Agência de marketing de conteúdo, por que contratar uma?

A crescente necessidade de as empresas conversarem diretamente com seu público, usarem corretamente as mídias sociais e atraírem um público segmentado, tornou o conteúdo uma peça fundamental. Porém, a linguagem, forma de interação e principalmente, o cenário criado na internet, exigem profissionais qualificados. Conhecer a forma como as pessoas interagem e buscam, é fundamental. Neste sentido, em praticamente 100% dos casos, é muito importante contratar uma agência de marketing de conteúdo.

As vantagens são muitas. Mas para isso, você precisa contratar uma agência que de fato esteja alinhada com suas necessidades.

Mas antes de falarmos especificamente disso, precisamos entender o que uma agência de marketing de conteúdo pode fazer por você!

 

Agência de marketing de conteúdo, o que ela pode fazer pelo seu negócio?

 

O marketing de conteúdo geralmente está inserido em uma metodologia de Inbound Marketing. Por isso, é muito importante, antes mesmo de procurar uma, entender o que você procura. Muito mais do que apenas criar postagens para seu blog, para sites parceiros e redes sociais, a agência precisa agir de forma planejada e estratégica.

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Neste ponto, alguns clientes optam pela utilização de um planejamento interno. Ou seja, a empresa delimita o que procura e a agência apenas executa. Em outros casos, a agência cria desde o planejamento, pesquisa de mercado e estratégias, além da execução.

Independentemente do caso, a agência de marketing de conteúdo irá realizar ações destinadas a criação de conteúdo, alinhando a linguagem, método e plataformas, para obter melhores resultados.

De nada irá adiantar contratar uma agência de marketing de conteúdo que apenas cria postagens, sem um planejamento, uma pesquisa e principalmente, uma estratégia.

Agência de marketing de conteúdo, por que contratar uma?

 

Em um estudo da Hubspot, algumas coisas ficaram claras. As empresas pesquisadas apontaram as seguintes dificuldades nas empresas que querem implementar o marketing de conteúdo como estratégia:

  • Para 64%, a maior dificuldade é produzir a quantidade suficiente de conteúdo.
  • 45% tem como desafio a produção de conteúdo que seja ao mesmo tempo variado, mas sem fugir dos interesses da Pesona.
  • 33% não conseguem medir com eficiência e clareza os resultados de uma estratégia de marketing de conteúdo.

 

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Para todos os itens citados acima, a solução mais evidente é a mesma: contratar um especialista. É a mesma coisa que acontece quando você entra em uma academia e não vê resultados. Você acaba contratando um personal trainer.

Por isso, esta é a razão mais clara para você contratar uma agência de marketing de conteúdo.

Mas e o custo disso? Será que vale a pena?

 

Quanto custa contratar uma agência de marketing de conteúdo?

 

Este é um ponto fundamental. Afinal, o marketing tem que ser visto como um investimento, com ROI (retorno sobre o investimento). Desta maneira, se os custos forem elevados demais e o retorno não for muito grande, acaba não sendo viável.

Neste sentido, ao procurar uma empresa para geração de conteúdo, monitoramento e gestão de redes sociais e estratégias de SEO, é fundamental avaliar isso.

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Não caia na lábia de quem promete resultados muito acima da média por um investimento mínimo.

O marketing de conteúdo é barato, mas tem um custo. Ele gera trabalho, estudo, análise. Não ache que pode encontrar resultados consistentes, em quem não cobra por isso.

Mas se você encontrar equilíbrio nisso, pode ter excelente resultados. Por exemplo, contratar uma equipe interna, pode trazer um custo até 10 vezes maior. Um único profissional, dificilmente terá a expertise para fazer todas as etapas. Neste caso, contratar uma agência de marketing de conteúdo pode ser muito mais barato.

Quer um exemplo? Aqui você pode ver os valores dos artigos da Leads Marketing de Conteúdo.

 

 

O que avaliar ao contratar uma agência de marketing de conteúdo?

 

Eis que você se convence a contratar uma empresa especializada. Mas e agora? Como contratar?

Este é um processo complexo. Mas para te ajudar, vamos listar alguns itens que você deve avaliar:

 

Casa de ferreiro, espeto de pau? No marketing de conteúdo isso não funciona! Se a agência não tem um bom blog, com conteúdo de qualidade, provavelmente não terá bons serviços.

O mesmo vale para a gestão de redes sociais. Última postagem há mais de um mês? Provavelmente não há um processo bem estabelecido….

 

 

  • Capacidade de produção:

Este seja talvez um dos pontos mais críticos. Existem muitos profissionais capacitados para produção de conteúdo no mercado. Mas será que eles conseguem suprir uma boa demanda? Grandes estratégias de marketing de conteúdo se baseiam em uma boa quantidade de posts.

Por isso, veja os prazos para recebimento e se a agência tem capacidade de produção. Demorar muito ou fazer poucas postagens, pode fazer sua estratégia não dar certo. Isso por que muito mais do que apenas comprar artigos para blog, você precisa de qualidade e estratégia!

 

  • Empresas atendidas

 

Uma boa agência de marketing de conteúdo tem clientes onde você pode verificar as referências. Desta forma, você terá referencias do trabalho da agência e poderá vislumbrar melhor o trabalho!

 

  • Atendimento:

Quanto tempo a agência demora para te responder? Como é o processo? Isso fará toda a diferença. O atendimento é um dos aspectos fundamentais em qualquer agência. A demora aqui, pode comprometer toda a sua estratégia!

 

 

O que esperar (e cobrar) ao contratar uma agência de marketing de conteúdo?

 

Inicialmente, você deve cobrar o que já fora acordado na contratação. Não vamos entrar em pormenores aqui, já que cada agência tem uma forma diferente de atuar.

Neste caso, vamos delimitar aos conceitos que a agência de marketing de conteúdo precisa utilizar:

 

– Conteúdos alinhados com a persona:

De nada adianta o marketing de conteúdo, se ele não for alinhado com seu público alvo. Você precisa impactar pessoas que tenham algum interesse no que sua empresa oferece. Caso contrário, irá apenas perder dinheiro. Neste ponto, entram as questões de comunicação, os meios utilizados e principalmente, a forma como o conteúdo é construído.

 

– Otimização inexistente:

Conteúdo otimizado é fundamental. Não apenas artigos otimizados em SEO, pois isso é o básico que se espera de uma agência. Mesmo para a gestão de mídias sociais, precisamos de otimização, para aumentar o engajamento e o alcance!

 

– Avaliação constante:

Não há verdade no marketing de conteúdo. Testar e avaliar é fundamental para saber se você está no caminho certo e principalmente, se está tendo resultados.   Neste caso, se a agência de marketing de conteúdo que você contratou não faz isso, busque outra opção!

 

O que a Leads Marketing de Conteúdo pode fazer por você?

 

Nossa agência tem uma expertise enorme, com conteúdo criado para todo tipo de nicho. Fomos forjados nas dificuldades do mercado, de encontrar soluções para nossos clientes!

Desde a otimização em SEO dos conteúdos, até o planejamento, gestão de mídias sociais, e-mail marketing e criação de e-books, iremos te ajudar a ter melhores resultados.

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