Segredos da produção de conteúdo para web!

Basta contratar um “sobrinho” que “sabe escrever” para que a sua produção de conteúdo esteja resolvida? Basta Ter ideia criativas de pautas, escrevê-las e publicá-las é o suficiente. Certo?

Errado!

As tarefas descritas acima fazem sim parte do cotidiano de um redator ou uma agência de conteúdo. Mas, a produção de conteúdo para internet vai muito além disso. Há todo um sistema de pesquisa e estratégias de marketing por trás de cada conteúdo publicado por uma empresa ou agência de produção de conteúdo. Essas artimanhas envolvem pesquisas de público, pesquisas de palavras-chave (SEO), métricas, testes e conhecimentos técnicos de plataformas como Google AdWords ou Facebook Ads.

Além disso, a combinação de palavras é fundamental para quem trabalha com produção de artigos para web. Pode parecer que não, mas é fundamental pensar em cada termo colocado nos textos. Eles são determinantes para a encontrabilidade e notoriedade de um site nos resultados de buscas em sites de pesquisa.

Se você quer conhecer TODOS os segredos da produção de conteúdo, acompanhe este texto. Ele está cheio de dicas práticas e estratégias conhecidas apenas por empresas que trabalham como agência de produção de conteúdo.

 

Produção de conteúdo para internet: para que serve?

 

Ao tentar optar por uma estratégia de marketing para investir, muitas empresas acabam escolhendo aquelas estratégias tradicionais. Como publicidades televisivas, em rádios, jornais ou revistas. Elas funcionam bem. Mas, em compensação, custam bem mais caro!

O Marketing de conteúdo, ou seja, a produção de artigos para web, produção de e-book, vídeos, infográficos e podcasts, tem um valor de investimento muito mais baixo. E os resultados podem ser até maiores. Ou de maior qualidade.

Em outras palavras, investir na produção de conteúdo trará mais tráfego orgânico para um site, com baixo investimento. Esses novos visitantes terão maior qualidade, porque serão visitantes segmentados, que já demonstraram interesse pela sua marca ou nicho (a partir da busca no Google). Eles se tornarão consumidores com maior facilidade, alavancado as vendas.

Por isso, é importante investir na produção de conteúdo para internet. Esse tipo de estratégia tem impacto direto no aumento das vendas. Manter um site sempre atualizado é fundamental para toda e qualquer empresa. Sejam elas grandes, pequenas ou médias.

 

 

produção de conteúdo

 

Produção de conteúdo: é apenas blog?

Esse é outro mito!

Conteúdo não é só texto ou postagem em blog! Uma agência de conteúdo, por exemplo, trabalha com diversas outras criações além da produção de artigos para web. Confira a lista de conteúdos que podem ser divulgados na internet:

  • Postagens em mídias sociais

 

As redes sociais são as favoritas dos internautas. É ali onde grande parte do público passa quando está na web. Investir na produção de conteúdo para elas é essencial para a divulgação de uma marca, assim como a construção de credibilidade e uma boa imagem. As redes sociais geram proximidade e interação entre cliente e empresa.

 

  • Infográficos

 

Poucas pessoas conhecem esse tipo de conteúdo, mas os infográficos funcionam muito bem na internet. Esse trabalho une as tarefas de um designer e um produtor de conteúdo, o qual será responsável pelas informações que estarão na imagem.

 

  • Vídeos

 

Os vídeos são recordistas de engajamento na internet. E, muitas vezes, nem precisam de muito investimento. Já ouviu a frase “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” do cineasta Glauber Rocha? Então, ela se aplica muito bem à internet. Muitas vezes, aqueles vídeos feitos pelos celulares mesmo, sem roteiro definido e sem nenhuma produção de cenário, iluminação e áudio rendem muitos likes. Porém, tudo depende do nicho.

 

  • E-books

Os E-books são artigos com muito mais conteúdo e aprofundamento. Eles atuam muito bem como recompensas de leads ou bônus. Mas também podem ser vendidos!

 

  • Podcasts

Podcasts são conteúdos em áudio. Eles funcionam atualmente porque as pessoas possuem cada vez menos tempo para ficarem paradas na frente de uma tela. Logo, essa produção de conteúdo para internet ajuda pessoas que querem informações, mas não possuem tempo. Dessa maneira, elas podem ouvir os conteúdos enquanto lavam louça, estão na academia ou fazendo qualquer outra atividade rotineira.

 

  • Blog

O blog é uma estratégia certeira na produção de conteúdo. Eles funcionam como isca, e como estratégia de criar fidelidade do público, o qual irá acompanhar as postagens do blog. Por isso, ganham muito investimento de empresas.

 

  • E-mail marketing e Newsletter

Os e-mails são outra forma de trabalhar com a produção de conteúdo para internet. Não são os indesejáveis spams. Mas os e-mails com conteúdos interessantes, relevantes e que constroem, sem o leitor saber, um funil de vendas.

 

  • Fotografias

            Algumas redes sociais são voltadas exclusivamente para fotografias. Investir em imagens bonitas do seu produto, serviço ou da sua empresa pode ser uma ótima maneira de atuar com a produção de conteúdo também.

 

 

produção de conteúdo

 

Em qual conteúdo investir?

Essa é uma pergunta sem respostas óbvias. Não há uma fórmula correta para respondê-la, afinal a resposta irá variar de acordo com o público.

Para saber em qual tipo de produção de conteúdo para internet investir é importante fazer inúmeras pesquisas e conhecer bem a persona (público-alvo ideal). Onde ele está? Em quais horários? Quanto tempo passa na internet?

 

Eu vou ter que produzir tudo sozinho?

Muitas empresas, principalmente aquelas pequenas, ficam com medo na hora de investir em marketing de conteúdo. Afinal, elas acreditam que terão que fazer tudo sozinhas! Errado! Há três maneiras de trabalhar com a produção de conteúdo para internet:

  • Contratação de equipe

           

O trabalho pode ser feito internamente na empresa por uma pessoa contratada ou uma equipe. Geralmente, esse tipo de trabalho é destinado para empresas maiores, afinal a contratação de uma equipe requer investimento.

Caso a empresa opte por esse tipo de serviço, é fundamental saber que não irá poder contar com apenas um profissional. A produção de artigos para web é diferente da produção de roteiros, por exemplo. Dentro da produção de conteúdos há inúmeros saberes e diversas habilidades diferentes, o que torna esse tipo de estratégia mais caro.

 

  • Agência de conteúdo

           

Muitas empresas acabam terceirizando o serviço, o que possui inúmeras vantagens. Ao contratar uma agência de produção de conteúdo, a empresa terá garantia de qualidade e redução de custos. Investir na contratação de uma agência de conteúdo também otimiza o tempo da produção de conteúdo para a internet. Mesmo uma agência de marketing digital mais ampla, pode terceirizar sua produção de conteúdo com uma empresa especializada neste segmento. Por isso, em muitos casos, a agência de conteúdo é a melhor alternativa!

 

 

  • Interno + Agência de conteúdo

Outra forma de trabalhar é tanto com uma equipe interna (ou um profissional responsável pelo gerenciamento) e uma agência de produção de conteúdo.  Essa opção multiplica as vantagens, porque a empresa ficará com os benefícios das duas opções acima.

Enquanto a empresa contará com um profissional para gerenciar e organizar a produção de conteúdo, terá uma equipe terceirizada para fazer as produções com qualidade. A Leads marketing de Conteúdo pode fazer isso por você!

 

E como produzir conteúdo realmente relevante?

 

Agora que você já sabe para que serve a produção de conteúdo para internet, quais são os tipos de conteúdos e as maneiras de trabalhar com essa estratégia de marketing, é importante saber como fazer isso. Confira abaixo algumas dicas para produzir um conteúdo, realmente, de qualidade e exclusivo:

 

  • Planejamento (não conte com a sorte!)

A primeira estratégia para desempenhar uma produção de conteúdo para internet com eficiência é o planejamento. É importante primeiro saber em quais áreas sua marca irá atuar (quais serão os conteúdos produzidos) e depois ter uma planilha de pautas. Com a rotina corrida, as ideias podem simplesmente desaparecer, então não conte com a tal da “inspiração”, tenha em papel um planejamento estratégico de marketing de conteúdo.

Esse planejamento também é fundamental para quem está trabalhando com funil de vendas (uma jornada percorrida pelo consumidor até, de fato, concluir a compra). É importante, antes de mais nada, atrair os clientes (leads), por meio de blogs, e-books, podcasts e mídias sociais.

Depois de conseguir o contato dessas pessoas, a estratégia passa a ser de relacionamento. É fundamental produzir conteúdos que mostrem que o leitor tem alguma dor, um problema que pode ser resolvido com o seu produto ou serviço. É possível criar esse sentimento de vontade de compra com as redes sociais, produção de artigos para web, newsletter, e-mail marketing, entre outros conteúdos. Com um planejamento assertivo, a compra será feita, em breve!

E, depois disso, o relacionamento deve continuar para criar fidelização. Para isso, os conteúdos de redes sociais e e-mails funcionam muito bem. As newsletters podem ser personalizadas, isso garante maior qualidade na comunicação entre a empresa e o consumidor.

 

produção de conteúdo

 

  • Público-alvo (ele é o mais importante!)

 

Conhecer o público-alvo é fundamental para criar uma produção de conteúdo estratégica e assertiva. Para isso, é importante criar uma persona, ou seja, uma personagem semi-fictícia que representará o público. Essa personagem terá nome, idade, gênero, profissão, localização, entre outras características de interesse e hábito. Para construí-la é importante fazer muitas pesquisas, utilizar as redes socais e conhecer os consumidores da sua empresa.

Com a persona é possível entender melhor quais são os interesses do público-alvo, quais devem ser os conteúdos com maior investimento e até em qual horário postá-los. Dessa maneira, as estratégias serão personalizadas, e atingirá o público desejado.

 

  • Estudo (fique ligado nas tendências!)

 

É fundamental ficar por dentro das novidades. A internet está em constante mudança, e acompanhá-la é essencial para a produção de conteúdos de qualidade. A cada dia há novas plataformas, novos canais e mais pessoas usando a criatividade para bombar na rede. Portanto, o estudo se tornar uma estratégia para sempre ficar na frente dos concorrentes.

Além disso, é importante estudar temáticas que envolvem o nicho da sua marca. Já que a sua marca faz parte do campo de interesse do seu cliente, é importante sair do óbvio e trazer assuntos novos. As pessoas sempre buscam informações inéditas, isso dará maior credibilidade e audiência para um blog, um canal no Youtube, ou um e-book, por exemplo.

 

  • Técnicas de SEO (facilite a encontrabilidade do seu site!)

 

SEO (Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de buscas, emportuguês) é uma estratégia de otimizar sites a partir de palavras-chave. Isso significa que, usando no conteúdo de um site os termos mais digitados em sites de pesquisas, aumenta a encontrabilidade de um site. Ou seja, ele estará mais acessível ao público (nos primeiros tópicos dos resultados).

Conhecer as formas de produzir conteúdo otimizado em SEO, além de aumentar o tráfego na sua página, é uma estratégia gratuita de investir no marketing de conteúdo. Há uma outra maneira de dar maior notoriedade a um site no Google, mas para isso é preciso pagar. A plataforma Google AdWords, apesar de possuir inscrição gratuita, exige investimento financeiro. Mas, por outro lado, o usuário poderá escolher o valor que será investido.

Ter domínio sobre as técnicas de SEO é divulgar uma marca, exatamente, no momento em que o consumidor está interessado em encontrá-la. Por exemplo, imagine que uma pessoa está interessada na compra de um fogão novo. Ela provavelmente irá procurar na internet por promoções, e digitará algo como “fogão novo”, “comprar fogão”, “fogão barato”. Esses termos são exemplos de palavras-chave que podem ser usados por uma marca de fogão. A empresa aparecerá com uma oferta convincente exatamente na hora que a pessoa está disposta a comprar um fogão.

 

  • Criatividade (fundamental para a produção de conteúdo!)

Não é necessário falar que para toda produção de conteúdo para internet é essencial ter criatividade. A internet, por si só, já é um meio totalmente cheio de inovações. E para se destacar no meio de tanta concorrência, é fundamental ser criativo. Por isso, muitas empresas acabam apostando na contratação de uma agência de produção de conteúdo, já que elas contam com portfólios e equipes mais preparadas. Uma agência de conteúdo sabe o que dá ou não dá certo, sabe o que foi feito e conhece as tendências do mercado. Portanto, tendem a usar mais a criatividade.

A produção de artigos para web também depende, e muito, da criatividade. O leitor procura por novos conhecimentos, ideias e informações. Ter exclusividade, relevância e ineditismo é fundamental para a produção de conteúdo.

 

  • Resultados (aprendendo com os erros!)

           

Para saber se a produção de conteúdo para a internet está gerando resultados positivos, é importante sempre acompanhar as métricas. Com a plataforma Google Analytics é possível entender qual post deu mais resultado, por exemplo. Com essa mensuração, é possível investir mais em temáticas com maior audiência, e excluir aquelas que não são as preferidas do público. É importante acompanhar todos esses números, inclusive quantidade de likes, compartilhamentos, comentários e acessos.

 

produção de conteúdo

 

Aposte na qualidade – mas entregue!

 

A demanda por novos conteúdos é imensa e, na maioria das vezes, diária. Aliás, a frequência de postagens é fundamental para que a produção de conteúdo dê os resultados esperados. Mas para atingir essa demanda feroz é importante ter um processo de produção ágil.

 

Muitas vezes, rapidez é vista como um termo antagônico à palavra qualidade. E, de fato, se tudo for feito às pressas e sem planejamento, a agilidade não servirá de nada. Mas, ao invés de ficar horas, dias, semanas trabalhando em um texto, é importante terminá-lo. E só depois disso lapidá-lo.

 

Entregar o conteúdo é fundamental. Principalmente para uma agência de produção de conteúdo que atua com clientes. É importante atingir as expectativas do público-alvo, com um processo rápido e de qualidade.

Dicas para a produção de conteúdo

 

Muitas empresas que passam a investir em Marketing de Conteúdo acabam desistindo pelo caminho. Afinal, a falta de planejamento e conteúdos de qualidade não irá gerar os resultados esperados. Há algumas dicas, usadas por agência de produção de conteúdo, que valorizam a estratégia do Marketing de Conteúdo, principalmente na produção de artigos para web. Confira:

 

  • Dê respostas para as dúvidas do seu público

 

Muitos conteúdos funcionam como verdadeiros tutorias, pois ensinam diversas coisas práticas para o cotidiano do público. Além disso, eles podem servir como uma ajuda para o sofrimento dos leitores.

 

Uma maneira bem simples de ter ideias para esse tipo de postagem é a partir dos comentários. Muitas pessoas acabam dando ideias de pautas ou simplesmente fazendo perguntas. Encontre aqueles questionamentos que são mais populares, e crie conteúdos para respondê-los.

 

  • Escreva sobre soluções

           

Sim! É importante educar o público, e criar nele um sentimento de urgência para resolver determinado problema (ao comprar o produto ou serviço). Mas, é fundamental trabalhar com as soluções! Principalmente para aquele público que está mais avançado na jornada de vendas, ou seja, que está próximo de finalizar a compra. Por isso, escreva sobre as soluções dos problemas enfrentados pelo seu público.

 

Você não está sozinho!

 

Atualmente, existem diversas ferramentas que auxiliam a produção de conteúdo e são muito usadas por empresas que trabalham como agência de produção de conteúdo. Para a produção de artigo para web, é fundamental saber o que as pessoas estão pesquisando. Certo? Então, confira a lista de ferramentas que irão te ajudar niss:

 

 

Essas ferramentas sugerem palavras-chave que são mais pesquisadas pelo público. Assim é possível ampliar o campo semântico, e aumentar a encontrabilidade de um site nas redes sociais. Além de tirar várias ideias de pautas.

 

E se não funcionar…?

Bom, agora que você já sabe como criar um conteúdo assertivo, é importante saber o que NUNCA fazer!!!

Caso a sua produção de conteúdo não está dando resultados, ela pode estar enfrentando alguns dos problemas citados abaixo. Confira:

 

  • O foco não está na solução

           

Um bom conteúdo precisa dar dicas práticas, ser útil, instrutivo para o leitor. Se ele não está apostando na solução, pode ser um grande problema!

 

  • O conteúdo não conversa com o público

           

Você já sabe da importância de conhecer o público-alvo. Caso o conteúdo não esteja dando certo, talvez precise de ajustes nas pautas ou até mesmo na linguagem. Por exemplo, uma linguagem formal não funciona para um público jovem. E uma linguagem cheia de gírias não cairia bem para um site institucional de um escritório de advogados.

 

  • Será que não está complexo demais?

           

Nem sempre o público tem tempo para ler assuntos densos e longos. Conteúdos complexos podem se tornar chatos com mais facilidade. Por isso, aposte em temáticas inusitadas, mas simples. Aposte em conteúdos práticos, e não teóricos.

 

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  • Lembre-se: você precisa vender soluções (não o produto)

           

Sabe quando você está assistindo TV e aparece alguém empurrando um produto para você? Isso é chato!

A produção de conteúdo deve trabalhar com o interesse espontâneo das pessoas, e não empurrar produtos. Mais uma vez: trabalhe com soluções!

 

  • O conteúdo pode não estar adequado à plataforma usada pelo público

           

Mais uma vez é fundamental conhecer o público-alvo. Você sabe por onde a sua persona acesso à internet? Pode ser por um computador, um celular ou tablet. E saber isso é fundamental para adequar o conteúdo. Por exemplo, se a maioria do seu público acessa seu blog de um computador, enquanto está em casa, o seu conteúdo pode ser mais extenso. Mas, se o público entra na internet no ônibus, pelo celular… Aposte em conteúdos enxugados, curtos.

 

  • E as palavras-chave?

           

Muitas pessoas não acertam na produção de conteúdo porque desconhecem os termos mais pesquisados na internet. Você está usando técnicas de SEO?

Comece agora!

 

  • Você divulgou?

 

Não adianta nada ter um conteúdo exclusivo e sensacional se ele não for divulgado adequadamente. Certo?

Para isso, utilize as redes sociais e os outros canais que a sua empresa atua. Por exemplo, um blog pode divulgar os vídeos no Youtube. Um podcast pode conter uma chamada para o link de baixar um e-book. E por aí vai…

A divulgação é fundamental para que a produção de conteúdo seja assertiva e aumente o tráfego de uma página, consequentemente alavancando as vendas.

Afinal, por que investir na produção de conteúdo para internet?

A produção de conteúdos tem relação direta com o aumento das vendas de uma empresa, e com baixo investimento. Marcas que atuam com essa estratégia fazem uma campanha publicitária assertiva, segmentada e gastando bem pouco!

Com a produção de diversos conteúdos é possível atrair mais visitantes para uma página e transformá-los em oportunidades de vendas. Além disso, depois da compra, é possível mantê-los aquecidos e fiéis à marca (abrindo novas oportunidades de vendas).

A produção de conteúdo para internet atua também na qualidade da imagem de uma marca. Atualmente, é fundamental se comunicar com os clientes, atendê-los e ouvi-los. Lembre-se: eles estão procurando por soluções para não sentirem mais dor – ou realizar um sonho. E você tem essa solução!

Nós da Leads Marketing de Conteúdo podemos te ajudar a melhorar toda a sua produção de conteúdo para web! Entre em contato conosco para conhecer nossas soluções!

 

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