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Como criar a persona para redes sociais, tudo o que você precisa saber!

Como criar a persona para redes sociais, tudo o que você precisa saber!

 

No vocabulário do marketing e da publicidade, existe um termo recorrente para se referir ao target: persona. Mas, afinal de contas, o que essa palavra significa nesse contexto. Entender o que é uma persona é simples, mas criá-la pode dar um pouco de trabalho. No caso das redes sociais, temos um contexto ainda mais complexo! Por isso, entender como criar a persona para redes sociais é fundamental…

Quando alguém tem um negócio, essa pessoa tem também um público específico. É claro que essas pessoas são todas diferentes, mas elas consomem o mesmo produto. Portanto, existe algo que elas têm em comum. Essas características recorrentes a um determinado público acabam determinando. Isto é, o estereótipo que normalmente procura por esse produto ou serviço.

 

A prática mais comum na hora de saber como criar a persona para redes sociais é fazer uma ficha com os dados recolhidos ou imaginados para a audiência em questão. Isso fará com que um personagem que contenha a maioria das características do público alvo surja. A partir daí, produzir o que quer que seja será mais fácil.

No marketing digital, em que a ideia é a produção de conteúdo, a persona é primordial. Na internet, as pessoas estão buscando entretenimento, ou/e informação. Dessa forma, oferecer o conteúdo que está sendo buscado faz muita diferença nas estratégias de marketing.

 

Como criar a persona para redes sociais, entendendo os tipos!

 

Muito se engana, porém, quem acha que existe apenas uma maneira de fazer uma persona. Existem personas para fins específicos em diferentes áreas. É claro que a maioria delas envolve as mesmas operações. Coletar dados, analisá-los, recolher entrevistas e opiniões e, por fim, montar uma ficha com a sua persona. Porém, há algumas sutilezas que importam muito ao montar uma ficha. Vejamos os tipos de persona, suas vantagens e desvantagens e suas utilidades.

Persona de Marketing

A persona de marketing é talvez a mais comum. Ela é baseada em dados demográficos. Através deles é que a ficha de persona será montada. Normalmente, ele é feito quando, embora exista um público, o produtor não saiba exatamente quem ele é e como alcançá-lo de maneira eficaz. Assim sendo, os dados quantitativos podem ser recolhidos através de pesquisas diretas. No caso de análises de público de mídias sociais ou sites, é possível usar ferramentas que transmitam muitas informações demográficas. As vantagens dessa persona é que ela é relativamente fácil de se fazer, por não depender do fator humano para recolhimento de dados. Por outro lado, a falta disso pode criar uma persona muito estereotipada.

 

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Proto persona

Se a persona anterior é criada depois da existência de um público, esta é criada antes. Nesse caso, ela é baseada no tipo de público que um determinado produto pode atrair. Por exemplo, um site de receitas fit tem tendência a atrair homens e mulheres entre 22 e 45 anos que malham e fazem dietas saudáveis.

 

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A vantagem dessa pesquisa está na hora de produzir o conteúdo. Isso acontece com mais liberdade, já que não há a interferência de um público externo. Porém, a grande desvantagem, é que a persona pode estar baseada em preconceitos e estereótipos errados. Caso isso aconteça, as possibilidades são de o produto alcançar um público totalmente equivocado, ou de não chegar a ninguém.

como criar a persona para redes sociais 2

 

 

Persona de design

 

Diferentemente das outras duas personas, essa persona não utiliza nem dados demográficos nem suposições de público alvo. A persona de design se baseia única e exclusivamente em entrevistas e observações das pessoas. A maior vantagem de ter uma ficha com essa persona é que os dados acabam por refletir melhor o público alvo. Porém, essa coleta pode ser trabalhosa, já que depende muito do fator humano. Além disso, comparar as informações e criar um paralelo entre elas pode ser trabalhoso.

 

Como criar uma persona para redes sociais que realmente converta?

Agora que já vimos o que é e quais são os tipos de persona, vamos à prática. Para criar uma persona, independentemente do tipo, é preciso de dados. Daí, fica a critério saber quais dados serão usados e como eles serão recolhidos. Quando já se tem um público, e o objetivo é defini-lo melhor, pesquisas de opinião com ele são uma excelente opção. Nesse caso, é importante manter a pesquisa objetiva e centrada nas informações que você quer extrair delas. Caso o público analisado seja a audiência de um site, ou das mídias sociais, existem várias ferramentas de análise muito boas na internet. Além disso, o produtor pode pesquisar bastante o tipo de serviço/produto/conteúdo que ele irá lançar e, assim, saber quem ele irá alcançar.

 

 

De posse dos dados, o passo seguinte é traçar padrões. É claro que todas as pessoas são diferentes, mas a persona precisa ter várias características em comum. Ao fim, faça uma ficha da persona com as informações mais relevantes. Um detalhe importante da ficha, é ter também uma persona secundária, que é alguém que também é público para você, mas tem algo de diferente da persona primária (uma limitação a mais, por exemplo).

 

Por que a persona para redes sociais é importante?

 

Agora você deve estar se perguntando, “mas qual é a importância da persona?”. Toda! Principalmente no marketing digital, é preciso saber para quem você está falando. As redes sociais não são um outdoor para anunciar produtos, não é isso que seus usuários estão procurando. Eles querem conteúdo, e, muitas vezes, um conteúdo específico. Saber quem vai receber uma mensagem antes que ela seja passada é uma grande vantagem para o mensageiro na hora de gerar um conteúdo de valor. Entender como criar a persona para redes sociais e fazer isso de forma adequada, aumenta muito mais seus resultados!

 

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Uma vez que as personas sejam alcançadas, relacionamentos são criados. Nas redes sociais isso se dá através dos comentários, curtidas, compartilhamentos. Esse tipo de coisa é marketing gratuito e, além disso, uma oportunidade de ouro para você se comunicar com o seu público.

 

como criar a persona para redes sociais

 

Por fim, uma última dica: as pessoas mudam e sua persona deve mudar também! Eventualmente, reveja a sua persona e, se necessário, elabore outra ficha. Se conta com uma agência de conteúdo para criar sua estratégia, busque avaliações regulares!

Tem dificuldades em saber como criar a persona para as redes sociais? Deixe que a Leads te ajuda! Nos mande uma mensagem!

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