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Produção de conteúdo, importância e como fazer!

Produção de conteúdo, importância e como fazer!

 

Sua empresa tem um site ou blog? Perfil nas redes sociais? Isso já não é mais um diferencial, mas sim, uma obrigação. Independentemente do caso, é fundamental que haja algo para motivar as pessoas a entrarem em seu site, algo que as estimule a interagir com suas publicações. Em ambos os casos, a produção de conteúdo é fundamental!

Produção de conteúdo para internet é a chave para que você tenha a moeda mais importante do século XXI: audiência! Quanto mais as pessoas dedicarem tempo e atenção para seu negócio, maiores serão as chances de ter uma marca forte vendas.

Esta é a base do marketing de conteúdo: atrair as pessoas, chamar sua atenção e só depois de construir um relacionamento, vender.

Mas nada disso acontece sem a base: a produção de conteúdo!

 

Por que investir na produção de conteúdo?

 

Seja com produção interna ou terceirizando com uma agência de conteúdo, produzir postagens nas redes sociais, vídeos, imagens, artigos e infográficos é fundamental!

 

produção de conteúdo

 

Com uma boa estrutura de conteúdo, sua empresa pode atrair muitos clientes e conseguir propagar sua marca. Mas para isso, é fundamental que a produção de conteúdo seja feita de forma estratégica, alinhada com um objetivo específico.

Imagine a seguinte situação: você tem uma empresa de construção civil. Se você, através da produção de conteúdo, virar referência em seu mercado, será mais fácil conseguir leads e clientes.

Mas como fazer isso?

No caso da construção civil, com conteúdo direcionado a Persona do negócio, educando e mostrando soluções. Há muitas dúvidas que a persona em si possui, que chamamos de dores. Desta maneira, se você criar conteúdo de qualidade, resolverá um problema. As pessoas e empresas pagam por soluções e sempre pagaram!

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Mas para isso, a criação de conteúdo não pode ser feita de qualquer forma. Alinhamento com as necessidades e dores da persona, linguagem adequada e meios de propagação que de fato impactem. Tudo isso é fundamental!

 

Produção de conteúdo, iniciando no planejamento!

 

Antes mesmo da primeira linha ser digitada, do primeiro vídeo gravado, é fundamental ter um planejamento adequado. Isso para que sua equipe ou a empresas terceirizada, não saiba onde pode e quer chegar.

Este planejamento precisa ser feito com base em vários pontos. Mas o ponto de saída é a estratégia. Como impactaremos a persona? De que forma traremos tráfego para nosso negócio?

Neste sentido, a produção de conteúdo para as redes sociais apenas, em tráfego orgânico (produção escrita) ou em vídeos (estes são os meios tradicionais de propagação).

No geral, o mais indicado é usar a produção de conteúdo em várias frentes. Sabe aquela história de não colocar todos os ovos na mesma sexta? Vale para o marketing de conteúdo!

Neste sentido, o planejamento precisa levar tudo isso em conta. Além da linha editorial, da comunicação, da forma de impactar, as mídias usadas e a forma de propagar, também são fundamentais!

Neste ponto, é fundamental conhecer a concorrência, saber que uma estratégia baseada em conteúdo é para ser feita em médio e longo prazo e estabelecer as KPIs (indicadores de performance).

Enfim, o planejamento para a produção de conteúdo tem que ser pautado em algo amplo e em diferentes frentes.

Porém, não adianta produzir exatamente o mesmo conteúdo para as diferentes mídias. Conteúdo para tráfego orgânico é diferente daquele produzido para mídias sociais. Veja agora as diferenças entre eles!

 

Produção de conteúdo para redes sociais, como ser impactante e se destacar?

 

As redes sociais hoje têm algumas características fundamentais para ter melhores resultados. Cada uma delas tem especificidades, pontos fortes e fracos. Em termos de produção de conteúdo, existem diversas especificidades que devem ser levadas em conta.

– Produção de conteúdo para o Facebook:

A rede social com maior número de acessos e usuários ativos diariamente, tem um potencial enorme para a produção de conteúdo. Porém, ela também apresenta desafios. No geral, o Facebook tem um alcance orgânico cada vez menor (para obrigar as empresas a investir em impulsionamento).

 

produção de conteúdo

 

É fundamental, na produção de conteúdo para o Facebook, utilizar imagens com texto, ou vídeos. Com a quantidade gigantesca de conteúdo sendo gerado a cada segundo, para se destacar, você precisa ser visto.

Além disso, é fundamental saber usar a produção de conteúdo para o que de fato importa para seu negócio: leads e visitantes, que irão gerar vendas. Métricas de vaidade, como curtidas e compartilhamentos, são importantes, mas não podem ser a base da estratégia!

 

Produção de conteúdo para blogs e sites

 

Aqui, o foco é diferente do que acontece no Facebook. Se nas redes sociais, em um ou dois dias seu conteúdo já foi retirado da timeline dos seguidores, em seu blog ou site, ele começa a crescer com o passar do tempo.

Por isso, é fundamental que o conteúdo para blog seja otimizado em SEO. Desde a escolha das palavras-chave, da forma como o conteúdo é criado e de fatores off e onpage, tudo precisa ser pensado para trazer mais visitantes.

Porém, é fundamental que você não foque apenas na otimização. Trazer pessoas para seu site é importante, mas fazer com que elas gostem de estar ali, é melhor ainda!

Por isso, o conteúdo precisa ser de alto valor, com otimização quando possível. Mas a qualidade sempre deve estar em primeiro lugar! Caso contrário, você terá um site que parece que foi feito para robôs!

 

Produção de conteúdo, contratar um profissional ou uma agência?

 

Esta é uma questão bastante complexa. Contratar um profissional pode ser, por vezes, mais barato. Os famosos freelas podem ser muito interessantes para determinados casos. Porém, se você pensa em algo mais profissional, que englobe pessoas com diferentes habilidades, a agência é a melhor pedida.

Pense da seguinte forma. Conseguir concentrar em um único profissional, conhecimentos em redação web, storetellyng, copywriting, SEO, revisão e tudo mais que envolve a produção de conteúdo, é complexo.

Neste caso, para quem quer algo de qualidade e que envolva diferentes áreas, a contratação de uma agência de conteúdo é o mais viável!

Conheça a Leads Marketing de Conteúdo, nos deixe qualquer dúvida ou comentário!

 

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