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Planejamento de marketing no Facebook, como criar o seu?

Planejamento de marketing no Facebook, como criar o seu?

Um bom planejamento de marketing no Facebook pode fazer toda a diferença para sua empresa. Hoje em dia, vivemos na era dos smartphones. Portanto, todo mundo está conectado à rede praticamente em tempo integral. Isso faz com que estratégias como o marketing de conteúdo, sejam fantásticas para esta rede.

A maioria das pessoas passam boa parte do tempo em que estão conectadas navegando pelas redes sociais. Por isso, as mídias sociais acabaram se tornando um meio ideal para empresas atingirem seus públicos. Pessoas conectadas e principalmente, gerando conteúdo e interagindo. Isso nos dá uma série de vantagens.

 

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Neste cenário, o marketing no Facebook é uma estratégia fantástica!

No que diz respeito a marketing nas mídias sociais, o Facebook é a mais completa plataforma para você anunciar sua empresa. Nele a interação com o cliente é mais fácil, além de você não estar preso apenas as imagens, como no Instagram, por exemplo.

No entanto, não vá pensando que basta você criar uma página para sua empresa e deixar ela esquecida. Assim,  você não irá impactar todo o seu público-alvo presente no Facebook. É de extrema importância que você crie um bom planejamento de marketing no Facebook.

 

Ter um planejamento de marketing no Facebook é fundamental. As ações criadas na rede social mais usada do mundo, são fundamentais para a estratégia de marketing de conteúdo de qualquer empresa!

Seja para o aumento de engajamento, seja para o aumento de impacto da marca ou como fonte de tráfego, o planejamento de marketing no Facebook é fundamental.

Muitas pessoas se enganam pensando que o Facebook é uma plataforma simples, mas na verdade, para extrair o máximo que ele tem a oferecer é necessária muita técnica e conhecimento das ferramentas e estratégias disponíveis.

 

Planejamento de marketing no Facebook, por onde começar?

 

Por ser a rede social mais usada no Brasil e no mundo, várias empresas entram nela com expectativas altíssimas, achando que sem utilizar as técnicas e estratégias necessárias irão atrair muitos clientes e obter resultados incríveis. E obviamente, a grande maioria dela não consegue obter o retorno desejado, e por isso, acabam se decepcionando, no entanto, muitas delas não percebem que o grande problema está na falta de um planejamento de marketing no Facebook.

 

marketing no facebook

 

Qualquer ação que é tomada no que diz respeito ao marketing digital exige um planejamento estratégico. No Facebook isso não é diferente. As ações a serem tomadas nele devem ser previamente planejadas estrategicamente, contendo detalhes de cada fase do desenvolvimento da campanha. Desde a implementação até gerenciamento e a análise dos resultados, tudo precisa ser pensado.

Empresas que não executam esta parte, tem uma chance mínima, quase que nula, de conseguir obter algum retorno no Facebook.

 

Partindo do princípio!

 

Cada etapa da campanha a ser feita na rede social deve ser detalhadamente planejada. A criação da página, a configuração da mesma, a criação do conteúdo que será publicado, a criação da política de anúncios, etc, tudo deve ser pensado.

Todas esta etapas tem que ser planejadas, prevendo possíveis empecilhos em seu caminho. Além disso, é preciso de um planejamento para evitar tais problemas.

 

Definindo sua estratégia de marketing no Facebook

 

Para começar o seu planejamento de marketing no Facebook, é necessário você definir a estratégia que você irá utilizar em sua comunicação e nas campanhas em geral. Para iniciar o processo de definição da estratégia, você deve determinar com quais recursos você poderá contar, personas e estrutura de comunicação.

Para isso, você deve se fazer algumas perguntas bem simples, como: Quanto tempo você tem para dedicar a sua campanha? Você e/ou seus funcionários estão preparados para desempenhar esta função com qualidade? Quando recurso financeiro você tem disponível para isso mensalmente?

Em muitos casos, contratar uma agência de gestão de redes sociais é a saída mais inteligente. Se o seu foco inicial é apenas em engajar, até mesmo uma agência de conteúdo pode ser altamente útil.

 

Leia também: Gerenciamento de páginas no Facebook, algumas regras básicas!

 

Estas podem parecer algumas perguntas muito lógicas. No entanto, no cotidiano da maioria das empresas, elas acabam se esquecendo de fazer este auto questionário básico, e isso faz com que o planejamento de marketing no Facebook delas acabe não saindo como o desejado.

Podemos sintetizar várias perguntas em apenas algumas.  Porém essenciais questões para definir qual estratégia será usada por sua empresa no Facebook, que são: Sua empresa tem o perfil necessário para estar presente no Facebook? Quais são os objetivos de seu negócio no Facebook? Quanto tempo você tem disponível para dedicar-se as mídias sociais? Qual o orçamento disponível para investir neste canal? Você e seu pessoal estão realmente aptos a gerir a sua página no Facebook?

Agora, vamos analisar e discutir estes tópicos de extrema importância na criação de um planejamento de marketing no Facebook.

 

A sua empresa tem uma estratégia para o Facebook?

 

De primeira vista, pode parecer um tanto quanto contraditório. Falar sobre a importância de se ter um planejamento de marketing no Facebook, logo depois você deve se perguntar se seu negócio tem o perfil para estar na rede social. Mas não se preocupe, pois na continuação do artigo isso tudo irá ficar muito bem esclarecido.

Atualmente, o Facebook é um canal de diversão e lazer onde os usuários o utilizam com o intuito de conversar, interagir com seus amigos, fazer novas amizades, etc. Logo, muitas pessoas não tem um perfil de negócio que seja adequado ao ambiente da rede social, e devido a isso vem o questionamento.

Caso seu negócio siga uma linha mais corporativa e técnica, você não irá encontrar caminho fácil no Facebook para divulgar sua empresa, pois o cenário não é o ideal para conteúdos mais “sisudos”. Neste caso, o mais indicado para você seria o marketing no LinkedIn.

 

 

marketing no facebook

Quais são os objetivos da sua presença no Facebook?

 

Uma vez presente no canal, é importante você mensurar seus objetivos no Facebook. É fundamental para fazer um bom planejamento de marketing no Facebook que você trace quais são seus objetivos com a campanha. As mais respostas mais comuns para a pergunta de quais seus objetivos variam entre branding, geração de leads ou venda de produtos e serviços ou aumento do alcance da marca.

Cada um destes objetivos exige um planejamento e uma estratégia específica, variando também a necessidade de recursos e rotinas específicas. Logo, é de extrema importância ter seus objetivos bem definidos e o mais claro possível para que você aproveite ao máximo todos os seus esforços e recursos disponíveis.

 

Quanto tempo você tem disponível para dedicar-se as mídias sociais?

Outro item de importância elevada é o tempo. Procure se organizar para assim, poder definir quanto tempo você terá para investir em sua campanha de marketing no Facebook.

Criar um bom planejamento de marketing no Facebook engloba diversos fatores. Entre eles, estão as tarefas a serem executadas, a produção de conteúdo, a escolha de imagens, a montagem da publicação em si e monitoramento de resultados. Todas estas atividades irão ocupar boa parte de seu tempo. Por isso, é necessário que você se organize com o intuito de executar todas estas tarefas em tempo e sem imprevistos, evitando assim possíveis atrasos.

Caso você não tenha tempo ou conhecimento, o ideal é contratar uma agência que faça a gestão de redes sociais para sua empresa. Isso torna o processo mais profissional e você sai ganhando!

 

 Qual o orçamento disponível para você investir nesse canal?

 

Podemos considerar uma verdadeira utopia você imaginar uma campanha no Facebook sem investir nenhum centavo. Atualmente, o alcance orgânico de publicações em sua página do Facebook gira em torno de 4% de seus curtidores.

É claro que páginas que tem seu EdgeRank mais alto, tem alcance maior. No entanto, a média é essa, e como você está começando, seu alcance será esse, caso não invista no mesmo.

Por isso, ao fazer seu planejamento de marketing no Facebook, é de extrema importância você mensurar seus recursos disponíveis para sua campanha. É fundamental que você invista uma certa quantia no Facebook Ads, pois com ele, você poderá impulsionar suas publicações ou até mesmo executar algumas ações específicas através dos anúncios no Facebook.

Como anunciar adequadamente no Facebook?

 

Hoje, um planejamento de marketing no Facebook precisa levar em conta os anúncios. Com a grande queda do alcance orgânico,

Nós já criamos um artigo sobre este tema (Quais os melhores anúncios para Facebook?). Porém, dentro do planejamento de marketing para Facebook, é importante entender que os anúncios são complexos e envolvem uma série de fatores.

Dentro deste tema, é interessante entender que há diferentes tipos de anúncios (alcance, tráfego, curtidas, etc.) e cada um deles se enquadra muito bem para determinados objetivos.

O que fica claro é que os anúncios do Facebook são complexos, mas uma ferramenta espetacular para qualquer empresa. A pergunta é: você sabe lidar com todas as nuances deles e extrair o máximo dos anúncios?

 

Você e seu pessoal estão realmente aptos a gerir a sua página no Facebook?

 

Este é um ponto em que é de costume cometer erros. Muitas empresas seguem uma linha de pensamento totalmente errônea de que a “menina da contabilidade” que passa horas e horas no Facebook esta qualificada para gerenciar a página de sua empresa. E não se engane, existem muitas empresas que fazer isso e acabam se decepcionando com os resultados obtidos.

Por isso, durante a criação de seu planejamento de marketing no Facebook, é de extrema importância que você procure por pessoas qualificadas para fazer a gestão de sua fan page. Definir uma estratégia, gerir a página no cotidiano e mensurar os resultados depois de um certo período de tempo é tarefa para alguém realmente qualificado para tal. O Facebook Marketing moderno não aceita amadorismos e improvisos, devido a isso, procure se qualificar ou contrate alguém com tais conhecimentos.

Design, comportamento do consumidor, mídia, produção de conteúdo, tudo isso influencia no contexto. Gestão de redes sociais é algo sério e precisa ser feito por profissionais!

 

Se você ainda não sabe como montar sua estratégia e planejamento de marketing no Facebook, entre agora mesmo em contato conosco e conheça nossos planos!

 

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