Como criar excelentes campanhas de e-mail marketing

Quando se fala de campanhas de e-mail marketing, a maioria das pessoas lembra dos retrógrados e chatos e-mails publicitários conhecidos como “spam”. Aliás, quem gosta de receber spam? As pessoas se sentem incomodadas com a invasão desses e-mails. As marcas não possuem autorização para enviar esse tipo de conteúdo, e acabam invadindo a privacidade do cliente – ou melhor, de qualquer pessoa, afinal os spams não possuem critérios, e são disparados sem nenhum tipo de segmentação.
Mas isso não tem nada a ver com as campanhas de e-mail marketing. Confira a seguir uma lista com as principais diferenças entre spam e campanhas de e-mail marketing:
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Conquista de um público segmentado
Para fazer campanhas de e-mail marketing a empresa, ou a agência de e-mail marketing, deve construir uma lista de contatos de clientes ou pessoas interessadas. Para isso, é importante agir com iscas, como blogs, vídeos, redes sociais e e-books. A partir desse conteúdo, a marca e a agência de conteúdo começam a montar uma lista.
Os spams não possuem esse critério. Muitas vezes essas listas são compradas, o que faz com que se perca a qualidade dos contatos. Muitas vezes as pessoas não têm nem interesse no produto ou na marca, o que não facilitará a abertura dos e-mails.
Logo, as campanhas de e-mail marketing possuem um público segmentado, isso quer dizer que os leitores dos e-mails já possuem interesse na marca ou na compra daquele determinado produto. Isso irá tornar o relacionamento mais assertivo.
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Relacionamento
As campanhas de e-mail marketing tendem a criar um relacionamento com o cliente, ao longo de um funil de vendas, que é uma parte da jornada do consumidor (um processo que o leva para a compra). Esse relacionamento de qualidade é fundamental para que o processo de venda seja ágil, dinâmico e interativo. Os clientes se sentem especiais, já que nas campanhas de e-mail marketing os conteúdos podem ser personalizados, de acordo com a etapa que cada cliente está no funil de vendas.
Os spams não criam esse relacionamento. São e-mails que acabam tendo um perfil mais frio e impessoal. Isso é péssimo na hora da venda. Manter o público aquecido, por perto e participando daquela rotina é importante para criar vínculos entre clientes e marca.
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Conteúdo
Outra grande diferença entre os spams e as campanhas de e-mail marketing é o conteúdo. Por isso, muitas pessoas acabam contratando uma agência de produção de conteúdo para desempenhar esse serviço. Aliás, o conteúdo é o ponto mais importante de um e-mail marketing.
Nas campanhas de e-mail marketing, o conteúdo não é apenas publicitário, como acontece no spam. Mas apresentam diferentes formas de transmitir informações e criar, no consumidor, a necessidade de comprar algum produto ou serviço.
O conteúdo pode ser apenas de boas-vindas, ou agradecimentos. Mas, podem trazer assuntos mais sérios e didáticos, como artigos ou dicas práticas para o cotidiano. Essas variações de conteúdos devem ser usadas com estratégia. Neste texto, você saberá como usá-las nas campanhas de e-mail marketing.
Um conteúdo muito usado nas campanhas de e-mail marketing é o copywriting.
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O que é um copywriting para e-mail marketing?
Um copywriting é um texto voltado para a venda de um produto ou serviço, que utiliza técnicas de persuasão, como gatilhos mentais. O copywriting para e-mail marketing é um texto encantador, com uma oferta convincente que encaminha uma pessoa para a compra.
O copywriting é fundamental na jornada do consumidor e, geralmente, está no final do funil de vendas. Ou fragmenta no decorrer do funil (você entenderá melhor esse conceito ao longo do texto).
A estrutura de um copywriting pode ter alterações, dependendo da necessidade da marca. Mas o conteúdo dela pode ser categorizado em pequenas sessões. Confira:
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Headline
A headline é o título de um copywriting e, por isso, costuma ser a parte mais importante do texto. Afinal, é com ela que o cliente decide se continuará ou não lendo o texto. É fundamental, portanto, trabalhar com a atenção, curiosidade ou inquietação do cliente. A headline também é responsável por mostrar uma dor para o cliente. Boas headlines apresentam logo os benefícios do produto, ou seja, a solução da dor. Mas, nem sempre isso é possível. Principalmente nas campanhas de e-mail marketing. As headlines ficarão no campo “assunto” na caixa do e-mail, por isso, devem ser de um tamanho exato para que o cliente não tenha dificuldades com a leitura.
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Subheadline
Uma subheadline acompanha a headline em um copywriting. É um subtítulo, um complemento. Ela deve trabalhar com a solução e os benefícios do produto. Uma boa subheadline traz também o gatilho mental da escassez, ou seja, uma urgência para a compra. Essa escassez pode ser o final da promoção, o final dos produtos no estoque, ou até mesmo um desconto para os primeiros clientes. Enfim, há inúmeras maneiras de trabalhar com esse gatilho mental.
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Solução
Ao longo da jornada do consumidor (que você verá, em breve, neste texto) o seu cliente entenderá que tem uma dor (um problema ou um sonho que ainda não foi realizado). A solução para essa dor é o seu produto. No copywriting essa ideia tem de estar bem clara.
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Descrição
Um dos fatores que bloqueiam qualquer compra é o fato do cliente não entender para que serve o produto. Isso pode se tornar um grande problema. Afinal, quem compra algo que não sabe usar nem para o que serve? No copywriting é possível descrever, em detalhes, o produto.
Leia também: Passo a passo para criar um funil de vendas!
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Autoridade
A falta de confiança é outro fator que impede uma compra. A construção da autoridade, presente em um copywriting, é fundamental para gerar um sentimento de confiança no comprador. Essa autoridade pode ser tanto da marca quanto do vendedor (empreendedor, criador do produto, profissional que irá fazer o serviço). A autoridade é construída a partir de experiências acadêmicas, profissionais e científicas.
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Prova social
Nessa parte, prova-se porque o seu produto realmente funciona. A prova social traz depoimentos e cases de sucesso. Ou seja, histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas com o seu produto. Isso dará maior credibilidade na hora da venda.
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Preço
Ao falar de preço, você sempre deverá usar o gatilho mental da escassez. Anote essa dica!
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Garantia
Muitas pessoas deixam de comprar um produto com medo de se arrepender, ou medo que ele não funcione. Dando uma garantia para o público, a venda se torna quase certa. As pessoas irão confiar mais na sua palavra e se sentirão seguras para fazer o pagamento. A garantia é, geralmente, a devolução total do dinheiro até uma quantidade de dias estipulada pela empresa.
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Bônus
Para dar mais valor ao produto, e tornar o preço, aparentemente, menor, o bônus é fundamental.
Funil de vendas
Agora que você sabe sobre o conteúdo das campanhas de e-mail marketing, é importante planejar uma sequência de e-mails. Para isso, é fundamental conhecer o funil de vendas do marketing de conteúdo!
Funil de vendas é uma pequena jornada do consumidor, que inicia quando ele demonstra o primeiro interesse na sua marca ou no seu produto, ou seja, quando ele se torna lead. Por meio do funil de vendas você irá acompanhar seu cliente até o momento da compra (e, depois, para criar fidelidade).
O funil é dividido em três partes:
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Topo do Funil
O topo é a parte mais larga do funil, e com essa imagem é possível entender sua função: atrair o maior número de pessoas possíveis. Nessa etapa, o cliente ainda nem sabe que tem uma dor. Portanto, é importante criar esse sentimento nele, essa necessidade de solucionar um problema. Essa urgência.
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Meio do funil
Nessa etapa o consumidor sabe que tem uma dor e sabe quais são as soluções (entre elas, o seu produto ou serviço). Ele, geralmente, passa a pesquisar mais sobre as soluções e outras propostas. É a hora de se destacar e fazer com que o cliente escolha a sua marca. Assim ele consegue avançar na jornada.
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Fundo do funil
Aqui o consumidor irá optar por a sua marca e finalizar a compra. Aproveite esse momento para pedir a opinião do consumidor.
O copywriting pode ser usada nesse funil de vendas, que ocorre nas campanhas de e-mail marketing. Por exemplo, a autoridade, prova social, descrição e os benefícios do produto podem aparecer no meio do funil. São itens importantante para que o cliente tome a decisão com mais facilidade.
Confira algumas dicas para criar campanhas de e-mail marketing imbatíveis e infalíveis:
Faça testes
As campanhas de e-mail marketing permitem que sejam feitos testes. Essa é uma estratégia muito usada por agências de e-mail marketing. É possível dividir a lista de clientes em grupos A/B/C (ou até mais). Primeiro envia-se duas opções de headline para parte da lista (dividida em dois grupos). A headline com mais retorno é usada para a outra parte da lista.
Títulos
Para que as campanhas de e-mail marketing funcionem é preciso de títulos atraentes. Como você já sabe, a headline é fundamental para que as pessoas abram o seu e-mail. Trabalhe com a curiosidade ou a provocação. Perguntas também funcionam muito bem nesse contexto.
Objetivo
Tenha sempre um objetivo muito claro com cada e-mail. A estratégia e o planejamento são fundamentais para que o consumidor caminhe pelo funil de vendas sem abandonar o processo.
Campanhas de e-mail marketing que dão certo, são compostas de muito estudo, avaliação e principalmente, testes. Não há resposta pronta. Porém, quando acertamos, elas se tornam ferramentas poderosas de vendas e relacionamento!
Tem alguma dúvida? Não sabe como criar suas campanhas? Entre em contato conosco!