Por que sua empresa deve criar conteúdo para redes sociais?
Se você é empresário ou diretor de marketing de alguma empresa, sabe que se comunicar com o público é fundamental! As redes sociais, porém, mudaram a forma como esta comunicação acontece. O que era um monólogo (a marca falava e a audiência falava), passou a ser um diálogo. Neste sentido, criar conteúdo para redes sociais é a forma de otimizar este processo.
É provável que sua empresa já tenha um site ou então um perfil no site de relacionamento no Facebook. Porém, é algo comum que os acessos do primeiro não sejam muito grandes. Ou então, que suas postagens nas redes sociais recebam pouca interação. O problema, em ambos os casos, está ligado ao conteúdo! Criar conteúdo para redes sociais é a forma de aumentar o engajamento de sua marca. Aliás, é só ele que faz uma relação duradoura e orgânica com a audiência!
Mas criar conteúdo para redes sociais não é tarefa fácil. Exige estudo, técnica e muito conhecimento!
Por que criar conteúdo para redes sociais?
Nunca houve um número tão grande de indivíduos conectados ao redor do mundo. Em especial, no Brasil, que é um dos líderes no ranking de países com maiores números de usuários de internet em sua população.
Há mais ou menos quinzes anos, essa estatística era bem diferente. Computadores eram utilizados por uma pequena parcela de indivíduos e prioritariamente para assuntos de trabalho ou então estudos.
Com a expansão da tecnologia ocorrida nos últimos tempos, houve um significativo aumento no uso de aparelhos celulares. Tendo seus modelos renovados a cada ano e com um acesso à internet cada vez mais rápido e prático. Neste sentido, criar conteúdo para as redes sociais se tornou ainda mais importante!
A facilidade no acesso influenciou comportamentos de pessoas de todas as idades e classes econômicas, que agora estão cada vez mais ligadas à aplicativos e a sites de redes sociais.
Para os de quem trabalha e estuda utilizando tablets, computadores ou ao menos necessita trocar mensagens instantâneas e realizar pesquisas em sites de buscadores, o tempo que passam conectados é ainda maior.
Consequentemente, o comportamento na hora de fazer compras também mudou. Por exemplo, dificilmente se entra em uma loja de roupa antes de ter pesquisado modelos, cores e tamanhos em alguma página oficial ou não das marcas concorrentes.
Adolescentes e jovens, inclusive, já estão desde cedo habituados a adquirir serviços e produtos. Até mesmo a efetuar transações bancárias diretamente da palma de suas mãos.
Neste sentido, temos um público altamente ativo e exigente. Por isso, precisamos de uma estratégia e criar conteúdo para redes sociais que impacte estas pessoas. Mas como fazer isso?
Redes sociais e a nova forma de consumir!
Fenômenos como esses são explicados por estratégias e cases de marketing digital de sucesso, que souberam promover uma gestão de redes sociais adequada e focada, garantindo a preferência dos consumidores também online.
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Até aqui, pudemos verificar que possíveis clientes conectados na internet não faltam. A questão é todos nós somos atingidos por um número absurdo de informações diariamente, que vão desde e-mails marketing, até anúncios em sites e aplicativos.
Uma empresa deve pesquisas e saber planejar quais estratégias adotar para se destacar online. Neste artigo vou explicar como criar conteúdo para as redes sociais, gerando bons resultados e influenciando positivamente nas suas vendas.
Seu público está na internet. Descubra exatamente onde e se adeque a cada mídia
Minha intenção com a primeira parte deste artigo foi comprovar que as pessoas estão na internet. Mas não basta saber disso na hora de querer chamar a atenção delas, pois é preciso conhecer quais são seus hábitos.
É fundamental fazer pesquisas, identificar seu target e buscar entender qual o comportamento dele, dentro e fora da rede. Esta é a primeira tarefa para a gestão de mídias sociais de qualquer empresa!
Construir uma página oficial de qualidade e ter perfis em sites de redes sociais é, na verdade, somente um passo para ter sucesso online, pois é preciso se aprofundar no assunto.
Faz toda a diferença buscar referências e conhecer cases de empresas que tiveram sucesso ao criar conteúdo para as redes sociais. Há ainda grandes marcas que nos servem de exemplo do que não fazer.
Como optar pela melhor rede social para gerar conteúdo? O caso do Facebook!
Muitos optam por criar conteúdo para o Facebook. Como a rede social fundada por Mark Zuckerberg é uma das mais acessadas tanto aqui, quanto em outros países, não foram nem uma nem duas empresas que resolveram simplesmente replicar sua comunicação já existente em outras plataformas em uma fanpage. Resultado: poucos likes, pouco retorno em vendas.
Casos semelhantes acontecem ao criar conteúdo para Instagram ou qualquer outro aplicativo. Pode até ser que uma imagem bem trabalhada chame a atenção, ganhe curtidas e até se torne popular, mas isso não garante venda, nem lembrança de marca.
Uma gestão de comunicação em redes sociais deve se preocupar em criar conteúdo relevantes, adequados a linguagem de cada plataforma, que de fato prendam a atenção do público-alvo e que os impulsione a adquirir um produto ou serviço imediatamente ou então mais tarde.
Reutilizar na fanpage somente textos e imagens originais do seu site oficial, dá ao público a sensação de “eu já vi isso antes”, e com toda a razão. O gerenciamento de páginas no Facebook precisa ser muito bem feito para que você tenha bons resultados!
O segredo é oferecer algo novo ao criar conteúdo para as redes sociais. Citarei alguns exemplos.
É necessário identificar o que é efetivo ou não ao criar conteúdo para Facebook ou para qualquer outra rede social. Nas configurações do site há utilitários para aferir a popularidade de um compartilhamento e gerar relatórios, confirmando se as curtidas recebidas pela sua fanpage trouxeram ou não relevância para a sua empresa.
Para que esses resultados sejam animadores, siga alguns parâmetros.
Um dos segredos dessa mídia social tão popular são os seus algoritmos. A partir do momento que um usuário dá um clique em algo compartilhado nela, outros conteúdos relacionados irão aparecer em sua timeline.
No entanto, não podemos abusar disso. É importante postar um número acertado e atualizações semanais e em horários com grandes picos de pessoas conectados, principalmente em páginas que estão apenas começando. Não queremos que seus clientes acabem irritados logo de cara com sua marca surgindo na página inicial deles a todo momento!
Alinhando a linguagem ao Facebook!
O Facebook é uma rede social para textos concisos, numa linguagem coerente com o seu público, vídeos de curta duração (à exceção das transmissões online, que podem chamar a atenção para algum lançamento de produto ou evento badalado) e, principalmente imagens em boa qualidade, de preferência editadas, demarcando o conceito da sua marca.
Donos de bares, restaurantes e casas noturnas costumam ter êxito em ações e promoções via Facebook. Ao desejar ganhar algo um algum desconto, a pessoa é impulsionada a compartilhar postagens da sua marca. Outra pessoa também vê e também compartilha, e por aí vai.
Links que levem ao seu site, a um artigo ou a alguma notícia externa também podem render bons frutos. Os clientes de hoje não querem só comprar, mas obter dicas e outras informações que possam estreitar relações com as marcas que consomem. Mas é importante também criar conteúdo para redes sociais específico, que impacte sua persona!
Sua empresa tem um perfil mais informal? Há sempre a possibilidade de criar conteúdo para Facebook apostando em algum meme do momento, afinal ele foi um dos responsáveis pela popularização dos virais. Só é importante estar atento para utilizar uma piada considerada engraçada ainda, pois na internet tudo muda muito depressa e o feedback é instantâneo.
Se o seu público-alvo é composto por jovens ligados à moda e à cultura pop, é bem provável que além das redes sociais mais conhecidas, eles utilizem aplicativos de relacionamento, de música, e gostem de trocar imagens em tempo real, como no caso do Snapchat e do Instagram Stories.
Estratégia para criar conteúdo para redes sociais que seja impactante!
Conteúdo para Instagram
Não são poucas as estratégias de marketing digital nessa área que investem pesado em criar conteúdo para Instagram. É natural que adolescentes gostem de aparecer, de fazer fotos e mostrar que estão curtindo a vida, de alguma maneira.
O sucesso do Instagram se deve ao fato dele ter dado um novo sentido a arte da fotografia. Ele nos dá a sensação de que todos somos fotógrafos, nos dando a oportunidade de fazer uma imagem, editá-la e compartilhá-la o mais depressa possível.
Mesmo quem não nos conhece pode nos encontrar por meio das hashtags ou então check-ins. Por isso é importante criar conteúdo para Instagram. Ele possibilita que mesmo quem está longe conheça sua empresa com apenas um clique, apenas uma imagem ou um vídeo de não mais que um minuto.
Sendo assim, criar conteúdo para Instagram pode ser um excelente modo de fazer chamar pessoas para o seu site e mesmo para a sede física da sua empresa, pois é característico do aplicativo ser objetivo e se utilizar de ar de suspense em suas postagens.
Neste caso, a questão de criar conteúdo para redes sociais depende de seu nicho e estratégia!
O Twitter morreu? Não!
Estratégias parecidas podem ser utilizadas no Twitter e com um ótimo retorno. O diferencial dessa rede social está no número limitado de palavras que uma pessoa tem por postagem.
Muitas marcas têm tido sucesso ao criar conteúdo para Twitter, pois é uma maneira de se aproximar do seu público, com mensagens curtas, motivando-os a acessar seu e-commerce e a retuitar informações sobre a sua marca.
Talvez o grande insight para quem deseja criar conteúdo para as redes sociais esteja em sabe identificar o que é viável ou não e discernir o que gera vendas do que somente faz barulho.
Como criar conteúdo para redes sociais para negócios B2B?
Esta é uma dúvida muito comum. Ao contrário do que muitos pensam, é sim possível conseguir negócios, vendas e leads, através das redes sociais, para negócios B2B.
Porém, para isso é fundamental entender a estratégia no geral e alinhá-la ao público. Para isso, precisamos de uma estrutura de design e linguagem adequada as necessidades da persona para redes sociais!
Neste vídeo, você pode ver mais sobre o conteúdo pare redes sociais, no caso do B2B!
Com uma gestão de redes sociais adequada é possível colocar em prática essas e outras dicas do texto, transformando seu site e seus perfis em verdadeiros canais de venda e relacionamento com os clientes. Mas para isso, é fundamental criar conteúdo para as redes sociais de alto valor!
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