SEO para Youtube, o que você precisa saber!

O Youtube é uma das plataformas digitais que mais cresce no mundo, não é à toa que os Youtubers (como são chamados os criadores de conteúdo) acabaram conquistando uma legião de fãs. E foi pensando em utilizar esse espaço cada vez mais importante, principalmente ao se falar entre os mais jovens, que diversas pessoas buscam expor o seu talento para conseguir o mesmo nível de sucesso. Além de criar conteúdo de qualidade, há um ponto fundamental na hora de conseguir conquistar o público: é essencial usar algumas técnicas de SEO para Youtube.

O que é SEO para Youtube?

Se você é daquelas pessoas que ainda acreditam que apenas produzir vídeos de qualidade vai fazer com que o seu canal no Youtube se torne um sucesso, saiba que você está completamente enganada. Não que esse ponto não seja essencial, ele é, porém, não o suficiente para fazer com que os seus números de inscritos aumentem.

 

 

Essa otimização feita pelo SEO para Youtube pode ser encarada como uma segunda etapa do trabalho. A audiência que você deseja alcançar não vai chegar até o seu canal magicamente. Logo, se o que você deseja é ser visto, as boas práticas de SEO para Youtube estão disponíveis para ajudar nesse processo.

O que poucas pessoas sabem é que o próprio Youtube é um mecanismo de busca e tem funcionamento muito semelhante ao Google, portanto é preciso explorar esse ponto. Na prática isso significa que ao desenvolver um bom SEO para Youtube, os vídeos ganharão notoriedade não só no próprio Youtube, como também no Google.

Cerca de 300 mil vídeos são postados no Youtube por dia, ou seja, se você quiser ganhar destaque e não ser “mais um na multidão” é necessário fazer o dever de casa. O SEO para Youtube, assim como os demais modelos de SEO, acabam abrangendo um conjunto de técnicas como escolhas das palavras-chaves, ter um bom roteiro, construir conteúdo atrativo, etc. Por consequência, o vídeo vai ficar melhor posicionado na pesquisa orgânica.

 

Saiba mais sobre as técnicas utilizadas para destacar vídeos

 

Como mencionado acima, o SEO para Youtube exige muito esforço por parte dos criadores de conteúdo que desejam se destacar. Entre as atitudes que devem ser tomadas, vale destacar:

  1. Palavras-chaves

Elas fazem toda diferença nos mecanismos de buscas, e isso vale tanto para as buscas pagas, como as orgânicas, que é a mais interessante para qualquer pessoa que deseja ter seus vídeos em destaque.

A pesquisa orgânica trata-se daquelas buscas em que a pessoa ou empresa não precisou pagar nada para aparecer entre os primeiros resultados, e isso ocorre justamente través de um bom SEO para Youtube.

Logo, antes de começar a escrever o roteiro, ou fazer a gravação do vídeo, é interessante realizar uma busca dessas palavras e entender o que o público que você deseja atingir gosta de ouvir.

Essas palavras-chaves podem ser buscadas no próprio Youtube, ou no Google Trends.

  1. Thumbnail ou Capa

O que vai chamar a atenção para o seu vídeo no primeiro momento é a capa que você escolher para ele, sendo que alguns especialistas em SEO para Youtube chegam a afirmar que esse é um dos elementos mais importantes.

Se você deseja ganhar cliques dos usuários da rede, você precisa investir em um thumbnail atrativo. Considere os seguintes detalhes:

  • Imagem de close-up são as preferidas, mesmo que seja parte do vídeo que está sendo ilustrado.
  • Use até duas palavras na capa, não mais que isso.
  • Use a palavra-chave para traduzir o conteúdo do vídeo nesse espaço.
  • Pense sempre no mobile, ou seja, dê preferência para textos que fiquem do lado esquerdo da capa.

 

  1. Títulos atrativos

Esse é considerado um dos elementos mais importantes dentro do SEO para Youtube, portanto, nunca o subestime. Na verdade, dentro do conceito de SEO estratégico, aquele feito para o Youtube é fundamental!

Ao se falar em títulos de vídeos é necessário saber que eles têm a mesma função que os títulos dos artigos, ou seja, fazer com que os mecanismos de busca o encontrem.

E se você observar mais atentamente, não é errado afirmar que no YouTube eles são mais importante ainda, pois os mecanismos de buscas não conseguem ler vídeos.

Para fazer um bom SEO para Youtube observe sempre alguns pontos importantes como:

  • Prefira títulos curtos, entre 44 a 55 caracteres.
  • Evite palavras genéricas.
  • Use palavras que descrevam o conteúdo do vídeo.
  • Evite termos polêmicos ou muito chamativos caso o seu vídeo não seja para tratar de determinado assunto, seja fiel ao público.
  • Desperte a curiosidade das pessoas, mas seja objetivo.

 

  1. A importância das tags

Não tem como falar em SEO para Youtube sem falar das tags, que nada mais são do que palavras-chaves ligadas ao tema do vídeo.

Um erro muito frequente é as pessoas utilizarem dezenas de tags, com o intuito de fazer com que os seus vídeos sejam encontrados por mais usuários. Na prática não é isso que ocorre, visto que o número máximo reconhecido pelo Youtube é de 7 tags por vídeo.

E para escolher as melhores opções de tags durante o SEO para Youtube, preste atenção em alguns detalhes:

  1. Pesquise os principais vídeos dentro do Youtube que estão sendo ranqueados para a palavra-chave que você quer atingir, e use as três principais tags.
  2. Consulte sempre as opções dadas pelo próprio Youtube.
  3. Se tiver algum site, você pode usar as tags dele.
  4. Considere criar um tag única para o seu conteúdo e usar em todos os vídeos, a ideia é fazer com que você apareça na parte dos vídeos relacionados, aumento as chances do usuário continuar assistindo o seu canal.

  1. Tenha um bom roteiro

Todo o seu trabalho tem como base um roteiro, logo, ele precisa ser bom o suficiente para atrair as pessoas para o seu canal.

Muitos Youtubers de sucesso hoje afirmam que começaram de maneira despretensiosa, porém, atualmente, eles costumam pensar bastante no que vão falar para o público.

 

seo para youtube

 

 

  1. Descrição dos vídeos

Como mencionado acima, os buscadores e nem mesmo o próprio Youtube são capazes de fazer a leitura de conteúdo de vídeo ou sonoro. Portanto, para que seu vídeo esteja mais bem colocado nas buscas, é preciso utilizar as palavras chaves usadas não só no título, como também na sua descrição.

Escolha sempre palavras estratégicas, e que remetam ao conteúdo do vídeo, é fundamental que elas o represente muito bem. Uma dica é ter atenção especial às três primeiras linhas, pois elas irão fazer com que a pessoa clique em “Mostrar Mais”. Isso significa que não só os robôs que leem essa descrição, muitos usuários costumam consultar esse espaço antes de decidir se vai assistir, ou não, determinado conteúdo.

Além dessas técnicas de SEO para Youtube, outros pontos também são relevantes para ganhar espaço na rede, são eles:

  • Calls to Action e anotações.
  • Coloque legendas e closed captions nos vídeos.
  • Fique sempre atento aos direitos autorais para não infringir nenhuma lei.
  • Invista em transmissões ao vivo pelo Youtube.
  • Opte por um índice clicável.
  • Qualidade e duração dos vídeos postados.
  • Transcrição de vídeos.
  • Vídeos relacionados.

 

Pequenas maneiras de otimizar o SEO para Youtube

Todas as técnicas de SEO para Youtube citadas acima são importantes, e talvez as mais usadas atualmente.

Porém, existem ainda alguns truques que podem ajudar bastante a alavancar os seus vídeos e consequentemente o seu canal no Youtube e garantir ótimos resultados. São elas:

  • Renomear sempre o vídeo antes de fazer o upload, utilize as palavras-chaves e para separar use o underline e não espaço.
  • Crie uma vinheta, não é algo obrigatório, mas pode despertar o interesse das pessoas, o tempo recomendado é de 5 a 10 segundos.
  • Dê atenção especial à capa do canal, ela serve como um “chamariz” para os usuários, e você ainda poderá colocar o endereço das suas redes sociais.
  • Indexe o vídeo no seu site apenas quando conseguir um número de views interessante, para não pulverizar os acessos.
  • Acompanhe sempre o desempenho dos vídeos através do Google Analytics, dessa maneira você irá identificar o conteúdo que mais chamam a atenção da sua audiência.

 

O segredo para viralizar um vídeo

 

Esse é quase um mapa da mina de ouro, e sem dúvida, uma das principais metas do SEO para Youtube: viralizar um vídeo.

Lógico que quando um vídeo se torna viral, os resultados alcançados são muito maiores. Ainda não se sabe o que exatamente como um vídeo se torne viral, mas através do SEO para Youtube foi possível encontrar alguns pontos comuns a todos, são eles:

  • Conteúdo útil, provocativo ou engraçado.
  • Apelo sempre para o lado emotivo.
  • Promete solucionar algum problema.
  • As fontes são confiáveis.
  • Acaba gerando um valor de forma totalmente gratuita.

Mesmo observando esses pontos, a grande verdade é que não existe uma receita para todos os canais. Mesmo que seja possível identificar todos esses pontos nos vídeos que você costuma postar, não há nenhuma garantia que ele vai se tornar um viral.

Mas certamente produzir vídeos de qualidade, com um bom roteiro e também investindo das técnicas de SEO para Youtube, as chances de você se destacar com certeza vão aumentar.

 

Alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco!

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu Telefone

    Descrição do pedido

     

    Posted in SEO