Blog para negócios físicos, por que você PRECISA de um?

Um blog é uma página web na qual são publicados artigos curtos sobre temas livres ou específicos. Geralmente, o conteúdo apresentado é atualizado constantemente no intuito de captar e prender a atenção dos leitores. Os posts são gerados levando em consideração as preferências e necessidades do público para o qual o blog é dirigido. Esta visão sucinta a respeito do que é um blog permite compreender que este mecanismo de comunicação pode ser uma ótima alternativa para os negócios. Por exemplo, criar um blog para negócios físicos é uma alternativa extremamente valiosa uma vez que permite a geração de tráfego para o site da empresa e ocasiona uma série de vantagens adicionais.

Neste texto, você conhecerá aspectos relevantes acerca dos blogs e sua influencia nos negócios físicos e também poderá contar com dicas matadoras para fazer do seu blog uma máquina de geração de leads.

 

Importância do blog para negócios físicos

Um blog corporativo é uma forma de interação digital utilizada pelas empresas com o objetivo de informar e promover ideias que vão ao encontro dos objetivos organizacionais.

Através do blog para negócios físicos é possível estabelecer e manter contato com meios de comunicação, clientes e outros grupos relevantes para o bom funcionamento e destaque da empresa.

Esse contato com os grupos importantes para a sua organização deve ser feito de maneira assertiva. A melhor forma de conquistar e manter a fidelidade dos leitores é por meio da apresentação de conteúdo fresco e que satisfaça as suas demandas. Por este motivo é indispensável que o blog da empresa renove o seu conteúdo de maneira constante e preste atenção nas necessidades e curiosidades dos leitores.

Mas como?

 

Assegurar a presença na internet é uma missão complexa, contudo, é algo extremamente valioso quando a empresa consegue fazer uso do blog com seriedade e visando beneficiar não somente a si mesma como também aos leitores, clientes e potenciais consumidores.

Embora a maior parte dos gestores tenha consciência da relevância do blog para negócios físicos, há quem tenha duvidas a respeito do assunto.

Muitos céticos questionam a necessidade do blog quando o assunto são negócios físicos, haja vista que acreditam que os blogs são meios de comunicação que somente alavancam os resultados de ecommerces.

Esta visão é ultrapassada. Hoje em dia, sabe-se que o ideal é manter uma presença firme no ambiente virtual, principalmente pelo fato dos consumidores usarem a internet como ferramenta fundamental na procura por lojas, serviços, negócios e alternativas em termos de produtos.

O atual cenário dos negócios requer que as empresas estejam de olhos abertos para conhecer, aceitar e implantar novas tecnologias, incluindo aquelas relacionadas a gestão de redes sociais.

Agora que você conhece a importância estratégica de contar com um blog para um negócio físico, chegou o momento de verificar as vantagens proporcionadas pela idealização e publicação de um blog de qualidade.

 

Vantagens de ter um blog para negócios físicos

 

São inúmeros os benefícios oferecidos por um blog corporativo, em especial quando este é gerido de forma otimizada. A seguir serão apresentadas as principais vantagens dos blogs corporativos.

  • Humanização da empresa;
  • Gera conteúdo relevante e atrai tráfego para o site da empresa;
  • Melhora prováveis crises entre a empresa e o mercado;
  • Ocasiona transparência;
  • Proporciona rápido feedback;
  • Potencializa a comunicação no ambiente interno e interno-externo;
  • Posiciona a marca;
  • Gera credibilidade e segurança;
  • Permite o compartilhamento de ideias;
  • Pode ser usado como plataforma de promoções e campanhas;
  • Permite o oferecimento tanto de produtos quanto serviços;
  • Promove o atendimento ao cliente possibilitando que este faça sugestões, tire dúvidas e efetue críticas;
  • Dinamiza o uso das redes sociais quando estas são usadas em harmonia com o blog;
  • Importante meio de diferenciação para o seu negócio.

 

Invista na geração de leads e surpreenda-se com os resultados

A geração de leads é considerada uma das melhores estratégias do marketing digital. Mas, o que significa gerar leads?

Este é um processo através do qual uma organização adquire informações a respeito dos seus clientes em potencial. Sendo assim, o lead é compreendido como o seu cliente potencial, uma pessoa que tem interesse no serviço ou produto que a sua empresa oferece ao mercado.

 

Leia também: A importância do marketing de conteúdo para e-commerce 

Compreendendo a geração de leads através do blog para negócios físicos!

 

Quando se fala em gerar leads é preciso entender que a comunicação organização-consumidor em potencial se inicia quando o usuário sente uma elevada atração pela sua marca, serviço ou produto.

Um bom método para conquistar leads é a realização de pesquisas de mercado online, pois na hora de responder as questões o usuário deverá completar os campos com o nome, e-mail, telefone, entre outras formas de contato. No entanto, existem outras formas de conquistar clientes. A seguir serão citados os principais componentes que colaboram na geração de leads.

 

blog para negócios físicos

 

 

Elementos para gerar mais leads

 

  • Landing Page: É uma página destino cuja principal via de captação de dados é o formulário.
  • Formulários: Compostos por campos que deverão ser preenchidos pelos interessados. A informação coletada serve para iniciar um relacionamento mais estreito com o lead.
  • CTA: O famoso Call To Action pode ser uma mensagem atraente, uma imagem ou simplesmente um botão. Através dele a empresa convida o usuário a empreender alguma ação. Normalmente, ele convida a pessoa a aceitar uma determinada oferta.
  • Oferta: Produto ou serviço oferecido pela organização no intuito de satisfazer plena ou parcialmente uma demanda do usuário.

Após conceder as informações pessoais e de contato, o interessado passa a se tornar um lead. Certamente, depois de obter os dados da pessoa, ficará mais fácil entrar em contato e colocar-se a disposição para a resolução de um problema. Isso porque depois do fornecimento dessas informações, você conseguirá perceber as demandas do cliente em potencial. Este é, de forma bem simplificada, o processo de geração de leads.

É fundamental apostar em uma estratégia que possibilite o despertar dos seus futuros clientes. Nesse sentido, é relevante lembrar que uma estratégia deste tipo precisa ser um poderoso guia no processo de fechamento de compra.

O blog para negócios físicos é uma excelente alternativa quando o intuito é criar uma relação com o cliente em potencial e passar-lhe credibilidade. Na busca por leads qualificados opte por incentivar os leitores a seguir a página do seu negócio físico nas redes sociais, ler mais artigos presentes no blog e a realizar as ações propostas no Call To Action.

 

3 dicas imperdíveis para potencializar a geração de leads

  • Persista, porém não insista

Esta dica leva em consideração a experiência do usuário, isto é, a página precisa ser idealizada com itens que atraiam a atenção das pessoas “que passam por lá”. Que tal colocar chamadas para uma página destino ou links de e-books no meio do texto?

Outras formas de captar a atenção do usuário são: banners, pop ups e CTAs assertivas.

  • Otimização do conteúdo

Oferecer um conteúdo relevante é imprescindível, no entanto, não é a única questão que você deve ter em mente na hora de criar e alimentar o blog para negócios físicos. É preciso aplicar técnicas que assegurem o bom posicionamento nos motores de busca.

  • Avaliação de resultados

Atenção! Tão importante como planejar e implementar as ações é pensar na verificação dos resultados obtidos. O devido controle dos mesmos permite que a estratégia seja dia-a-dia aprimorada e conceda melhores resultados.

 

A relevância do SEO para o blog do seu negócio

O sucesso do seu blog na geração de leads depende da qualidade das suas postagens. Para que ele seja um instrumento fantástico na hora de captar clientes é fundamental que conte com publicações otimizadas para os sites de busca. É aí que entra em cena o Search Engine Optimization, o conhecido SEO. Gerar conteúdo otimizado em SEO é fundamental!

Apostar nas técnicas SEO aumenta as chances do blog ser um instrumento matador para impulsionar o sucesso do seu negócio físico. Como isso é possível?

Quando as postagens são otimizadas, elas aparecem em ótimas posições no tráfego orgânico dos motores de busca. Como consequência, as pessoas tendem a clicar e ser direcionadas ao blog. Lá elas encontrarão informações sobre o produto ou serviço que o negócio oferece e terão o primeiro contato com a empresa.

Agora você deve estar se perguntando como posicionar bem o blog nos buscadores, não é mesmo? Bem, para que ele apareça nos resultados orgânicos é indispensável pensar em táticas SEO e empregá-las corretamente. Veja aqui 5 táticas incríveis para obter sucesso nas buscas:

  1. Defina palavra-chave (uma ou várias)

Esta pode ser um termo ou conjunto de termos, isso dependerá das opções cedidas por um planejador de palavra-chave. Depois de escolher, use-as no texto e tenha cuidado para não parecer forçado. Alguns locais interessantes para agregar as palavras-chave são o título, intertítulos, primeiro parágrafo e texto de imagens.

Neste cenário, as palavras-chave de cauda longa são fundamentais!

  1. Escolha um título chamativo

Lembre-se que este é o primeiro contato com o leitor, portanto, preste a devida atenção na hora de produzi-lo. Atice a curiosidade!

  1. Cuide da estrutura textual

Procure colocar título e alguns intertítulos, aposte em frases e parágrafos curtos, invista na introdução, desenvolvimento e conclusão. Invista na fluidez do texto, isso aumenta as chances de engajar o leitor.

  1. Use meta-description

A meta-description é a descrição colocada logo abaixo do endereço web que aparece nos resultados. É comum que as pessoas leiam essa descrição antes da decisão de clicar (ou não) e se dirigir à publicação.

  1. URLs amigáveis

Colaboram na relevância do post. É importante incluir termos do título do post e alguma das palavras-chave na URL, além de primar pela boa aparência do endereço.

 

Seja diferente da concorrência!

Hoje em dia, não basta o negócio físico estar presente no meio virtual, é preciso fazer a diferença. Conforme foi explicado ao longo do texto, os blogs são um canal de comunicação que aproxima a empresa dos seus clientes.

 

Por este motivo, é fundamental contar com um espaço onde os fregueses e clientes em potencial possam obter mais informações a respeito dos produtos ou serviços que o seu negócio físico proporciona.  Ter um blog é uma alternativa extremamente inteligente e que oferecerá excelentes resultados para o seu negócio!

Deseja obter mais informações? Entre em contato conosco e saiba mais informações sobre a importância de ter um blog para negócios físicos.

Temos um time de consultores preparados para te ajudar! Entre em contato.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu Telefone

    Descrição do pedido