Primeiros passos no marketing de conteúdo

Como dar os primeiros passos no marketing de conteúdo?

 

As novidades em termos de tecnologia, o crescimento da concorrência no campo dos negócios, a demanda voraz por novidades úteis para melhorar as operações organizacionais, estes são apenas alguns motivos pelos quais os gestores e empreendedores devem ficar de olho nas tendências do mercado. Certamente, a internet e sua elevada abrangência são pontos cruciais para que as situações que surgem por conta dessas constantes mudanças no panorama empresarial sejam rapidamente sanadas.

 

Leia também: Marketing de conteúdo para iniciantes, o guia completo!

 

É através do meio virtual que as organizações conseguem ultrapassar as barreiras da distância física e podem empreender negócios em locais longínquos. Para que isso aconteça é necessário conhecer os meandros do Marketing Digital, principalmente apostar no Marketing de Conteúdo. Neste texto serão apresentados diversos aspectos acerca dos primeiros passos no marketing de conteúdo. Além disso, ele mostrará quão relevante ele é para a sua organização e os motivos pelos quais você precisa investir no ambiente virtual mediante o uso de textos inteligentes e direcionados ao público-meta. Vamos lá?

 

O que é Marketing de Conteúdo?

 

Há algum tempo atrás, era comum ver pessoas falando de Marketing de Conteúdo como se fosse sinônimo de redação de textos. Este conceito foi mudando a medida que os profissionais das mais variadas áreas foram percebendo que gerar conteúdo não é escrever sem freios, desta forma os resultados são praticamente nulos.

Fazer um texto bacana demanda aprendizado, tempo, paciência e muita pesquisa. O conteúdo que você apresenta para o público deve ser orientado ao atendimento de suas necessidades. Além disso, o texto precisa cativar a atenção do leitor de forma que ele sinta necessidade de ter contato com as suas publicações sempre que precisar tirar dúvidas, encontrar mais informações sobre determinado assunto, quiser aproveitá-lo como forma de lazer.

Com as explicações acima fica bem mais fácil compreender o que é Marketing de Conteúdo na sua essência. Ele é o conteúdo feito de forma inteligente, buscando alcançar o público-meta por meio da apresentação de textos interessantes aos grupos-objetivo. Tem como função informar, educar, entreter e estreitar relações com os clientes ou futuros clientes.

Pode-se dizer que o Marketing de Conteúdo é a mola propulsora do Inbound Marketing. É falar sobre o nicho no qual a sua empresa atua, mas de uma forma diferente. O Marketing de Conteúdo fala sobre esse nicho levando em consideração e visando atender as necessidades dos clientes.

 

Leia também: Inbound marketing para pequenas empresas, é possível ter sucesso?

 

Objetivos do Marketing de Conteúdo

  • Potencializar a interação com a sua marca

Por meio do Marketing de Conteúdo é possível efetuar uma interação entre marca e clientes. Desta forma, estes poderão trocar ideias, tirar dúvidas, fazer sugestões e encaminhar críticas. Uma boa dica é incentivar o público à compartilhar o conteúdo nas redes sociais, isso gera publicidade espontânea e aumenta as chances das pessoas conhecerem a sua empresa (elevado poder de engajamento).

  • Aumentar a presença da marca no meio virtual

O Marketing de Conteúdo complementa e influencia as técnicas SEO de uma página.

  • Incrementar a sua lista de leads (clientes em potencial)

Através de conteúdos interessantes é possível preparar os leads para um futuro fechamento de compra.

  • Gerar credibilidade na marca

Mediante o oferecimento de conteúdos valiosos pode-se conquistar respeito no mercado e transformar-se em autoridade no ramo.

 

Leia também: Funil de vendas no marketing de conteúdo, entenda como ele funciona!

 

  • Diminuir o Custo de Aquisição de Clientes

Sem dúvidas, quem investe em Marketing de Conteúdo e em estratégias SEO tem mais chances de se destacar no tráfego orgânico e aparecer nas primeiras posições nos motores de busca. Isso atrai novos clientes de forma natural e recorrente, evitando assim, custos adicionais pela procura de fregueses.

 

Importância de dar os primeiros passos no Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é um recurso fundamental para que as empresas construam e/ou melhorem a imagem da marca. Além disso, assegura a proximidade empresa-cliente. Veja a seguir, por que os empreendedores e gestores devem investir em Marketing de Conteúdo:

  • A empresa é rapidamente encontrada pelos clientes
  • Relacionamento mais estreito com o público-meta
  • Fácil compartilhamento de conteúdo
  • Contenção de custos na divulgação da empresa
  • Acompanhamento de resultados
  • Fidelização de clientes
  • Educação do mercado
  • Ótimo canal de contato pós-venda

 

Planejamento Estratégico e o Marketing de Conteúdo

Dar os primeiros passos no Marketing de Conteúdo nem sempre é uma missão tranquila. Um dos principais pontos que gera dúvidas refere-se ao planejamento: Como montar uma estratégia de Marketing de Conteúdo de qualidade e que satisfaça as necessidades da empresa?

 

primeiros passos no marketing de conteúdo

 

 

 

Para responder esta pergunta é preciso conhecer a empresa e saber quais são os objetivos da organização em termos de Marketing de Conteúdo, conhecer o público-alvo para o qual a mensagem precisa ser dirigida, medir os resultados obtidos e estruturar um correto fluxo de trabalho.

  • Objetivos

Eis aqui alguns dos principais objetivos das empresas quando se fala em primeiros passos no marketing de conteúdo:

  1. Gerar leads;
  2. transformar os leads em clientes;
  3. criar consciência de marca;
  4. fidelizar clientes;
  5. promover a divulgação da empresa mediante o boca-a-boca.

 

  • Público-alvo

Para conhecer o público é preciso lançar mão de ferramentas especiais. Elas ajudam a entender quais são os tópicos mais procurados (Google Trends), permite que você saiba quais palavras-chave geram melhores resultados (Keyword Planner do Google), possibilita a realização de pesquisas de mercado (Costumer Barometer do Google), entre outras funções,

O reconhecimento das necessidades do público-alvo e principalmente, da persona, permite que você gere conteúdo mais rico e relevante.

  • Tom e posicionamento da mensagem

A forma como você se dirige ao público é extremamente importante. Se bem o conteúdo da mensagem é um ponto essencial, a definição do estilo da mensagem faz parte da proposta de valor.

  • Adoção de métricas

O mecanismo de medição dos resultados varia conforme o seu objetivo. Isto é, depende de qual variável você deseja analisar. Para estratégias de consciência podem ser avaliados o percentual de novos visitantes, tráfego para a página, alcance das publicações. Já para a estratégia de prospecção devem ser considerados a taxa de conversão e número de leads.

Quando o assunto é conhecer quão efetiva está sendo a sua estratégia de conversão vale a pena analisar a receita, volume de compras, média de pedidos realizados. Já a análise da fidelidade requer atenção nos relatórios, taxa de retenção.

  • Programação de atividades

O planejamento é a alma do Marketing de Conteúdo, quando é feito com cautela e respeitando tanto as demandas dos leads ou clientes e os objetivos organizacionais ele tem muito mais chances de dar certo.

Para que o seu fluxo de trabalho seja organizado e o conteúdo gere os resultados esperados, é importante estruturar uma programação na qual conste período para produção, revisão, realização de alterações, promoção e avaliação de resultados alcançados.

Use o Marketing de Conteúdo e aumente as suas vendas

Independente se estes são os seus primeiros passos no Marketing de Conteúdo ou tiver certa noção de como apostar em conteúdos ricos, bem elaborados e dotados de técnicas SEO, uma coisa é certa… Você está procurando melhorar os resultados nas vendas de produtos ou serviços na sua empresa. Pois fique tranquilo/a! Você alcançará excelentes resultados ao lançar mão do Marketing de Conteúdo. A seguir serão citadas os principais aspectos que influenciam diretamente no Marketing de Conteúdo e incidem nas vendas:

  • Reconheça as dores do público-meta

Este assunto parece batido, inclusive repetitivo, no entanto, não custa lembrar da importância de levar em consideração as necessidades do público na hora de apresentar um novo conteúdo no blog, site, landing page, entre outros locais. Ao detectar os problemas que afetam as pessoas você saberá como ajudá-las e apresentará soluções mais relevantes.

  • Aposte no atendimento ao cliente

Opte por implantar um setor de orientação ao cliente no site, um SAC. Isso melhora a credibilidade e sem dúvidas, é um diferencial bem importante para a sua empresa. Faça conteúdos relacionados ao produto que a empresa vende ou serviço que presta, coloque em pauta assuntos relacionados e não esqueça de aplicar técnicas de otimização para motores de busca.

  • Varie nos formatos do conteúdo

Apresente conteúdos na forma de e-books, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos, infográficos, entre outros. Tanto os infográficos quanto os vídeos são ótimas alternativas para incentivar um aprendizado seja rápido. Elencar isso, é um dos pontos mais importantes para dar os primeiros passos no marketing de conteúdo!

  • Produza conteúdos relacionados à empresa

Este é um ótimo meio para conquistar ou reafirmar a confiança dos consumidores, textos com temáticas institucionais como depoimentos positivos a respeito de um produto ou serviço, casos de sucesso, pesquisas nas quais a sua empresa tenha um bom desempenho, geram credibilidade e reforçam a ideia de que a sua organização é confiável. Aposte no encaminhamento deste tipo de conteúdo através de newsletters via e-mail.

 

Em suma, o Marketing de Conteúdo é uma forma de engajar clientes e potenciais fregueses por meio da apresentação de um conteúdo rico em informações e com ótima escaneabilidade (já falamos sobre ela neste artigo sobre artigos otimizados em SEO).

Aprender a dar os primeiros passos no Marketing de Conteúdo é indispensável para que a sua empresa possa ter melhores resultados sem precisar correr atrás de clientes, estes aparecem espontaneamente quando a estratégia é selecionada e aplicada de forma correta. Através deste nicho do Marketing é possível obter sucesso nas vendas e manter um bom relacionamento com os clientes.

Invista no Marketing de Conteúdo e alavanque os resultados da sua empresa. Entre em contato e saiba como podemos lhe ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *