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Leads, o que são e como gerar?

Leads, o que são e como gerar?

Entender o que são Leads é um fator determinante em qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Veja neste artigo uma análise completa sobre o tema!

O objetivo de toda empresa ou marca é angariar mais clientes, manter os atuais e conseguir mais vendas e mais receitas. No mundo da web 2.0, entretanto, a venda direta e indiscriminada não fornece os resultados esperados e por isso é preciso utilizar estratégias adequadas para trair e convencer o público  comprar. Um dos termos mais utilizados nesse universo é o termo “lead” e embora seja muito popular nem todo mundo sabe o que significa. Por isso, descubra o que são leads e como gerar.

O que são leads?

“Lead” é um termo muito utilizado no marketing digital e que nada mais é do que uma pessoa que possui interesse, ainda que inicial, no produto ou serviço oferecido por uma marca. O lead é aquele que oferece informações de contato ou faz um cadastro em troca de informações sobre um produto, por exemplo.

Leads x visitantes

A grande diferença entre um lead e um visitante é que, a grosso modo, enquanto os visitantes não necessariamente tomam uma ação, o lead é a pessoa que está mais inclinada a tomar uma ação – no caso, adquirir um produto ou serviço. O lead é, portanto, um futuro cliente em potencial, enquanto o visitante pode ter chegado a seu site por acidente ou sem que tenha real interesse em adquirir algo, por exemplo.

leads

Além disso, diferentemente do que acontece com o visitante, sobre o lead se possuem informações. Uma pessoa que faz um cadastro, fornece o e-mail, assina uma newsletter ou fornece informações de contato em troca de uma promoção, desconto ou mesmo para efetuar uma compra ou simulação de valores é um lead. De posse dessas informações, é possível analisar o público, segmentar campanhas e, tão importante quanto, criar um relacionamento com o cliente.

Um visitante, entretanto, pode ser transformado em lead com a nutrição e a qualificação certas. Assim, um visitante de um site pode ser fidelizado por conteúdo de qualidade e, eventualmente, tornar-se um lead propenso a adquirir um curso ou um livro, por exemplo.

Como gerar leads?

A geração de leads é uma grande responsável pelo sucesso – ou fracasso – de uma estratégia de marketing digital, já que apenas aumentar o alcance da marca não é o suficiente – afinal, é preciso gerar valor através de vendas e negócios concretizados.

  • Conheça o seu público

Conhecer o seu público é fundamental para saber exatamente quais são suas necessidades, expectativas e, tão importante quanto, o que atrai a atenção deles.

Criar uma persona para o seu público é uma ótima forma de criar e adaptar campanhas que farão com que mais leads sejam gerados e de maneira mais eficiente. Esse tipo de conhecimento, inclusive, ajuda na geração de leads qualificados, ou seja, aqueles que estão mais próximos de tomar uma ação em relação à marca.

  • Invista no marketing de conteúdo

A própria existência do lead está intimamente ligada ao interesse e fornecimento de contatos e informações em troca de algo que possa ajudar o cliente. Nesse sentido, a informação é a moeda mais poderosa que você pode utilizar para gerar leads e por isso investir no marketing de conteúdo é uma das primeiras coisas a serem feitas para a atração de leads.

Leia também: A importância do marketing de conteúdo para sua empresa!

Para isso, é fundamental que a empresa ou marca possua um site e, dentro dele, possua um blog com produção ou curadoria de conteúdo altamente relevante e de interesse da persona.

No caso de uma empresa de produto para a saúde, por exemplo, produzir conteúdo relacionado sobre cuidados com a saúde ajuda os possíveis clientes e faz com que eles enxerguem a empresa como uma autoridade. Ao criar um e-book sobre o assunto que exige o e-mail, por exemplo, a empresa gera um lead e passa a ter mais informação do seu mercado.

  • Use o leads scoring

O lead scoring nada mais é do que um sistema de pontuação que identifica e separa cada lead de acordo com a sua posição no funil de vendas. Assim, alguém que acabou de identificar o problema não está na mesma posição do que alguém que já decidiu pela compra e está buscando mais informações.

O lead scoring serve justamente para identificar a posição de cada lead e permite que a empresa segmente as campanhas de acordo com os interesses e necessidades de cada um.

  • Invista no relacionamento com o cliente

Um cliente satisfeito e fidelizado é a melhor ferramenta geradora de leads, já que graças a sua experiência ele indicará a marca para outra pessoa que está na mesma situação – isso gera, automaticamente, um fluxo qualificado.

Por isso, é indispensável investir no relacionamento com o cliente desde o atendimento até o follow-up de vendas. Dessa forma, a geração de leads se torna um processo espontâneo e mais barato para a empresa.

Os leads, de maneira geral, são os potenciais compradores que demonstraram interesse na marca ou empresa. Com isso, fica clara a sua importância e por isso é tão fundamental apostar na sua geração e atração. Para gerar leads deve-se principalmente apostar no marketing de conteúdo, conhecer o público, usar o lead scoring e também investir no relacionamento com o cliente.

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