News

Check out market updates

Produção de conteúdo digital, como se destacar em meio à multidão?

Produção de conteúdo digital, como se destacar em meio à multidão?

Na era digital, se destacar em meio à multidão é uma condição essencial para sobreviver a um mercado tão concorrido. Com as pessoas vivendo online o tempo todo, o marketing tradicional precisou se adaptar e criou um braço essencial para os tempos modernos: o marketing digital. O marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Para isso, são utilizadas estratégias como SEO, inbound marketing e o marketing de conteúdo para produção de conteúdo digital.

O marketing digital trabalha em diferentes vertentes para que as empresas se comuniquem com os consumidores de forma direta, personalizada e no momento certo. Atrair, reter e gerar receita são os principais objetivos do marketing digital. E ele vem ganhando espaço no que se refere ao orçamento para investimento das empresas a medida que é possível ocasionar no estreitamento da relação do consumidor com a empresa.

No marketing digital, o consumidor se relaciona diretamente com a empresa de forma fácil, 24 horas por dia, a qualquer momento, de qualquer lugar e em tempo real, em alguns casos.

Os problemas são solucionados mais rapidamente criando fidelidade entre a empresa e o consumidor. Cabe, assim, ressaltar alguns pontos importantes que envolvem o processo de produção de conteúdo digital. Dessa forma, o alcance do conteúdo será global.

Já a interatividade deve ser priorizada por ser uma vantagem para a produção de conteúdo digital, pois a comunicação deixa de ser unilateral: a empresa e o consumidor interagem de forma contínua, logo, seu conteúdo deverá ser rico e cativante.

Vantagens do marketing digital

Outra vantagem a ser considerada é a questão dos dados. Quando um consumidor interage com a empresa, a sua área responsável de marketing consegue obter informações sobre o cliente, o que facilita o processo de criação da persona e propicia a criação de novas estratégias e ações mais eficazes para atrair e reter o consumidor. São obtidos não somente informações como nome e endereço.

E, através dos perfis em redes sociais, a empresa poderá traçar um perfil de seus consumidores: do que gostam, o que fazem nas horas de lazer, como usam sua renda, entre vários outros fatores. Assim, a empresa desenvolve seu conteúdo com base em dados reais e não suposições, economizando tempo e dinheiro no processo. Mais um ponto importante é a segmentação. A empresa poderá fazer seus investimentos direcionados a seu público-alvo de forma certeira, ou seja, através de um melhor direcionamento nas ações.

O tempo também é essencial. Com o retorno da aprovação do conteúdo digital em tempo real, os especialistas da empresa podem desenvolver melhorias e atualizações para que cada vez mais o conteúdo atraia e retenha o consumidor.

 

Leia também: Por que sua empresa deve contratar uma agência de produção de conteúdo?

 

Como desenvolver um conteúdo digital que informe e engaje seus consumidores

Para desenvolver um conteúdo digital rico e atrativo, é necessário que a empresa esteja focada nos pontos centrais da visão do marketing digital para que seja vendido o produto certo para seus consumidores. Deve ser usado como base os P’s -“pês” do marketing digital: produto, preço, praça, promoção, pesquisa, planejamento, produção e publicação.

 

Pesquisa

Todo o conteúdo começa pela pesquisa em relação ao público-alvo pretendido. Partindo deste ponto, a empresa pode direcionar seu conteúdo para obter resultados consistentes e oportunidades de divulgação. Para facilitar a vida do marketing, existem ferramentas gratuitas que revelam dados demográficos e o comportamento dos visitantes do site.

 

Planejamento

Em seguida, desenvolver um plano de ação é essencial para que o conteúdo digital seja coeso e coerente. Assim, a empresa possa medir seus resultados rapidamente de maneira otimizada.

 

Publicação

Um conteúdo de excelência precisa ser bem projetado online, de forma consciente e em canais relevantes. Esse processo não se resume apenas a copiar e colar. Uma ferramenta utilizada para isso é o SEO, que otimiza seu conteúdo nas páginas de busca, aumentando a visibilidade da empresa.

 

Promoção

Promover o conteúdo é muito importante para que se alcance o maior número de possíveis consumidores. Sem promoção, a divulgação não acontece ou ocorrerá de forma muito lenta.

 

Personalização

Com os recursos do marketing digital, personalizar as mensagens de acordo com os perfis de seus consumidores ou com a persona criada com as estratégias desenvolvidas é fundamental. Existem empresas que possuem mais de um perfil de consumidor. A personalização facilita a interação entre os dois lados, uma vez que a mensagem atinge diretamente cada consumidor. Desta forma, a empresa assegura a relevância e otimização dos conteúdos.

Precisão

No desenvolvimento do conteúdo, medir o comportamento dos consumidores reduz a margem de erro. Acompanhar os dados das ações de marketing das empresas facilita a atualização do conteúdo e seu direcionamento.

Propagação

No marketing digital o conteúdo, se bem elaborado e desenvolvido, agrega valor aos consumidores e esses por sua vez se tornam um canal de propagação da marca, produto e empresa. Isso de forma gratuita, pois compartilham a ideia e sugestionam os demais a conhecer e experimentar também.

Existem vários canais na internet onde o conteúdo de seu marketing digital pode ser propagado e difundido.

Blog

É um canal de grande aceitação do público pois interage de forma íntima, quase pessoal. Assim, acontece a identificação com o produto e o engajamento, aumentando a autoridade da marca no mercado.

Mídias Display

São os conhecidos banners e outros anúncios gráficos que vemos em vários sites.

E-mail marketing

É um canal de contato direto no qual a empresa possui autorização para enviar o conteúdo ao seu público por e-mail.

Publicidade Nativa

Intimamente ligada ao marketing de conteúdo. As marcas criam seus próprios editorias ou listas em sites maiores. Esta tendência se deve ao fato de o público não querer ficar pulando de sites, pesquisando. A praticidade e rapidez dominam o mercado digital.

Redes Sociais

As marcas utilizam as maiores redes sociais como o Facebook, Instagram ou Twitter para publicar seus conteúdos, promovê-los e se comunicar estreitamente com o público. Porém, não existe o controle total em caso de comentários negativos, por exemplo.

Marketing em Vídeos

O consumo de vídeos na internet está em ascendência. A empresa deve publicar conteúdos em vídeos (pois são mais dinâmicos e interativos) em plataformas de vídeo. Os vídeos são muito bem aceitos e compartilhados e aumentam as visitas ao site.

 

Existem também outras ferramentas que auxiliam o conteúdo em sua propagação e engajamento:

  • Semrush monitora o desempenho das palavras definidas pela empresa como palavras-chave.
  • Mailchimp ajuda no conteúdo do marketing via e-mail
  • Survey Monkey auxilia na busca pela opinião dos consumidores com relação ao conteúdo;
  • Alertas do Google oferecem um acompanhamento de notícias sobre a marca ou conteúdo;
  • Slideshare auxilia no desenvolvimento de apresentações sobre o conteúdo ou a empresa/marca;
  • Anúncios patrocinados no Facebook aumentam a visibilidade e o engajamento da marca fazendo com que mais pessoas conheçam o conteúdo;
  • Google Analytics acompanha o comportamento dos consumidores que visitam seu site.

 

A importância da produção de conteúdo

Para que o seu marketing digital faça a diferença, é essencial que os conteúdos sejam coesos, úteis, relevantes e atraentes para o público. Para isso, devem ser utilizados vídeos, áudios, imagens e textos. O importante é aumentar a visibilidade da empresa, agregar valor ao produto e engajar o consumidor. Essa é a parte fundamental.

Como foi abordado acima, existem muitas ferramentas que podem ser usadas como apoio para a implantação do marketing digital, mas elas não excluem o fato de que o conteúdo seja bem escrito, elaborado, com fidelidade e responsabilidade.

Por exemplo, em casos de blogs, o autor deve produzir seu conteúdo com consciência, respeito e fidelidade à verdade no que se propaga, pois a internet também é uma formadora de opinião.  Um produto só engaja e se difunde com consciência e responsabilidade social.

Assim, as ferramentas existentes devem ser utilizadas para agregar valor ao conteúdo para que atraia, retenha o público e gere lucros. Porém, se a empresa ou marca em questão não possui profissionais com habilidades específicas que saibam trabalhar com conteúdo para marketing digital, cabe aqui fazer uma pesquisa sobre empresas que prestam esse serviço e investir para que todo o processo seja bem elaborado alcançando, assim, os resultados pretendidos. Consulte uma agência especializada em marketing digital. Você vai ver a diferença.

Ficou com dúvidas sobre questões relacionadas à comunicação em redes sociais? Fale com nossos consultores e descubra como podemos melhorar a sua comunicação por meio de conteúdo relevante para os dispositivos móveis da sua empresa.

Fale conosco
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?