Palavras-chave de cauda longa, como usar em sua estratégia de SEO

A busca pelo reconhecimento na internet tem feito com que muitas empresas usem diferentes estratégias para atrair a atenção do seu público-alvo. Algumas técnicas de SEO se mostram mais efetivas do que outras. A utilização das palavras-chave de cauda longa (long tail keywords) são uma delas. Um tipo de estratégia que pode se mostrar eficaz para melhorar o posicionamento da sua empresa nas buscas orgânicas ou até mesmo por mídia paga.

Neste artigo, iremos falar sobre o conceito, como usá-las e como ter melhores resultados! Vamos nessa? Começando pela definição…

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Palavras-chave de cauda longa – O que são?

 

Dentre as técnicas de SEO uma das mais conhecidas é a do uso de palavras-chave que são palavras usadas nas buscas dos usuários. As chamadas palavras-chave de cauda longa são compostas três ou mais palavras, de maneira a formar uma pequena frase, que torna a busca mais específica. Cada vez mais o uso de palavras-chave genéricas tem ficado no passado dando preferência pelas opções de cauda longa.

Esse tipo de palavra-chave contribui para que cheguem até o seu conteúdo, pessoas que realmente estão em busca do que você oferece. Esta é uma técnica que permite que as buscas se tornem mais personalizadas e a conversão seja muito mais alta! O tráfego orgânico de seu site será muito mais qualidade.

O trabalho com palavras-chave de cauda longa permite fazer uma segmentação encontrando leads que realmente tem potencial para conversão por terem interesse real no que a sua empresa oferece.

Com isso, o SEO estratégico da empresa fica muito mais efetivo e com elevadas métricas de conversão!

 

Como usar as palavras-chave de cauda longa

 

Para entender como funcionam as palavras-chave de cauda longa vamos dar um exemplo prático. Imagine uma empresa que trabalha com venda de vestidos de noiva em Curitiba.

O dono dessa empresa deseja que as noivas encontrem a sua loja realizando uma pesquisa orgânica no Google e também que sua empresa fique nos primeiros resultados do Adwords.

Quando as noivas usam termos em suas pesquisas como loja noivas ou vestido de noiva podem ou não encontrar essa empresa, pois são palavras-chave genéricas. Pense quantas lojas de vestidos de noivas tem em Curitiba. No que diz respeito a mídia paga tem ainda a questão do custo do clique que poderá não trazer necessariamente resultado. O trabalho com palavras-chave de cauda longa poderiam ter bons resultados nesse caso.

Para isso a dica seria trabalhar com exemplos  de palavras-chave de cauda longa como:

Vestido de noiva novo

Vestido de noiva usado

Melhores preços de vestidos de noiva Curitiba

Onde comprar vestido de noiva Curitiba

Compra de vestido de noiva e madrinha

Loja de vestido de noiva Curitiba

Pesquise para formar as palavras-chave de cauda longa

 

Para encontrar a melhor composição de palavras para formar as suas palavras-chave de cauda longa é importante fazer uma pesquisa. Uma dica é usar as ferramentas de busca desse tipo de palavra como o Keyword Tool, Keyword Planner do Adwords, Ubbersuggest entre outras.

 

palavras-chave de cauda longa

 

Aproveitar Google Analytics e Search Console

O uso dessas ferramentas torna possível descobrir quais são as melhores palavras-chave para otimizar o seu site. São ferramentas que permitem fazer uma análise interna e externa do seu site para encontrar as palavras mais relevantes.

Sinônimos

Nem todo usuário usa exatamente as mesmas palavras para fazer uma busca, pensar nisso e usar palavras-chaves com sinônimos pode tornar mais efetiva a busca. Por exemplo, notebook pode ser laptop ou então trabalho pode ser buscado como emprego. Estas variações no conteúdo do site são fundamentais!

4 palavras-chave

O tamanho da sua palavra-chave de cauda longa também é relevante, para que seja considerada dessa categoria é necessário que a palavra seja composta por mais de uma palavra, mas sem se tonar uma frase longa. Ter até 4 palavras ou então estar com no máximo 20 caracteres é uma forma interessante de mensurar.

É importante que isso seja levado em conta na construção do conteúdo também. O conteúdo otimizado em SEO precisa levar estas 4 expressões em conta!

Cuidado com a qualidade do conteúdo

Por melhor que seja o seu trabalho de escolher as palavras-chave de cauda longa é essencial atentar para a qualidade do conteúdo. Somente conteúdos de qualidade irão prende a atenção do seu leitor e poder conduzi-lo pelo caminho de ser um consumidor.

Impacto do uso de palavras-chave de cauda longa no SEO

Aqueles consumidores que tem certeza de que irão fechar o negócio usam palavras com mais certeza como “comprar” ou “alugar”. Sendo assim o uso de palavras-chaves de cauda longa pode direcionar para o site ou redes sociais da sua empresa pessoas que estão mais perto de concluir o processo de fechar negócio.

 

Por que usar palavras-chave de causa longa?

 

Como citamos acima esse tipo de palavra-chave possui menos volume de buscas em relação a palavras curtas, no entanto, um clique vindo de uma palavra de cauda longa pode ser mais qualificado que dez cliques vindo de uma palavra menor. A questão de ser mais específica faz toda a diferença. O impacto para o SEO é extremamente positivo.

Oferecer respostas certeiras

Quando os usuários estão fazendo uma pesquisa desejam chegar o mais próximo possível da resposta. Sendo assim facilite o caminho para a sua audiência, através de uma pesquisa personalizada e específica é mais fácil que o usuário clique no link e passe por todo o caminho para ser convertido num consumidor.

Encontre palavras de menos concorrência

Uma das grandes vantagens de usar as palavras-chave de cauda longa, é que podemos encontrar alguns “tesouros”. Imagine ficar bem ranqueado em alguma palavra-chave de alta conversão? Usando ainda o exemplo acima, onde falamos sobre vestido de noivas, imagine estar bem posicionado em uma palavra como “comprar vestido de noiva em Curitiba”?

Os resultados, caso todo o contexto de produto e atendimento seja adequado, será fantástico!

palavras-chave de cauda longa 2

 

Trabalhe com várias palavras-chave de cauda longa

Trabalhar com palavras-chave de cauda longa faz com que você possa receber um grande número de visitas. Se você, no contexto de seu negócio, conseguir um bom posicionamento de palavras-chave de cauda longa, terá um tráfego altamente qualificado para seu negócio. Esta é uma das grandes tarefas do marketing de conteúdo.

Busque solucionar os problemas que as palavras-chave de cauda longa mostram

Quando uma pessoa faz uma pesquisa com mais de 4 termos, geralmente ela quer uma solução, correto? Isso nos dá um mar de oportunidades. É possível com a análise das mesmas, encontrar nichos pouco ou mal explorados e oferecer soluções assertivas.

 

Trabalhar corretamente com o máximo possível de palavras-chave de cauda longa é fundamental para seu negócio. Com a produção de conteúdo alinhada com isso, você poderá receber muito mais clientes em potencial.

Um time interno, ou mesmo uma agência de marketing de conteúdo, podem resolver todas estas questões!

 

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