Gestão de conteúdo digital, como executar?

Empresas que atuam com o Marketing de Conteúdo conseguem alcançar níveis altos de resultados. Como, por exemplo, o alavanque das vendas, a atração de mais pessoas interessadas na compra e a interação com esse público. Para isso, é importante que essa estratégia seja bem-feita, e isso quer dizer: planejamento. Portanto, é fundamental ter uma gestão de conteúdo digital bem-estruturada.

Contar com profissionais da área, ou até mesmo terceirizar o serviço, como uma agência de conteúdo, pode ser determinante para o bom desempenho. A falta de tempo pode ser extremamente desafiadora para o gerenciamento de conteúdo. A internet é um meio acelerado, e a demanda apenas cresce. Por isso, ter um calendário editorial, por exemplo, é muito importante.

Para obter os resultados almejados, ter um controle editorial deve estar na lista de prioridades de qualquer empresa que queira atuar com o Marketing de Conteúdo, ou qualquer agência de produção de conteúdo. Neste artigo, você irá ver dicas infalíveis para uma boa gestão de conteúdo digital.

 

 

 

Gerenciamento de conteúdo: o que é isso afinal?

 

Suponha que você esteja escrevendo um artigo sobre celulares modernos. Será necessário pesquisar sobre o assunto. Certo? Você vai precisar recolher: textos para servirem de base, fotos para usar no post, números para criar um infográfico, palavras-chave para usar no conteúdo e ainda mais informações para criar um vídeo. Realmente, é muita coisa!

E, para que o processo funcione, é preciso que toda essa pesquisa esteja em um único lugar, organizada. Como em uma pasta de arquivos digitais. A gestão de conteúdo digital é exatamente essa organização de itens importantes para a criação do conteúdo digital. É o armazenamento da pesquisa, com o intuito de acelerar o processo de produção, facilitá-lo e aumentar o controle de conteúdo.

 

Tempo: não é seu inimigo!

 

Muitas pessoas abandonam o processo de gerenciamento de conteúdo com a desculpa do tempo! E isso é um grande erro. Afinal, o prejuízo pode ser futuro.

Empresas que trabalham como agência de conteúdo sugerem que alguns minutos do dia devem ser reservados para a gestão de conteúdo digital. Não é tempo perdido: é tempo futuro economizado!

Imagine que cada vez que você falar de um assunto, você precise iniciar um novo e longo processo de pesquisa? Com um controle de conteúdo, esse trabalho pode ser reduzido ou nem existir. Voltando ao exemplo do artigo sobre celulares modernos. Imagine que você precise escrever uma outra postagem para o blog da empresa sobre um assunto parecido: celulares modernos com acesso à internet, por exemplo. Percebe que grande parte da pesquisa já está feita?

 

gestão de conteúdo digital

 

A gestão de conteúdo digital acelera o calendário editorial, e torna o processo mais ágil. Principalmente, se duas ou mais pessoas forem trabalhar no mesmo conteúdo. Por exemplo, um artigo acompanhado de um vídeo. Imagine que há um profissional para a redação do texto e outro para efetuar o roteiro. Com o armazenamento da pesquisa, ambos terão acesso, reduzindo o tempo gasto em cima do projeto.

 

Gerenciamento de conteúdo: como fazer?

 

Para fazer um gerenciamento de conteúdo de qualidade é fundamental ter planejamento. Saiba como planejar, com dicas práticas para o dia-a-dia:

 

  • Faça pesquisas

Esse é o primeiro passo para a gestão de conteúdo digital. Com um calendário editorial atualizado, é possível saber, com antecedência, qual será o futuro assunto. Logo, faça uma verdadeira dissecação sobre o assunto.

A dica de ferramenta para isso não é nenhuma novidade: Google. Em alguns minutos de pesquisa, é possível encontrar diversos artigos sobre o assunto. Ao longo da pesquisa, é importante já separar conteúdos relevantes e salvá-los. Procure pesquisar mídias diferentes, também. Como fotos, infográficos, vídeos e áudios. Essa etapa irá durar, em média, de 30 a 40 minutos.

  • Assine conteúdos de site importantes

Certamente, você já deve ter sites favoritos. Ou seja, sites que publicam artigos memoráveis que sempre servem de base para a sua própria produção de conteúdo. Por isso, assinar a Newsletter desses sites pode agilizar o processo de pesquisa.

Com isso, sempre que eles atualizarem o blog com novos conteúdos você saberá instantaneamente. Com essa redução de tempo, você pode aprofundar ainda mais a pesquisa em busca de novos sites, ou então gastar mais tempo para a produção do artigo.

 

Leia também: Segredos da produção de conteúdo para web!

 

  • Armazene conteúdos de destaque

Salvar todas as informações pesquisadas é fundamental para o processo de gerenciamento de conteúdo digital. Mas, atualmente, é quase impensável armazenar tudo no HD (Hard Disc) do seu computador. A memória lotada pode torná-lo lento. Além disso, uma pane no sistema pode fazer com que você perca todo material pesquisado.

Por isso, o armazenamento deve ser na nuvem. O próprio Google possui um drive, no qual é possível criar pastas, documentos e planilhas. Além de salvar imagens, fotografias, vídeos e áudios. O compartilhamento com a equipe também fica mais fácil, já que todos podem ter acesso aos mesmos documentos e atualizá-los ao mesmo tempo.

  • Escreva ou terceirize!

Essa é aquela hora que as ideias estão todas engatilhadas. Prontas para serem colocadas na tela branca do computador. É a hora de escrever!

E, depois de passar por todo esse processo, você irá perceber como a produção do artigo será mais rápida.

Sabe aquele bloqueio que dá, de vez em quando? Então, com esse passo-a-passo isso não ocorrerá. A partir do controle de conteúdo, as ideias ficam mais claras na cabeça, você perceberá que antes mesmo do texto estar no “papel”, ele estará na sua cabeça. Pelo menos a estrutura dele.

Caso isso não seja sua praia, você não tenha tempo ou ache que não vale a pena entrar neste segmento e se dedicar ao que você já sabe, uma possibilidade interessante é contratar uma agência de conteúdo!

 

Pratique…Pratique e pratique

De fato, essas dicas não são milagrosas! Você não irá virar uma máquina de produtividade ou uma agência de produção de conteúdo a partir de amanhã. Mas, a notícia boa é que com a prática isso se tornará mais fácil. A prática deve ser rotineira e seguida com exigência.

É importante ter disciplina e não desistir no meio do caminho. A organização é fundamental para a gestão de conteúdo. Crie um calendário de conteúdo, crie pastas na nuvem, e faça um planejamento. E, o mais importante, não pule nenhuma etapa!

 

Cronometragem do tempo gasto

Para que o processo fique cada vez mais otimizado, a dica é cronometrar o tempo gasto (e tentar diminuí-lo ao longo do tempo). Isso irá quantificar as horas gastas em um projeto, e ajudará você a criar planos para encurtar esse tempo.

Com a cronometragem é possível ver se há um equilíbrio de tempo gasto em cada projeto e em qual etapa há mais dificuldades. Ao tentar superar esse, tente manter a qualidade do produto final. Não vá com pressa!

Confira algumas dicas que podem facilitar na redução do tempo:

  • Concentre-se antes de produzir um texto
  • Procure escrever em lugares silenciosos
  • Escolha uma cadeira confortável
  • Preocupe-se com a temperatura do local
  • Mantenha uma garrafinha de água por perto
  • Reserve horários para um intervalo
  • Seja organizado, mas crie quadros de ideias e rascunhos (um caderno, um bloquinho de notas ou uma lousa)
  • Leia bastante e amplie seu vocabulário

gestão de conteúdo digital 2

 

Gestão de conteúdo digital terceirizada

Mesmo com um processo exemplificado muitas empresas se assustam com a palavra “gerenciamento”. Ainda mais quando se fala de gerenciamento de conteúdo. Há um temor diante da falta de criatividade e aquele “branco” que dá, de vez em quando. Por isso, as empresas optam em terceirizar o serviço, contratando uma agência de produção de conteúdo.

Há inúmeras vantagens para quem atua com essa terceirização. Uma agência de conteúdo já está dominando o processo de controle de conteúdo. Ou seja, essas empresas já possuem equipes preparadas e treinadas para não ter “branco”! Uma agência de produção de conteúdo trabalha com esse processo, essas etapas, de uma maneira funcional e estratégica. Além dessa vantagem, terceirizar o serviço reduz os gastos e garante uma qualidade no produto final.

 

Cumpra os prazos

Um ponto fundamental para o andamento da gestão de conteúdo digital é o respeito com os prazos. Entregar dentro da deadline (prazo de entrega) significa que o processo de gerenciamento de conteúdo está dando certo. Atrasos significam, portanto, que algo deu errado. E, se isso acontecer é importante reavaliar o processo e detectar as falhas, para corrigi-las. Afinal, a gestão de conteúdo digital tem um objetivo: a divulgação, e o público deve ser respeitado, recebendo o conteúdo nos prazos certos.

Para formatar o calendário editorial é importante pensar nas datas de publicação e divulgação. Essas datas irão nortear as datas antecessoras. Por exemplo, se a publicação for na sexta, ao fazer o planejamento você irá saber que na quinta, por exemplo, o texto tem que estar redigido. Logo, na quarta deve ocorrer a pesquisa. Devem ser colocadas nesse planejamento as datas de revisão, diagramação e edição, se houver.

 

Divulgação

Pronto! Finalmente, chegamos ao final do gerenciamento de conteúdo. E é aqui que você verá os resultados do processo. É importante avaliar, portanto, o tempo gasto, o cumprimento dos prazos, a qualidade dos produtos e a mensuração de acessos, likes, comentários e compartilhamentos.

Todos esses resultados devem ser considerados também ao repensar as estratégias para o gerenciamento de conteúdo. É importante saber se o processo está sendo feito em tempo adequado e se as pautas agradam ao público-alvo.

 

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