Campanhas patrocinadas no Facebook, como converter mais?

O Facebook é sem dúvida uma das redes que mais cresce no mundo, e por essa razão vem ganhando espaço dentro das estratégias de marketing das empresas. As campanhas patrocinadas no Facebook deixaram de ser algo a parte, e passaram a ser parte integrante de todo o planejamento.

Porém, para ter bons resultados é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes: a segmentação do público-alvo, os tipos de campanhas a serem adotadas, e a melhor maneira de estabelecer uma comunicação adequada com essas pessoas.

De uma maneira geral, pode-se dizer que as campanhas patrocinadas no Facebook é uma forma eficaz de fazer com que os seus clientes conheçam melhor o seu produto ou serviço.

 

 

Como tirar melhor proveito das campanhas patrocinadas no Facebook

 

Se por alguma razão você ou sua empresa ainda não investem em campanhas patrocinadas no Facebook, saiba que você pode estar perdendo boas oportunidades de negócios.

Um dos argumentos das pessoas que ainda têm algum receio em investir nesse tipo de publicidade é com relação ao retorno obtido por algumas empresas. É verdade que existem casos de companhias que não obtiveram o resultado desejado, mas isso ocorre principalmente pela falta de planejamento na hora de elaborar a campanha. Vale ressaltar que a grande maioria das empresas que investe nesse tipo de publicidade se sente satisfeita com os resultados.

 

Assim como outros pontos do marketing, investir no Facebook também requer certos cuidados, que precisam ser trabalhados. E para ter sucesso na sua campanha patrocinada no Facebook, é fundamental observar alguns pontos importantes. A começar pelos termos comuns utilizados na rede social, por exemplo:

  1. Pixel de conversão

Trata-se de um código fornecido pelo Facebook que tem como principal objetivo monitorar o desempenho da campanha em sites fora da rede social.

  1. Feed dos usuários

Toda a experiência de usabilidade do Facebook gira em torno desse feed de notícias do usuário. É nesse espaço que a audiência acaba encontrando os assuntos mais relevantes para ela. Como também é por meio desse feed que as pessoas conseguem realizar buscas.

  1. Anúncios e não postagens

Existem anúncios que são criados especialmente para um determinado público, ou seja, ele será mostrado apenas para aquelas pessoas. Isso significa que ele não é um post comum, portanto não irá ser mostrado na sua timeline.

 

 

campanhas patrocinadas facebook 2

 

Tipos de campanhas patrocinadas no Facebook

Com o passar do tempo, o Facebook acabou adotando diversas ferramentas para aumentar a relevância tanto para usuários, quando para empresas.

Diante da variedade de ferramentas, é muito importante que o empreendedor ou analista de marketing saiba escolher exatamente aquela que seja mais adequado para o seu objetivo.

Há três tipos de campanhas que as empresas podem adotar: a de reconhecimento, a de consideração e a de conversão. Em cada um desses segmentos, existem medidas que podem ser adotadas, saiba mais sobre cada uma das campanhas patrocinadas no Facebook:

  1. Reconhecimento

Essa campanha é muito adotada por empresas novas no mercado e que desejam ser conhecidas pelo seu público-alvo. Dentro desse tipo de campanhas patrocinadas no Facebook estão inseridos:

  • Impulsionamentos das publicações: Nesse caso a empresa escolhe uma publicação e paga para ela ter um maior alcance.
  • Promover página: Ideal para quem visa aumentar o número de curtidas.
  • Alcançar pessoas que estejam próximas à empresa: Isso faz com que os possíveis clientes possam conhecer pessoalmente o espaço físico.
  • Aumentar o reconhecimento da marca: Mostrando o seu conteúdo para mais pessoas.
  • Aumentar o alcance.

 

  1. Consideração

Essa campanha visa que o usuário tome uma atitude específica, ou seja, pode ser comparada ao call-to-action. Podem ser criadas campanhas patrocinadas no Facebook para:

  • Enviar pessoas para um link específica, dentro ou fora da rede.
  • Obter mais instalações de um aplicativo.
  • Aumentar a participação das pessoas em um determinado evento.
  • Obter visualizações de vídeo.
  • Conseguir leads para a empresa.

 

  1. Conversão

Como o nome já sugere, funciona para transformar aquele visitante em um usuário ou cliente do seu serviço ou produto. Nessa categoria estão:

  • Aumento da conversão no site.
  • Aumento do envolvimento de um aplicativo.
  • Incentivar as pessoas a obterem a oferta da empresa.
  • Promover o catálogo de produtos da companhia.
  • Fazer com que as pessoas visitem a loja da empresa

Esse é o primeiro passo para conseguir criar uma campanha de sucesso dentro da rede social, pois esse será o principal objetivo do seu marketing. Antes de optar por uma dessas opções, é essencial que a pessoa tenha em mente os reais objetivos da empresa, para que ela consiga atingir efetivamente as pessoas. Além disso, é interessante usar estratégias para aumentar o alcance orgânico de sua página no Facebook, para otimizar os resultados dos anúncios gastando menos.

Definição do público-alvo

Esse é um dos erros mais frequentes das pessoas na hora de elaborar as campanhas patrocinadas no Facebook para as suas empresas. É preciso definir o público-alvo com muita sabedoria e conhecimento.

Saber definir exatamente o público-alvo dentro da campanha é uma maneira não só de fazer com que os resultados da sua campanha sejam potencializados, como também ajudam a melhorar o custo de cada anúncio.

Vale lembrar que cada um dos tipos de campanhas acaba gerando uma cobrança distinta. Por exemplo, no caso das campanhas para conversão, o custo é feito por clique. Já no impulsionado, a base é o número de pessoas alcançadas, e assim sucessivamente.

Durante a elaboração das campanhas no Facebook, a própria rede fornece ao usuário a opção de criar um novo público, sendo que esses dados ficam salvos para futuras campanhas. Dentro desse campo é fundamental escolher o tipo de pessoa que consome o produto ou serviço que você está oferecendo.

Essas informações devem ser fornecidas de acordo com a persona do seu negócio, por exemplo.

 

Atingindo as pessoas certas com suas campanhas patrocinadas no Facebook!

 

Entre os dados que precisam ser preenchidos para se conseguir o melhor resultado estão:

  • Localização: Nesse espaço você poderá colocar não só o país, como a cidade, e no caso de negócios locais, os bairros que desejam atingir.
  • Idade: Item muito importante, pois se o seu público é voltado para pessoas acima de 25 anos, não adianta acrescentar pessoas com 18, por exemplo.
  • Gênero: Alguns produtos ou serviços são oferecidos tanto para homens, quanto para mulheres, porém, outros servem apenas para um determinado público. Se você vende roupas femininas, e nesse campo não selecionar “mulheres” e sim “todos”, a sua campanha poderá ter uma valor muito alto e ao mesmo tempo pouco eficaz.
  • Idiomas: Se a sua publicação for em português, esse é o seu público, não adianta selecionar outros idiomas, também é perda de dinheiro.
  • Direcionamento detalhado: Nessa caixa você pode colocar informações essenciais para ter o seu anúncio ainda melhor posicionado. Aqui você pode selecionar escolaridade, profissão, interesses, e várias outras opções.
  • Combinações avançadas: Onde você poderá fazer a correlação entre as várias páginas que você gerencia, fazendo com que um público possa interagir com outra, muito importante para páginas que tenham o mesmo segmento.

Orçamento ideal para campanhas patrocinadas no Facebook

Um dos principais atrativos da rede social para as empresas é que não existe um limite mínimo ou máximo a ser investido, nem como um tempo obrigatório de veiculação.

O empreendedor ou a empresa poderá criar uma campanha com R$ 5 reais e deixar ela rodando por um dia, isso varia de acordo com a estratégia. Essa também é uma boa maneira de avaliar qual campanha está apresentando melhor resultado, para investir com mais recursos.

 

campanhas patrocinadas facebook

 

Outra vantagem em anunciar no Facebook é a sua ligação direta com o Instagram. Ao desenvolver determinadas campanhas no Facebook (e isso varia de acordo com o objetivo da campanha), ela poderá ser veiculada automaticamente no Instagram e atingir um número maior de pessoas.

 

Otimizando seus anúncios no Facebook!

 

O formato do anúncio também pode influenciar diretamente o sucesso junto ao público-alvo. Atualmente, os vídeos possuem várias vantagens como: maior atratividade, melhor interação. Quando o empreendedor decide desenvolver um anúncio em formato de vídeo, suas chances de a campanha ser mais bem-sucedida aumenta consideravelmente.

Além disso, existem outras opções como:

  • Imagem: Nesse caso, a pessoa poderá escolher uma imagem que represente o seu produto, sendo que o Facebook também mantém um banco de imagens profissionais para os interessados.
  • Carrossel de imagens: São campanhas onde podem ser veiculadas mais de uma foto no mesmo anúncio.
  • Links: Onde o objetivo é fazer com que o usuário clique no link, e a chama de ação precisa ser muito bem pensada e colocada em prática.

Uma informação importante e que deve ser levada em consideração por todos que anunciam no Facebook são as suas diretrizes. Um bom exemplo são as imagens utilizadas, a rede costuma ter regras bem rígidas com relação a elas.

Um erro muito comum é o excesso de frases nas imagens, estilo adotado por muitas empresas. Nesses casos, o Facebook costuma não aprovar os anúncios, o máximo de palavras que a imagem deve ter é 20%.

Quando há excesso de informações, o anúncio simplesmente não passa pela “peneira” da rede, ou se passar, as chances dessas campanhas patrocinadas no Facebook alcançarem um baixo número de pessoas é quase certo.

Se você deseja fazer campanhas patrocinadas no Facebook de sucesso, precisa prestar atenção em todos esses detalhes.

 

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