Gestão de mídias sociais, alguns fatores fundamentais…
A gestão das mídias sociais é um fator determinante na implementação de uma presença digital de qualquer empresa! Mas para isso, a qualidade precisa ser o foco!
Nos dias atuais, nosso cenário macroeconômico não é dos melhores possíveis, e a cada dia que passa vemos menos investimentos no setor de marketing, e vários profissionais da área sendo demitidos. Ainda vivemos a cultura de, se precisamos reduzir custos, vamos cortar do marketing. Isso explica as dificuldades em sair de situações de crise que a maioria das empresas passa! A gestão de mídias sociais é um conceito fundamental neste cenário. Ela é fundamental, ainda mais em um mundo cada vez mais conectado.
O marketing digital vem ganhando cada vez mais espaço. Temos visto grandes empresas contratar profissionais em cargos de gestão para liderar suas estratégias digitais. Existem ainda muitas outras empresas que estão apenas começando seus trabalhos no que diz respeito a estratégias digitais. Por isso, estas estão errando bastante, por simples falta de conhecimento. Não seria diferente com a gestão de mídias sociais….
Cenário digital e gestão de mídias sociais
Apesar deste cenário positivo ao digital, os nossos números ainda são bem frustrantes, quando comparamos eles com os números de regiões com mercados mais evoluídos. Por volta de 15% de tudo que é investido em publicidade em nosso país, é totalmente destinado a publicidade digital. Já em países mais desenvolvidos, como Reino Unido e EUA, esses números sobre para 49% e 28%, respectivamente, segundo o site eMarketer.
Leia também: Marketing de conteúdo, a nova forma de vender!
Além disso, apesar de nosso comércio online crescer cerca de 20% ao ano – índice bastante superior ao crescimento do varejo em nosso país – ainda representa apenas 2% do varejo. Quando comparado a países mais desenvolvidos, novamente ficamos atrás, tendo no Reino Unido 13%, nos EUA 7% e na China 6%.
Veja algumas pequenas características que devem fazer parte do dia a dia do marketing moderno. Com certeza elas irão mudar o rumo de sua empresa, além de mudar a forma que os executivos olham para os departamentos de marketing atualmente.
Gestão de mídias sociais, quais os fatores a serem analisados?
1 – Gestão de mídias sociais com foco em Resultados –
O marketing não deve ser um “gastador de dinheiro”. Ele precisa ser um grande gerador de lucros para sua empresa. Existem tecnologias de sobra para se fazer um planejamento de qualidade, executar, mensurar e aperfeiçoar a verba de marketing em busca de resultados. Compreender o que acontece dentro das plataformas digitais e melhorar os resultados não deve ser mais diferencial das empresas. Isso será uma obrigação!
Planejar suas verbas de marketing com foco em conversão e modelo de atribuição é mandatório para a rentabilidade das empresas.
2- Conhecimento em Tecnologia
Não, você não precisará se tornar um programador. Entretanto, é muito importante que você tenha um bom conhecimento sobre as mais diferentes linguagens de programação, diferentes plataformas, diferentes sistemas, etc. Este conhecimento te ajudará a trabalhar junto com a área de tecnologia da sua empresa, e isso fará com que você evite sérios problemas que acontecem atualmente na grande maioria dos projetos. Atualmente, o profissional de marketing que se preocupa apenas com o layout do seu site, está apenas olhando para 1% de tudo o que ele deveria prestar atenção.Ele deve se preocupar com muitos outros fatores, como flexibilidade, agilidade, multi dispositivos, SEO, Arquitetura de Navegação, UX, Convergência, etc.
3 – Convergência
Esta é a grande palavra que define a tendência do setor de marketing para os anos que estão por vir. Várias empresas vêm separando seu setor de marketing em duas. O setor de marketing digital, e o setor offline, o que é muito ruim quando falamos de convergência. O profissional de marketing que consegue ter uma visão estratégica de todos os meios e trabalhar suas campanhas e objetivos de marketing de forma integrada, com certeza irá ter um resultado final muito mais satisfatório. Por exemplo, o gerenciamento de páginas no Facebook, precisa estar atrelado a uma estratégia de Inbound Marketing!
E todas as outras marcas? Provavelmente eu tenha efetuado alguma compra em mais de 100 lojas online, sem contar as empresas aonde sou cadastrado ou possuo assinatura de serviços recorrentes. Ao mesmo tempo, sou impactado por diversas campanhas destas empresas buscando atrair novos clientes, seja na TV, jornal, revista ou digital.
Vale a pena investir nas mídias sociais de sua empresa?
Será que tudo isso é algo tão complicado? Não!Porém, a empresa deve ter a cultura digital e sempre estar disposta a mudar sempre que for necessário. E às vezes para estas mudanças acontecerem, elas precisam de investimentos, principalmente em tecnologia e sistema, permitindo coletar e cruzar dados dos clientes e flexibilizar mudanças que estejam coerentes com o mundo digital e com o consumidor moderno. Acompanhar estas questões é fundamental. Porém, em muitos casos se torna bastante trabalhoso! Por isso, em determinados casos é interessante contratar uma agência de conteúdo para fazer isso por sua empresa!