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Marketing de Conteúdo para mídias sociais: os segredos dos profissionais

Marketing de Conteúdo para mídias sociais: os segredos dos profissionais

Basta abrir uma conta gratuita e compartilhar algumas fotos dos meus produtos. Pronto: o Marketing de Conteúdo para mídias sociais já está funcionando. Será que é mesmo assim? E as vendas? E o relacionamento com o cliente? E a atração de leads? E o posicionamento da marca?

O Marketing de Conteúdo para mídias sociais não é algo extremamente simples, como parece. Na verdade, é uma luta diária para conquistar engajamento da audiência e gerar mais interação. Apesar de ser um investimento totalmente barato (e muitas vezes, gratuito), as redes sociais são um grande desafio para as empresas.

Profissionais do mundo pesquisam diariamente as atualizações da plataformas e buscam compreender o público e suas mudanças culturais e sociais. Essas estratégias são fundamentais para se ter sucesso no Marketing de Conteúdo para mídias sociais. Conheça, agora, os 7 segredos dos profissionais do marketing para gerar mais vendas por meio das redes sociais!

 

1 – Um olho no presente, e outro no futuro

 

Você conhece expressões como “meme”, “viral” ou “viralização de conteúdo”? Bom, então é melhor manter um caderninho do lado do computador e começar a anotar as tendências das redes sociais. Alguns conteúdos se tornam verdadeiros virais, ou seja, são compartilhados com todo mundo, virando um meme.

As marcas que embarcam nesse universo conseguem atrair mais a atenção dos usuários. Por isso, é preciso ficar de olho no futuro e ter uma percepção do que pode se tornar um meme ou não! Para isso, o responsável pelas redes sociais não deve ter filtros e estar de olho em diversos tipos de conteúdo, desde a cultura pop até programas de televisão aberta!

É fundamental participar de grupos, curtir páginas de humor, e aproveitar o tempo livre nas redes sociais para também pesquisar. Assim, o profissional irá unir o útil ao agradável, otimizando seu tempo de diversão… Ou melhor: estudo!

 

2 – Amar pessoas é essencial

 

Não é mais possível falar em redes sociais sem falar de pessoas! As redes sociais permitiram uma interação entre pessoas distantes, que não existia antigamente, e também modificou a maneira como o cliente se relaciona com a marca.

Amar pessoas é o grande segredo para ter sucesso no Marketing de Conteúdo para mídias sociais. Afinal, o conteúdo deve ser voltado para elas e para as questões pessoais, como problemas, dores, sonhos, relacionamentos e diversão. São as pessoas que fazem as redes sociais: pensar nelas é essencial.

Uma rede social de sucesso é uma rede social com empatia, que fala exatamente o que o público quer. A dica é manter sempre um bom contato com os clientes e atualizar, com frequência, as pesquisas de público.

 

3 – Cada um é cada um  

 

O tratamento individual de cada seguidor é extremamente importante para uma empresa. Isso quer dizer que alguns conteúdos devem ser totalmente personalizados: responder comentários, mensagens é, portanto, fundamental para uma marca atingir o sucesso nas redes sociais.

Com conteúdos personalizados, a marca consegue ter um desempenho muito melhor, revelando ao cliente a importância e o protagonismo dele. Essa é a base de um bom relacionamento entre marca e cliente, que constrói conexão emocional e laços afetivos, gerando fidelização.

 

Marketing de Conteúdo para mídias sociais

 

4 – Inspirar: por que não?

 

Marcas também são influenciadoras de comportamento – isso vai muito além da comercialização de produtos e serviços. Por isso, inspirar o público é uma maneira de aproximar mais a marca do público e gerar conteúdos que promovem engajamento.

Inspiração vai muito além de conteúdo motivacionais, como frases de grandes pensadores. Inspirar é mostrar caminhos para o sucesso e para a felicidade, é solucionar problemas rotineiros da persona, é gerar conteúdos humanizados.

 

5 – Contar uma boa história é sempre bom

 

Um dos segredos dos profissionais de mídias sociais é a utilização de técnicas do Storytelling para vendas. Todo mundo gosta de ouvir boas histórias, afinal elas geram conexão, identificação e inspiram. Contar histórias nas redes sociais é uma forma criativa de gerar mais engajamento e mais vendas.

A marca pode contar diferentes tipos de histórias, desde a própria história (como foi construídas e os propósitos) até histórias de fundadores e clientes. Uma técnica muito utilizada para isso é a Jornada do Herói, estrutura narrativa padrão presente em diversas histórias conhecidas.

 

6 – Conhecer o timing das coisas

 

Ao fazer Marketing de Conteúdo para mídias sociais é imprescindível que o profissional saiba a hora certa de executar ou não determinados conteúdo. Por exemplo, os memes, muitas vezes, possuem vidas curtas e, por isso, é importante que sejam compartilhados no período certo: o auge.

Alguns conteúdos acabam ficando esgotados e se tornam cansativos e chatos para o usuário. É importante saber a hora de parar. O timing também refere-se a outros tipos de conteúdos.

Por exemplo, é sempre bom criar ganchos com datas especiais e aproveitar de datas menos conhecidas para gerar engajamento e surpresa: como o dia de determinado profissional, mudança de estação, aniversário de filmes, atores e livros.  

 

7 – Ouvir o cliente

 

Afinal, a rede social é, justamente, para ele!

Grande parte das marcas acabam ignorando o fato de que as redes sociais são vias de mão dupla. A interação é extremamente importante para a empresa. Por isso, o ideal é estar sempre atento aos clientes, observando o seu comportamento, respondendo aos comentários, e prezando pela interação.

Ao ouvir o cliente, a marca acaba aumentando a sua capacidade de gerar conteúdos assertivos e inteligentes para o público. É como uma troca de informações. Por isso, é fundamental que a empresa esteja atenta às necessidades dos consumidores.

 

Marketing de Conteúdo para mídias sociais

 

Analisando os segredos e truques dos profissionais, é possível compreender a importância do cliente para criar conteúdos para as redes sociais. Na verdade, todos os segredos poderiam ser simplificados em apenas um: Pensar na experiência do cliente.

A marca deve entender porque o cliente utiliza uma rede social e qual é o seu objetivo ao seguir a empresa. Ou seja, qual é o tipo de conteúdo esperado por ele. Isso significa que a marca deve construir uma experiência agradável ao usuário, com conteúdos assertivos.

Em outras palavras, a marca deve contribuir para que o usuário tenha momentos positivos enquanto utiliza as redes sociais. Logo, ao falar de Marketing de Conteúdo para mídias sociais estamos, automaticamente, falando em gerenciamento de relação com o cliente, gerenciamento da felicidade do cliente e humanização da marca.

 

Por que terceirizar conteúdo?

 

As empresas que buscam mais qualidade no Marketing de Conteúdo para mídias sociais devem procurar por profissionais da área – os detentores desses segredos. Entretanto, a contratação de um profissional pode sair cara para uma empresa, principalmente as de pequeno e médio porte.

Por isso, contratar uma agência de conteúdo é uma solução inteligente para as empresas que querem vender mais por meio das mídias sociais. Afinal, não basta ter uma conta, é preciso entender sobre pessoas!

 

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