Passo a passo para implementar o inbound marketing em sua empresa
Uma das principais estratégias para obter mais clientes e vendas, é o inbound marketing. Ele nada mais é do que um conjunto de técnicas voltadas para a conquista do interesse do público-alvo, gerando leads e obtendo a conversão desejada. Por isso, implementar o inbound marketing é uma decisão cada vez mais acertada!
Mas para que isso ocorra, é preciso de um processo amplo e complexo.
Atualmente, o Brasil possui 105 milhões de internautas ou potenciais consumidores virtuais. Somente em 2016, o país faturou quase 60 bilhões de reais em e-commerce e continua em crescimento. Mas engana-se quem pensa que somente um e-commerce deve implementar o inbound marketing.
Um negócio físico, também pode ter muito mais vendas ao implementar o inbound marketing! Já falamos sobre isso neste artigo (Inbound marketing para pequenas empresas, é possível ter sucesso?)
Antes de implementar o inbound marketing, é preciso entender o contexto digital no Brasil!
Inbound marketing e o contexto digital no Brasil!
Somos o primeiro país em conexão nas redes sociais, principalmente na faixa etária entre 18 a 35 anos. Somos, no contexto mundial, o terceiro país que mais fica conectado. Com isso, abrem-se muitas oportunidades de negócios.
Mas como se destacar no meio de tanta informação? Com a geração de conteúdo de alta qualidade, relacionamento, mensuração das métricas e muitos testes. Impactar as pessoas certas e conseguir otimizar ao máximo o processo de vendas. Tudo isso se torna possível ao implementar o inbound marketing em sua empresa!
Com todos esses dados, fica evidente que toda empresa que deseja se destacar no mundo digital precisa investir no inbound marketing para que sua marca tenha sucesso.
Passo a passo para implementar o Inbound Marketing em sua empresa!
Passo 1 – Objetivo geral
Estabeleça qual será o seu principal objetivo e estabeleça uma meta para cumpri-lo (mensal, semestral ou anual). Não imponha objetivos complexos no início. Comece com objetivos simples, por exemplo gerar 100 leads qualificados por mês, ou então, fechar 5 novos negócios através do Inbound marketing.
Estabelecer um ou mais objetivos é o primeiro passo para implementar o Inbound marketing em sua empresa!
Passo 2 – Público-alvo ou personas
Crie um plano de ação para identificar seu público-alvo e criar as personas (perfis fictícios, com base em estudos reais, com o objetivo de personificar os clientes ideais) de acordo com seu nicho de mercado. É esse público-alvo que vai conceder leads qualificados para que você possa cumprir sua meta.
Passo 3 – Encontre e estude seu público-alvo
A internet é um universo vasto. Para encontrar seu público-alvo, inicie pelas redes sociais como Linkedin, Facebook, Instagram, Twitter, fóruns, grupos e páginas de discussão sobre seu nicho de mercado.
Trabalhar com inbound marketing é estar focado em um público-alvo. Você precisa ser relevante para ele e não para as grandes massas.
Neste contexto, estudar, saber como o público-alvo se comporta, estabelecer processos e buscar formas de impactá-lo é uma das partes mais importante do Inbound!
Passo 4 – Atração
Primeiro passo prático para implementar o Inbound Marketing é a atração do seu público-alvo. Fazer com que ele acesse um dos seus canais (site, blog, redes sociais), conheça sua empresa, goste do conteúdo, preencha formulário para receber algo em troca para se transformar num lead, e mais tarde num cliente.
Nessa fase, a produção de conteúdo qualificado, relevante, útil, inteligente que identifique e solucione problemas, dores do seu público-alvo. Use de materiais interativos para deixar o conteúdo mais leve como webinars, infográficos, slides, vídeos.
Apresente seu conteúdo por meio de ebooks, e-mail marketing, newsletter, blog, whitepaper para ficar à disposição do seu público-alvo.
Outra alternativa é usar conteúdo otimizado em SEO, para atrair mais tráfego orgânico.
Passo 5 – Trabalhe os leads no funil de vendas
Após converter o tráfego do blog ou site em leads, o próximo passo é leva-lo pelo funil de vendas do marketing de conteúdo e garantir que cada lead receba conteúdo qualificado que faça a diferença para ele e o encaminhe até o final da compra.
É fundamental, criar conteúdo diferentes para cada funil de vendas para atingir suas personas de forma mais pontual. O funil de vendas, dentro da estratégia de Inbound, é um dos pontos mais importantes. É através dele que iremos educar o cliente, impactá-lo e preparar a conversão em venda.
Passo 6 – Foque na conversão
Esse passo, é o momento que você transforma leads em clientes por meio de ofertas atraentes e conteúdo exclusivo para que você desenvolva uma relação mais direta entre consumidor e marca.
Envie materiais exclusivos para cada um deles como cartões, email marketing, artigos, ebooks, e use técnicas de CRM para fechar o processo de inbound marketing com sucesso.
Este é o momento chave. É muito importante, dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, focar na conversão. Métricas são importantes, mas não garantem faturamento. Por isso, foque nas vendas!
Passo 7 – Retenha seu cliente
O último passo é talvez tão importante quanto a atração dos leads, que é a retenção do cliente. Após conseguir o lead qualificado, é importante atualizar constantemente o conteúdo, criar novidades para atrair mais leads e honrar os compromissos assumidos com os clientes como envio de newsletter, e-mail marketing.
Não deixe o cliente sem notícias, sem atualizações. E crie novidades para atrair novos leads e reiniciar todo o processo novamente de inbound marketing.
É muito mais barato e eficiente reter um cliente do que conquistar um novo. Principalmente se você trabalha com um mercado que envolva recorrência. Neste sentido, é fundamental, ao implementar o Inbound Marketing, ter uma estratégia de retenção!
Principais ferramentas do Inbound Marketing
Para implementar e manter a estratégica de inbound marketing, é preciso utilizar várias ferramentas, tais como:
Blog
O blog é um site destinado para conteúdo interessante, qualificado, informativo, útil, relevante e educativo que deve ter uma temática específica para despertar a curiosidade dos visitantes.
CRM
O Customer Relationship Management (CRM) é um termo do marketing usado para gerenciar o relacionamento com o cliente e se divide em três partes: criar canais de comunicação entre cliente e empresas, analisar as necessidades do cliente para antecipar os problemas e soluciona-los e criar conteúdo que interaja com o cliente. O objetivo é fidelizar o cliente para que ele se torne um canal de publicidade e divulgue sua marca, seus produtos e serviços nas redes sociais.
E-books e materiais ricos
É a obra mais completa da mídia digital, pois possui o mesmo conteúdo de um livro impresso. Além de não ocupar o espaço físico, o ebook pode ter diversos formatos e tamanhos, além de imagens gráficos e funções interativas.
E-mail marketing
Ferramenta mais agressiva e direta, o email marketing deve ter conteúdo apropriado e de qualidade para que não seja confundido com spam.
Infográficos
Os infográficos digitais têm atraído um público cada vez maior e servem para ilustrar vários dados, com o máximo de informações possível, numa única imagem.
SEO
O SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas para otimizar o site, blog ou rede social e melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca.
Webinars
São conferências ou palestras online. AS formas de interagir com o palestrante são e-mails com perguntas que são solicitadas antes do horário do webinar e por meio de chat ao vivo depois da conferência.
Agora que você conheceu o passo a passo para implementar o inbound marketing na sua empresa, não perca tempo e seu negócio terá mais sucesso. Nós da Leads podemos te ajudar! Entre em contato com um de nossos consultores!