Conteúdo para marketing digital, os segredos para ter muito mais sucesso!
Nos dias de hoje, usar o marketing digital na sua empresa é essencial para manter os clientes fidelizados ao seu negócio, além de conquistar novos. Para que isso aconteça de forma orgânica, o marketing em si desenvolveu um novo conceito: o conteúdo para marketing digital.
Em primeiro lugar, você precisa saber o que é o marketing digital. O conceito define-se dessa forma: marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa executa online com o objetivo de produzir conteúdos para atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.
O conteúdo como diferencial
O marketing digital trabalha em diferentes vertentes para que as empresas se comuniquem com os consumidores de forma direta, personalizada e no momento certo. O conteúdo deve atrair e reter para gerar receita, interagir de forma íntima com o público para que ele possa se engajar com a marca ou produto. Através do conteúdo digital, o consumidor se relaciona diretamente com a empresa de forma fácil, 24 horas por dia, a qualquer momento de qualquer lugar e em tempo real, em alguns casos.
O que vai garantir a diferença entre uma empresa/marca ou outra e fazer com que se alcance o sucesso são as estratégias adotadas, as ferramentas utilizadas e, principalmente, o conteúdo propriamente dito.
Algumas questões que envolvem o processo de criação devem ser observadas atentamente. O alcance do conteúdo será global, sem fronteiras. A interatividade deve ser priorizada pois a comunicação deixa de ser unilateral, a empresa e o consumidor interagem de forma contínua.
Criação da persona
O processo de criação da persona é fundamental, já que ela representa o público-alvo em si. Neste caso, a empresa deve considerar também a questão dos dados. Pela interação, a empresa obtém informações sobre o público, o que facilita o processo de criação da persona e de novas ações mais eficazes para atrair e reter o consumidor. São obtidos não somente informações como nome e endereço. Através dos perfis em redes sociais, a empresa poderá traçar um perfil de seus consumidores e do que gostam. Assim, o conteúdo é desenvolvido com base em dados reais e não suposições, economizando tempo e dinheiro no processo.
Segmentação
A empresa poderá fazer seus investimentos direcionados a persona com bastante objetividade.
Tempo Real
A resposta da persona ao conteúdo digital é recebida em tempo real. Assim, os especialistas da empresa podem desenvolver melhorias e atualizações para manter a constância na qualidade do conteúdo.
Para produzir um conteúdo digital rico e atrativo, é necessário que a empresa observe os pontos centrais da visão do marketing digital, para que seja vendido o produto certo para seus consumidores. São eles: Produto, preço, praça, promoção, pesquisa, planejamento, produção e publicação.
Pesquisa
Pesquisar sobre o público alvo é fundamental para que seja produzido um conteúdo digital de qualidade. Assim, a empresa pode direcionar seu conteúdo para obter melhores resultados. Existem ferramentas gratuitas que revelam dados demográficos e o comportamento dos visitantes do site.
Planejamento
Desenvolver um plano de ação é essencial para a produção e direcionamento do conteúdo.
Publicação
Um conteúdo de excelência precisa ser direcionado a persona online, de forma consciente e em canais relevantes. Uma ferramenta muito utilizada é o SEO, que otimiza seu conteúdo nas páginas de busca.
Promoção
Promover o conteúdo é essencial para que se alcance o maior número de consumidores.
Propagação
O conteúdo precisa ser bem elaborado e desenvolvido para agregar valor ao público, que se torna um canal de propagação da marca ao compartilhar o conteúdo sugestionando sua rede de contatos.
Personalização
O conteúdo deve ser personalizado. Existem empresas que possuem mais de um perfil de consumidor. A personalização facilita a interação entre os dois lados, uma vez que a mensagem atinge diretamente o consumidor.
Precisão
O comportamento do público é medido para reduzir a margem de erro. Acompanhar as respostas facilita a atualização do conteúdo e seu direcionamento.
Veja também: Plataformas de automação de marketing digital: quais as melhores?
Canais e ferramentas para auxiliar no conteúdo para marketing digital
Existem vários canais nos quais o conteúdo pode ser direcionado. São eles os blogs, as mídias display/ Ad Networks, e-mails. Já nas redes sociais, as marcas podem usar os espaços para publicar, direcionar e promover seus conteúdos. Porém, não existe o controle total, em caso de comentários negativos, por exemplo.
O consumo de vídeos na internet é também uma aposta. Publicar conteúdos em vídeos (pois são mais dinâmicos e interativos) em plataformas de vídeo, como o YouTube, podem fazer diferença no seu negócio. Vídeos são muito bem aceitos e compartilhados, aumentando as visitas ao site.
Existem também outras ferramentas que direcionam o conteúdo:
- Semrush, monitora o desempenho das palavras-chaves;
- Mailchimp, auxilia no conteúdo do marketing via e-mail;
- Survey Monkey, auxilia na busca pela opinião dos consumidores com relação ao conteúdo; alertas do Google, acompanhamento de notícias sobre a marca;
- Slideshare, auxilia no desenvolvimento de apresentações sobre o conteúdo ou a empresa/marca; anúncios patrocinados no Facebook, aumentam a visibilidade e o engajamento da marca fazendo com que mais pessoas conheçam o conteúdo;
- Google Analytics, acompanha o comportamento dos consumidores que visitam seu site.
Para que o conteúdo se mantenha constante ele deve relevante e atraente para o público. A empresa pode utilizar vídeos, áudios, imagens e textos. O importante é aumentar a visibilidade da marca, agregar valor ao produto, engajar e reter o consumidor. Para isso, contratar uma agência especializada em conteúdo é fundamental para que todo o processo seja bem elaborado alcançando, assim, os resultados desejados.
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