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Conteúdo para topo de funil, como ele deve ser?

Conteúdo para topo de funil, como ele deve ser?

O conteúdo para topo de funil é fundamental para gerar atração e engajamento por parte dos visitantes e leads. Ele é o ponto de entrada para o processo de jornada do consumidor!

Neste contexto, criar conteúdo para topo de funil, que vai engajar, atrair e converter visitantes em leads, é fundamental e estratégico. Um erro muito comum, é não dar a devida importância ao conteúdo para topo de funil.

Com a competitividade cada vez mais em alta no mercado e mudança drástica no comportamento do consumidor, empreendedores, gerentes de marketing e vendas,  se deparam com vários questionamentos para melhorar seus negócios.

“De que maneira posso atrair tráfego para o meu site ou blog?”

“Quando o consumidor prefere comprar?”

“Quem influencia a decisão do consumidor de comprar algo?”

“Quanto o consumidor gasta com serviços e produtos semelhantes aos seus?”

“De que forma o marketing digital pode me ajudar com isso?”

“Qual é a estratégia mais adequada para vender meu produto ou serviço?”

“Em quais mídias o consumidor consome conteúdo (jornal, revista, portais online, televisão)?”

“Como tornar os visitantes do meu site e das minhas redes sociais em clientes?”

“Como posso aumentar as vendas dos meus produtos e serviços?”

Essas e outras dúvidas fazem parte da estratégia de marketing digital, conhecida como funil de vendas.

Atualmente, qualquer empresa pode ter um site ou blog na internet para divulgar seus serviços e produtos. Com tanta informação e concorrência, o fundamental para o sucesso de qualquer negócio é entender que é preciso atrair visitantes que podem ser tornar clientes reais.

No marketing digital, quantidade não é qualidade.

O consumidor de hoje é ativo e se move por meio de um processo de tomada de decisão. Este processo, se dá com base em pesquisas da marca, do produto ou do serviço que deseja adquirir.

O marketing de conteúdo funciona quando a pessoa certa, no momento certo recebe a mensagem certa que a faz despertar o interesse e ela começa a enxergar a oportunidade de vendas. Manter um conteúdo de qualidade em todas as etapas do funil de vendas nem sempre é fácil. Mas não encarre isso como uma maratona. Encarre como um conjunto de mini corridas com um única meta no final.

Portanto é importante entregar valor ao seu conteúdo para topo de funil.  Distribuir conhecimento em cada fase do funil de vendas para que cada informação chegue momento certo para o consumidor. O grande desafio é alinhar o conteúdo às necessidades que o público alvo tem em cada fase do funil de vendas.

 

A definição do funil de vendas no marketing de conteúdo

 

O funil de vendas no marketing de conteúdo é o processo que consiste em acompanhar ou conduzir o cliente. Ele ocorre desde o momento em que ele conhece o seu produto ou serviço até a concretização do negócio com a venda. E é apresentado na forma de funil (do topo mais largo até a base menor). A entrada do visitante vai ser sempre maior do que a saída quando ocorre a conversão.

O funil demonstra como todos as etapas da estratégia do marketing de atração (Inbound Marketing) para promover seus serviços e produtos por meio de blogs, podcasts, ebooks, newsletters, entre outros estão conectadas para a conversão do visitante à um cliente.

É importante ressaltar que para cada etapa do funil de vendas, o consumidor se comporta e pensa de maneira diferente. Por isso que é fundamental orientar a confecção de conteúdo para cada uma dessas fases.

É possível apresentar sua marca a um cliente por meio de um anúncio, no entanto é por meio do conteúdo que o cliente será nutrido até o momento que ele decida se transformar em consumidor da sua empresa. E é exatamente essa a função do funil de vendas: identificar o público, conhece-lo profundamente, atrai-lo para o seu funil, ganhar sua confiança até transformá-lo em um lead e consequentemente um cliente do seu site ou blog. Por isso, criar conteúdo para topo de funil, alinhado com a estratégia, é fundamental!

Saber que tipo de informação e conteúdo (ebooks, tutoriais, artigos, webinars, slides de apresentação, post em formato de listas etc) possuem mais eficiência para conversar com os potenciais clientes em cada etapa do funil é fundamental para qualquer tipo de negócio.

O topo do funil de vendas

A entrada ou topo do funil é a fase de vendas, de conscientização e representa a maior parte do funil. Representa o conteúdo de atração, o primeiro contato e relacionamento entre o visitante e sua marca.

Os usuários nessa fase acabaram no seu site por meio de resultados de pesquisas no Google, posts em redes sociais. Nessa fase, o visitante é um suspect (qualquer pessoa que se encaixe no perfil para o seu nicho de mercado, mas não tomou nenhuma ação ainda). É um estranho que pode se encaixar no perfil de sua persona que pode vir a utilizar seus produtos ou serviços.

Entendendo o conteúdo para topo de funil

 

É o momento de gerar tráfego sem estar preocupado em vender alguma coisa. Nessa etapa, o empreendedor precisa encontrar pessoas que estejam interessadas no seu conteúdo e procuram nos mecanismos de buscas e em redes sociais. É fundamental produzir conteúdo para atrair e conscientizar as pessoas que estão visitando sua marca por meio de blog, sites ou rede social.

As ações realizadas no Topo do funil têm como objetivo gerar tráfego e visam “doar” um conteúdo para os usuários encontrarem seu site ou blog, gostarem e confiarem no seu trabalho para deixarem o seu e-mail, caracterizando a primeira conversão.

É a etapa que você precisa atrair novos olhares, envolver os visitantes, portanto o conteúdo precisa ser fácil de diferir, leve, compartilhável. É uma espécie de aperitivo do conteúdo.

Nessa fase, o visitante tem um problema, necessidade ou dúvida que precisa ser resolvido. Para isso, melhor conteúdo são os posts em redes em sociais, artigos em blogs, infográficos, vídeos e gráficos.

E a partir daí, você precisa atrair o seu público e direcioná-lo para as próximas etapas oferecendo um material com mais conteúdo, como um ebook gratuito em troca de um preenchimento de formulário. Mas o conteúdo para topo de funil, muitas vezes, não termina por aí.

 

Conteúdo para topo do funil, elementos fundamentais!

O conteúdo para topo do funil tem como objetivo educar o visitante para que ele se torne um futuro cliente. Muitos visitantes chegam no site, alguns são convertidos em leads, poucos desses tornam uma oportunidade e se convertem em vendas. Por isso, o conteúdo para topo de funil é estratégico, fundamental!

Conteúdo para topo de funil e suas implicações em sua estratégia

 

Nessa fase, aconteceu o primeiro contato com a sua marca e lembre-se: “a primeira impressão é a que fica. Portanto, ao pensar no conteúdo para o topo do funil, é preciso produzir materiais com linguagem claro, de fácil acesso e com temas mais gerais e educativos.

O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para os mecanismos de busca é um tipo de funil matador pois tem como objetivo principal trazer mais visitas naturais ao seu site ou blog por meio da indexação do seu conteúdo nos mecanismos de buscas, apresentando-o para o público alvo correto e qualificado, visando a conversão do mesmo.

O conteúdo para o topo do funil precisa ter informações úteis, relevantes sobre o mercado de atuação da empresa. Nessa etapa, não é importante falar diretamente sobre a empresa e seus serviços e produtos.

Mas é fundamental que o visitante descubra que tem um problema que precisa ser resolvido e sua empresa vai apresentar soluções por meio de um conteúdo objetivo, de fácil acesso para despertar a curiosidade de quem está visitando.

Melhores formatos de conteúdo para topo do funil

 

Nessa fase, sua empresa precisa ensinar algo aos visitantes. Precisa, despertar sua curiosidade, manter o interesse para que se torne um lead. Para isso, os melhores formatos de conteúdo para topo do funil são:

Ebooks introdutórios

A produção de ebook gratuito sobre determinado tema da área de atuação do seu negócio é uma das ferramentas mais eficientes para gerar Leads. Por isso, esta é uma das formas mais comuns de usar o conteúdo para topo de funil.

Para obter esse material, o visitante preenche algum tipo de formulário com seus dados como email, telefone, entre outros. Geralmente, os ebooks nessa etapa possuem títulos como: 12 dicas para (assunto); Tudo que você precisa saber sobre (assunto); Guia básico sobre (assunto), etc.

 

Posts de blogs

Os posts ou artigos de blogs é o primeiro contato que o visitante terá com sua empresa. O conteúdo desses artigos deve ser de fácil acesso, com informações relevantes para todas os usuários em todos os estágios da jornada de compra, incluindo o topo do funil. Este tipo de produção de conteúdo é fundamental para esta fase do funil.

Os melhores títulos para utilizar nos posts de topo de funil para despertar a curiosidade do visitante são:

  • 6 formas de melhorar “tal assunto” na sua empresa
  • Qual o papel de “tal tema” o seu negócio?
  • Por que prestar atenção “nesse assunto”?
  • Os 5 benefícios de “determinado assunto para “tal segmento de empresas”
  • 8 coisas que você precisa fazer sobre “determinado assunto”

É fundamental inserir um call-to-action no post de blog para apresentar outros materiais sobre o mesmo assunto, ou convidando para conhecer mais sobre a empresa.

Para ranquear melhor o seu artigo no Google, você precisa otimizá-lo com algumas dicas de SEO:

  • Use a palavra-chave no decorrer do texto, bem como sinônimos;
  • Use a palavra-chave em subtítulos;
  • Usar palavra-chave como título da imagem;
  • Inserir links com referência aos assuntos abordados.

 

Webinars

O webinar um tipo de ferramenta que permite a sua empresa produzir conteúdo relevante e qualificado e cria comprometimento com o público. Com o lançamento da inscrição, a transmissão ao vivo que anuncia sua transmissão com dia e horário deve sair com conteúdo muito qualificado e envolvente.

 

Newsletters

A newsletter é uma excelente e simples forma de difundir conteúdo do seu negócio. Ela é comunicação direta, regular e periódica com o cliente. A newsletter é um e-mail simples enviado para sua base de contatos com os temas relacionados ao seu nicho de mercado.

Pode ser produzido com conteúdo mais específico ou assuntos que apresentem uma solução para o problema que o visitante possui e o faça avançar para a próxima etapa do funil.

A newsletter é um ótimo formato de conteúdo para o topo do funil pois é uma forma de despertar interesse para sua marca.

Além disso, é possível montar um funil de vendas completo por e-mail marketing.

 

Guest Posts

O Guest post é um artigo escrito por um convidado para o seu site ou blog. É importante que o seu convidado seja uma pessoa relevante, uma autoridade no campo de atuação da sua marca.

Contar com a produção externa de um parceiro traz muito benefício a sua marca, pois um dos pontos que o Google conta para melhorar o ranqueamento na busca orgânica é a qualidade e quantidade de links externos.

Mas atenção: Não faça parceria com sites que apenas tenha grande volume de tráfego. O Google pode desconsiderar links que não façam nenhum sentido, por meio de suas análises.

 

Redes sociais

O principal objetivo do conteúdo para topo de funil é atrair visitantes e as redes sociais são os melhores canais para essa função. O uso do Twitter, Facebook, Pinterest, Youtube, Instagram, LinkedIn, entre outras mídias são excelentes oportunidades para chamar a atenção dos usuários para sua marca, despertar curiosidade dos potenciais clientes.

No entanto, cada rede social tem um foco diferente. A gestão de redes sociais deve ser pensada desta forma. Sempre devemos alinhar o conteúdo para topo de funil com esta necessidade.

Portanto, você precisa direcionar sua estratégia para produzir o conteúdo certo e de qualidade para cada uma delas. E lembre-se, as pessoas estão nas redes sociais para se conectar com outras, pessoal ou profissionalmente. Dessa forma, você precisa despertar seus interesses e direcioná-las para o seu site ou blog.

 

Percebeu como o conteúdo para o topo de funil é importante para sua marca?

Esse conteúdo vai te ajudar a atrair novos visitantes, direcionar seu público-alvo para as outras etapas do funil, para convertê-los em clientes e fãs do seu negócio. Caso tenha dificuldades em qualquer etapa deste processo, conte com uma agência de conteúdo como a Leads!

Para mais informações, fale com um de nossos consultores!

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