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Passo a passo para criar um funil de vendas

Passo a passo para criar um funil de vendas

Quando se trata de Inbound Marketing, um funil de vendas tem extrema importância. Neste sentido, criar um funil de vendas de alta conversão é uma das necessidades das empresas. O funil de vendas no marketing de conteúdo é fundamental para que aumentemos a conversão e tenhamos mais sucesso!

Mas antes de começar a dar dicas sobre como criar um funil de vendas, é necessário que você se situe no assunto. Vamos começar te dando uma breve explicação sobre o que é o Inbound Marketing.

 

Entendendo o conceito de Inbound Marketing para criar um funil de vendas

 

O Inbound Marketing nada mais é do que uma série de estratégias. Seu principal intuito é conseguir voluntariamente novos consumidores para o site da empresa. Ele se difere do marketing tradicional. Isso por que ele tem como base o relacionamento com o consumidor. Ele não se baseia em propagandas, anúncios e interrupções, como o marketing convencional.

 

 

Muitos especialistas costumam dizer que no Inbound Marketing é o cliente que procura pela empresa. Já no marketing tradicional, é o oposto que acontece. Este marketing tradicional é conhecido como Outbound Marketing.

Pois bem, após entender o que é o Inbound Marketing você deve compreender o que de fato é um funil de vendas.

 

Entendendo o conceito de funil de vendas

 

Um funil de vendas é um processo que tem como base conduzir ou acompanhar o seu cliente desde o momento em que ele fica sabendo de uma solução vendida pela sua empresa até o momento em que o negócio é fechado. Estamos falando de um modelo estratégico que exibe todas etapas percorridas pelo consumidor até fechar o negócio.

Nos dias atuais, as pessoas estão se tornando cada vez mais exigentes quando vão comprar algo. Por isso, é de extrema importância para eles que o produto ou serviço adquirido por eles seja de qualidade. Além disso, o prestador de serviços deve acompanhar de perto a sua demanda.

Para que isso aconteça, é necessário que você conheça as técnicas de marketing e de vendas para que você possa ter acesso aos mecanismos necessário para conseguir fazer com que mais pessoas venham para seu site, e após isso, fazer com que elas comprem os seus produtos.

 

Mas como fazer isso?

 

Neste ponto, você deve estar se questionando: “Eu acompanho meus clientes todos os dias. Tenho uma lista de nome de visitantes, com endereço e todos outros detalhes, estou presente nas mídias sócias como Twitter, Facebook, etc. e acompanho o número mensal de visitas que minha página recebe”. Se você imagina que conseguirá otimizar seu volume de vendas apenas com isso, infelizmente você está muito enganado.

 

como criar um funil de vendas 2

 

Para conseguir aumentar o seu volume de vendas é preciso ir além disso. É necessário analisar e descobrir o que levou os seus clientes a escolherem sua empresa na hora de comprar um produto ou contratar um serviço. Apenas depois de fazer esta analise você poderá prosperar em meio a um cenário tão competitivo e dinâmico, como é o mercado online. E é por causa disso, que é extremamente importante você saber como criar um funil de vendas.

O funil de vendas não é um processo homogêneo, porém ocorre por diversas etapas. Dentro de um funil de vendas, existem camadas. Normalmente, o funil de vendas é separado em 3 partes distintas, que são: o topo do funil, o meio do funil, e o fundo do funil.

 

 

Como criar um funil de vendas, começando pelo topo

 

Esta etapa é a mais larga do funil. Muitas pessoas costumam dizer que esta é a etapa da consciência. Normalmente nesta fase, o consumidor ainda não tem ciência de que ele tem determinada necessidade a ser suprida, ou ainda não reconheceu um possível problema que deve ser solucionado. Ou seja, ele ainda não está à procura de nenhum produto ou serviço, pois ele ainda não detectou a necessidade do mesmo, e devido a isso, ele ainda não pode ser considerado como um cliente. O ponto principal aqui é tentar fazer com que esta pessoa se torne um consumidor.

Sendo assim, um dos pontos mais importantes nesta etapa é aumentar o tráfego de seu site. Desta forma,  mais pessoas acessam seu blog e consequentemente você tenha uma geração de leads melhor.

Para fazer com que o tráfego de seu site aumente, você deve fazer com que as pessoas que o acessam, identifiquem seus problemas e suas necessidades sendo resolvidas ali.

Desta forma, ela se interesse em algum produto ou serviço oferecido por você para suprir esta necessidade identificada anteriormente. Só assim ele poderá avançar para o meio do funil.

 

 

Meio do funil de vendas

 

 

Esta é a segunda parte do funil, aonde o leitor que acessou seu site já identificou quais são suas necessidades e quais são os seus problemas, e ele já está à procura de algo para solucioná-lo. É nesta etapa que ele está em busca do produto ou serviço que irá ajuda-lo, e ele já está pronto para efetuar a compra, no entanto, ele ainda está em dúvida entre qual produto ele irá escolher. Agora, o possível consumidor está pesquisando mais profundamente sobre o produto em questão e ele está analisando seus produtos e de seus concorrentes. Após isso, finalmente ele avançará para a última camada do funil.

como criar um funil de vendas

 

Fundo do funil de vendas

 

Esta é a última fase do funil, e é aqui que a lead qualificada avalia seu produto ou serviço. O consumidor compara o produto oferecido por você com o oferecido pelo concorrente. Depois de finalizar o processo de comparação, ele finalmente efetua a compra. Após você compreender as ideias do funil, fica muito claro entender como ele pode ser vantajoso para seu negócio. Por isso, você deve criar um bom funil de vendas!

 

Vantagens de criar um funil de vendas

 

As vantagens de um funil de vendas não se limitam apenas a ficar sabendo sobre número de visitas numa página e volume de vendas. As vantagens são muitas além dessas, como:

– Conhecer melhor a sua equipe

O funil de vendas possibilita a você verificar como sua equipe de trabalho vem desempenhando seus deveres. Isto é, em cada fase do método, você pode analisar a eficiência de seus vendedores. Além disso, pode avaliar quais suas principais qualidades e defeitos, além de o retorno que cada um trouxe. Ou seja, o processo de análise para saber se o setor de vendas conseguirá cumprir a meta será muito mais simplificado, além de que o tempo necessário para alcançar esta meta será reduzido, e você ainda conseguirá detectar os fatores que fazem com que alguns membros consigam vender mais que os outros.

Com os dados conseguidos através do funil de vendas, você consegue dar aos seus funcionários um feedback de qualidade, e assim contribuindo para um ambiente de trabalho mais produtivo.

– Otimização da gestão e da produtividade

Um dos principais objetivos de se trabalhar com funil de vendas é padronizar o ciclo de vendas, fazendo com que a análise de cada etapa da venda seja muito mais facilitada. Logo, todo o seu time de gerenciamento tende a ficar mais focado, fazendo assim com que você tenha um aumento nas chances de vender seus produtos. Além disso, com um processo de vendas bem estruturado, a produtividade aumenta!

Após entender tudo isso sobre o assunto, vamos de fato te ensinar como criar seu funil de vendas para sua empresa.

 

Leia também: Funil de vendas no marketing de conteúdo, entenda como ele funciona

 

 Como criar um funil de vendas efetivo?

 

Como você já viu acima, para criar um funil de vendas, precisamos de 3 camadas. Portanto, você deve produzir conteúdos diferenciados para cada fase do funil. Além disso, é fundamental que você forneça informações que sejam suficientes para que o cliente passe por cada etapa até chegar no final.

No topo do funil

O conteúdo do topo do funil, ou seja, a fase final do mesmo, deve ter como principal intuito fazer com que o cliente identifique a necessidade a ser suprida. Seus posts devem ter um acesso fácil, pois com isso, seus leitores não irão ter grande conhecimento sore o assunto que está sendo tratado na publicação. Neste sentido, caso você terceirize a produção de conteúdo, é fundamental que a agência de conteúdo esteja alinhada com esta particularidade.

Além disso, é bem importante que o conteúdo seja claro e objetivo, sendo de fácil entendimento por parte do leitor. Desta forma, ele dá um panorama geral do produto ou serviço oferecido por você.

Para isso, é interessante que você utilize ferramentas como as mídias sociais. A principal ideia da última fase do funil é aumentar o tráfego de sua página, sendo assim, as redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter são uma das melhores maneiras de fazer com que seu público se sinta curioso sobre seus produtos ou serviços.

Outro fator que pode ajudar neste quesito são as publicações em seu blog. Um post em seu site pode ser o primeiro contato que você terá com seu público. Oferecer um conteúdo de qualidade nele pode fazer com que ele se decida que o produto oferecido por você é o que ele realmente necessita.

 

Os textos devem ser de fácil acesso para qualquer visitante. As informações neles contidos devem despertar a curiosidade do leitor de saber mais sobre o assunto.

No meio do funil

Na parte intermediária do funil, o conteúdo produzido deve mais informativo que na etapa anterior, propondo soluções para seus clientes, e sem perder muito tempo dando detalhes sobre sua empresa, focando só no produto ou serviço. Nesta parte, você tem a possibilidade de limitar a leitura de conteúdo, devido ao fato de agora você ter possíveis consumidores que estão analisando seus produtos e vendo se irão adquiri-los ou não.

Um ponto interessante a ser ressaltado nesta camada, é a importância de se obter mais e mais informações sobre os seus clientes, com o intuito de estreitar a relação com os mesmos, aliando assim aos esclarecimentos fornecidos pelo conteúdo. Com isso, fica muito mais fácil o cliente comprar um produto seu, pois ele confia em você, devido a relação que você estabeleceu com ele, e por que ele já não tem mais dúvidas quanto ao produto, pois o seu conteúdo já esclareceu tudo sobre o mesmo.

Os meios ideais de fornecer as informações nesta fase do funil são:

Postagens em seu blog

As publicações em seu site não são itens exclusivos de outras partes do funil, mas também podem e devem ser usados nesta etapa. Porém, vale ressaltar que o conteúdo exibido aqui deve ser criado com o pensamento em mente de que o seu público já sabe o básico sobre o que você está oferecendo. Procure alocar seus esforços na produção de conteúdo com informações mais detalhadas sobre o problema do cliente, e como o produto ou serviço que você fornece pode ajudar o cliente a resolvê-lo.

No fundo do funil

Esta é a última etapa do funil de vendas. Nela, é fundamental você falar detalhadamente sobre a sua organização e as soluções propostas por você. Aqui você deve ilustrar para seu cliente uma organização confiável, e que presta bons serviços. Ele tem que ver sua empresa como a melhor do seu segmento de mercado, pois ele provavelmente já analisou os produtos de outras empresas. É provavelmente, a etapa mais complexa ao criar um funil de vendas.

Sendo assim, é importante que você tenha todos os mecanismos para tirar as dúvidas de seus clientes, fazendo com que ele se sinta mais seguro ao efetuar a compra. E para te ajudar nisso, as seguintes ferramentas são as mais indicadas.

 

como criar um funil de vendas

 

Cases de clientes

Você deve captar casos acontecidos com seus clientes. Com este intuito ele revela para você, todos os pontos da solução proposta por você. Mensurando o resultado que o produto ou serviço vendido teve na vida do cliente após a compra, você tem ótimos dados.

Em vários casos, cases de outros clientes tem um grande peso na hora da decisão em qual loja comprar.

Webinars de venda

Os webinars nada mais são do que apresentações que utilizam o vídeo e a voz. Por meio deles, o contato com os clientes é mais pessoal, dando a impressão de proximidade com o mesmo.

No caso das vendas, os webinars tem são fundamentais, pois por meio dos vídeos é exibido cada uma das fases até efetuar a venda, e com isso, possíveis problemas que fariam com que o cliente desistisse da compra são facilmente evitados.

 

Estes são os elementos fundamentais para criar um funil de vendas. Porém, é importante entender que cada negócio tem suas particularidades. No geral, não temos um modelo pronto, uma sequência rígida. Cada negócio, de acordo com a sua persona, precisa de um funil de vendas específico!

 

Por isso, conte sempre com a ajuda de bons profissionais! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, entre em contato conosco!

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