Como criar sua identidade visual nas redes sociais
Atualmente, o mercado de marcas tem ficado cada vez mais personalizado e personificado. As empresas, graças às redes sociais, têm se comunicado cada vez mais com seu público e isso não pode acontecer de maneira impessoal. Impessoalidade transmitia falta de profissionalismo tempos atrás. Hoje, as redes sociais das empresas precisam se comunicar como se elas fossem uma pessoa. Como se tivessem uma personalidade. Neste sentido a identidade visual nas redes sociais é um elemento fundamental!
Isso se dá pela necessidade por atenção que as pessoas têm e a identidade visual tem um grande papel nisso. Você pode facilmente se lembrar de determinadas marcas só de pensar em seu logotipo. Em como as letras se dispõem, ou até mesmo na ideia que ela carrega. Isso tudo é responsabilidade da identidade visual.
Entenda o conceito de identidade visual!
Uma identidade visual bem feita não é apenas agradável de se olhar, mas carrega dentro de si todos os valores e missões da empresa. Por isso, é importante que haja um trabalho em conjunto de conceituação, design e redação, para elaborar um conjunto de características que farão com que as pessoas saibam exatamente qual é a marca, através de qualquer artigo dela que esteja em circulação.
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Quando transferimos isso para as redes sociais, é preciso ficar atento a alguns detalhes e, principalmente, manter a consistência da identidade, pois as pessoas que receberam sua marca ali estarão em contato constante com ela. Por isso, é importante que ela seja agradável o suficiente para não se tornar enjoativa.
O que uma identidade visual nas redes sociais transmite?
Sempre dizem que a primeira impressão é a que fica, no caso da identidade visual, é mais ou menos isso mesmo. A única diferença é que a primeira impressão pode até não ficar, mas ela tem de ser boa o suficiente para atrair o público. Não adianta lutar, na internet, a imagem chama mais atenção do que o texto. E isso não é apenas um traço do comportamento do público, mas há redes sociais como o próprio Facebook que, em seus algoritmos, prioriza a aparição delas. Assim sendo, uma boa identidade visual, ao atrair a audiência, transmitirá algumas mensagens.
Organização
Imagine que você está acessando as redes sociais de uma marca que você não conhece. Você percebe que têm muito conteúdo ali, mas cada imagem é de um jeito, os textos estão todos com tons diferentes e a disposição desse conteúdo não é harmônica. Seja sincero, isso certamente mudaria a sua forma de enxergar a marca. Há uma série de características que tendemos a ver como essencialmente positivas. A organização é uma delas. Assim sendo, com posts padronizados quanto à imagens, cores, fontes, tom dos textos e disposição de conteúdo, tendemos a olhar para aquela marca com mais seriedade e perceber o trabalho como algo bem feito. Isso facilita em muito o trabalho de gestão de redes sociais!
Consistência
Partindo da mesma premissa anterior, toda essa organização faz com que nós percebamos que estamos em frente a uma marca consistente. Especialmente as empresas novas no mercado podem se beneficiar com isso, já que elas não contam com o tempo e a tradição de velhas concorrentes. Isso inspira credibilidade no seu público, faz delas merecedoras de um voto de confiança. Mesmo que isso seja apenas um like, uma compartilhada ou um comentário positivo.
Qualidade
Por fim, marcas com uma boa identidade visual nas redes sociais e que a seguem tendem a serem percebidas pelo público como de boa qualidade. Isso se dá pela associação simples de que, o cliente conhecerá o produto através do conteúdo da marca. Portanto, se o conteúdo for de qualidade, o produto também será.
Qual é a importância da identidade visual nas redes sociais?
Como já ficou bastante claro, ao fazer marketing digital é importante ter bom conteúdo. E isso não se dá apenas pela essência do que é produzido, a forma também importa muito. Na internet, não há o que questionar, conteúdos bons que são esteticamente mais bem trabalhados alcançam mais pessoas do que os que não são. Isso é um dos fundamentos da gestão de mídias sociais!
Assim, a identidade visual é isso, a forma com que o conteúdo é entregue. Então, o que acontece é que, ao produzir um conteúdo de qualidade, passado de maneira agradável, fica mais fácil convencer as pessoas. E do que elas precisam ser convencidas? 1) de que a sua marca é séria 2) de que ela tem qualidade 3) que ela entrega o que promete.
Portanto, se você quiser criar uma boa impressão da sua marca junta ao seu público nas redes sociais, trabalhe na identidade visual nas redes sociais.
Algumas Dicas para melhorar sua identidade visual nas redes sociais
Aqui vão algumas dicas práticas para criar uma boa impressão da sua marca nas redes sociais.
- Se sua empresa está em muitas redes sociais, lembre-se de que é importante que todas elas estejam falando a mesma língua. Não, isso não significa que o mesmo conteúdo feito para o Instagram precisa circular no Facebook e no Twitter. Mas é importante que todos mantenham a mesma pegada em relação à linguagem escrita e visual.
- Fique por dentro! As plataformas das redes sociais estão em constante transformação, sempre se atualizando e mostrando novas aplicações. O público mais engajado nas redes está por dentro disso, e você deve estar também.
- A sua foto de perfil precisa ser uma assinatura virtual. Quando aparece na timeline, normalmente a imagem fica em miniatura. Portanto, mantenha a imagem o mais simples possível e deixe ela circular tempo o suficiente para que quando as pessoas vejam o ícone, elas já saibam do que se trata.
Essas são algumas coisas que você pode colocar em prática hoje nas suas redes sociais! Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco!