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Funil de vendas com marketing de conteúdo: como criar o seu

Funil de vendas com marketing de conteúdo: como criar o seu

Criar um funil de vendas com marketing de conteúdo é fundamental para obter bons resultados no meio digital. Dentre as estratégias de marketing, o funil é, hoje, uma das mais importantes, e auxilia as marcas a entenderem o comportamento dos clientes.

Essa compreensão é fundamental para as empresas que desejam se destacar, pois há cada vez uma maior gama de opções de produtos e serviços sendo comercializados.

 

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Da onde vêm tantas opções e o que isso muda?

 

Até mais ou menos 15 anos atrás, as mídias tradicionais, como por exemplo TV e rádio, predominavam nas ações de comunicação de produtos e serviços. Ambas eram consideradas quase que como uma garantia de vendas.

Então, começaram os avanços na comunicação, possibilitados pela internet de fácil acesso, tanto computadores, quanto em aparelhos celulares.

Para os estudiosos da área de marketing, isso fez com que os consumidores se tornassem mais informados e passassem a substituir facilmente um produto por outro semelhante.

Portanto, agora, as marcas apostam em construir relacionamentos muito mais estreitos com o público-alvo. Assim, é possível aprofundar os conhecimentos sobre cada cliente, oferecendo um atendimento personalizados e adequado as suas necessidades.

Esses são justamente os objetivos viabilizados pelo funil de marketing de conteúdo, contribuindo na aferição de onde sua estratégia de comunicação está certa, onde não está e o que fazer para aumentar o seu número de vendas.

 

Com o funil de vendas com marketing de conteúdo, é possível interpretar a jornada do consumidor do seu público-alvo

 

Ter os contatos dos seus clientes cadastrados em sua lista de e-mails, possuir um bom site na web e páginas em redes sociais, são só os primeiros passos.

Desenvolver um funil de vendas no marketing de conteúdo fazendo uso desses dados, torna mais fácil a compreensão da chamada jornada do consumidor.

 

Nota: Jornada do consumidor é o nome dado aos estágios de uma compra. É possível utilizar métodos para descobrir em qual deles um possível cliente está e quais ferramentas de conteúdo utilizar.

 

Relacionando o funil de vendas com marketing de conteúdo com a jornada do consumidor

 

Topo do funil Estágio de Consciência: A região mais larga do funil, na qual o possível cliente apresenta somente os primeiros indícios de necessitar um produto ou serviço, mesmo sem saber exatamente o quê.

Aqui, o target está apenas visitando o site e as fanpages oficiais de uma marca, e não devem ser considerados clientes ainda.

 

Meio do funil – Estágio de Consideração: No meio do funil, o prospect já tem consciência da sua necessidade, deseja supri-la e está em busca de alternativas, pesquisa à respeito das opções de mercado.

 

Fundo do funil – Estágio de Decisão: Aqui, o possível cliente já passou a ser considerado um lead qualificado, pois já comparou as marcas, e decide por qual produto ou serviço comprar, chegando ao fundo do funil do marketing.

 

Como criar o seu funil de vendas com marketing de conteúdo

 

As marcas devem se basear na real demanda do target, focando sempre em comunicar os diferenciais e o posicionamento do seu produto ou serviço.

Para cada uma das etapas do funil há várias estratégia de marketing de conteúdo adequadas. A seguir, confira quais são elas:

 

No topo do funil:

Nessa etapa é interessante apostar em soluções que viabilizem um maior alcance, gerando mais leads.

Sites sempre atualizados e perfis completos em redes sociais proporcionam ao público-alvo a chance de conhecer sua opção produto, mesmo sem precisar dele, motivado somente pelos interesses em comum com a marca.

Um blogs com conteúdos relevantes é outra alternativa ideal nesse estágio. Artigos bem redigidos, focados em tirar dúvidas e dar sugestões aos leitores, ao invés de somente bater na tecla das vendas, chamam a atenção dos prospects e proporcionam lembrança de marca, mais tarde.

Ainda há a opção das newsletters, que podem ser utilizadas para a divulgação de produtos, aproximando a marca dos clientes em potencial.

 

 

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No meio do funil:

Esse é o momento para apostar em conteúdos produzidos com mais profundidade, pois o possível cliente está em busca de informações mais detalhadas.

Portanto, é fundamental aferir os resultados das estratégias postas em prática no topo do funil, e investir em opções focadas nas necessidades do consumidor que se encontra no meio do funil.

No caso de lojas que atuam fisicamente, é o momento de apostar em eventos de lançamento. Os e-mails marketing são uma boa maneira de divulgá-los e também de disparar comunicação específica e personalizada a cada segmento de possíveis-cliente.

Landing pages, webinars e e-books são excelentes opções nesta etapa do funil. Por meio deles, é possível se aprofundar nas características específicas de um produto ou serviço e também em seus diferenciais, motivando os leads a avançarem no funil e a se tornarem qualificados.

No fundo do funil:

Considere-se muito perto da linha de chegada! Quando um prospect se encontra no fundo do seu funil de marketing de conteúdo, é porque ele realmente se identificou com sua marca.

Sendo assim, mostre o que sua empresa tem de melhor, o que ela faz e vende. Aqui, é indispensável lembrar de focar em um atendimento personalizado, antes e depois da venda.

O lead é agora qualificado e, optou em ser seu cliente e não da concorrência, então procure sanar suas dúvidas ao máximo. No fundo do funil é a hora de reafirmar o valor do seu produto, prometido anteriormente, solidificando sua imagem de marca junto ao público online.

Siga usando as estratégias anteriores, mas de outra maneira, estreitando o relacionamento afetivo entre a marca e o consumidor. Disponibilize dicas e instruções de uso em guias completos e e-books.

Busque divulgar ainda o nível de satisfação dos clientes, por meio de vídeos e depoimentos que possam convencer mais gente a optar pela sua marca.

 

O funil na verdade não tem fim, ele recomeça

 

No marketing digital tudo muda e muito rápido! Mantenha o seu funil sempre atualizado, e não esqueça que cada um de seus estágios tem como foco um parcela da sua audiência total.

Monte tabelas de controle e utilize as opções do Google, Facebook e Twitter Para Empresas, por exemplo, para identificar se sua estratégia de funil está sendo efetiva ou não.

 

Aqui na Leads Marketing de Conteúdo, nós podemos te ajudar com o funil de vendas! Entre em contato com nossa equipe!

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