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Gerenciamento de páginas no Facebook, algumas regras básicas!

Gerenciamento de páginas no Facebook, algumas regras básicas!

O Facebook é sem sombra de dúvidas, a rede social mais acessada no mundo. Isso faz com que este seja um ambiente altamente propício para negócios e para o fortalecimento das marcas. Porém, isso não é novidade e praticamente todas as marcas estão presentes na rede social. Por isso, o gerenciamento de páginas no Facebook precisa ser criado e pensado de uma forma estratégica, alinhado com seus objetivos e principalmente, com foco em engajamento e conversão.

Isso vale para a gestão de mídias sociais no geral, como o Instagram, mas no caso específico do Facebook, temos um forte agravante. O Edge Rank. O algoritmo do Facebook sofreu profundas mudanças nos últimos tempos e reduziu drasticamente o alcance orgânico das páginas. Hoje, estima-se que uma publicação sem interação, atinja menos de 1% do total de curtidas. Por isso, o gerenciamento de páginas no Facebook é um grande desafio, que precisa ser muito bem trabalhado.

Existem diversas formas de otimizar os resultados e mesmo com a redução do alcance, atingir seu público de forma orgânica!

Mas para isso, o gerenciamento de Facebook precisa ser muito bem alinhado com o perfil da rede social, baseado em métricas e no estudo da persona!

Veja agora, algumas regras básicas para o gerenciamento de páginas no Facebook!

 

Gerenciamento de páginas no Facebook, por onde começar?

 

Você senta na frente do computador e começa a postar coisas na sua página do Facebook. No dia seguinte, vai lá e vê que elas atingiram muitas pessoas, houve interação, mas nada de melhorar as vendas. Sabe por que isso acontece? Por que talvez o gerenciamento de páginas do Facebook não esteja alinhado com sua empresa ou marca.

Aqui nem vamos entrar muito na questão da persona. Ela é o ponto de partida do seu negócio, portanto, muito antes de chegar a gestão de redes sociais, precisamos ter ela muito bem delimitada. Aqui neste artigo já falamos sobre a persona!

Tendo definido quem é sua persona, chegou a hora de estabelecer sua linha editorial, a forma como você irá se comunicar com sua audiência. Este é o ponto chave na gestão de mídias sociais!

Mas como assim alinha a comunicação?

 

Cada público precisa ser abordado de uma forma específica. Lembra quando falamos da persona? Ela não é apenas formada por características palpáveis. Por exemplo, se o seu público é formado por adolescentes, a comunicação é totalmente diferente do que a de uma empresa que tem como público empresários.

Este é um ponto chave!

Mas como eu posso alinhar a comunicação de minha página no Facebook?

Como alinhar a comunicação de sua empresa na gestão de página no Facebook?

 

Primeiramente, faça testes! Sim, fórmulas prontas não irão te dar o que você precisa. Tente estudar os horários de maior interação e use-os para as postagens mais relevantes. Mas como assim, todas as postagens são relevantes! Infelizmente não meus amigos.

Quando falo em postagens de menor relevância, estou falando daquelas que não tem uma função tão direta em seu negócio. Por causa do Edge Rank, indicamos usar mais postagens, para aumentar o alcance. Desta forma, iremos ter postagens mais e menos importantes.

Mas nada disso é mais importante do que estabelecer a forma como você se comunica com seu público. Aqui entra o marketing de conteúdo propriamente dito!

 

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Facebook não é um grande outdoor onde você apenas compartilha propagandas. Gerar conteúdo é fundamental!

Desde textos, vídeos (que vem tendo um aumento crescente de engajamento), imagens e gifs podem ser muito efetivos. Mas para isso, precisam estar alinhados com a comunicação de sua empresa.

Algumas regras para estabelecer a melhor comunicação de sua página no Facebook:

– Qual o nível de conhecimento sobre seu negócio que o público possui?

– Qual a linguagem mais adequada? Formal ou Informal?

– Textos mais curtos ou mais longos?

– Vídeos, imagens, texto ou gif?

Mas nada disso é mais importante do que o conceito que sua empresa quer passar. Lembre-se, as pessoas não compram produtos ou serviços, eles compram os benefícios que estes trazem.

Por exemplo, aqui na Leads temos uma empresa que trabalha com infraestrutura em tecnologia para empresas. Eles não vendem servidores, ou similares, mas sim, soluções em tecnologia. Ver o negócio dessa forma é fundamental!

 

Gerenciamento de páginas no Facebook, estabelecendo padrões de comunicação!

 

Ok, sua empresa precisa de um conceito, onde baseado neles, o profissional de social media irá trabalhar. Agora, precisamos alinhar outros pontos. O primeiro é a identidade visual!

Postagens coloridas, com linhas mais modernas, funcionam muito bem para alguns públicos. Em outros, porém, precisamos de uma identidade visual mais sóbria, com linhas mais contidas e cores que transpareçam seriedade.

Isso vale também para o texto escrito. Alguns estudos mostram que postagens com emoticons tem mais alcance. Mas isso funciona bem para certos tipos de público, não para todos!

Falando agora em estrutura de comunicação, o gerenciamento de páginas no Facebook precisa estabelecer a forma como irá impactar a persona. Para isso, é muito importante estabelecer um planejamento e principalmente, testar!

O Facebook Insights fornece muitas informações relevantes para saber isso. Porém, não devemos nos basear apenas no que ele mostra. Precisamos ir além das métricas!

Avaliar a forma como diferentes estruturas de comunicação trazem melhores resultados é fundamental.

Agora, temos outra questão muito importante. O gerenciamento de páginas no Facebook é importante, mas não é tudo! Veja por que…

 

Não deposite todos os ovos na mesma cesta!

 

O Facebook é uma forma muito efetiva de conseguir alcance e tráfego para sua marca, mas não pode ser a única base de sua empresa. Ele é uma empresa privada e portanto, você está vulnerável as mudanças.

O mais importante no gerenciamento de Facebook é ter um planejamento estratégico para gerar leads através da interação.

Isso pode ser feito de diferentes formas e precisamos estruturar tudo isso em um bom planejamento de marketing digital.

Mesmo para negócios físicos, o gerenciamento de Facebook precisa ser pensado para em determinados momentos, termos uma geração de leads.

Desta maneira, você consegue melhores resultados e usa a rede social de uma forma muito mais inteligente!

Agora, vamos para algumas dicas práticas de gerenciamento de páginas no Facebook!

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Gerenciamento de páginas no Facebook, algumas dicas práticas

 

  1. Mesmo em conteúdo de texto, sempre use imagens

 

As imagens aumentam consideravelmente o alcance das publicações. Por isso, mesmo que sua linha editorial seja muito mais voltada para textos, sempre use alguma imagem para complementar. Porém, é muito importante que a imagem também esteja alinhada com a mensagem que você quer passar.

 

  1. Poste com uma frequência adequada

 

Indicamos sempre pelo menos uma postagem por dia, para estabelecer um Edge Rank melhor. Porém, em alguns casos, até mais de uma postagem diária é recomendada. Tudo depende de seu nicho de mercado e da forma como você interage com este. Mas no geral, indicamos pelo menos 5 postagens por semana, sendo que o ideal é de 7 a 10, mesmo para negócios físicos.

 

  1. Use a emoção de forma inteligente

Redes sociais são formadas por pessoas e estas, são altamente emocionais. Usar as postagens de uma forma inteligente, fazendo com que seus seguidores sintam algum tipo de emoção ao vê-las, é fundamental para aumentar o engajamento.

Abaixo um exemplo:

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Perceba que a marca usou de emoção para engajar e ainda “provocou” comentários e curtidas, o que aumenta consideravelmente o alcance da página no Facebook.

 

  1. Estabeleça KPIs

KPIs são Key Performance Indicator, ou seja, indicadores de performance. Postar apenas para manter a página no Facebook ativa não é o bastante. Estabelecer indicadores de performance é fundamental. Lembrando que métricas de vaidade, como curtidas e compartilhamentos, nem sempre são as melhores KPIs.

 

  1. Use os anúncios patrocinados estrategicamente

 

Os anúncios patrocinados são uma ferramenta fantástica para as empresas, mas eles precisam ser usados de forma estratégica. O gerenciamento de páginas no Facebook envolve esta variável também.

Para isso, segmentação de público, mensagem e objetivo devem estar muito claros para que tenhamos o máximo de pessoas alcançadas, com o mínimo possível de gasto.

 

Gerenciar uma página no Facebook e ter bons resultados nem sempre é fácil. Por isso, concentre-se em seu negócio e deixe a Leads Marketing de Conteúdo cuida de suas redes sociais! Solicite um orçamento ou nos mande um e-mail!

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