SEO estratégico, o que é, como usar?
O SEO, ou otimização de sites, é uma das ferramentas mais utilizadas por empresas que desejam aumentar a sua posição nos buscadores, sendo que com o tempo houve essa técnica passou por uma importante evolução e passou a ser conhecida como SEO estratégico.
E para entender melhor como ele funciona, e o quanto ele pode ser útil na captação de novos clientes, é importante conhecer os pilares do SEO estratégico que são:
- Relevância: O seu site precisa ser relevante tanto para buscadores como também para os usuários que navegam pela internet, ou seja, é fundamental que eles tenham conteúdos de boa qualidade e possuam uma boa arquitetura da informação.
- Performance: Desde a análise até o controle de métricas que devem ser feitos diariamente, tudo com o objetivo de gerar cada vez mais resultados para o SEO estratégico.
- Autoridade: Os resultados de SEO está intimamente ligados à produção de bons links, o grande desafio é criar sempre as estratégias certas para conquistar esse feito.
Metodologia aplicada no SEO estratégico
A otimização de sites é formada por um conjunto de práticas e técnicas que têm por objetivo o melhor posicionamento de sites nos buscadores, como Google e Bing. Esses buscadores tendem a “dar preferência” aos sites que eles consideram relevantes e que tenham boa qualidade, para os especialistas em SEO, na prática, o que faz com que um site seja bem colocado é que ele seja muito bem feito e tenha um excelente conteúdo.
E para realizar um bom trabalho de SEO estratégico é necessário compreender o objetivo básico que o site possui para a sua empresa ou companhia, ele representa um ponto a mais da sua empresa, só que no campo virtual, que visa atrair novos clientes, por essa razão é essencial criar uma rota de atração para que essas pessoas consigam encontrar o que procuram.
O primeiro passo para a criação dessa rota é elaborar um posicionamento que contenha a sua posição na internet junto aos seus clientes, e a partir desse momento, construir um relacionamento com essas pessoas através a partir de conteúdos relevantes dentro do ramo de atuação da sua empresa.
E assim como no mundo real um loja não progride sem propaganda, ou seja, não adianta apenas pendurar uma placa e ficar aguardando, o mesmo acontece no mundo virtual, um site não poderá gerar resultados quando ele não for bem gerido.
E é justamente nesse momento que entra as técnicas usadas no SEO estratégico, que tem como objetivo gerar cada vez mais resultados para a empresa, através da geração do tráfego orgânico, ou seja, aquele em que não é necessário pagar publicidade.
Etapas do SEO estratégico
E se o objetivo for implantar no site as técnicas do SEO estratégico a fim de atrair mais clientes e potenciais clientes para a sua empresa, torna-se fundamental seguir algumas etapas consideradas básicas:
Crie metas:
Em qualquer planejamento, as metas são fundamentais para que o empreendedor saiba se os seus esforços estão gerando resultados ou não. Essas metas poderão ser traduzidas de várias formas, isso vai depender de cada caso, alguns exemplos que você pode ter como inspiração são visitas orgânicas diárias que você deseja alcançar, geração de um número X de leads por dia, ou até geração de X vendas por dia, isso vai depender de cada empresário, porém, essas metas precisam ser realistas. É lógico, que tendo como base o conteúdo otimizado em SEO!
Faça uma divisão do projeto final:
Para atingir objetivos maiores é fundamental que você tenha as submetas, e esses números podem ser passados por uma análise da sua presença online, como, por exemplo, como a sua empresa está sendo vista (ou não) ao realizar uma busca por seu serviço ou produto na internet. O passo seguinte é construir essa presença online, mostrando o quanto a empresa e seus funcionários são autoridades nesse segmento.
Após elaborar esses pontos básicos no seu planejamento, chegou o momento de reunir todas as ferramentas que você necessita para atingir a sua meta principal, e isso significa colocar em prática passos importantes, entre eles, pode-se citar:
- Análise de todas as mídias da empresa e como elas estão gerando tráfego para o seu site.
- Estudo detalhado da concorrência.
- Conhecimento de maneira efetiva do público-alvo, afinal, eles serão os responsáveis por aumentar a sua credibilidade nos buscadores, e o SEO estratégico precisa ter esses dados.
- Definição dos KPIs.
- Pesquisas de palavras-chaves que realmente tenham a ver com o seu negócio.
Com todas essas informações disponíveis, será possível ter bons resultados com o SEO estratégico, visto que esses dados deverão ser levados em consideração na hora de criar um site realmente eficaz para a sua empresa. Se você quer fazer SEO estratégico em sua empresa, conte conosco! Se precisa apenas de uma agência de conteúdo, estamos prontos para te atender!