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Estratégias de conteúdo para gerar mais leads

Estratégias de conteúdo para gerar mais leads

Como atrair mais clientes e interessados para uma empresa ou marca? É simples: uma publicidade no jornal, um comercial na televisão ou uma vinheta na rádio… Essas estratégias pertencem ao Marketing Tradicional. Mas, houve uma imensa mudança na estratégias de conteúdo para gerar mais leads.

Com o Marketing Digital o planejamento das empresas mudou. As estratégias de conteúdo para gerar mais leads deixaram de ser entremetida, ou seja, imposta. É o caso de um anúncio de televisão, que interrompe uma programação para anunciar qualquer produto – mesmo que não seja de interesse do público.

No Marketing “moderno”, o jogo virou! O interesse do lead tem que ser genuíno e espontâneo. Dessa vez, a marca não precisa mais correr atrás de um cliente em potencial. Será ele que, a partir de estratégias de Marketing de conteúdo, irá se interessar, naturalmente, pela marca. Entender esse posicionamento é o primeiro passo para um excelente planejamento de estratégia de conteúdo para gerar mais leads.

 

Confira agora algumas dicas de estratégias de conteúdo

1) Atualização

Parece “mais do mesmo” falar em atualização de conteúdo em blogs e redes sociais. Mas, mesmo assim, muita gente erra nesse quesito por falta de planejamento! A atualização é essencial para que o conteúdo se renove e os leads se mantenham “aquecidos” e interessados na marca. Entretanto, essa estratégia de conteúdo pode falhar se não houver um planejamento. Por exemplo, e se a criatividade acabar? E se não tiver mais tempo para postar algo?

É fundamental criar uma planilha e uma agenda para o conteúdo que será públicado em um blog ou em qualquer rede social. Além de organizar as postagens e garantir que elas ocorram, a marca construirá um funil de vendas, um planejamento estratégico para levar o “curioso” para o status de lead, e o lead para consumidor!

 

2) Originalidade

Copiar textos e publicações de outros lugares pode ser plágio (e isso é crime!). Mas, mesmo se a fonte for citada a sua empresa mostrará uma imagem frágil, sem criatividade e sem personalização e exclusividade no conteúdo. O pensamento do lead é simples: “Por que vou acompanhar este blog se ele posta o mesmo conteúdo que o outro site?”. Por isso, as estratégias de conteúdo precisam levar em consideração a originalidade. Cada vez mais, os conteúdos precisam ser personalizados e segmentados. Com o excesso de informação, na internet, o público se tornou exigente! É preciso mergulhar de cabeça para atrair a atenção do público!

 

 

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3) Mais informação, menos publicidade

Na elaboração de estratégias de conteúdo, principalmente para as redes sociais, é importante levar em consideração a regra 8 para 2. Ou seja, 80% da publicação devem ser informativas ou de entretenimento. Apenas 20% exclusivamente publicidade. A mesma regra pode ser adaptada para blogs. Isso irá tornar o conteúdo mais dinâmico e interessante para o público. O excesso de publicidade pode tornar a rede social ou o blog chatos.

 

 

estratégias de conteúdo

 

4) Conteúdo multimídia

Ler um texto ou assistir a um vídeo? Acompanhar um áudio ou baixar um template? Fotografias ou infográficos? Por que não misturar as diversas mídias. Os vídeos, por exemplo, têm um poder incrível nas redes sociais, mas o uso de conteúdo multimídia pode ser ainda mais poderoso. Isso porque irá atrair diversos interesses e conseguir agregar mais valor ao blog ou ao perfil na rede social. Essa sempre é uma estratégia de conteúdo assertiva.

 

5) O seu lead precisa de uma moeda de troca

Você já deu algo valioso para alguém sem receber nada em troca? Com certeza, nunca. Se já, foi por amor (e aqui isso não vale!). O que faz uma pessoa dar o e-mail (ou outro contato) para a sua marca?

Essa informação é muito valiosa, é a permissão da pessoa em receber conteúdos da sua marca e iniciar um processo de comunicação com a sua empresa. Por isso, ela merece algo de valor em troca! Funciona, mais ou menos, como um brinde. A isca pode ser um e-book, um conteúdo inédito, ou qualquer outra recompensa valiosa. Essa estratégia de conteúdo valoriza o lead, e entende que ele precisa ser reconhecido. Entregando um conteúdo informativo, de qualidade, você terá certeza que o seu lead realmente se interessa pela sua marca. É um lead de qualidade, portanto.

 

Leia também: Cuidados ao contratar produção de conteúdo terceirizada

 

6) Definir público

Outro ponto em que se cometem muitos erros é o público. Saber, exatamente, com quem a sua empresa está conversando é fundamental para que haja um diálogo assertivo. Essa informação irá influenciar toda a estratégia de conteúdo, porque mudará a linguagem e os tipos de publicações (e, nos casos das redes sociais, irá influenciar na escolha de qual mídia usar).

 

7) Links patrocinados ou postagens impulsionadas

Dentro das redes sociais é possível gastar algum dinheirinho para ter mais visibilidade. Gastar não… Investir. O retorno é sempre imenso. Com um valor baixo, se compararmos ao investimento do Marketing tradicional, é possível alcançar diversos usuários, segmentando anúncios e publicações de acordo com região, idade, gênero e interesses. Essa estratégia é ideal para gerar leads, aumentar o número de seguidores de uma página e levar mais tráfego para um blog.

 

A estratégia de conteúdo para gerar leads é eficiente porque atua diretamente com o interesse espontâneo dos internautas, que irão se tornar consumidores.

Ela funciona como uma verdadeira isca, mas deve agir de forma estratégica para construir um relacionamento assertivo e duradouro com o cliente em potencial. É fundamental que esses leads sejam encaminhados para conteúdos mais exclusivos (e com foco na jornada do consumidor, levando-os para a efetivação da compra). Ou seja, a estratégia não pode parar no conteúdo, deve ser continuada em e-mails, por exemplo. Caso não tenha alguém habilitado, contrate sempre uma agência de conteúdo!

 

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