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Recompensa Digital: um guia completo para gerar mais leads

Recompensa Digital: um guia completo para gerar mais leads

A recompensa digital é uma das principais estratégias de atração de leads no Marketing de Conteúdo. É uma forma de oferecer algo gratuito para a sua audiência, tendo em troca algo muito valioso: o contato daquele lead. Sendo assim, a recompensa digital é uma mão de via dupla, que traz benefícios tanto para a empresa, quando para o cliente.

Uma das principais características da recompensa digital é a qualidade do produto online. Vale destacar que a recompensa digital é um cartão de visita da marca – é o primeiro contato entre cliente e empresa e, por isso, deve ser bem feita e apresentar muita qualidade e credibilidade.

As recompensas digitais servem como iscas para aumentar a lista de leads de uma empresa. Essa lista será encaminhada para as outras etapas do funil de vendas, como, por exemplo, o email marketing.

 

Recompensa digital: o gatilho mental da reciprocidade

 

As decisões humanas são tomadas no inconsciente, e só depois são “encaminhadas” para o consciente. É claro que as pessoas não percebem isso, porque esse processo é muito rápido. Mas, as decisões podem consumir muita energia do cérebro, e por isso ele possui um sistema de filtragem para acelerar o processo e cansar menos.

Sabendo disso, é possível usar os gatilhos mentais para gerar comportamentos no lead. Ou seja, os gatilhos mentais são formas de fazer com que o cérebro humano encontre atalhos para se decidir com mais rapidez. No caso da recompensa digital, o gatilho mental usado é o da reciprocidade.

Esse gatilho refere-se à vontade humana de retribuir algo que lhe foi dado. É o que acontece quando um presenteado compra um presente para retribuir o gesto da pessoa que lhe entregou o presente. É isso que acontece com a recompensa digital, ao ganhar algo muito importante, as pessoas sentirão necessidade de retribuir o gesto. Logo, irão cadastrar o e-mail sem se importar em compartilhar com a marca aquele contato.

 

A exclusividade da recompensa digital

Outra característica fundamental da recompensa digital é a exclusividade. É importante falar para o lead que, mesmo gratuito, aquele produto o colocará em uma posição privilegiada. Para isso, a dica é usar palavras que sugerem esse sentido, tais como: inédito, único, inovador, novo, atual, atualizado, exclusivo, para você.

 

Leia mais: Estratégias de Marketing de Conteúdo para usar em sua empresa.

 

Tipos de recompensa digital:

Confira os tipos de recompensas digitais e como aplicá-las em seu negócio:

Ebook

O ebook é a recompensa digital mais usada, atualmente. Esse infoproduto demanda pouco investimento financeiro e é extremamente buscado pelos leads. A principal característica do ebook é aprofundar sobre um tema e gerar resultados práticos no cotidiano do lead.

Invista nos temas mais pesquisados em seu site e uma diagramação de qualidade. Os ebooks podem ser disponibilizados em arquivos pdf. Gerando uma imensa facilidade para a empresa na conquista de emails.

 

Cursos (aulas)

Pequenas aulas também são maneiras de atrair mais público. Para quem vende cursos online, disponibilizar trechos de aulas ou a primeira aula (primeiro módulo) também é uma forma de produzir uma ótima recompensa digital. Há como colocar vídeos “secretos” no Youtube ou plataformas especiais para isso.

 

Recompensa Digital

 

Podcasts (áudios)

Basta um celular e um ambiente silencioso para gravar um podcast e disponibilizá-lo como recompensa digital. Esses áudios devem conter assuntos relevantes e discussões sobre determinado assunto. Pode ser um debate, ou uma entrevista com algum especialista.

 

Quiz

A partir de perguntas e cálculos das respostas, é possível desenvolver uma recompensa digital que atrai muitos leads. O quiz é uma forma de proporcionar uma nova experiência para a persona, oferecendo algo de valor: uma análise, um resultado, um perfil.

Além disso, o quiz tem uma forte capacidade de viralização, porque mexe com um sentimento básico, mas importante para o Marketing Digital: a curiosidade. Todos querem ter respostas e soluções, e é para isso que um quiz serve.

 

Infográficos

Os infográficos são formas criativas de transmitir algum conhecimento para o público. Eles misturam textos, imagens e gráficos, resumindo o conteúdo em uma arte esteticamente trabalhada.

 

Pesquisas, estudos e dados

Disponibilizar alguma pesquisa, com dados importante também é uma forma de produzir uma recompensa digital. Pense em estudos que serão úteis para o dia a dia da sua audiência, ou seja, que serão aplicados no contexto dela. Essas pesquisas podem ser encomendadas ou feitas pela própria empresa – o importante é que sejam inéditas e originais.

 

Webinars (Hangout)

Essa recompensa possui um baixo custo e é muito atraente. Feita ao vivo, é possível proporcionar um encontro dos leads com algum especialista. É um espaço para uma palestra online, uma aula curta e um debate. O importante é que exista interação com o público e um número limite de pessoas assistindo – para que todos consigam participar.

 

Templates

Os templates são recompensas digitais extremamente práticas para o cotidiano do lead. São modelos prontos de planilhas, apresentações em slides, calendários, ebooks, etc.

 

Como divulgar uma recompensa digital?

Com a recompensa em mãos, agora é hora da divulgação. Veja quais são os canais que você pode explorar para divulgá-las.

 

1 – Anúncios no Google e Facebook

Os anúncios podem ser formas de divulgação eficiente para uma recompensa digital. Ao usar as palavras-chave, o usuário poderá encontrar pelo infoproduto e se interessar pela proposta da marca.

 

2 – Mídias Sociais

Além disso, é possível divulgar uma recompensa digital para os seguidores das redes sociais da marca, que nem sempre estão cadastrados na lista de email marketing. Para isso, crie postagens interessantes.

 

3 – Blog

Ao final de algum artigo, pode haver um CTA que encaminhe para o download da recompensa. É importante pensar em textos que levem o leitor a sentir necessidade daquela recompensa, ou seja, que aguça a curiosidade dele e gere um sentimento de urgência.

 

4 – Banners

Os banners em sites também podem servir como divulgação para uma recompensa digital. Eles podem estar localizados no próprio site da empresa, ou em outros sites (anúncios).

 

5 – Email Marketing

Nem sempre a recompensa digital é voltada apenas para adquirir o email do lead. Ela pode solicitar outras informações de contato, como o número do whatsapp. Por isso, podem também ser divulgadas por email.

Além disso, é também uma forma de segmentar a lista de email marketing conforme interesses. Por exemplo, para o lançamento de um novo produto ou um evento, é possível perceber, com o download da recompensa digital, qual parte da lista tem mais interesse ou menos.  

 

Dicas para os conteúdos da recompensa digital

Confira um Checklist com dicas rápidas para produzir conteúdos memoráveis como recompensa digital:

 

  • Pense em um problema da sua persona e tente resolvê-lo
  • Conte uma história com essa solução
  • Produza algo prático, objetivo e direto
  • Produza algo fácil, mas denso
  • Crie um conteúdo que demande pouco tempo da sua persona
  • Seja criativo e original
  • Não produza “mais do mesmo”
  • Aborde assunto importantes para o seu público
  • Introduza o produto aos poucos: fale primeiro do conceito

 

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