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Growth Hacking para empresas: a nova sensação do Marketing Digital

Growth Hacking para empresas: a nova sensação do Marketing Digital

O marketing digital tem por objetivo maior converter o maior número de pessoas em clientes tanto offline quanto online. E para atingir essa meta, são utilizadas diversas estratégias inteligentes e inovadoras no mercado digital para que sua empresa se destaque dos concorrentes. Uma dessas novas técnicas que surgiu recentemente é o Growth Hacking para empresas. Muitas empresas já estão utilizando essa estratégia para crescer de forma acelerada num curto espaço de tempo e com alta performance.

 

A origem do Growth Hacking para empresas

O termo Growth Hacking, pode ser traduzido da seguinte forma:

  • Growth = crescimento
  • Hack = espaço ou brecha
  • Hacking = a capacidade ou habilidade de achar essa brecha ou espaço

Pensando nisso, Sean Ellis, fundado e CEO do GrowthHackers.com, cunhou esse termo Growth Hacking aplicando-o e promovendo o crescimento das startups e empresas onde ele trabalhou. Growth Hacking é a ação de encontrar espaços ou brechas com a meta de fomentar o crescimento acelerado de um determinado resultado.

O maior caso de sucesso de Sean Ellis é o Dropbox, em que ele desenvolveu a ideia de convidar amigos para conhecer o produto, em contrapartida o cliente ganhava mais espaço. Dessa forma, o Dropbox aumentou sua base de clientes de uma maneira espantosa e atualmente é uma startup de sucesso mundial.

O que significa Growth Hacking

Numa tradução ao “pé da letra”, Growth Hacking significa “crescer hackeando”. A expressão hack está sendo usado ultimamente como sinônimo de mudança de forma não convencional. Growth Hacking para empresas é o marketing de crescimento, utilizando marketing de baixo custo para auxiliar a sua empresa manter e aumentar um funil constante de novos usuários ao seu produto, blog ou site.

No marketing digital, Growth Hacking para empresa é um conjunto de estratégicas flexíveis que tem por objetivo que serviços e produtos de uma determinada empresa sejam cada vez mais visto online, ganhe mais fãs da marca e por consequência venda mais. Essa nova sensação do marketing digital está muito voltada para empresas de pequeno porte ou startups que precisam de resultados rápidos, mas não possuem enorme quantidade de capital. Essa nova técnica é de fácil implementação para qualquer tipo de negócio online.

 

O profissional Growth Hacker

O Growth Hacker é o profissional responsável para aplicar essa técnica e desenvolver o crescimento acelerado da empresa. O profissional Growth Hacker reúne um conjunto de procedimentos e conhecimento visando atingir o resultado contratado pelo cliente.

 

Leia também: Marketing de conteúdo para mídias sociais

 

Esse profissional precisa entender de todos os conceitos do marketing digital como comportamento do consumidor, processos e toda jornada de compra do cliente. Ele vai atuar em novas formas para atrair leads para o seu site, blog ou loja virtual e convertê-los para clientes e realizar vendas de serviços ou produtos.

O trabalho do growth hacker passa por várias etapas:

  • Identificar o problema que precisa ser resolvido;
  • Efetuar brainstorming para levantar fatores e ideias e de que forma aplicá-las;
  • Estabelecer um planejamento com acompanhamento, consistência e periodicidade;
  • Fazer experimentos diferenciados para aplicar e testar as implementações
  • Analisar os resultados oriundos dos experimentos feitos;
  • Efetuar a aplicação em maior escala dos experimentos de sucesso para multiplicar os resultados.

O Growth hacker precisa de muitos dados parar fazer a melhor análise e propor novas ações ou repetir as de sucesso. É de fundamental importância documentar todas as ações, para ter um histórico e ajudar na tomada de decisões.

 

Crescimento tradicional x Growth Marketing

A principal diferença entre o crescimento tradicional e o Growth Marketing está no foco das ações. O tradicional é muito mais amplo e utiliza de meios de comunicação de diversas formas. Já o Growth Marketing é focado no marketing de crescimento (acessos, assinaturas, vendas, usuários, etc). No caso das startups que não possuem nem tempo nem um grande fluxo de caixa, é preciso procurar os pontos certos de alavancagem para impulsionar seus serviços e produtos e alinhar o crescimento.

Como funciona o Growth Hacking para empresas

 

O primeiro passo é analisar os dados e verificar todas as variáveis possíveis do blog ou site: horários de maior número de visitas, número de acessos diários, semanais e mensais, qual tempo médio do consumidor permanece no site, quais fontes trazem mais tráfego para o blog.

Após essa análise, é preciso desenvolver ações para a primeira ação: levar o usuário a visitar seu blog ou site. Os visitantes estão navegando, pesquisando preços, verificando serviços, características, comentários, visitando a concorrência. O primeiro desafio é conquistar esse visitante e transformá-los em usuários. É importante se inteirar sobre o seu nicho de mercado, identificar os principais concorrentes, quem faz a diferença e apresenta novidades e propostas diferenciadas.

 

growth hacking para empresas

 

A partir daí, experimente as mais variadas formas de divulgação: Youtube, Pinterest, Instagram, email marketing, entre outros. Uma dica importante: participe de tudo que é gratuito e que tenha público relacionado com seu nicho de mercado. O principal objetivo é reter os usuários mais propensos a se envolverem com o seu serviço ou produto, promovê-los a clientes, transformá-los em membros ativos para que os mesmos continuem a utilizar seus serviços e produtos.

Para encontrar essa base de usuários e levá-los à consumirem seus produtos er serviços, é preciso combinar diferentes técnicas, tais como:

Search Engine Optimization (SEO)

Auxilia a qualquer empresa direcionar o tráfego para um site ou blog de forma orgânica e ficar na frente dos concorrentes.

E-mail Marketing

Essa técnica auxilia a empresa transformar visitantes em leads, aumentar tráfego, atrair novos usuários e envolver os leads já existentes.

Viral Loops

É um recurso quando bem utilizado pode gerar um grande crescimento. O viral loop é embutir um segredo dentro do seu serviço ou produto que o faz destacar. Isso provoca nos usuários a vontade de acessar e compartilhar seu serviço ou produto.

Insights dos usuários

Técnica utilizada para solicitar comentários, opiniões. Os dados coletados vão ajudar a empresa a conquistar mais clientes.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é utilizado de diferentes formas para aumentar o tráfego do site e transformar visitantes em ledas. Os conteúdos precisam ser relevantes, atrativos, úteis e estratégicos. As principais formas são: email marketing, blog, slideshares, vídeos, newsletter, boletins, postagens em redes sociais, entre outros. Você pode tanto fazer seu conteúdo, como contar com uma agência de conteúdo.

Marketing Automation

Uso de ferramentas para automatizar e mensurar os fluxos de trabalho e tarefas de marketing para incrementar o crescimento de forma eficiente e rápida.

Dica importante: Todas essas técnicas visam reter e fidelizar o cliente. Utilize o máximo de ações possíveis para que você possa mudar as estratégias a cada nova ação, fazer comparações e identificar quais ações dão mais resultado ao seu negócio.

 

Funil do Growth Hacking para empresas

O funil do Growth Hacking é dividido em 5 etapas:

  • Aquisition ou Aquisição – Atrair clientes dos mais variados canais utilizando as melhores práticas
  • Activation ou Ativação – Etapa onde ocorre a conversão de clientes e criação de contas e assinaturas.
  • Retention ou Retenção – A conversão já ocorreu. Agora é “forçar” o cliente repetir o uso do serviços e produtos constantemente.
  • Referral ou Recomendação – O cliente indica ou recomenda os seus serviços e produtos para outras pessoas.
  • Revenue ou Receita – Etapa que gera faturamento para o seu negócio, por meio de programa de afiliados, entre outros serviços.

Em termos do Growth Hacking, todas as etapas precisam funcionar bem. Caso alguma esteja com baixa performance, o ideal é otimizar essa fase por meio de processos pré-estabelecidos, utilizando ferramentas adequadas, estudando o comportamento do consumidor apara alavancar os resultados.

Inbound Marketing x Growth Hacking

O Inbound Marketing é a aplicação de várias técnicas para aquisição de cliente por meio de um relacionamento, com o objetivo de atrair mais leads para o seu serviço ou produção, e solidificar o relacionamento da empresa até que esse lead se torne um cliente e fã da marca. Os resultados vão aparecer a médio ou longo prazo.

O Growth Marketing é estratégia para ampliar os canais, melhorando a performance da geração de novos clientes em busca de resultados a curto prazo. Essa maximização para adquirir clientes por meio dessa técnica, acontece por meio de anúncios no Facebook, Google, conteúdos otimizados e relevantes, captação de e-mails e outras técnicas chamadas de Hacks mais incisivas na busca de impressionar os usuários e torna-los clientes de uma mais rápida e eficiente possível.

Em ambos os casos, a meta é aumentar o número de clientes, seja por meio de capturar novos leads ou vendendo de forma direta.

 

Comunidades e blogs de Growth Hacking

Todos os conteúdos abaixo das melhores comunidades e blogs estão em inglês, mas vale a pena o esforço de ler, pois há informações muito relevantes:

Growth Hackers: É uma comunidade de profissionais com estudos e dicas para quem deseja se aprofundar no assunto.

Quora Growth Hacking: É uma comunidade de perguntas e respostas para aprender e com tópicos interessantes sobre o tema.

Andrew Chen: Blog do investidor anjo Andrew Chen, de São Francisco. Contém artigos relevantes semanalmente. Com portfólio incrível, o investidor ajudou muitas startups a crescer.

Startup Marketing: Blog com grande número de artigos relevantes sobre o assunto que contém informações para iniciantes até técnicas avançadas.

Noah Kagan: Blog de Noah Kagan, que trabalhou na Mint e no Facebook. O site é completo com conteúdo exclusivo, webinars, ebooks. Além disso, é possível se inscrever para receber e-mails sobre Growth Hacking.

 

Por onde começar?

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