Edge Rank, o algoritmo do Facebook, entenda como ele funciona

Se você utiliza o Facebook com frequência, com certeza você já notou que não são todas as publicações de seus amigos aparecem em seu feed. E para quem trabalha com marketing digital, isso pode se tornar um grande impecílio, levando em conta que publicações feitas por páginas também nao tem seu alcance total alcançado. O Edge Rank pode ser um grande “vilão” se não for compreendido!

Mas o que é o Edge Rank? Bom, ele nada mais é que um algoritmo do Facebook. Este algoritmo faz com que o Facebook “filtre” postagens, pois como os usuários tem muitas conexões, e com isso, um excesso de informação, ficaria bastante dificil acompanhar o que todas as pessoas e páginas publicam. O Edge Rank solucionou este problema, analisando todas as publicações e decidindo para quais usuários esta publicação irá aparecer no feed de notícias.

edge rank

Para negócios físicos, ele se torna um motivo de atenção, para que possamos atingir o máximo possível de pessoas. Quanto menos interação houver com seu conteúdo, mais o Edge Rank irá classificar sua página como sendo de baixo valor para o usuário.

Se você trabalha com marketing digital ou quer usar a internet para vender mais, pular as barreiras do Edge Rank é fundamental! Mas para isso, procure entender como ele funciona, e assim, conseguir mais alcance!

Isso pode causar um grande impacto no alcance de suas postagens, o que fará grande diferença nos resultados de sua página.

 

Como o Edge Rank funciona?

 

O Edge Rank sempre considera 3 grandes itens na hora de analisar as publicações e decider para quem elas serão exibidas no feed de notícias. São elas: tempo, relevância e afinidade.

 

Tempo

 

Com certeza esse iten não é uma surpresa para você. O Edge Rank da prioridade para publicações mais atuais do que as mais antigas para exibir as publicações para mais usuários.

 

 

Relevância

 

Logo que alguma coisa é postada, apenas os usuários que tem mais “afinidade” com a página visualizam. Isso muda de acordo com as ações dos usuários, conforme a receptividade( publicações que curtem da página, comentários, compartilhamentos etc..) deles com a página muda, e assim, a publicação vai sendo exibida para cada vez mais pessoas.

No entanto, a relevância de uma postagem varia de acordo com o seu tipo. Por exemplo: testes apontam que postagens que contém fotos ou vídeos são mais relevântes do que apenas textos ou links. Outro ponto que interfere na relevância é o fato de postar através da própria página do Facebook, que são mais relevantes do que publicações através de aplicativos de terceiros.

 

Afinidade

 

Você já deve ter notado que as postagens de determinados amigos aparecem muito mais do que as de outros no seu feed de notícias. Isso se dá devido ao nosso terceiro item, a afinidade.

O Edge Rank leva em conta o quanto os dois lados interagem (visitando a página do outro, deixando mensagens, curtindo publicações, comentando etc..) para determinar o grau de afinidade, o que tem grande peso nas publicações.

edge rank

 

Como melhorar os resultados e o Edge Rank

 

Pesquisas apontam que, em média, somente 12% dos usuários que curtem determinada página visualizam as atualizações de status dessa página. Mesmo assim, muitas empresas ainda não entendem isso, e muito menos fazem algo para superar as barreiras do Edge Rank, conseguindo assim resultados melhores.

Existem alguns pequenos fatores que pode te ajudar a melhorar seus resultados com o Edge Rank, que são: Usar imagens e vídeos, fazer perguntas, escolher bons horários para fazer as postagens e filtrar bem o conteúdo e determinar uma boa frequência. Se você seguir estes itens com certeza irá melhorar seus resultados com sua página.

A base para fazer com que o Edge rank não seja um problema é justamente o conteúdo e a qualidade do mesmo! Como fazer as pessoas interagirem com suas publicações? Isso mesmo, trazendo um conceito de marca ou pessoa que oferece conteúdo de grande valor.

Se você não oferecer conteúdo de qualidade as pessoas, como elas irão interagir com suas publicações? De que forma elas irão clicar, comentar, curtir e compartilhar?

Aqui, entra uma velha máxima do marketing de conteúdo para as redes sociais. Use a regra do 80/20. 80% do conteúdo que você compartilhar tem de ser com foco na audiência, em solucionar problemas e dores destes. Apenas 20% do conteúdo deve falar de sua marca. Além disso, existem outros fatores, mostrados neste artigo!

Desta forma, você conseguirá muito mais engajamento e alcance de suas publicações!

Se você não sabe como fazer isso ou não tem tempo, deixe que a Leads Marketing de Conteúdo faz isso para você! Nós contamos com um completo serviço de gerenciamento de redes sociais, focado em melhora de sua posição na internet e na geração de novas vendas! Solicite um orçamento!