Presença online: Como fortalecer a sua
A internet é um dos meios de comunicação mais utilizados hoje. O aumento do número dos seus usuários, principalmente por meio de aparelhos celulares, tem sido muito expressivo.Com isso, grandes e pequenas marcas perceberam a importância de marcar sua presença online, por meio de estratégias que fazem parte do marketing digital. No entanto, é preciso esclarecer que ter uma página oficial e possuir perfis em sites de redes sociais não é mais o suficiente para garantir que sua empresa tenha presença online. Na verdade, estes são aspectos obrigatórios!
Ao longo deste artigo, explicarei melhor o que é ter presença digital de marca efetiva e como é possível que ela fortaleça a sua imagem.
Por que ter um site e perfis em redes sociais não garante presença online?
Não se nega que a internet é um excelente campo para comunicação e que viabiliza o aumento no número de negócios e vendas que uma empresa pode realizar.
Acontece que junto ao crescimento nas estatísticas de pessoas conectadas, a concorrência entre marcas na rede aumentou significativamente. Inclusive, em alguns casos, tornou-se mais acirrada que em lojas físicas e mídias tradicionais!
Foi por isso que surgiu o marketing digital, com um conjunto de soluções que visa fortalecer e destacar a imagem das empresas online, potencializando, por consequência, os seus lucros.
Ter presença online é fazer com que o seu site tenha tráfego, que seu perfil no Facebook ou Twitter tenha curtidas e compartilhamentos e, principalmente, que sua marca venha de maneira positiva à mente dos que pretendem consumi-la no ambiente web, gerando engajamento.
A importância de garantir sua presença online
São muitos os benefícios que uma empresa pode ter apostando na sua presença online. Mostrar seus diferenciais e se tornar referência em um determinado assunto relacionado ao segmento de mercado no qual atua, é um deles.
Dessa maneira, sua marca passa a ser sempre recordada não só por quem já a conhece e consome do seu produto ou serviço, como também por especialistas e formadores de opinião da área.
Esse movimento acaba influenciando significativamente na sua imagem para todo o seu público-alvo, convencendo àqueles que podem vir a se tornar seus clientes também.
Também é possível estreitar seu relacionamento com o target, oferecendo um bom atendimento não só enquanto estão comprando de você, mas todo o tempo, ganhando a sua confiança.
É um modo de fortalecer sua marca, mostrando que ela não busca somente atingir metas de vendas pela internet. Hoje, é imprescindível construir verdadeiras redes de contatos e promover uma maior interação com as pessoas, prezando por ter um relacionamento humanizado com elas.
Para empresas que investem no meio digital, é notável o seu crescimento nos lucros e como elas agregam valor a sua lembrança de marca. Já para aqueles que se descuidam de sua presença online, seus resultados em vendas e em fortalecimento de imagem, acabam sendo reduzidos.
Outras vantagens para empresas que possuem presença digital
Além da boa reputação e do aumento no número de clientes, existem outras vantagens para as empresas que investem em ter presença digital, como uma maior divulgação dos seus trabalhos e ações.
Desenvolver campanhas de publicidade por meio do marketing digital também é uma forma de reduzir custos. Em comparação com as mídias tradicionais, como por exemplo a TV, o ambiente online dispõe de soluções muito mais acessíveis ao orçamento de qualquer empresa.
Dicas de como fortalecer sua presença online
Conheça agora as principais estratégias e ferramentas que irão te ajudar a fortalecer a presença online da sua marca e a fazer mais vendas pela internet.
Cuide bem do seu site:
Apesar do boom das mídias sociais, os sites seguem sendo o ponto de partida para construir o marketing digital das marcas.
A maioria das pessoas, principalmente em grandes capitais, pesquisa o que e onde quer comprar antes na internet, para depois sair de casa. Portanto, disponibilize em seus site informações claras acerca do seu negócio, sua missão e valores e, principalmente, dos seus produtos.
Se atente ao layout da sua página e se ele é coerente com a identidade visual da sua empresa. Também é importante que ele se adapte aos mobiles, dando atenção ao público que prioriza o acesso à internet por meio de celulares.
Ofereça conteúdo relevante e de qualidade:
Assunto recorrente em nossos artigos, é extremante importante que as marcas possuam conteúdos, e não só informações dentro de seus sites.
Por meio de um blog, é possível divulgar artigos, com notícias e assuntos acerca do seu produto, dicas de como usá-lo e de outros materiais relacionados, que sejam relevantes ao seu público-alvo. É uma maneira de fortalecer a imagem da sua marca no meio digital.
No entanto, não publique qualquer texto! Opte por conteúdos originais, escritos com coesão e coerência, e sem erros de ortografia. Se não sabe ou não tem tempo de fazer isso, contrate uma agência de conteúdo!
Aplique as técnicas do SEO em seu conteúdo:
Aplicando no seu site o conjunto de técnicas para ter seu conteúdo otimizado em SEO, você aumenta o seu rankeamento em mecanismos de busca, como o Google. Com o auxílio do SEO, novos clientes conhecerão a sua marca, encontrando o seu site com muito mais facilidade.
Priorize que os textos divulgados do seu blog também sejam construídos com técnicas de SEO, como as palavras-chave, pois elas também são uma forma de aumentar o tráfego do seu site nos mecanismos de busca.
Tenha presença online também em redes sociais:
Conforme dito no começo deste artigo, ter perfis em redes sociais não garante presença digital. A popularidade dos sites como Facebook, Twitter e aplicativos como o Instagram e Snapchat é enorme, e é preciso dosar esforços também neles para se destacar, criando uma imagem de marca forte e positiva.
A primeira coisa a se fazer é pesquisar em qual ou quais dessas opções o seu público-alvo passa mais tempo online, para poder direcionar seu investimento em marketing digital adequadamente. Evite erros como apostar na rede criada por Mark Zuckerberg, sendo que o seu target, em específico, gosta mesmo é de tuitar!
Adapte sua linguagem e sua produção de conteúdos para cada uma dessas mídias, ao invés de apenas replicar informações do seu site ou de um perfil para o outro.
Na sequência, faça uso de todas as soluções que as redes sociais oferecem. Todas elas já possuem regras, relatórios e outras ferramentas predefinidas, criadas para auxiliar empresas a estabelecer presença online, aumentando seu número de vendas pela internet.
Use memes, aproveite datas comemorativas e outros acontecimentos do momento que possam te ajudar a construir postagens condizentes com seu público-alvo.
Lembre-se ainda que, numa rede social, o feedback pode ser instantâneo. Afinal de contas, as pessoas estão conectadas a qualquer hora e a qualquer lugar. Por esse motivo, é importante que a empresa esteja online todo o tempo ou, pelo menos, na maior parte dele, buscando responder os consumidores de maneira atenciosa e cordial – principalmente em situações que possam ser conflituosas.
Envie e-mails marketing de qualidade:
Comprovado por meio de pesquisas, cerca de 80% dos indivíduos que recebem newsletters acabam comprando mais. No entanto, não é qualquer e-mail marketing que funciona.
Esqueça formalidades e utilize programas que possibilitem tratar cada um de seus possíveis clientes pelo primeiro nome, de preferência no cabeçalho da mensagem. Use também um nome de pessoa física no remetente, e não somente o título da sua marca.
Personalize os conteúdos para subgrupos de indivíduos, ao invés de disparar um único e-mail para toda a sua base contatos, principalmente se sua empresa trabalha com diversos produtos.
Não esqueça que cada um dos seus cliente tem suas necessidades e gosta de ser tratado de forma pessoal. Conclui-se então ser inviável ofertar as mesmas coisas a todos eles.
Todos nós recebemos inúmeras informações via internet e acabamos apagando muitas antes mesmo de lê-las. Portanto não negligencie o assunto da sua mensagem. Dê atenção ao título do seu e-mail marketing, para que ele seja curto, direto, oferecendo de cara soluções ao seu target.
Ofereça experiências:
Esperamos que, com tudo o que foi citado até essa altura deste artigo, esteja claro que os consumidores de hoje não buscam somente adquirir produtos e serviços, mas sim serem atendidos de forma especial.
Sendo assim, ganhe presença online criando experiências para o seu target, por meio do marketing digital. Crie ações nas quais seus possíveis clientes se divirtam, se emocionem e nunca mais esqueçam da sua marca!
Não são poucos os exemplos de virais, vídeos e outros conteúdos que foram produzidos não pelas marcas, mas sim pelos seus clientes, motivados por alguma campanha. Cogite também organizar eventos e criar filtros para a sua loja no Snapchat.
Aposte em vendas pela internet:
Em especial as novas gerações consumidoras, estão mais acostumadas a executar suas tarefas diárias e a fazer comprar diretamente da palma de suas mãos.
Mesmos marcas consolidadas, antes atuavam somente em lojas físicas, têm apostado na criação de e-commerces, visando expandir seus negócios e aumentar suas vendas pela internet.
Por isso, crie uma loja virtual na qual seus consumidores tenham uma opção a mais ou mesmo prioritária quando lembrarem da sua marca.