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Geração de leads, como criar um planejamento?

Geração de leads, como criar um planejamento?

O marketing de conteúdo tem uma de suas bases na geração de leads. Cada vez mais importante par ao bom funcionamento de toda a estratégia, a geração de leads pode ser o ponto forte de qualquer campanha. Desde que isso seja muito bem estruturado e principalmente, haja um conceito bem trabalhado. No mais, para gerar mais leads, sua empresa precisa seguir um planejamento, quase quem um check-list.

Existem muitos fatores ligados a geração de leads. Muito mais do que apenas criar qualquer recompensa digital e “jogá-la” na web, é fundamental pensar nisso de forma estratégica é fundamental!

 

O que é geração de leads?

 

Este é um ponto muito importante. Muitas pessoas confundem a geração de leads com vendas propriamente ditas. O lead ainda não é um cliente, ele é um potencial comprador. De forma mais simplista ele é um visitante que demonstrou interesse em algo que você oferece e deu seu contato para obter uma recompensa em troca.

Neste caso, uma campanha de geração de leads é aquela onde geramos tráfego qualificado, que irá entrar na página de captura ou site, deixará seu contato para receber algo em troca.

 

capa

 

Este é um processo complexo, que envolve diversas variáveis. Temos campanhas específicas, permanentes, com diferentes focos ou para um objetivo em específico.

Mas não importa qual seja o seu negócio, a geração de leads está diretamente ligada a quantidade de vendas, propagação e fixação de sua marca.

Por isso, este é um processo prioritário em qualquer estratégia de marketing digital!

 

 

Geração de leads, começando pelo tráfego

 

Quando falamos em geração de leads, muito se fala em landing pages, em técnicas para gerar mais conversões. Porém, uma coisa que muitas vezes fica de lado, é a qualidade do tráfego que sua página recebe.

Não que fatores ligados a otimização de landing pages, qualidade na posição dos símbolos e botões, não faça uma grande diferença. Faz e muito.

Porém, este é um fator secundário, se pensarmos em termos de conversões e vendas.

Para que isso fique mais claro, imagine uma loja de roupas femininas em um shopping. As classes econômicas predominantes são C e D. Porém, seu público é com as classes A e B. Por melhor que seja o trabalho da loja, ela não terá grandes resultados em vendas.

Com seu site ou página, é a mesma coisa!

Se você não tem um público que corresponde a sua persona, a geração de leads será totalmente afetada. Por isso, todo o processo tem que começar na qualidade e na delimitação de seu tráfego.

Se você tem como foco o tráfego orgânico, use os comportamentos de busca como referência. Já se você usa mais tráfego pago, use as campanhas direcionadas para a qualidade do tráfego!

geração de leads

Recompensa digital é outro fator fundamental!

 

Você traz tráfego qualificado para sua landing page, mas oferece algo que não é do interesse do visitante. Não tem jeito, ele não converte! A recompensa digital, que pode ser um e-book, uma planilha, um tempo de utilização gratuita (no caso dos softwares) ou mesmo um desconto, precisa ser atrativo.

No caso de materiais educativos, eles precisam ser destinados principalmente a cada fase do funil de vendas. Caso contrário, não há geração de leads.

Se a sua recompensa digital está há um nível acima do conhecimento dos visitantes, eles acabaram não convertendo como deveriam. O inverso, tem o mesmo efeito. Por isso é fundamental que a recompensa digital seja focada na geração de leads qualificados.

Para isso, o planejamento é fundamental!

Além disso, a clareza que você tem sobre o público alvo da campanha ou mesmo de seu negócio, também é determinante.

 

Monitoramento das campanhas de geração de leads

 

Infelizmente, conversão não é uma ciência exata. Alguns elementos podem até otimizar os resultados, mas não temos como prever o resultado final.

Por isso, é fundamental que você faça um acompanhamento adequado da campanha. Desta maneira, terá como consertar pequenos erros e principalmente, otimizar a conversão.

No caso do tráfego pago, teremos a possibilidade de alterar as campanhas, mudar elementos que façam com que o tráfego se torne mais qualificado.

No caso do tráfego orgânico, estas mudanças são mais complexas. Mas no geral, usamos o tráfego orgânico para campanhas permanentes.

 

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Geração de leads através das redes sociais

 

As redes sociais são uma forma muito efetiva de geração de leads. Isso por que elas trazem um público segmentado e que tem elevado nível de interação.

Mas para isso, a gestão de redes sociais precisa ser muito bem estruturada. Uma boa estratégia, alinhada com alcance orgânico e pago, traz maior potencial de conversão.

Quanto mais as pessoas se identificarem com seu conteúdo e a forma como você se comunica, maior será a geração de leads através de suas postagens.

Nas redes sociais, o conteúdo é ainda mais importante para gerar bons leads!

Marketing de conteúdo na geração de leads para sua empresa

 

O tráfego pago pode ser uma boa alternativa para a geração de leads, mas em longo prazo, ele se torna caro e nem sempre é tão efetivo. Por isso, o marketing de conteúdo é fundamental!

Com um conteúdo relevante e de alta qualidade, que de fato ajude sua audiência a resolver problemas, será o motor propulsor da geração de leads.

Além de ser uma estratégia que gera, em médio e longo prazo, um tráfego muito mais qualificado e barato, o marketing de conteúdo ainda impulsiona a geração de leads.

Mas isso só será possível se dois fatores não forem esquecidos:

– Conteúdo de qualidade e focado na persona;

– Consistência na estratégia;

 

O primeiro ponto nem precisa ser comentado, não é? Já o segundo, tem relação com a frequência das postagens, com o timing e a forma como você se comunica. Este sim, é um diferencial que te ajudará muito na geração de leads!

 

Não importa como seu negócio funciona, se ele é virtual ou físico, a geração de leads será primordial para o crescimento!

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