15 dicas de Marketing de Conteúdo para sua empresa
Você tem uma empresa e quer divulgá-la da melhor maneira? A resposta para essa pergunta é aplicar o marketing de conteúdo na sua empresa. Pensar em Marketing de Conteúdo nada mais é do que planejar a divulgação dos conteúdos da sua empresa, da melhor maneira possível, mais prática e eficaz, oferendo conteúdos interessantes e valiosos para atrair e manter clientes.
Mas será que o marketing de conteúdo pode ser interessante para sua empresa? Se ele for bem executado sim. Caso contrário ele se torna apenas uma fonte de custos.
Veja agora alguns pontos fundamentais para ter um marketing de conteúdo eficiente em sua empresa!
Marketing de conteúdo, 15 dicas para ter melhores resultados!
1- Primeiro passo é descobrir qual é o público-alvo da sua empresa, (se são jovens, adultos, empresários, cozinheiros, homens, mulheres…) faça um perfil dos possíveis clientes.
2- Procurar saber quais são as melhores redes sociais para a comunicação com seus clientes de forma mais efetiva. Facebook, LinkedIn, instagram, twitter, e criar o perfil da empresa nas redes que será de maior valia para a divulgação da empresa.
3- Planejar melhores horários para divulgação da sua marca/empresa para ter maior alcance (saber se você irá divulgar uma vez ao dia, 3 vezes na semana).
4- Utilizar da estratégia do funil de vendas. Usar artigos para chamar a atenção de possíveis clientes e fazer ele avançar as etapas do funil, chegando até a última etapa (esta é a etapa onde o cliente já conhecerá sua empresa e se torna um possível comprador). Isso ocorrerá por meio de blogs, vídeos, imagens, até mesmo E-books. Analise as melhores maneiras de acordo com a persona da empresa.
5 – Criar uma blog para divulgar artigos sobre a sua empresa e usar SEO, sempre pensando em palavras chaves que atrairá pessoas diversas para o entrar no seu funil de vendas.
6- Utilizar os e-mails fornecidos pelos seus clientes, criar uma lista e enviar sempre as novidades da marca/empresa através deste recurso. O e-mail é importante, pois são clientes que se ofereceram a receber as novidades da empresa, então, lá você já possui pessoas interessadas na sua marca/empresa.
7- Métricas para acompanhar o crescimento da sua empresa. Quanto tempo a pessoa ficou no site, quantos leads está gerando a publicação, quantas visualizações teve, enfim, várias formas de medir o crescimento, a partir do momento que utiliza o marketing de conteúdo.
8- Documentar todas as estratégias usadas. Anotar sua persona, melhores redes sociais e melhores horários. Para assim conseguir calcular o impacto da marca em seus clientes e no mercado.
9- Há diversas formas de fazer divulgação da sua empresa como em blogs, newsletters, vídeos, eventos presenciais, E-books, infográficos, Estudos de caso. Você deverá analisar e usar as estratégias que forem melhor para a sua empresa.
10- Melhorar o relacionamento entre cliente x empresa. Estar sempre pronto para ouvir seu cliente, tanto para elogios e críticas. Estudos indicam que os clientes continuam fieis a empresa que prestam bons serviços e resolvem de maneira eficaz problemas que possam surgir.
11- Ajudar seus clientes a solucionar problemas do dia-a-dia de acordo com o que a sua empresa pode oferecer. Criar posts com dicas, estudos de casos, dessa forma atrairá pessoas para a sua empresa que precisam solucionar tais problemas.
12- A venda é apenas uma consequência do marketing de conteúdo. Utilizar marketing de conteúdo serve também para deixar sua empresa mais visível para futuros clientes, passar segurança aos seus clientes e ficar com uma boa visão no mercado.
13- Trabalhar o pós venda. Mesmo que um cliente já tenha comprado produtos da sua empresa, você não vai deixá-lo de lado, certo? Continue mantendo o cliente interessado na marca, por dentro das novidades. Assim, se ele gostar da marca, continuará sendo seu cliente e ainda fará divulgação da marca para outros possíveis clientes.
14- Você não utilizará somente de uma tática para o marketing de conteúdo, ele é feito de uma mescla de estratégias que poderão ser utilizadas sozinhas ou em conjunto. Desta forma você colocará sua marca com autoridade no mercado.
15-Não utilizar marketing de conteúdo é uma maneira de se tornar invisível dentro do mercado, pois desta forma alguém estará ocupando um lugar que poderia ser seu, divulgando a marca para pessoas que poderiam ser seus possíveis clientes.
Somente empresas digitais tem bons resultados com o marketing de conteúdo?
Esta é uma questão muito interessante e que muitas vezes desperta curiosidade nas pessoas. É lógico que o marketing de conteúdo pode trazer grandes benefícios para empresas físicas!
Além de melhorar o posicionamento nos motores de busca, ainda teremos uma melhora do posicionamento digital e do engajamento com a marca. Aliado a campanhas de publicidade inteligentes, os resultados serão fantásticos!
De modo geral, o marketing de conteúdo pode ser muito importante para qualquer empresa, seja ela digital ou física!
A Leads marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa, de forma rápida e eficiente. Que tal contar com nossa ajuda? Solicite um orçamento que poderemos ter uma parceria de ganhos mútuos!