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Otimização de landing pages, 5 regras básicas a serem seguidas!

Otimização de landing pages, 5 regras básicas a serem seguidas!

O conceito de landing page é muito importante para quem está otimizando o seu site de acordo com as técnicas de SEO. Para quem ainda não conhece se trata das páginas que são acessadas quando os internautas clicam em links ou banners. Por isso o nome landing que significa “aterrissar”, seria o local final do voo desse internauta. Saiba mais sobre otimização de landing pages, as 5 regras básicas para ter bons resultados.

Landing page não é o mesmo que home page

Algumas pessoas fazem uma certa confusão no que se refere a diferença entre landing page e home page. Ambas representam uma página através da qual é possível ao usuário entrar no seu site. A home page é a página principal do site, em geral quando se faz uma busca no Google pelo site essa é a página que aparecerá como resultado.

As chamadas landing page que podem ser chamadas também de páginas de destino consistem em páginas que são extensões de links de ofertas e promoções. Por exemplo, pode ter um banner de uma promoção realizada pela sua empresa cujo link é direcionado para uma página que fala especificamente a respeito da mesma. Essa página específica é uma landing page dentro do seu site.

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Qual o objetivo das landing pages?

Podemos definir o objetivo das landing pages com uma única palavra: conversão. Quando uma página dessas é criada tem um objetivo final que pode ser a compra de um produto ou serviço, o download de um arquivo ou mesmo o fornecimento de dados por parte do usuário.

Se a ação que se esperava obter pela landing page é alcançada diz-se que foi obtida a conversão. É importante atentar para o fato de que essas páginas são cruciais para terminar de convencer os usuários de que é necessário fechar a compra. Quando as landing pages não realizam a conversão podemos dizer que a empresa nadou, nadou e morreu na praia. Por isso a eficiência dessas páginas de conversão é tão importante. As lanidng pages, no geral, são baseadas em um conceito mais amplo, de Inbound Marketing! 

Conheça as 5 regras básicas conversão através de landing pages

Para que as landing pages da sua empresa obtenham os resultados esperados é necessário que sejam criadas seguindo algumas regras que fazem toda a diferença na hora de terminar o convencimento do usuário. Confira quais são essas regras e aplique-as para obter melhores resultados.

Regra n° 1 – Tenha uma proposta clara

O dado principal de uma landing page é a proposta que ela oferece, isto é, a motivação para que o usuário seja convertido e realize a compra, download, fornecimento de dados ou qualquer outro que seja o objetivo. Para saber se a proposta da sua página está clara tente resumi-la em 5 palavras.

Quando não se consegue fazer esse resumo é porque a ideia não está clara, uma ideia que não esteja clara não irá seduzir o usuário. Deixe evidente para o seu usuário que a única possibilidade para ele é a conversão, faça com que ele saiba que não deve perder essa oportunidade. Ninguém quer perder a chance de ouro, não é mesmo?

CAPA

Regra n° 2 – Cuidado com muitos botões

Landing pages que sejam confusas e que apresentam muitos botões clicáveis podem confundir o usuário. Você provavelmente já passou por uma situação em que estava interessado num produto, serviço, informação a ser baixada, etc e se perdeu no momento de concluir a ação porque não sabia qual era o botão correto.

Observe se todas as ações presentes na sua página de conversão, sobretudo aquelas que têm ligação com lojas virtuais, são realmente necessárias. O botão crucial que não pode faltar é o de comprar/download (o botão de ação). O restante deve ser reconsiderado para não gerar um acúmulo de informação e desvio de atenção. Nem sempre é necessário ter um botão para assinar a newsletter ou então uma chamada para o chat online na página de conversão. Pense nisso!

Regra n° 3 – Cuidado com o tamanho dos formulários

Quem pensa que para que o investimento nas landing pages se justifique é necessário criar um formulário repleto de perguntas para o usuário está bem enganado. Basta você pensar de forma pessoal, você gosta de ter que preencher vários dados quando tenta se cadastrar ou comprar alguma coisa?

 

Leia também: Estratégias de marketing digital para vender mais!

 

Já existem estudos que comprovam que quanto mais dados são solicitados num formulário maior é a chance de que o usuário desista antes de concluir a conversão. Sabemos que dados são muito importantes, mas a landing page não deve ter o foco de reunir vários dados dos seus potenciais clientes. Uma forma de tentar driblar esse problema é trabalhar com campos de pesquisa ocultos.

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Observação – Botão limpar informações

Cuidado também com a presença do botão de limpar informações, pode parecer bobagem, mas muitos usuários já declararam ter desistido de preencher dados em sites porque clicaram acidentalmente nesse botão e não tiveram disposição para preencher novamente as informações. Evite usar esse botão ainda mais se posicioná-lo ao lado do botão de “enviar”.

Regra n° 4 – Ninguém gosta de blá, blá, blá

Quem deseja vender costuma achar que precisa de uma boa lábia para convencer os potenciais clientes. No entanto, no caso das landing pages não é bem assim, pois os usuários chegaram ao se site porque clicaram num link ou banner, isto é, tem interesse genuíno no que está sendo ofertado sem que seja necessário investir tanto no chamado papo de vendedor.

Vá direto ao ponto nessa página de conversão, tenha uma redação concisa e que apresente exatamente qual é a ideia do serviço ou produto. Evite frases de efeito ou com algum grau de abstracionismo, você não deve pensar como se fosse um anúncio publicitário de TV ou revista que precisa seduzir o internauta. Essas páginas são espaços em que as pessoas querem uma solução de compra rápida.

Regra n° 5 – Tenha uma página com credibilidade

A internet ainda é vista como um ambiente hostil para a realização de compras por muitos usuários. Sendo assim para garantir que realizem as compras no seu ambiente virtual é importante oferecer credibilidade. Para isso você pode mostrar que sua página é segura usando a logo da empresa que certifica a segurança da mesma e mostrar que o pagamento também é seguro através do uso de logos do sistema de pagamento aceito como PagSeguro ou Paypal.

Obviamente para usar a logo de outras empresas na sua página é necessário ter autorização das mesmas. Para se ter uma ideia uma pesquisa revelou que ter a logo de uma empresa de segurança aumenta em torno de 15% as conversões realizadas por uma página. Vale a pena fazer esse investimento, não é mesmo?

 

Agora que você conhece as principais regras de otimização das landing pages pode começar a aplicar no dia a dia da sua empresa e ver as suas vendas aumentarem consideravelmente!

 

 

 

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