News

Check out market updates

Plataformas de automação de marketing digital: quais as melhores?

Plataformas de automação de marketing digital: quais as melhores?

Profissionais de comunicação e empreendedores que atuam com marketing digital, em algum momento, entram em contato ou ao menos ouvem falar nas chamadas plataformas de automação de marketing digital.

Neste artigo, falaremos do que elas se tratam, para que servem e quais são as melhores opções disponíveis no mercado para serem utilizadas.

capa

As plataformas de automação servem para gerenciar conteúdos

 

A comunicação digital dispõe de inúmeras opções de conteúdos, produzidos com o objetivo de posicionar uma marca online, atrair leads e potencializar suas vendas.

Foi nesse cenário que se solidificaram os blogs com artigos, vídeos, webinars, etc. Os perfis oficiais em redes sociais também se tornaram armas poderosas para atrair e estreitar relacionamento com o público-alvo.

E mesmo estratégias utilizadas há muitos anos, como os sites e os e-mails marketing também ganharam um novo sentido na era digital.

Entretanto, usar todas essas alternativas, mas não mantê-las atualizadas, nem verificar os seus resultados junto ao target, torna-se sinônimo de desperdícios de tempo e dinheiro!

Não basta investir em criação de conteúdo, é necessário gerenciá-lo. Dependendo do porte da empresa e da demanda de comunicação, torna-se inviável fazer tudo o que foi citado até aqui de modo manual.

Com o intuito de facilitar a vida dos produtores de conteúdos, foram criadas plataformas para atualizar e gerenciar todas essas opções, de forma automatizada e otimizada.

Em suma, as plataformas de automação servem como dinamizadoras das ações de marketing utilizadas por uma marca no meio digital.

 

Lembre-se: tudo começa com um planejamento bem delineado

 

Essa é a regra número um para qualquer ação de marketing: planejamento! E isso, as plataformas de automação ainda não são capazes de fazer sozinhas.

As plataformas de automação, ainda que modernas e intuitivas, não substituem uma mão de obra qualificada no momento de criar e direcionar conteúdos.

Estudar o mercado, posicionar um produto ou serviço, fazer um estudo de personas e, a partir desses fatores, traçar uma ação de marketing digital. Essas são atitudes que cabem somente ao empreendedor, de preferência junto de uma equipe de profissionais da área.

 

As vantagens de utilizar a automação em seu negócio

 

Um dos benefícios em utilizar as plataformas de automação no marketing digital, está no aspecto de dispensar esforço manual desnecessário, em horários e dias específicos, como à noite, finais de semanas e feriados.

Imagine quem cuida da alimentação de um site ou perfil de rede social de uma casa noturna, um grande shopping ou um canal de TV, só para citar alguns exemplos. Não soa dispendioso ter de acessar o provedor seu site ou então o perfil na fanpage, só para postar alguma publicação ou inserir alguma imagem?

Esse processo se torna muito mais rápido com o uso das plataformas de automação. Também evita gastos com horas extras, ao empreendedor que opta por contratar profissionais, para atuar em específico nessa função.

Outro aspecto interessante, é que a automação não é uma tecnologia nova no mercado da informação. Ela surgiu na década de 1980, acompanhou a expansão da web na década seguinte, porém acabou esquecida por volta de 2004.

Os softwares na área ganharam força novamente em 2007, e desde então, seus desenvolvedores acompanharam tudo o que apareceu de mais novo e mais moderno nos últimos anos.

A automação traz tantas facilidades para o marketing digital, justamente por ter caminhado lado a lado com transformações na área de comunicação.

 

Quais as melhores plataformas de automação de marketing digital?

 

Na hora de escolher a plataforma de automação para o seu negócio, verifique qual delas mais se adequa as suas necessidades. A seguir, conheça as melhores opções disponíveis no mercado digital.

 

Hubspot

Trata-se de maior e mais respeitada plataforma de automação já desenvolvida, responsável por criar os conceitos do Inbound Marketing.

Conta com ferramentas integradas de marketing e vendas, capazes de gerenciar todo o seu conteúdo online. Dentro da Hubspot, pode-se atualizar blogs, criar sites, e-mails marketing, landing pages e ainda fazer as tarefas de social media.

A plataforma conta com cerca, com planos que variam de $ 200,00 a $ 2.400,00 mensais, mais um adicional de $ 10 a cada 1000 contatos extras adicionados.

 

plataformas de automação de marketing digital.jpg

 

RD Station

Essa plataforma é de origem brasileira, criada pela Resultados Digitais.

É semelhante a consagrada Hubspot, porém possui preços bem mais acessíveis. Uma das alternativas mais completas, na qual é possível gerenciar todas as ferramentas de uma campanha digital.

Suas funções permitem construir e-mails marketing, utilizar técnicas de SEO, atualizar redes sociais. Também viabiliza a criação de landing pages e a nutrição leads, sem a intervenção de um designer ou de um programador.

As ferramentas de análise e monitoramento da RD Station contribuem na hora de interpretar quais ações estão ou não trazendo resultados ao seu negócio.

 

Mail Chimp

Software que conta com milhões de usuários, especializado em gerenciar e automatizar e-mails marketing.

Com o Mail Chimp é possível utilizar templates prontos, efetuar testes e programar o disparo de mensagens. Permite ainda integrar dados gerados por meio de e-commerces, otimizando o controle da lista de contatos da empresa.

Oferece suporte para cada ação praticada dentro dele, e seus planos variam do básico, que é gratuito, até valores próximos a $ 5000,00 mensais.

 

Act-On

Precisa de ajuda na construção da sua marca online? A plataforma Act-On pode ser a solução!

Além de ser um software de automação, que dispõem de funcionalidades semelhantes das opções acima, o Act-On ajuda ainda a construir uma imagem para a sua empresa.

Isso é possível por meio das suas ferramentas que monitoram as atividades de órgãos de imprensa e auxiliam a investigar influenciadores, acompanhando o desempenho de conteúdos e a sua repercussão junto ao público-alvo.

 

Lead Lovers

Talvez uma das mais completas e viáveis plataformas aqui citadas. A LeadLovers oferece criação de páginas, e-mail marketing, automação e mais uma série de vantagens.

É uma plataforma altamente intuitiva e oferece funcionalidades para todo tipo de negócio!

 

 

Bônus:

SEMrush (Análise de SEO)

– Plataforma ideal para quem preza por aplicar as técnicas corretas de SEO em seus artigos e demais conteúdos.

Dentro da SEMrush é possível pesquisar domínios, palavras-chaves e os termos que mais se relacionam com o seu empreendimento. É possível ainda verificar os passos da concorrência e identificar oportunidades externas.

O SEMrush ainda serve como um complemento as informações e funcionalidades do Google Analytics, entre outras, que também ajudam a automatiza o marketing digital.

 

Quer saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco!

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu Telefone

    Descrição do pedido

     

    Fale conosco
    Precisa de ajuda?
    Olá! Podemos te ajudar?