Criação de conteúdo, por que sua empresa precisa começar ela agora!

Comunicar, a essência da humanidade. Somos seres que precisam da comunicação para interagir, criar conceitos e relacionamentos. Por isso, a criação de conteúdo é a base para qualquer empresa que queira se diferenciar. Que queira estar mais próxima de seus consumidores.

Essa é uma das questões mais comuns de todas as áreas, com relação ao marketing digital e a comunicação de seus negócios. Muitas empresas do Brasil já aderiram a criação de conteúdo para atrair clientes via web.

Porém a forma de colocar isso em prática deve variar, de acordo com o porte e com os objetivos de cada organização.

Em primeiro lugar, iremos listar alguns pontos básicos do que vem a ser criação de conteúdo. Não são poucas as pessoas que relacionam o termo apenas com criação de artigos.

 

Criação de conteúdo, partindo do básico!

 

É de fato indiscutível o poder que um blog com textos sobre uma marca, produtos e demais assuntos relacionados possui junto aos usuários de internet. A criação de conteúdo, no entanto, vai além da parcela textual de comunicação online. O marketing de conteúdo se baseia nisso!

Vídeos, imagens, e-books, posts em redes sociais e tudo que possa aumentar o número de tráfego são fundamentais. Por consequência, os leads de um site, influenciando positivamente o número de vendas de uma marca, também se encaixa no termo produção de conteúdo.

Ou seja, há vários caminhos que podem ser seguidos na área. A criação de conteúdo envolve, de forma direta, uma maior visão sobre o cliente.

As empresas precisam investir na produção de conteúdodesde que ela esteja ligada as necessidades do cliente. Criação de conteúdo para falar apenas da marca, não gera negócios, não converte leads, não traz resultados!

Sim, as pessoas que consomem seu conteúdo estão primeiramente interessados nas informações. Suas soluções, seus produtos ou serviços, devem ser oferecidos depois, com a criação de um relacionamento.

Criação de conteúdo é atração, relacionamento e foco em ajudar a persona. É gerar valor!

 

 

produção de conteúdo

 

É necessário ter organização e metas claras em primeiro lugar

 

Antes de tomar qualquer decisão relacionada à investimentos no marketing de conteúdo, você deve ter muito claro quais são seus objetivos a curto e longo prazo.

Qual é o meu produto ou serviço? O que ele faz? Quem são meus clientes em potencial? Possuo tempo e know-how para eu mesmo me comunicar com eles?

E se não, quanto de verba eu possuo para investir em publicidade?

Dessa verba, quanto posso destinar para a criação de conteúdo?

Eu quero mostrar os diferenciais da minha marca ao meu público-alvo?

Ou eu quero somente potencializar uma coisa que já é feita também em mídias tradicionais?

 

Nossa, quantos questionamentos! Porém são todos necessários na hora de definir uma estratégia envolvendo marketing e produção de conteúdo.

Depois de identificar todos esses aspectos e definir bem as metas, é hora de conhecer quais tipos conteúdo têm trazido bons resultados para quem investe na área.

 

Principais tipos de criação de conteúdo que você pode usar em sua estratégia

 

Tão importante quanto a criação de conteúdo, é a estratégia que o cerca. Há inúmeras maneiras de criar conteúdo de valor, que engaja.

Selecionamos as principais para te ajudar!

 

Artigos relevantes e de boa qualidade

Vale lembrar que quem aposta em criação de artigos, deve sempre prezar pela boa qualidade do texto e evitar erros de ortografia.

Na comunicação web, tudo o que diz respeito à escrita deve conter assuntos relevantes.

Para chamar a atenção do público-alvo, as marcas e empresas devem publicar artigos realmente bons.

Elas devem ir além da intenção de vender um produto ou serviço, prezando pelo vínculo a longo prazo com os clientes. Oferecer dicas sobre o uso e notícias relacionadas a área da empresa são duas possibilidades para que esse objetivo seja posto em prática com sucesso.

Há ainda diversas técnicas de SEO para ser aplicadas em um artigo, como as palavras-chave, aumentando a possibilidade de um site ou blog ser encontrado no topo das opções de pesquisas feitas em buscadores como o Google. Isso aumenta o tráfego orgânico de forma absurda!

Muitas pessoas dizem que o conteúdo escrito não tem mais valor, que atualmente a “tendência” são os vídeos. Sim, eles são uma realidade, não tendência. Porém, a produção de artigos para blog sempre será relevante e ajudará a trazer mais tráfego qualificado para seu site.

 

Infográficos

São uma maneira interessante de chamar a atenção dos usuários de internet! Com ilustrações e informações resumidas, à respeito de um determinado assunto ou marca. São indicados para quem aposta na criação de conteúdo textual, mas vez ou outra desejam dar uma quebra na narrativa. Isso a deixa mais dinâmica e atrativa visualmente.

 

Criação de conteúdo para redes sociais

 

Prática cada vez mais recorrente.

Quando bem realizada, o gerenciamento de páginas no Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais traz retornos e feedback imediato a uma empresa.

Todavia, a produção de conteúdo para redes sociais deve ser adequada a cada mídia específica. A adaptação de linguagem a cada plataforma é indispensável.

Por exemplo, o Facebook é ideal para compartilhar links, promoções imagens, gifs, vídeos e, atualmente, também fazer transmissões ao vivo de eventos de lançamento ou divulgação de algum produto ou serviço.

Para quem utiliza o Twitter, é necessário se mostrar ainda mais conciso na parte textual. Também é efetivo para o contato com celebridades e formadores de opinião acerca de assunto que se relacionem de algum modo a uma determinada marca. Quando um perfil que já possui muitos seguidores dá um retweet no post de uma marca, isso aumenta sua visibilidade e alcance.

O Instagram e o Snapchat tem se mostrado eficazes na hora de chamar a atenção para a indústria da moda, do entretenimento, para o mercado fitness, dentre outros.

No caso do Snap, a preferência dos usuários mais jovens garantem um bom retorno para quem tem um público-alvo teen.

 

Nos últimos anos, outra rede social que tem crescido muito é o LinkedIn, com um perfil mais corporativo. É ideal para quem foca na produção de posts voltada ao networking, economia, mercado de trabalho e outros assuntos correlatos.

Enfim, a gestão de redes sociais é fundamental para seu negócio!

 

produção de conteúdo

Produção de E-books

Basicamente, os e-books são livros digitais, que podem ser disponibilizados de forma gratuita, como também vendidos.

No geral, possuem uma diagramação específica, direcionada para o que a persona precisa. Além disso, o

Decidi fazer isso tudo sozinho. Será que consigo?

 

Se você é um pequeno empresário ou conta com uma equipe pequena, é importante pensar em alguns pontos. Se você não quer e/ou não pode investir muito em comunicação e resolve colocar em prática dois ou mais dos itens anteriores sozinho, o provável é que você não consiga e precise de ajuda. E isso é ótimo! Duas ou mais cabeças pensam e produzem mais juntas do que individualmente.

Para quem deseja apostar na criação de conteúdo focada em vendas e varejo, o ideal é conversar com quem entende desse setor.

Da mesma maneira, se o target de uma marca é jovem, a resposta está em conversar os colaboradores mais jovens da empresa.

As melhores ideias vem daqueles que estão em contato direto com uma determinada área. O intuito do marketing digital é transformar essas ideias em conceitos que sirvam de embasamento para a criação conteúdos. Isso vai atrair um maior número de leads.

O mais indicado é que, mesmo para aqueles que não dispõe de muitos funcionários em sua empresa, destinem uma pessoa para cuidar do site e das redes sociais. Isso evita a centralização de tarefas para uma só pessoa.

 

Decidi terceirizar toda a produção de conteúdo. Fiz bem?

 

A comunicação é uma ciência humana,  como para tudo que diz respeito a essa área, não existe uma resposta concreta. Porém, há regras e conceitos, que são universais. Portanto, escolher de maneira adequada a empresa que vai te ajudar na produção de conteúdo terceirizada vai ser de grande importância.

Para quem está à frente de grandes empresas é realmente mais lógica a contratação de agências de publicidade e marketing digital.

Aqui, o primeiro passo citado – o da organização -, é primordial para que a criação de conteúdo flua como o esperado. Afinal, alguém de fora estará concretizando os itens citados até aqui.

É uma decisão extremamente benéfica também para organizações de pequeno porte. Isso, por que evita a sobrecarga de tarefa e a possibilidade de um empreendedor cometer erros primários ao ter que, além de administrar seu negócio, se comunicar com os consumidores.

Também é a opção ideal para quem não é adepto a relatórios e a métricas do Google ou Facebook, entre outros mecanismos envolvidos na criação de conteúdo eficaz.

Quem não tem verba para ter em sua empresa ou agência, um time completo de criação de conteúdo, a terceirização é o mais viável. Se torna mais barato e efetivo terceirizar a criação de conteúdo.

Para pequenas e micro-empresas, o ideal é contratar uma agência de conteúdo!

 

Não quero nem uma coisa, nem a outra. É possível mesclar as duas opções anteriores?

 

Não só é possível, como muito interessante. A prática de mesclar a criação de conteúdo dentro e fora da empresa já é praticada por uma porcentagem relevante de empresas.

Talvez o grande insight da comunicação seja mesmo não ser 8 ou 80. Cuidar para que não se crie um processo burocrático e cheio de regras, tornando a produção de conteúdo mecânica e pouco criativa.

Vivemos na era na qual todos contribuem para a construção do conhecimento. Isso pode ser muito benéfico na hora de delinear uma estratégia de marketing digital.

Já são muitos os exemplos. Nestes, inclusive, a participação dos clientes foi fundamental para a construção de uma positiva imagem de marca.

Um empresário pode encarregar alguém ou então ele mesmo colher todas as ideias, dentro e fora de sua empresa, que venham a contribuir de alguma maneira para a criação de conteúdo.

Muitos têm dado a oportunidade a estagiários, que até mesmo pela idade, possuem afinidade natural com redes sociais e um trato mais pessoal com o público, por exemplo.

Além de estabelecer a ponte cliente-marca, esse encarregado pode ainda cuidar da interface com a agência de marketing digital contratada, viabilizando uma produção de conteúdo rápida e eficaz.

No final, o que importa, é criar conteúdo de valor e dentro de sua estratégia!

 

A criação de conteúdo já não é mais um diferencial, é uma regra. Empresas que tem um bom investimento neste segmento, acabam tendo um retorno fantástico. Para você ter uma ideia, veja este gráfico retirado da ferramenta para Webmasters do Google:

 

Este é o resultado de 3 meses, de um cliente da Leads Marketing de Conteúdo. São cerca de 60 artigos no blog e quase 300 mil impressões no Google (quando o site é mostrado em alguma busca).

O retorno que este conteúdo trouxe para a empresa em questão, foi de mais de 500% em relação ao investimento. Tudo isso orgânico, contínuo e atrelado as necessidades dos consumidores.

 

A criação de conteúdo traz resultados fantástico. É fundamental que sua empresa invista nisso, seja com time interno, se contratando uma agência de conteúdo.

Isso irá gerar mais oportunidades de negócios, visibilidade e resultados financeiros.

Se você quer resultados como o mostrado acima, converse com nossa equipe. Nós teremos muito prazer em te apresentar uma proposta para tornar sua empresa ainda mais lucrativa!

 

 

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