Como melhorar o posicionamento no Google e ter mais leads e clientes

Toda empresa deseja melhorar o posicionamento no Google, não é? Para isso cada vez mais é preciso investir em ações de marketing digital para gerar mais leads e fechar novos negócios. Porém, o que vai, de fato fazer a diferença para melhorar o posicionamento no Google, é o conteúdo otimizado em SEO!

A cada dia, os usuários acessam os sites de buscas, sistemas de buscas, buscadores ou mecanismos e pesquisa, mecanismos ou motores de busca como Google, Bing e Yahoo para encontrarem produtos, informações, serviços que desejam saber ou adquirir.

Líder de mercado, o Google apresenta em segundos o que o consumidor está buscando, portanto, estar bem posicionado nesse buscar é fundamental para qualquer tipo de negócio, pois além de mostrar seu site ou blog aos visitantes, é possível conseguir um tráfego orgânico  mais denso e investir em várias técnicas como SEO para melhor ranquear.

 

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De acordo com uma pesquisa da ComSotre, quase 90% das buscas realizadas na internet são feitas por meio do Google. São mais 3 bilhões consultas mundiais diariamente.

 

como melhorar o posicionamento no google

 

 

No Brasil, 81% das buscas realizadas online são feitas no Google. Esses dados são muito expressivos e mostram como Google e suas ferramentas são importantes para qualquer empresa que deseja ter uma presença online.

Veja agora as etapas que vão te ajudar a melhorar o posicionamento no Google!

8 etapas para melhorar o posicionamento no Google!

 

1ª etapa – Autoridade de domínio

É importante calcular a autoridade de domínio do site ou blog da sua empresa, ou seja, avaliar a importância que o Google dá para sua página.

É possível medir por meio do site: MOZ (https://moz.com/researchtools/ose/), que dá uma nota entre 0 a 100. O cálculo é simple, quanto maior for a nota da sua empresa, maior é a autoridade de seu domínio, o que influencia diretamente no posicionamento no Google.

A autoridade de domínio do site ou blog é avaliada levando em consideração uma série de fatores como link que direcionam para a página da sua empresa, o volume de visitas, a idade do seu domínio, entre outros.

 

2ª etapa – Palavras-chave

É fundamental escolher as palavras-chave mais procuradas pelo seu público-alvo, pois não adianta nada estar em primeiro lugar para uma palavra não atinge o seu público-alvo ou que ninguém procura. Utilize ferramentas de SEO para pesquisar palavras-chaves que de fatos seus potenciais clientes estão procurando. Com isso, você vai conseguir otimizar o seu site. A utilização das palavras-chave de calda longa é uma excelente estratégia!

Cheque por meio dos logs do seu servidor quais são as palavras que mais atraem os visitantes ao site da sua empresa para que elas sejam mais trabalhadas.

 

3ª etapa – Descrição de serviços ou produtos

Muito cuidado ao descrever os produtos ou serviços. É preciso ter atenção em erros gramaticais, digitação, desenvolver um conteúdo de boa qualidade e densidade das palavras-chave, evitar repetições de palavras e duplicações, pois os buscadores de pesquisa consideram geralmente aquele que publicou o texto primeiro.

Caso tenha alguma dificuldade neste segmento, uma agência de conteúdo pode te ajudar.

 

4ª etapa: Defina a mensagem

Quando procuramos por alguma palavra-chave, o snippet é o texto de um site que aparece nos resultados do Google, composto por título, URL e descrição. Todos esses 3 elementos podem ser controlados por você. O snippet funciona como uma espécie de link patrocinado gratuito da sua empresa.

Para alterá-los, siga as dicas abaixo:

Título 1 – É exibido baseado no <Title>. Esse é um dos itens que mais influencia o ranqueamento no Google, pois a palavra-chave está sempre no título para ter um resultado mais relevante às buscas dos usuários. Geralmente aparece em azul com link. Crie títulos exclusivos e ligados diretamente com que você deseja apresenta no seu site ou blog. Utilize as ferramentas como Google Analytics e Google Keyword Tool para encontrar palavras-chave relevantes, claras, chamativas que façam os visitantes a acessarem o site da empresa.

 

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URL – É o nome e caminho dado para o arquivo. Procure usar nas suas URLS a palavra-chave trabalhadas no SECO mais nomes intuitivos e compreensíveis. As palavras devem ser divididas com hífen.

Descrição – É o conteúdo, um pequeno que texto que aparece logo abaixo do título dos resultados dos mecanismos de busca. São chamados de mega tag description e precisam ter frases atrativas para chamar atenção dos usuários e tem limite máximo de 152 caracteres.

 

5ª etapa – Links building

Como otimizar seu site, dentre tantos? Um dos fatores que o Google determina é a quantidade dos links de sites externos que apontam para o seu blog ou site, para isso utilize a prática de Guest Post, é muito útil e essencial para melhorar sua autoridade de domínio. Por isso, o link building é fundamental.

Além disso, é importante levar em consideração outros fatores: a qualidade dos links que direcionam para seu site ou blog, a posição do link na página, a quantidade de links que saem também do seu site, o texto ao redor, entre outros.

Você deve priorizar os links de blogs e sites confiáveis e que façam um trabalho sério no seu nicho de atuação. No Google, há a ferramenta Disavow Tool que desabilita os links indesejáveis para o seu blog ou site.

Cuide também da linkagem interna, ou seja, da distribuição de links para outras páginas do seu blog ou site e isso vai melhorar sua autoridade. É importante criar links com texto âncora relevantes entre as páginas do seu blog ou site. Isso é um fator altamente relevante para melhorar o posicionamento no Google.

 

 

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6ª etapa – Cuide da programação HTML e conteúdo

A programação do seu site ou blog é uma importante estratégia para otimizá-lo. Portanto, tome determinados cuidados:

  • Use de forma correta os heading Tags – H1, H2, H3, H4, H5, H6 para destacar os títulos e subtítulos da página.
  • Produza conteúdo útil, relevante, exclusivo, qualificado para atrair seu público-alvo e evite conteúdo já existente. Uma agência de marketing de conteúdo pode ser útil neste processo.
  • Reduza o tempo de carregamento das páginas do seu blog ou site. Não use imagens ou vídeos pesados. Tente compacta-los.
  • Crie links para sites relevantes do seu nicho de mercado.
  • Use repetidamente as palavras-chave trabalhada no SEO. Ás vezes, use as em negritos.
  • Não permita que os robots.txt (http://www.seomarketing.com.br/robots.txt.php) bloqueiem as principais páginas do seu blog ou site.
  • Revise as descrições (meta tag description) de cada página do seu site.

 

7ª etapa – URL amigável

Crie URLs amigáveis usando as palavras-chaves, nomes atrativos, relevantes. Evite usar símbolos, códigos e números, eles não criam nenhum tipo de relacionamento com o usuário quando pesquisam nos mecanismos de busca.

Por exemplo: prefira usar www.mundoanimal/gatos/areiapipicat, em vez de www.mundoanimal/gatos/produto156765.

 

8ª etapa – Use a técnica do SEO com sabedoria e conhecimento

A base do ranqueamento do Google é saber utilizar a técnica de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) que tem por objetivo melhorar a exposição de um site ou blog e conduzir os usuários a se interessarem pelo seu site.

O uso da técnica do SEO requer paciência, tempo e dedicação. Os resultados não aparecem da noite para o dia. Mas bem aplicadas, as estratégias de SEO provocam aumento de visibilidade e credibilidade da sua empresa, aumento de vendas e melhor otimização do site para alcançar um ROI positivo.

O SEO é focado nas palavras-chave específicas, no rankeamento de sites ou blogs, no engajamento das pessoas com as marcas, produtos e serviços e no retorno de investimento. Ele tem como objetivo primordial, melhorar o posicionamento no Google. Os pontos principais de SEO são:

  • Analisar resultados;
  • Criar conteúdo de qualidade;
  • Marketing para redes sociais;
  • Construir autoridade;
  • Usar a tecnologia em favor da sua empresa.

Seu site precisa ter uma estrutura seja bem organizada, com boa programação, com ótima indexação, ser uma fonte de outros sites ou blogs, e produza conteúdo de relevância, qualidade, útil e atrativo ao visitante. Quase 90% das empresas que usam as práticas de SEO com marketing de conteúdo, obtém maior otimização nas buscas. Estude as palavras-chave e aplique no conteúdo.

Para aplicar as técnicas de SEO, é necessário levar em conta alguns elementos!

  • Conhecer seu público-alvo;
  • Analisar o comportamento do usuário;
  • Organizar as informações no site ou blog;
  • Focar nos dispositivos móveis;
  • Estudar a concorrência;
  • Planejar conteúdos qualificados com textos, imagens, vídeos e infográficos.

 

Conheça o Google Meu Negócio

O Google oferece várias ferramentas para ajudar empresas a manter sua presença online, atrair clientes e aumentar vendas. Uma delas é o Google Meu Negócio (https://www.google.com/intl/pt-BR/business/). A ferramenta é gratuita, atrai muitos clientes e é muito utilizada para os dispositivos móveis.

Google Meu Negócio ajuda sua empresa a ficar melhor ranqueada nas pesquisas orgânicas, oferece informações interessantes como tráfego por período, comentário deixados sobre seu negócio e liga a conta da sua empresa com outros canais como YouTube e Google +. Isso irá melhorar o posicionamento no Google!

E lembre-se, as ações de marketing voltadas para internet precisam ser pensadas à médio e longo prazo. É preciso ter dedicação, ser paciente e não ter medo de mudar, repensar estratégias, quando os resultados não forem o esperado. Posicionar a sua empresa bem ranqueada no Google não é uma tarefa difícil, manter o seu site como os primeiros nos mecanismos de busca precisa de muito trabalho.

 

Estes são alguns dos fundamentos para melhorar o posicionamento no Google. Nós temos uma equipe preparada para te ajudar com isso. Fale com um de nossos consultores.

 

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