Planejamento de marketing de conteúdo, como criar?

 O marketing de conteúdo cresceu de uma forma gigantesca, mas ainda engatinha em termos profissionais no Brasil. Isso é lógico, comparando com alguns dos maiores mercados digitais do mundo. Mas isso é de fato algo ruim? Em partes não. Para o empreendedor que investir fortemente nesta estratégia, há muitos mercados e nichos praticamente inexplorados! Por isso, um planejamento de marketing de conteúdo pode potencializar e escalar o crescimento de sua empresa.

Todo o sucesso de sua estratégia depende de um bom planejamento. Isso por que mudar os rumos de sua estratégia, quando ela já está sendo implementada, pode trazer prejuízos de tempo e dinheiro.

Planejamento de marketing de conteúdo, conhecendo o contexto

O primeiro passo é saber onde você de fato está. Sua empresa já tem um blog? Está presente nas redes sociais mais relevantes? Isso é o ponto de partida. Depois disso, temos que avaliar a concorrência. Um bom planejamento de marketing de conteúdo nasce desta forma.

A concorrência é onde iremos ver o que as demais empresas já fizeram. Existem mercados praticamente inexplorados!

No caso de já haver algum trabalho, sua empresa pode otimizar seu planejamento com estratégias melhores do que elas. Se o mercado não produz nada, pode ser que estejamos frente a um oceano azul!

Muitas empresas optam por contratar uma agência de marketing de conteúdo para realizar este planejamento, o que é uma atitude correta. Com profissionais especializados e com experiência, teremos muito mais chances de sucesso.

Além disso, no planejamento de marketing de conteúdo precisamos de um fator muito importante: a persona!

Neste artigo já mostramos o que é a persona e como criar a sua!

Depois de entender o contexto em que sua empresa está inserida, chegou a hora de definir seu planejamento de marketing de conteúdo!

 

Defina objetivos do planejamento de marketing de conteúdo

Feito isso, é hora de definir quais são os objetivos. Uma campanha de marketing de conteúdo pode possuir objetivos diferentes dependendo da situação atual da maca.

planejamento de marketing de conteúdo

Caso o objetivo seja o aumento do tráfego orgânico, por exemplo, então será necessário um planejamento mais focado nas plataformas de busca, como o Google e o Bing.

Neste caso, é fundamental fazer a pesquisa de palavras-chave que mais se enquadram em seu negócio e a sua persona! Além disso, precisamos usar técnicas para otimizar os artigos em SEO, trazendo melhores resultados na indexação.

 

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Se o seu objetivo é gerar buzz nas redes sociais, precisa de um planejamento um pouco diferente, com foco no comportamento de sua audiência, especificamente naquela rede social.

No geral, é muito importante a utilização de estratégias de marketing de conteúdo em várias frentes. Tráfego orgânico, mídias sociais, e-mail marketing e campanhas de geração de leads.

Desta maneira, você conseguirá atingir seus leads em potencial de uma forma mais impactante e terá menor propensão ao erro.

 

Delimite os formatos mais adequados!

 

Embora o marketing de conteúdo esteja altamente relacionado com a produção textual, existem ouras formas de produção de conteúdo multimídia. Infográficos e vídeos são alguns exemplos de conteúdo multimídia e que podem fazer parte da campanha.

Assim, durante o planejamento é preciso escolher quais formatos serão utilizados. Essa escolha deve ser feita pensando-se na persona e também na situação atual do negócio. Normalmente é bastante efetivo investir em pelo menos dois tipos de conteúdo, como textos para um blog e imagens para redes sociais, por exemplo.

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Aqui é muito importante entender alguns conceitos. Os formatos são peças fundamentais para conseguir melhores resultados. Se o seu público tem como característica a preferência por conteúdos densos, mais aprofundados, não adianta investir em artigos curtos.

Da mesma forma, se o seu público tem preferência por conteúdo mais dinâmico, é mais viável usar vídeos, juntamente com os textos e postagens nas mídias sociais.

 

Estabeleça como será feita a produção do conteúdo

 

Quem irá produzir o conteúdo de sua campanha? Você contratará uma agência ou fará internamente? Quem irá revisar? Como ele será publicado? Tudo isso precisa fazer parte de seu planejamento de marketing de conteúdo. Caso contrário, há grandes chances de sua estratégia não dar certo.

Inúmeros são os casos onde as estratégias não dão certo por erros na produção e entrega do conteúdo. Atrasos e retrabalhos fazem com que você perca o timing da campanha e comprometem seus resultados.

Desta maneira, é fundamental estabelecer desde o início como será a produção de conteúdo.

 

Faça um cronograma de publicações

Consistência é um dos fatores mais importantes para o sucesso do marketing de conteúdo. Assim, durante o planejamento é importante que você estabeleça um cronograma de publicações de modo a garantir o máximo de conteúdo possível.

Indica-se pelo menos uma publicação diária nas redes sociais e duas postagens por semana nos blogs. Menos do que isso pode não gerar bons resultados.

Por isso, é fundamental no cronograma, estabelecer as publicações que serão feitas e em que dia serão entregues. Caso haja possibilidade o interessante é deixar tudo pronto e apenas agendar a postagem, para que não haja atrasos.

 

Determine as métricas a serem avaliadas

Só será possível conhecer os resultados da campanha se ela for medida adequadamente e por isso é preciso estabelecer ainda no planejamento quais serão as métricas utilizadas.

As métricas também estão relacionadas aos objetivos e caso o objetivo seja aumentar o número de visitas, métricas como número de visitantes, número de visitantes únicos, taxa de retorno e tempo gasto em cada página podem ser eficientes.

No caso de o objetivo ser o engajamento métricas como comentários e compartilhamento das publicações são bastante recomendadas.

Mas o mais importante em termos de métricas, é estabelecer o que de fato é importante para sua empresa naquele momento e em longo prazo. Caso contrário, não haverá muito o que fazer em termos de análise.

 

O planejamento de marketing de conteúdo é fundamental para o sucesso da campanha. Para criá-lo é preciso, basicamente, conhecer a situação da empresa, definir objetivos e estratégias e também determinar quais serão as métricas para medir os resultados.

Se você tiver dificuldades em conseguir estabelecer um planejamento de marketing de conteúdo, deixe que a nós te ajudamos! Nos deixe um e-mail que entraremos em contato!

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