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Funil de vendas no marketing de conteúdo, entenda como ele funciona

Funil de vendas no marketing de conteúdo, entenda como ele funciona

O termo Funil de Vendas já faz parte do vocabulário dos profissionais que trabalham com marketing, ele é basicamente usado para entender todo o processo de compra do consumidor, desde a descoberta do produto, até o fechamento da venda em si, sendo que entre essas duas etapas, existem alguns pontos que devem ser considerados. Neste sentido, o funil de vendas no marketing de conteúdo é pensado para que tenhamos um processo sequencial de condução do lead.

Há algum tempo atrás, a equipe de marketing era a grande responsável por atrair possíveis compradores para determinado produto e serviço. A partir desse momento, a função era repassada para outra equipe, a de vendas.

No entanto, com o crescimento cada vez maior da internet, e consequentemente do marketing digital, parte desse processo passou a ser automatizado com bons conteúdos. Foi possível verificar que desta forma,  o custo do funil de vendas fosse diminuído e a sua eficiência ampliada. O funil de vendas no marketing de conteúdo tem elevadas taxas de conversão!

funil de vendas no marketing de conteúdo

Para entender melhor como o funil de vendas no marketing de conteúdo funciona, é necessário dividi-lo em três partes: o topo, o meio e o fundo.

A partir dessa divisão, os profissionais são capazes de gerar conteúdo relevante para cada um desses segmentos. Entregando assim, leads cada vez mais qualificados para o departamento de vendas.

Topo do funil de vendas no marketing de conteúdo

Esse é o primeiro contato do lead com sua empresa. É o primeiro passo para conquistar um possível cliente. As pessoas que estão localizadas nesse segmento, chamadas de leads, não estão necessariamente procurando algum serviço ou produto. Cabe ao marketing de conteúdo ajudar a despertar esse desejo de compra.

Para conseguir esse objetivo, as informações fornecidas nessa etapa do processo devem ser claras e objetivas, pois o público ainda está descobrindo o produto ou serviço oferecido.

Esse conteúdo precisa ser de fácil acesso e voltado para um público mais amplo. Mas ele precisa ter muita qualidade e não apenas uma chamada publicitária! Neste ponto, trabalhamos com vantagens de determinado produto ou serviço, forma como ele é feito ou funciona. Inicia-se também, de forma bem discreta, uma quebra de objeção de compra!

De forma geral, este conteúdo é baseado em uma coisa: atração! Ou seja, criamos um planejamento de marketing de conteúdo  pautado nas necessidades, na procura e na resolução das “dores” dos clientes em potencial.

Isso vale para a criação de artigos para atrair tráfego orgâniconas postagens de redes sociais ou em qualquer outra estratégia de tráfego!

Leia também: O que é Inbound Marketing!

Meio do funil de vendas no marketing de conteúdo

Nesse estágio é bem possível que o usuário já esteja procurando algo para solucionar algum “problema” que ele tenha. É nesse momento que ele irá começar a ter mais interesse pela compra, os conteúdos já passam a ser mais informativos, apresentando o tipo de soluções que as empresas possuem. Porém, é fundamental não focar muito na empresa e sim na solução que ela oferece.

Neste ponto, temos a quebra das objeções de compra. É o momento onde mostramos ao lead, as vantagens de adquirir tal produto ou serviço, focado nas soluções que ele precisa. É o momento final do aquecimento da lista, ou mais especificamente, do lead.

Conteúdo mais específico, menos generalista, cabe muito bem agora. É um momento muito importante para quem precisa tomar a decisão. Por isso, todo o conteúdo do funil de vendas precisa ser planejado, já antevendo isso.

Fundo do funil de vendas no marketing de conteúdo

O grande momento da decisão! A conversão de um lead em um cliente. Os usuários que chegam nesse segmento provavelmente já estão considerando adquirir o seu serviço ou produto. Nesse estágio a informação continua sendo prioridade, mas de uma maneira ainda mais aprofundada. Para poder ajudar o consumidor a tomar a sua decisão, com base em dados concretos.

Neste momento, cabem muito bem um conteúdo com dados mais precisos, cases de sucesso e razões diretas para a compra. É o momento decisivo de todo o funil de vendas no marketing de conteúdo. Todo o processo, será finalizado com esta etapa do funil.

Este é um processo complexo, que precisa ser feito de acordo com as suas necessidades e seu público. Além disso, o funil de vendas precisa sempre estar pautado em estratégias de Inbound marketing!

Nós da Leads marketing de conteúdo podemos te ajudar não apenas com a execução, mas também com o planejamento estratégico do funil de vendas no marketing de conteúdo!

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