News

Check out market updates

Copywriting para e-mail marketing, como fazer adequadamente?

Copywriting para e-mail marketing, como fazer adequadamente?

Você detesta Spam. Sim! Quase todo mundo odeia spam e nem olha a caixa de e-mails com publicidades. Afinal, são assuntos desinteressantes e apenas voltados para a venda. É realmente uma chatice. Em contrapartida, os e-mails marketing vem sobrevivendo a era “contra spam”. Eles costumam atender às expectativas dos assinantes com conteúdos relevantes, e a venda é mais discreta (a um funil para chegar nela, o que deixa o e-mail mais agradável). Por isso, saber fazer um bom copywriting para e-mail marketing é fundamental!

 

Quer baixar este e-book? Clique na imagem abaixo!

 

O copywriting para e-mail marketing nada mais é do que uma forma de tornar as campanhas mais efetivas. Antes de falarmos mais disso, vamos entender o conceito de copywriting!

 

O que é copywriting?

Copywriting é um texto persuasivo, com estratégias de marketing e vendas. Copywriting é um texto encantador, convincente, capaz de vender com muita facilidade qualquer produto ou serviço. Um copywriting pode ser tanto usada em vídeos de vendas, quanto em páginas de vendas. Mas, elas também são usadas em e-mails marketing, ao longo do funil de vendas.

O principal objetivo de um copywriting é mostrar para o consumidor que ele possui uma dor (um grande problema ou um sonho não realizado) e que o seu produto ou serviço pode acabar com ela. O copywriting utiliza de estratégias para convencer o público a comprar determinado produto, sem objeções.

Você sabe por qual motivo uma pessoa não compra determinado produto. Não! Não é o preço. Aliás, com um bom copywriting, o preço é o menor dos problemas, afinal esse tipo de texto confere valor incondicional ao produto.

 

copywriting para e-mail marketing 2

 

 

Copywriting funciona?

 

Há inúmeras desculpas que uma pessoa pode dar para não comprar alguma coisa, e isso tem a ver com medos e vergonhas. Ela pode ter medo de não saber usar, medo de se arrepender, vergonha de que alguém descubra. Enfim, são diversos empecilhos que a pessoa utilizará para tentar barrar uma compra. E o copywriting tem o poder de derrubar todas essas objeções.

Outra característica muito usada em um copywriting é o uso dos gatilhos mentais. Ou seja, estratégias que aguçam a compra. O gatilho mais usado é o da escassez. “Últimos no estoque”, “Tempo limitado”, “Apenas para os primeiros”, você já deve ter lido algo parecido em alguma compra.

Essas frases são gatilhos mentais de escassez, e dão um sentimento de urgência para o consumidor. Se ele não comprar agora… Acaba (tanto o produto quanto o tempo da promoção).

Há também o gatilho da autoridade, que se refere à comprovaão de que você, ou sua marca, tem credibilidade. Ele ajuda na construção da autoridade, e gera um sentimento de confiança no cliente. Sem confiança não há compra. Neste sentido, o funil de vendas no marketing de conteúdo é uma estratégia muito interessante!

Veja o que o expert em vendas, Guilherme Machado fala sobre persuasão!

 

 

 

Como fazer um copywriting para e-mail marketing?

 

Para uma boa construção de copywriting para e-mail marketing é importante entender a estrutura básica do texto. Essa estrutura pode variar de acordo com a necessidade, mas há certos pontos fixos, como a headline.

 

  • Headline

Uma headline matadora é fundamental para um bom copywriting. Assim como qualquer título. As headlines devem trabalhar com a dor da pessoa (problema ou sonho não realizado).

Nos e-mails marketing a headline será vista no campo “assunto” da caixa do e-mail, e será determinante para que o usuário abra ou não seu e-mail. Por isso, trabalhe com criatividade, e tente gerar uma curiosidade no leitor. Ou uma confusão. Uma inquietação… A headline deve provocar o leitor.

 

  • Levando para solução

Bom, você já mostrou para seu cliente que ele tem um problema. Agora é hora de mostrar a solução, ou seja, o seu produto ou serviço. Mostre também o quanto seu cliente merece aquilo. Ele precisa se sentir valorizado. Com isso, você criará uma “rota”, uma jornada que vai do problema à solução.

 

  • Construção de autoridade

“Quem é você para falar isso?”

Pode apostar que essa frase está na cabeça do seu cliente. Aliás, sem conquistar a confiança do cliente, nem o melhor vendedor do mundo consegue vender!

É importante reservar um espaço no copywriting para a construção da sua autoridade, ou a autoridade da marca. Mostre com dados e informações verdadeiras porque você “é o cara”. Aqui vale destacar currículo, portfólio, experiências, entre outros itens.

 

 

 

  • Benefícios do seu produto

Ninguém compra um produto. As pessoas compram o valor daquele produto, ou seja, os benefícios. Você já se deparou com um produto e perguntou: “Para que serve? O que eu ganho com isso?”

É mais ou menos isso que o seu cliente irá pensar. E mais importante que descrever o produto, é contar quais serão os benefícios dele. Isso deve estar bem claro em um bom copywriting para e-mail marketing.

A construção de uma copywriting para e-mail marketing também pode levar em consideração outros fatores como a prova social (depoimentos e dados que comprovam que o seu produto ou serviço funciona).

Para ajudar na hora de matar as objeções, muitos copywriting trabalham com perguntas e respostas. Algumas até usam o sistema de FAQ. Assim, as possíveis objeções dos clientes podem se transformar em perguntas, e as respostas irão derrubá-las. Por exemplo: “Se eu me arrepender?”, essa é uma grande objeção, principalmente quando a pessoa tem dúvidas sobre a funcionalidade do produto.

A resposta pode conter uma garantia. Por exemplo: “Você terá 30 dias para experimentar o nosso produto. Caso não gostar, nós devolvemos o seu dinheiro.” Isso dará mais segurança para a pessoa, e irá acelerar o processo da venda.

As outras objeções também podem ser transformadas em possíveis perguntas dos clientes. Elas podem estar espalhadas pelo copywriting ou unidas ao final do e-mail. Ou você pode usar as duas estratégias ao mesmo tempo.

 

Como começar uma campanha de e-mail marketing usando um copywriting?

 

Seja trabalhando por conta, ou contratando uma agência de e-mail marketing, ou até mesmo uma agência de produção de conteúdo, o processo para iniciar uma campanha é o mesmo.

Antes de produzir p copywriting, é preciso conhecer o público, e para isso é importante ter uma lista de assinantes – pessoas que já demonstraram interesse na sua marca por meio de iscas (como blogs, e-books ou eventos presenciais).

copywriting para e-mail marketing

 

 

O primeiro contato deve ter tom de agradecimento. O cliente deve se sentir importante e bem recepcionado pela marca. Isso será fundamental para ele abrir os próximos e-mails. Por isso, muitas marcas trabalham com recompensas.

A partir disso, deve-se criar um relacionamento. Nessa etapa, é fundamental dividir a lista em duas ou mais partes. Com isso, é possível trabalhar com headlines diferentes, e ver qual dá mais resultados.

Uma dica é fazer a seguinte conta: divida a lista em quatro grupos. Dois grupos receberão primeiro o conteúdo do e-mail com duas headlines diferentes. A headline com mais resultados será usada nos outros dois grupos que ainda não receberam os e-mails. É possível fazer isso dividindo a lista em mais grupos, por exemplo.

Manter um bom relacionamento é fundamental. Mesmo após a efetuação da compra. Portanto, trabalhe com e-mails personalizados para a lista. Neste sentido, é fundamental saber como criar um funil de vendas. Se tem dificuldades, fale conosco!

 

4 maneiras de fazer campanhas de e-mail marketing

Há quatro tipos de e-mail marketing nos quais podem ser usados um copywriting, ou fragmentos dela. Confira a lista abaixo e saiba como aplicar um copywriting para e-mail marketing:

 

  • Newsletter

As newsletters são e-mails com conteúdo menos promocionais e mais relevantes, interessantes. Geralmente são formadas por artigos, e enviados com frequência, periodicamente. A newsletter podem conter informações de alguma oferta, principalmente para aqueles clientes que estão mais avançados na jornada de compras. É nesse momento que o copywriting pode entrar. As newsletters podem construir um sentimento de dor nos leitores, ou necessidade de consumidor o produto. Explique para seus clientes que eles possuem uma dor e ela tem uma solução: o seu produto ou serviço.

 

  • E-mails promocionais

Os e-mails promocionais devem ser construídos exclusivamente por copywriting. Assim, eles apresentam a oferta de maneira mais encantadora, e não apenas a publicidade pela publicidade. É importante enviar esse tipo de e-mail apenas para as pessoas da sua lista que você já tem certa relação construída. Um e-mail promocional “do nada” pode assustar o cliente.

 

  • E-mails transacionais

Esses e-mails dão a confirmação da compra para o cliente, agradecendo-o. Aproveite para enviar um bônus, pode ser um desconto na próxima compra. Dessa maneira, você reiniciará a jornada de compras. Use o copywriting para e-mail marketing nesse momento.

 

  • Nutrição de leads

Nessa sequência de e-mail, a necessidade da compra deve surgir no cliente. Por isso, é importante trabalhar com assuntos que “educam” o público e o encaminhe para a compra.

 

Contratar uma agência de e-mail marketing?

 

Muitas empresas ficam com dúvidas na hora da construção de copywriting. E, por isso, optam pela terceirização do serviço, contratando uma agência de e-mail marketing ou uma agência de produção de conteúdo, que trabalhe com a criação de copywriting e conteúdo.

As vantagens de contratar uma agência de e-mail marketing ou uma agência de produção de conteúdo é a redução dos custos e a garantia da qualidade do produto. Você não precisará se preocupar, por exemplo, com uma equipe de copywriting e conteúdo. Nem a contratação de novos profissionais. Além disso, todas as preocupações burocráticas serão de responsabilidade as agências.

Ao contratar uma agência de marketing de conteúdo ou uma agência de e-mail marketing, a sua empresa também estará contratando a experiência dessas empresas. Elas sabem, por exemplo, como fazer uma boa construção de copywriting, quais são as headlines mais matadoras e como convencer os clientes de comprar o seu produto ou serviço.

 

Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco!

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu Telefone

    Descrição do pedido

     

     

    Fale conosco
    Precisa de ajuda?
    Olá! Podemos te ajudar?