Remarketing no Facebook: por que você deve fazer?
Um dos principais problemas, para quem trabalha com Marketing de Conteúdo, é a perda de tráfego qualificado em uma landing page ou em artigos de blog, voltados para a conversão, para as vendas. Muitas pessoas acabam acessando essas páginas, mas não efetuando a compra do produto ou serviço. Por isso, em 2014 foi lançada uma nova estratégia na rede social mais usada no mundo: o Remarketing no Facebook.
Essa técnica permite que aquele lead não seja perdido após fechar a página do seu negócio. O Facebook continuará seguindo-o, e enviando anúncios segmentados apenas para essas pessoas. Aumentando, dessa maneira, as chances dela voltar para a página e finalizar a compra, principalmente se esta foi deixada pela metade.
Por que fazer Remarketing no Facebook?
Não foi por acaso que a ferramenta para remarketing no Facebook foi desenvolvida pela mídia social. Há sim a demanda por atingir com novos anúncios pessoas que já foram impactadas por outros anuncios, mas por algum motivo, não encerrou a jornada do consumidor.
Atingir essas pessoas pode ser um caminho mais curto para as vendas, se comparado com a atração de novos leads, ou seja, são etapas totalmente diferentes no funil de vendas. Enquanto um público precisa ser aquecido, o outro já foi e já se interessou pelo produto – é um público mais qualificado.
O Remarketing é quando você entra em um site voltado para as vendas, e sai sem executar a compra. Depois disso, os anúncios daqueles produtos começam a aparecer para você no Facebook ou em outros sites, como banners.
Por que as pessoas não compram de primeira?
Pode parecer uma tortura tentar imaginar porque as pessoas não compra na primeira vez que visitam um site. Mas, há diferentes tipos de objeções clássicas na hora da venda que impedem que o lead consuma seu produto ou serviço.
Objeções clássicas
As objeções são verdadeiras desculpas e empecilhos que o seu cliente irá utilizar como arma para não comprar qualquer coisa. Na verdade, elas revelam apenas a insegurança do consumidor em efetuar aquela compra.
Ele pode desconfiar do produto, do vendedor, ou desconfiar se saberá ou não usar aquele produto. “Será que vai dar certo?”, “E se eu tiver dúvidas?”, “E se não funcionar para mim?”. Há inúmeras inseguranças que podem aparecer neste momento.
A quebra de objeções deve ser feita na landing page, mas se isso não acontecer de primeira, o remarketing no Facebook pode ser um grande aliado para isso. Há, portanto, a chance de fazer teste A/B, consertando esses equívocos na Copywriting e matando objeções.
Outros motivos para o cliente não comprar
Há ainda os problemas com os motivos avulsos e/ou pessoais do consumidor. Como, por exemplo, o local que ele abriu o primeiro anúncio não estava favorável às compras. Ou ele não tinha os dados do cartão de crédito em mãos e acabou desistindo naquele momento, para fazer em casa.
Algo pode ter distraído o futuro cliente, como um telefonema ou o chamado de um filho, e ele acabou esquecendo das compras. Enfim, são motivos que fogem do controle do Marketing Digital, mas podem ser resolvidos com o Remarketing no Facebook.
A importância do Blog para o Remarketing no Facebook
Para que essa estratégia ocorra perfeitamente, não basta ter uma página no Facebook voltada para o seu negócio. A técnica depende de uma página na internet com tráfego orgânico ou pago. Ou seja, os blogs são fundamentais para se fazer Remarketing no Facebook.
Dessa maneira, o conteúdo irá atrair leads interessados no seu nicho. E, mesmo que, eles não avancem no funil de vendas, receberão anúncios baseados nas experiências que tiveram no site.
Por meio do Remarketing do Facebook, é possível segmentar de acordo com o tema que aquele visitante mais se interessou no seu blog. Por exemplo, se você trabalha com mais de um produto ou serviço, e o visitante frequentou postagens relacionadas a apenas um deles, você conseguirá apresentar para este lead apenas anúncios referentes a aquele determinado produto.
Portanto, é fundamental ter um blog de qualidade e com conteúdos relevantes e estratégicos para as vendas. O blog irá atuar em diversas etapas do funil de vendas, e é imprescindível para que o Remarketing no Facebook aconteça.
Como fazer Remarketing no Facebook?
Assim como qualquer outra campanha no Marketing Digital, seja pelo próprio Facebook ou pelo Google, é fundamental ter um planejamento estratégico para atuar com assertividade. Para isso, confira as principais etapas para criar uma campanha de Remarketing no Facebook que converte e alavanca suas vendas:
Planejamento: chuva de ideias
O planejamento é sempre a primeira fase de qualquer campanha. É fundamental reunir a equipe em reuniões de brainstorms, com o intuito de agregar ainda mais ideias para o remarketing. Itens que devem ser definidos nessas primeiras reuniões:
Produto ou serviço:
Para as empresas que atuam com mais de um produto ou serviço, é importante escolher um para a campanha de remarketing. Caso haja a necessidade de trabalhar com mais de um produto, haverá mais de uma campanha.
Público-alvo:
A segmentação será importante para esse tipo de campanha. Além de dados demográficos básicos, é preciso levar em consideração a experiência do usuário em seu blog ou landing page. Por exemplo, a campanha será destinada às visitas de qual artigo do seu blog? Faça uma análise das páginas do site e entenda como funciona o tráfego em seu blog.
Abordagem:
É importante ter no papel qual será o tipo de abordagem usada nos anúncios. Assim como, ideias de headlines para testes A/B. Consulte as informações sobre a sua persona, e elabore anúncios voltados para ela.
Leia também: Planejamento de Marketing no Facebook, como criar o seu?
Criação: da cabeça para a execução
É hora de colocar a equipe de conteúdo e criação para trabalhar. Nesta etapa, as ideias devem ser tiradas do papel e colocadas em prática. Por isso, monte um briefing completo e envie às equipes responsáveis.
Landing page
Faça uma landing page (página de “aterrissagem” que o usuário será encaminhado após clicar no anúncio) voltada para este público específico do remarketing. É fundamental ter um texto estratégico e persuasivo para a conversão.
Lembre-se de ajustar os eventuais erros cometidos na primeira vez, como as objeções que não foram cortadas ou até mesmo o valor da oferta. Na maioria das vezes, um ajuste no preço, um bônus a mais, ou novas formas de pagamento e garantias podem resolver esse problema.
Apresente seu produto como a verdadeira solução para a dor da sua persona. E trabalhe, principalmente, com os gatilhos mentais. Veja três exemplos:
Gatilho da escassez:
Refere-se ao sentimento de perda. Ou seja: se o cliente não consumir naquele momento irá perder o produto ou a promoção. Portanto, tenha sempre uma escassez na manga, seja o tempo disponível da promoção ou a quantidade no “estoque”.
Gatilho da Prova Social:
É mais fácil para o cliente confiar no seu produto se ela já foi aprovado por outras pessoas. Por isso, apresente depoimentos e cases de sucesso sobre o seu produto.
Gatilho da autoridade:
Mostre que você tem conhecimento e é uma pessoa gabaritada para vender aquele produto ou executar aquela tarefa. Conte sua história de vida, apresente diplomas, certificados e prêmios. E, principalmente, conte sobre seus resultados de sucesso (a prova social também colabora para a construção da autoridade).
Execução: colocando em ação
Agora é hora de montar o anúncio no Facebook. Por isso, há dois pré-requisitos para fazer o remarketing no Facebook: ter uma página na rede social e ter uma página na internet, um blog, por exemplo.
Entenda como fazer o Remarketing pelo Facebook:
1) Gerenciador de anúncios
Após estar logado na sua conta de Facebook, e entrar na página voltada para o seu negócio, você deve acessar o gerenciador de anúncios. Essa função está localizada na barra superior da Fecebook.
2) Pixel
Para criar o anúncio de remarketing no Facebook, é importante que o Pixel esteja instalado no seu site ou blog. Para acessar o código do Pixel, vá para a função Ferramenta no painel de gerenciamento de anúncios. Após isso, abrirá a tela do pixel. Na função Ações, você encontrará o código do Pixel que deve ser copiado e colocado no blog.
3) Personalizar Público
No painel de anúncios, vá em Ferramentas e escolha a opção Públicos. Você encontrará no canto esquerdo da tela a opção Criar Público, e depois Público Personalizado, optando pela opção: Tráfego do Site. Vale destacar que para isso, o Pixel deve estar instalado no site.
Na próxima etapa, você irá personalizar o anúncio. É neste momento que você irá especificar a página que o usuário visitou. É possível também escolher a opção de página não visitada. Para quem usa uma landing page é possível tirar a página de Obrigado. Ou seja, o anúncio será destinado para quem visitou a página, mas não efetuou o cadastro ou a compra.
É possível personalizar também os dias que a visita ocorreu. Para produtos mais baratos é possível trabalhar com menos dias. Já produtos com mais valor demandam mais dias, porque a decisão de compra depende de mais quebras de objeções.
Caso o público ainda esteja pequeno, o Facebook não irá rodar o anúncio. Basta esperar que mais pessoas visitem seu site, para ter uma quantidade mínima de pessoas.
4) Criar anúncio
Agora é hora de criar o anúncio. Essa tarefa é feita como qualquer outro anúncio. A dica é trabalhar com headlines incríveis e matadoras!
Na opção “Quem você quer que seus anúncios alcancem?”, você irá escolher o remarketing na barra Públicos Personalizados. Caso a lista for grande, é possível segmentar ainda com dados demográficos.
Leia também: Campanhas Patrocinadas no Facebook, como converter mais?
Remarketing no ar!
Pronto. A sua campanha estará no ar e irá atingir um público muito qualificado, o qual já demonstrou interesse no seu produto ou serviço. Por isso, para alavancar as vendas cada vez mais é fundamental trabalhar com o remarketing no Facebook.
Muitas pessoas acreditam que os anúncios de remarketing podem ser chatos e invasivos para o consumidor. Mas não são. Afinal, em grande parte dos casos, os leads tiveram real interesse na compra.
Trabalhar com funil de vendas é um processo longo e contínuo. É fundamental que o funil seja cíclico para que haja fidelização e recuperação de leads que pararam em determinada etapa do funil mas podem voltar para ele. E é esta a finalidade de uma campanha de remarketing.
Remarketing no Facebook e Marketing de Conteúdo
Como é possível perceber, essas duas estratégias devem caminhar juntas no funil de vendas. Para ter uma boa campanha de Remarketing no Facebook é importante, antes disso, ter um bom conteúdo e tráfego em uma página.
Seja uma landing page, um site corporativo, um e-commerce ou um blog, o conteúdo será fundamental para levar tráfego para essas páginas. Atuar com blogs e conteúdos para mídias sociais aumenta o tráfego orgânico de uma página.
Esse tráfego pode ser convertido em vendas na mesma hora ou pode ser atingido alguns dias depois, por meio do remarketing. Para criar um conteúdo assertivo e que gere vendas, você pode contar com uma agência de conteúdo.