite outras autoridades e especialistas do seu nicho de mercado;
  7. Use vocabulário simples e adequado para o seu público-alvo;
  8. Utilize estudos de caso e exemplos para embasar o seu conteúdo;
  9. Faça link dos seus posts com conteúdo similar.

 

Compartilhe conhecimento, gere conteúdo que conecte

O marketing de conteúdo veio para ficar. Ele pode ser definido como uma técnica que consiste em criar, e compartilhar conhecimento de valor para atrair, engajar e direcionar o cliente a uma determinada ação.

É importante a empresa definir o que contar. O conteúdo precisa conectar com as pessoas e para isso as empresas precisam saber o que o público-alvo deseja. Os valores das empresas precisam ser percebidos pelos clientes em suas ações de marketing.

O marketing de conteúdo precisa ser eficiente e eficaz para se conectar com o cliente e agregar algo de valor à vida dele.

 

Otimizando o seu blog

Para promover o conteúdo de qualidade, é primordial trabalhar as técnicas de SEO para otimizar o seu blog. Quanto mais for a otimização do seu site ou blog, melhor será o seu resultado. Para isso, é importante seguir as dicas abaixo:

  • Utilize títulos com palavras-chaves, atrativos, simples e objetivos;
  • Marque seu conteúdo com a sua assinatura. Isso faz diferença no destaque de seu conteúdo;
  • O conteúdo precisa ser qualificado, relevante. Conter mais de 800 palavras é excelente para o desempenho.
  • Organize os artigos com as headings, pois ajuda os motores de busca. H1 – cabeçalho e título do blog, a parte mais importante do assunto; H2 – título das postagens; H3 – títulos de widgets e datas; H3, H4 e H5 – subtítulos e H6 – rodapé.
  • Use as imagens para melhor ranquear seu artigo;
  • Interaja com o público, peça aos usuários para comentarem, tire dúvidas, dê opiniões, responda os comentários para demonstrar credibilidade e confiança aos clientes.

 

Palestras Online e Offline – AIDA

AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é um modelo que tenta analisar de que maneira o comportamento humano do consumidor em relação à compra de um serviço ou produto.

Esse conceito é de fundamental importância para quem trabalha com marketing digital

O consumidor precisa obrigatoriamente:

  • Saber que o serviço ou produto existe. O site precisa misturar de maneira harmônica as cores, o tamanho das fontes e a posição dos elementos – ATENÇÃO
  • Se interessar o suficiente para prestar atenção nos detalhes, características, especificações e benefícios da empresa, serviço ou produto – INTERESSE
  • Desejar adquirir os benefícios que o serviço, produto pode oferecer para atender suas necessidades e desejos – DESEJO
  • Adquirir o produto ou serviço – AÇÃO

Todos esses passos terminam na satisfação do cliente. E um consumidor satisfeito se tornar um cliente fiel.

 

Estrutura para uma palestra on-line

Webinar é a melhor forma de estruturar uma palestra ou seminário online. É a solução mais eficiente para se comunicar com o público, gerar leads, com baixo custo.

Para fazer um webinar de sucesso, é preciso estruturar bem. Explicar o objetivo, incluindo os temas que o público vai assistir e apresentar informações relevantes.

A estrutura deve ter abertura (apresentação do tema, formato), corpo (aprofundamento de cada tópico) e fechamento (moderação de perguntas e resumo dos tópicos).

 

A importância do conteúdo

A base do marketing digital é a geração de conteúdo de qualidade. A importância de gerar conteúdo é poder conhecer seu público e se relacionar com ele; diversificar os assuntos de acordo com o interesse do seu público e monitorar os resultados por meio das diversas plataformas.

Empresas que se preocupam com conteúdo, atraem mais clientes e vendem mais.

 

Fonte de inspiração para produção de conteúdo estratégico

Para produzir conteúdo original, qualificado e relevante, é preciso ler muito, se manter atualizado e procurar fontes de inspiração.

O importante é pensar primeiro, tomar notas, usar alertas para monitorar palavras, participar de eventos do nicho, seguir boas fontes como blogs de outras autoridades, adaptar ideias, conversar com leitores, analisar seu google analytics, espionar os concorrentes, pesquisar com seus clientes, argumentar com pessoas que não concordam com seu ponto de vista. Caso não tenha tempo para isso, pode pensar em contratar uma agência de conteúdo.

 

Tipos de conteúdo

Há vários tipos de conteúdo que atraem visitantes:

  • Conteúdo simples;
  • Conteúdo com storytelling (história de uma pessoa);
  • Conteúdo de conversão;
  • Conteúdo longo;
  • Conteúdo matador e poético;
  • Conteúdo do diretor executivo;
  • Conteúdo sincero;
  • Conteúdo superlativo;
  • Conteúdo de rejeição.

 

Criando uma linha editorial

As pessoas gostam de ler sobre o conteúdo e assunto que lhes interessam. A linha editorial precisa atender os problemas que o seu público tenha e responder dúvidas conteúdo específico.

O conteúdo produzido precisa ajudar a solucionar problemas para manter e fidelizar os clientes qualificados.

É fundamental criar uma linha editorial com base nos comentários, perguntas, dúvidas e problemas que os clientes apresentam relacionado com o serviço ou produto oferecido para atrair milhares de visitantes.

Passo 4 – Atraia visitantes qualificados

O uso do Marketing de Conteúdo possibilita tornar a empresa mais conhecida, gerar negócios, criar credibilidade e empatia diante do visitante e sobretudo, atrair mais e mais visitantes qualificados.

O visitante qualificado é aquele que possui todo potencial para se tornar um cliente e/ou fã de sua marca, produtos e serviços. Seu site ou blog podem ter mais de 1.000 visitantes por dia, mas se nenhum deles se interessou pelo seu negócio, serviço ou produto, você não está conseguindo atrair visitantes qualificados.

Algumas dicas são importantes para garantir essa atração:

  • Publique conteúdos originais, relevantes e de qualidade e compartilhe os em grupos, fóruns, blogs especializados, redes sociais, com link para seu site;
  • Seja específico no seu ramo de atuação. Não tente atingir todos os públicos;
  • Produza conteúdo de utilidade, pois isso gera mais credibilidade e referência;
  • Conte de suas experiências pessoais. O primeiro produto que as pessoas precisam consumir é você e sua empresa;
  • Tenha personalidade.

 

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Pontos de Contatos

Os pontos de contatos são toda as oportunidades e caminhos que a empresas buscam para expressar sua identidade, sua marca e se posicionar para seus diferentes públicos.

Cada ponto de conta precisa gerar uma experiência de marca. Os pontos de contatos mais utilizados são: logomarca, identidade verbal (naming), design, embalagem, marketing de relacionamento, marketing de conteúdo, site ou blog, serviços ou produtos, canal de distribuição, preço, etc.

É importante cada ponto de contato para garantir melhor eficiência da marca.

 

Fontes de Tráfego

O maior objetivo de qualquer negócio online e atrair visitantes, gerar tráfego para transformá-los em leads ou clientes.

Há inúmeras fontes de tráfego capazes de ajudar sua marca. Nesse ebook, vamos citar as 4 principais utilizadas por pequenas, médias e grandes empresas:

1.      Yahoo Respostas: Uma das melhores maneiras de conseguir tráfego qualificado para o seu site ou blog. Plataforma de fóruns e discussão sobre os mais variados assuntos.

2.     Google Adwords: Programa desenvolvido pela Google para anunciantes para obter tráfego e resultado mais rápido.

3.     Youtube: é o segundo maior mecanismo de busca do mundo e sua utilização pode render muito tráfego.

4.    Facebook Ads: Basicamente igual ao Adwords, apenas muda o valor que é menor e a ferramenta para anunciar.

 

Posicionamento Orgânico x Pago

De acordo com a ferramenta Google Analystics, há três tipos de tráfego ou posicionamento no marketing digital: o orgânico, o direto e o pago. Já falamos sobre isso neste artigo, tráfego orgânico ou pago, em qual investir?

  • Orgânico: É um tráfego livre. O interceptor é gratuito, ou seja, quando alguém pesquisa nos mecanismos de busca algo e na primeira página aparece determinado site ou blog que ele clica. O site buscado organizar nas três primeiras páginas, os sites melhores ranqueados para atender a pesquisa realizada. Mas para a empresa conseguir chegar nessas três primeiras páginas, há muito trabalho a ser feito.
  • Direto: Quando alguém digita o nome do site ou blog direto, ou já tem o endereço salvo em seus favoritos. Não há necessidade de interceptor ou indicação.
  • Pago: é o link patrocinado que tem por objetivo atrair grande quantidade de pessoas para o seu site ou blog. A exibição desse link pode ser feita tanto nos sites de mecanismos de buscas quanto em sites parceiros. O uso de palavras-chave é fundamental parar melhor posicionamento.

 

Distribuição de conteúdo

De nada adianta, você escrever conteúdo qualificado, útil e relevante, se ninguém ler. É preciso espalhar seu conteúdo para que as pessoas conheçam sua empresa, marca, serviços e produtos.

Há diversas ferramentas para distribuir conteúdo, além da utilização do seu próprio site, blog, email marketing. Nesse ebook, vamos citar apenas 4 delas:

  • Buffer: É a plataforma mais simples para compartilhar seu conteúdo com seus canais de redes sociais Facebook, Google +, Twitter e LinkedIn. Tem algumas funcionalidades gratuitas e outras mais avançadas pagas. https://buffer.com/
  • MailChimp: É uma das melhores plataformas de email newsletters do mundo e gratuita. É possível configurar campanhas e enviar até 12.000 emails por mês. http://mailchimp.com/
  • Buzzstream: Com essa plataforma é possível encontrar pessoas influentes no seu nicho de mercado que desejam compartilhar seu conteúdo. http://www.buzzstream.com/tour/research
  • Facebook Ads: Ferramenta ideal para aumentar post de sua página e trabalhar com um público específico. https://www.facebook.com/business/

 

Redes Sociais

As redes sociais é uma ferramenta muito importante para as empresas que desejam se utilizar do marketing digital para alavancar vendas, produzir conteúdo e conquistar mais e mais clientes.

As redes sociais mudaram a forma das pessoas de se comunicarem: influenciando opiniões, mobilizando grupos, trazendo informações em tempo real, entre outros.

Há milhares de redes no mundo, no entanto, as mais acessadas no Brasil são:

  1. Facebook
  2. Youtube
  3. Yahoo Respostas
  4. Twitter
  5. Google +
  6. Instagram
  7. Haboo Brasil
  8. Badoo
  9. Bate Papo UOL
  10. LinkdIn

 

SEO

SEO é um conjunto de técnicas com o objetivo de tornar os sites ou blogs mais amigáveis para os mecanismos e motores de buscas, trabalhando com palavras-chave selecionadas para melhor posicionar sua empresa ou marca.

Os mecanismos de busca são as principais fontes de procura de informações e sua importância comercial é evidente, pois aparecer ou não no Google pode fazer grande diferença para sua marca fazer sucesso. Criar conteúdo otimizado em SEO é fundamental para ter mais resultados no marketing digital. 

 

Adwords

O Adwords ou Google Adwords é um serviço de links patrocinados com objetivo para disponibilizar espaços valiosos nas páginas dos sites de buscas. É a ferramenta mais eficaz da Internet para divulgação de marca, empresas, serviços ou produtos.

Uma das principais vantagens do AdWords é que quando alguém pesquisa determinada palavra-chave escolhida pela sua empresa e o seu anúncio aparece no Google sem nenhum custo. Só haverá custo quando o visitante clicar no link que leva para o seu site ou blog.

O AdWords é muito diferente da tradicional publicidade por que ela determina onde e quando os seus anúncios vão ser apresentados. Dessa maneira, apenas o público-alvo que você deseja atingir, vai clicar no seu link.

O importante é que sua empresa pode alterar os anúncios quando quiser, ativar ou desativar campanhas. Vai depender da mensuração dos resultados.

 

Facebook e Instagram ads

Essas duas plataformas são usadas para gerar mais tráfegos a sua empresa, marca.

Diferentemente do Google AdWords, o Facebook Ads tem algumas peculiaridades por funcionar dentro de uma rede social específica.

Há 8 tipos de anúncios que pode ser feito no Facebook:

Ø  Curtidas de páginas;

Ø  Envolvimento de publicação de página;

Ø  Conversões no site;

Ø  Cliques no site;

Ø  Envolvimento com o aplicativo;

Ø  Instalações do aplicativo;

Ø  Obtenções da oferta;

Ø  Participações no evento.

Acesse https://www.facebook.com/business/products/ads para conhecer mais.

O Instagram Ads é uma excelente oportunidade para empresas e marcas que desejam anunciar e atingir novas metas e conquistar mais clientes, pois a taxa de envolvimento ou engajamento no Instagram é na média 15 vezes maior comparada a do Facebook.

O posicionamento do Instagram Ads em relação ao público é fenomenal, pois os anúncios podem diversos formatos vídeos, fotos e carrossel, o que permitem desenvolver um conteúdo dinâmico e criativo.

Saiba mais: https://business.instagram.com/advertising/

 

Youtube Ads

Uma das melhores formas de gerar tráfego é o Youtube Ads e uma das ferramentas mais poderosas nas ações de remarketing.

O primeiro passo para anunciar no Youtube Ads é publicar vídeo no Youtube e cadastrar o seu site no canal da conta dessa rede social.

É importante utilizar o Youtube Ads para recuperar vendas de pessoas que entraram no funil de vendas, mas não se converteram ainda em clientes. Ou seja, o marketing digital não é efetivo neste caso.

Com essa plataforma é possível impactar o público para efetivar a compra do produto ou serviço.

Para saber mais sobre essa ferramenta, acesse https://www.youtube.com/yt/advertise/pt-BR/

 

Conclusão

 

Como vimos nesse ebook, o marketing digital é um conjunto de ações (estratégicas, operacionais), para promover serviços e produtos por meio de diversos canais de distribuição, divulgar conteúdo para o seu público-alvo, conquistar novos clientes e melhorar sua rede de relacionamento com o máximo de eficiência e eficácia.

Desde a criação do plano de ação, persona até a divulgação de conteúdo e construção de anúncios por meio de diversas plataformas, o marketing digital é uma realidade para o crescimento das empresas.

A Internet tornou-se um o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, perdendo apenas para a TV e rádio.

Os consumidores estão cada vez mais ativos e monitoram as marcas de perto. De acordo com pesquisas recentes, quase 95% dos usuários de Internet pesquisam serviços e produtos em sites de e-commerce e comparam preços e 50% dos consumidores já mudaram de opinião sobre determinado serviço ou produto após ver uma avaliação negativa de outros usuários na internet.

Portanto, está mais do que comprovado que a internet influencia o comportamento dos usuários e isso pode ser determinante para o sucesso das marcas no meio digital.

Há um ditado que diz: Quem não é visto, não é lembrado. Essa premissa é o verdadeiro atestado para o marketing digital.

Quer ter acesso ao melhor do marketing digital? Fale com um de nossos consultores!

 

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