Profissional de mídias sociais, devo contratar um?

Você já ouviu falar do trabalho de um profissional de mídias sociais? Quer saber se vale a pena contratar um? Há cerca de uma década atrás, a publicidade e o planejamento de marketing eram as melhores formas de montar estratégias empresariais para divulgar produtos, lançar marcas e se apresentar ao mercado. Porém, com o avanço da tecnologia e com a aderência do comportamento digital pela grande maioria das pessoas, estar presente e saber se comunicar das redes sociais se tornou a peça-chave para o sucesso.
E foi junto com essa mudança, que o profissional de mídias sociais ganhou espaço, e tem se tornando cada vez mais indispensável na hierarquia empresarial. Especialistas no assunto afirmam, que a tarefa de criar e gerir conteúdo nas redes sociais não deve ser feita por amadores ou profissionais não qualificados. E por que? Porque esse é um trabalho de grande responsabilidade, que quando mal executado pode gerar prejuízos reais a longo prazo para as empresas.

O poder das redes sociais

“O conteúdo é fogo e as redes sociais são a gasolina”. Foi dessa forma que Jay Baer, consultor de redes sociais norte-americano, categorizou a importância na comunicação ativa dentro das plataformas online. E nesse cenário que estar preparado se torna um diferencial. Com as mudanças frequentes no universo digital e com o alcance que as redes sociais possuem, ter um profissional de mídias sociais para fazer a gestão desse trabalho é muito importante – e muito menos arriscado.

profissional de mídias sociais

Além disso, esse profissional sabe exatamente quais as técnicas de marketing específicas para cada meio. Afinal de contas, a abordagem utilizada no Instagram, não é a mais indicada no Facebook, e assim por diante. E se essa comunicação for feita com displicência, todas as vantagens e benefícios oferecidos pela internet acabam se dissipando, e a empresa perde presença, e uma excelente oportunidade de se manter presente, sem criar planos extremamente custosos de marketing.

Vale a pena contratar um profissional de mídias sociais?

A resposta é muito simples: Sim! A gestão de mídias sociais é um trabalho que envolve muito planejamento e pesquisa de mercado, com o objetivo de guiar ações e conteúdos para um público específico – e isso não é qualquer um que pode fazer isso com qualidade.

Sem contar que a comunicação dentro das redes sociais deve ser rápida, dinâmica e prática. Quando alguém entra em contato com a empresa, essa pessoas deve obter uma respostar imediata – ou o mais breve possível. O que significa que é muito importante que haja um profissional que se dedique a isso.

A má gestão das redes pode ser um grande problema, causando transtornos para a empresa e podendo até mesmo causar danos a sua imagem.

Um profissional de mídias sociais possui o cuidado de trabalhar alinhado com a visão e os objetivos da marca. Sendo assim, ter um profissional de mídias sociais qualificado, que conhece as melhores táticas, que sabe os caminhos para alcançar os resultados, e além disso, sabe o que fazer com esses resultados, é a melhor forma de aproveitar todos os recursos das redes sociais.

 

3 razões para contratar um profissional de mídias sociais para sua empresa!

 

  1. Economia de tempo:

Muitas vezes as pessoas têm dificuldades em encontrar tempo para manter as redes sociais de sua empresa atualizada. Muitas páginas no Facebook, Instagram e Twitter não são atualizadas constantemente e estes espaços se tornam apenas espaço de divulgação e não um local de interação e geração de novos negócios.

Neste sentido, vale muito mais a pena contratar um profissional de mídias sociais para cuidar de sua empresa. Além de contar com uma pessoa específica, com os conhecimentos necessários, você ainda terá muito mais tempo para cuidar de seu negócio.

 

  1. Técnica e conhecimentos específicos:

Um profissional de mídias sociais tem conhecimentos, métricas e técnicas específicas que provavelmente não serão encontradas em outros profissionais. Neste sentido, você até pode colocar um funcionário ocioso para cuidar de suas redes sociais, mas muito provavelmente, ele não terá o conhecimento necessário para que possa otimizar os ganhos nas redes sociais. Um exemplo é o Edge Rank, já mostrado neste artigo!

Por exemplo, ao invés de simplesmente colocar imagens ou descrições de produtos, um bom profissional de mídias sociais vai saber planejar, produzir e delimitar seu conteúdo de uma forma estratégica, baseada em um conceito de otimização das conversões.

 

  1. Melhores resultados:

Você deixaria uma pessoa sem experiência cuidar das finanças de sua empresa? Provavelmente não. Mas por que motivo? Por que ela não vai saber lidar com todo o contexto, com o cenário do momento e com isso, não trará bons resultados.

Com a marca de sua empresa, temos o mesmo cenário! Por isso, colocar as mídias sociais de sua empresa nas mãos de pessoas despreparadas pode ser trágico para seus negócios. Postagens sem conceito e que não agreguem valor, podem comprometer a qualidade de seu negócio perante os olhos dos clientes!

 

Enfim, contar com um profissional de mídias sociais em sua empresa é um fator muito importante para sua presença online e para o fomento de novas vendas. Com o mundo cada vez mais conectado, não é mais uma vantagem competitiva, mas sim uma obrigação de sua empresa estar presente nas mídias sociais de forma profissional!

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