Marketing Viral, o que é e como ele acontece?

O sonho de qualquer profissional de Marketing é perceber que a mensagem ganhou muito espaço. O que ele criou começa a repercutir de forma explosiva em todas as redes sociais é um dos maiores objetivos, não é mesmo? Para que isso aconteça, é necessário gerar uma mensagem matadora e investir no Marketing Viral.
Quando a mensagem se espalha por todos os lados, é compartilhada em redes sociais de alta repercussão como Facebook, Google +, Twitter, YouTube, a sua marca está na boca da população e por consequência, presente nos comentários nas redes, parabéns! Você criou uma mensagem viral!
Você consegue compreender a importância dessa campanha para a sua empresa? Obvio que sim! A viralidade oferecerá uma enorme visibilidade e esta visibilidade costuma ser acompanhada por um aumento estrondoso nas vendas.
Conceito de Marketing Viral
O Marketing Viral é um conjunto de técnicas que utilizam os canais da internet tais como as redes sociais no intuito de melhorar as vendas de produtos ou serviços assim como estabelecer equilíbrio no posicionamento de uma marca graças à alta propagação de uma mensagem. Quando essa propagação é elevada, quase incontrolável é chamada de viral.
Esta qualidade de Marketing consiste na criação de conteúdo interessante e destacado no intuito de chamar a atenção das pessoas. Assim, o número de compartilhamentos da mensagem será exorbitante seja através do meio virtual, seja mediante outros canais.
Se bem o conceito é bastante antigo, nenhum nome em especial tinha sido concedido até o ano de 1997 quando Steve Jurvetson denominou de Marketing Viral a estratégia do Hotmail. Este gigante adicionava um anuncio de si mesmo em cada mensagem enviada usando o seu serviço. Quando o receptor se sentia identificado e se interessava pelo anuncio, ele clicava e era conduzido ao site do Hotmail para fazer o seu registro. Esta ação continua em curso e é repetida inúmeras vezes por milhões de usuários ao redor do mundo, como resultado obtém-se um crescimento de ordem praticamente exponencial
Metodologia de Transmissão
Atualmente, o encaminhamento de mensagem por meio das contas de e-mail está em segundo plano. Sobre este assunto é preciso esclarecer que de forma alguma perdeu importância. No entanto, o chamado e-mail marketing é usado para ações específicas e muito bem segmentadas.
Hoje em dia existem meios mais rápidos de fazer uma mensagem chegar aos olhos e ouvidos dos consumidores tais como Twitter, Facebook, Instagram, entre outras redes sociais. Através delas é possível enviar uma mensagem e em pouco tempo alcançar milhares de pessoas. A boa gestão de redes sociais pode trazer isso!
Leia também: Planejamento de marketing no Facebook, como criar o seu?
Para viralizar de maneira efetiva, você deve cuidar de outra área vital: o Marketing de Conteúdo. Por meio deste, consegue-se potencializar as chances da sua informação chegar a milhões de pessoas, seja por meio de vídeos, imagens, e-mails, entre outros. Ainda falando sobre o assunto, é preciso prestar atenção nos reais interesses e necessidades do público-meta e pensar se a mensagem que você deseja mandar terá impacto sobre os receptores. O conteúdo da sua postagem deve ser muito atrativo, assim, as pessoas sentirão necessidade de compartilhar o post.
5 benefícios do Marketing Viral para as organizações
O anúncio de uma campanha viral na internet é considerado uma das melhores estratégias de Marketing para quem deseja construir a imagem organizacional ou promover um produto ou serviço. Conheça cinco benefícios do Marketing Viral para o seu empreendimento e perceba a real importância da viralidade no cenário dos negócios atuais:
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Custo eficiente
A configuração de uma campanha baseada na viralidade não possui alto custo em termos de recursos financeiros, no entanto, demanda uma boa dose de esforços e algum tempo até concluir que a mensagem é perfeita para o seu público.
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Maior exposição
Através do Marketing Viral é possível expandir o seu negócio 24 horas por dia. A eficácia da estratégia é baseada no desenvolvimento de um grande número de seguidores leais que tenham disposição suficiente para compartilhar a mensagem com outras pessoas. Quando esse compartilhamento acontece, percebe-se que a ampliação da presença da empresa na internet ajuda no desenvolvimento mais rápido do negócio.
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Construção da marca
Este pode ser um benefício menos evidente, no entanto, é de grande valia para a organização. A importância de contar com uma marca reconhecida é inquestionável, quanto mais relevantes forem os seus pontos positivos perante a concorrência, mais chances de chegar no topo do mercado.
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Aumento do tráfego
Os conteúdos virais contam com um objetivo específico, portanto, ele será dirigido unicamente aos interessados. A grande expansão da sua mensagem aumenta a possibilidade de obter um elevado tráfego orgânico. Somado ao marketing de conteúdo, ele se torna fantástico.
- Fácil de implementar
A implementação de uma campanha de Marketing Viral é relativamente fácil. Para que seja efetiva é preciso entrar em contato com as pessoas que tenham potencial para a divulgação. Neste sentido, é indispensável ganhar o reconhecimento e a lealdade das pessoas que fazem parte do público-meta.
Depois de conquistar o público é preciso começar a alimentar essa relação por meio do encaminhamento de mensagens claras e que favoreçam a repercussão.
Saiba como fazer uma campanha de Marketing Viral de sucesso
Infelizmente, não existe receita de bolo quando o assunto é Marketing Viral, contudo, é possível saber quais são os ingredientes ideais para que a receita fique do seu agrado e seja experimentada por muitas pessoas.
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Conteúdo útil
Sabe-se que as mensagens engraçadas ou surpreendentes são compartilhadas nas redes sociais e em outros canais de maneira frequente, no entanto, percebe-se que o destaque no meio viral fica por conta da utilidade.
Mensagens consideradas úteis são amplamente divulgadas e quando são realmente poderosas acabam se transformando em virais. Existem dois formatos principais quando se fala no destaque de uma mensagem útil:
- Guia ou Tutorial
- How To (como fazer)
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Apelo aos sentimentos
Apelar aos sentimentos é uma das melhores estratégias. As emoções que mais chamam a atenção e comovem o público são:
- Surpresa
- Medo ou insegurança
- Alegria
- Luxuria ou inveja
- Humor
- Segredos e curiosidade
- Ira
Por mais que essas emoções possam parecer um pouco “más”, a verdade é que elas são muito poderosas para conseguir a viralidade da mensagem. Tente passá-las através de um conteúdo positivo e que faça as pessoas refletirem.
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Compartilhamento imediato
Quanto mais pessoas pararem para pensar se devem ou não compartilhar a mensagem, menores são as chances de transformar o post em um viral de sucesso. Por esta razão, é relevante criar uma mensagem clara, objetiva, com apelo emocional, que gere um sentimento de urgência de compartilhamento.
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Originalidade
Embora as pessoas fiquem encantadas por surpresas, pode-se abordar um assunto conhecido através de uma mensagem inovadora. Certamente, ela conseguirá ter um excelente impacto. Sendo assim, o conteúdo da mensagem pode até ser conhecido, mas a forma como é apresentada é totalmente nova.
6 dicas incríveis para não fazer feio no Marketing Viral
- Crie uma mensagem simples e fácil de repassar
- Pense no ciclo de vida do serviço ou produto que você oferece
- Aposte na produção de uma proposta inesperada e surpreendente
- Invista nos canais em massa
- Preste atenção no desenvolvimento e execução da campanha
- Compreenda que o viral será a mensagem e não a marca/produto/serviço
Um caso especial: Vantagem do Marketing Viral no Facebook
As campanhas de marketing do Facebook possuem o seu próprio controle de impacto. Isso, para que elas sejam realmente produtivas é preciso considerar os fatores que podem interferir nos resultados. Estar atento/a aos desafios e diminuir ao máximo as chances de erro são atitudes simples, mas extremamente importantes para otimizar a sua campanha no Facebook. Outra questão imprescindível é prestar atenção no andamento da campanha e estar de olho nos elementos de impacto oferecidos pela própria rede como as ações, número de cliques, número de pessoas que visualizam o anuncio, entre outros.
Resumindo…
O Marketing Viral é uma tática de alto potencial. Ela pode ser usada quando o objetivo é ter uma elevada presença virtual. O principal objetivo das campanhas virais é prender a atenção dos usuários e conseguir que a mensagem alcance o maior número possível de pessoas, no entanto, para que isso aconteça é imprescindível contar com uma adequada estratégia de Marketing Viral. Uma boa tática deve considerar a oferta de produtos ou serviços gratuitos, embora esta ação não gere retorno financeiro, certamente a imagem da sua marca será beneficiada.
Além desse ponto relacionado a palavra “grátis”, é importante pensar que os vídeos, posts e demais formas de gerar conteúdo conseguem ser virais quando a mensagem é de fácil compreensão e está alinhada com o interesse do público-meta.
Todos os tópicos relacionados ao Marketing Viral citados até aqui são de extrema relevância, eles possibilitam a criação de uma mensagem clara e com ótimas chances de se transformar em um sucesso viral. Vale a pena investir nestas nas estratégias, através delas a empresa consegue ter melhor visibilidade no mundo virtual, em especial nas redes sociais mais conhecidas.
Entendeu a relevância do Marketing Viral, porém ainda está com dúvidas sobre como fazer campanhas fantásticas e ter resultados diferenciados? Encaminhe a suas dúvidas, fique certo/a que prontamente entraremos em contato e ofereceremos a melhor alternativa para você e a sua empresa.