Marketing de conteúdo, o que é e como usar em sua empresa!

O mundo vem mudando muito. As pessoas têm hábitos de consumo extremamente particulares e diferentes do que tinham há poucos anos atrás. A forma como as empresas faziam publicidade e marketing, hoje já não impacta mais da mesma forma. E quer saber de outra coisa? Aquele modelo antigo será cada vez mais ineficiente. Neste cenário caótico para as marcas, onde impactar está cada vez mais difícil, eis que surge uma solução: o marketing de conteúdo.

Esta é talvez, a estratégia que mais vem trazendo bons resultados. Na verdade, podemos dizer que o marketing de conteúdo está inserido em um contexto maior, que chamamos de Inbound. Mas falaremos disso mais à frente!

Mas antes disso, precisamos entender o que de fato é o marketing de conteúdo!

 

Entenda o conceito de marketing de conteúdo?

 

O marketing de conteúdo é tido por muitos como uma estratégia nova. Porém, empresas usam este tipo de técnica desde a década de 40! Para entender melhor o que é marketing de conteúdo, precisamos entender um fator mais importante.

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Com o advento da internet, com seus buscadores e redes sociais, a forma como as pessoas buscam produtos ou serviços mudou completamente! Hoje, quando você quer comprar alguma coisa, onde vai pesquisar? Isso mesmo, na internet! Desde a otimização de conteúdo, até uma boa gestão de redes sociais, faz com que seu negócio tenha mais visibilidade!

Ao pesquisar determinado produto ou serviço na internet, o comprador está atrás de informação, de conhecer melhor as possibilidades. Desta maneira, ele está muito mais propenso a compra. Por isso, ele se torna um cliente em potencial, com muito mais chances de vir a ser um comprador.

A internet está repleta de pessoas procurando soluções. Mas como atingir este público? Com o marketing de conteúdo!

Se você cria conteúdo relevante, que de fato ajuda as pessoas e resolve os problemas delas, estará muito à frente de seus concorrentes. Isso é tudo o que as empresas procuram!

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O marketing de conteúdo se baseia exatamente nisso. Ele inverte a ordem tida como natural até então. Ao invés das marcas abordarem os clientes, oferecendo de forma invasiva seus produtos, agora são os clientes que procuram as marcas. Nem precisa citar que a segunda estratégia tem muito mais efetividade, não é?

De forma simples, podemos dizer que o marketing de conteúdo se assemelha a um caçador de borboletas. As borboletas são uma analogia aos clientes. Você pode sair correndo atrás das borboletas, deixando-as estressadas e gastando muita energia para pegar uma ou outra. Ou então, você pode criar um jardim, com tudo o que as borboletas gostam e esperar que elas venham até você!

Veja agora como usar o marketing de conteúdo em sua empresa!

 

Começando a usar o marketing de conteúdo!

 

O marketing de conteúdo se baseia na utilização de textos, imagens, vídeos, infográficos e gifs para atrair clientes. Este tipo de conteúdo pode ser usado em blogs e redes sociais.

 

Desta maneira, conseguimos muito mais engajamento e principalmente, possibilidades de conversão. Mas para isso, o conteúdo precisa de uma coisa muito importante: qualidade.

Mas o que é de fato o conteúdo de qualidade? Esta é uma pergunta complexa. Mas de forma geral, podemos dizer que o conteúdo de qualidade é composto por algumas características:

  • Alinhamento com o público-alvo:

Para falar de público-alvo, usamos o conceito de Persona! O primeiro ponto para definirmos a qualidade do conteúdo, é se ele atende as demandas, necessidades e dores da sua persona. Por exemplo, se você trabalha com uma persona que tem pouco conhecimento sobre o que você faz, um conteúdo altamente técnico, por mais que seja correto, não é de qualidade.

Se o conteúdo de fato impacta a persona de seu negócio, resolve um problema e acaba com suas dores, neste caso, ele é de qualidade. Isso é fundamental para o entendimento da forma como devemos estruturar o marketing de conteúdo!

  • Preocupação em ajudar:

O grande diferencial do marketing de conteúdo é que ele não tem a intenção direta e exclusiva da venda. Seu primeiro objetivo é educar e ajudar o cliente. É uma lógica totalmente diferente dos conceitos antigos de marketing e publicidade, onde os produtos eram quase que “empurrados” para o cliente! Esta é a base do Inbound marketing!

Neste sentido, seu conteúdo não vai falar de sua marca ou empresa, de forma prioritária. Quando falar, vai ser algo leve e mostrando resultados. Nunca será forçando a venda!

 

  • Linguagem clara e linha de comunicação específica para cada fase:

O marketing de conteúdo, inserido no que chamamos de Inbound Marketing, tem várias fases. Neste sentido, o conteúdo será de qualidade se a linha de comunicação for adequada para cada uma destas fases.

 

Como implementar o marketing de conteúdo em minha empresa?

 

Muito bem, até aqui tudo é muito lindo, mas e na hora de colocar isso tudo em prática? Neste momento surgem os desafios! Mas implementar o marketing de conteúdo em sua empresa não precisa ser algo trabalhoso e difícil, basta você fazer as coisas da forma correta.

Existe um processo para que você implemente o marketing de conteúdo em sua empresa. Veja agora, um passo a passo para implementar o marketing de conteúdo em sua empresa!

  1. Análise da persona:

Este é o ponto de partida. Aqui, muitas empresas já erram. Se você pensa na persona no meio do processo, acaba perdendo tempo e tem que realinhar uma série de fatores. Por isso, para implementar o marketing de conteúdo, o primeiro ponto é entender quem é sua persona.

Seu negócio pode ter diferentes personas. Em alguns casos, existem até 3 ou 4 diferentes na mesma estratégia. Porém, seu planejamento e implementação do marketing de conteúdo, sempre precisa estar alinhado a uma delas.

 

  1. Análise de concorrência e de palavras-chave:

 

O marketing de conteúdo tem na busca orgânica, de buscadores como o Google e o Bing, grandes aliados. Isso por que podemos avaliar duas situações: a concorrência, a forma como ela se relaciona com o público, e as buscas.

A concorrência nos dá uma noção exata de como podemos impactar de forma mais direta o cliente. Com as palavras-chave, temos um desenho de como as pessoas estão procurando conteúdo e de que forma poderemos resolver seus problemas.

  1. Planejamento da estratégia

Até aqui já entendemos a persona, delimitamos como ajuda-la e como vencer a concorrência. Agora, é hora de planejar as ações! O planejamento de marketing de conteúdo tem que ser muito mais do que apenas o calendário editorial das postagens.

É fundamental que no planejamento estejam elementos como as KPIs (indicadores de performance), o tempo para cada etapa e principalmente, delimitada toda a estratégia a ser usada.

  1. Execução!

Chegou a hora de colocar a mão na massa. É fundamental que você tenha bons profissionais para isso. A implementação do marketing de conteúdo envolve mais do que apenas postagens em blog. Você precisa de e-books, gestão de redes sociais, e-mail marketing e o que mais for necessário. Para empresas de pequeno e médio porte, se torna custoso ter uma equipe para fazer isso. Neste caso, contratar uma agência como a Leads Marketing de Conteúdo se torna muito mais barato e efetivo!

  1. Mensuração

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo precisa sempre ser mensurada. Como hoje temos uma série de possibilidades de mensuração, com uma enorme precisão, temos ferramentas fantásticas em mãos.

Hoje conseguimos saber com a análise de um site, quais os posts mais visitados, por onde as pessoas entram e saem de sua página e muitas outras métricas. Isso faz com que a estratégia de marketing de conteúdo possa ser atrelada ao que de fato importa para sua empresa.

 

  1. Estabeleça as KPIs e monitore-as

Diferentes de simples métricas, as KPIs (sigla em inglês para indicadores de performance) indicam se você está de fato, sendo efetivo. No marketing de conteúdo, o estabelecimento de KPIs é fundamental, já na parte de planejamento. As KPIs geralmente estão ligadas a aspectos de conversão. Esta conversão está diretamente ligada aos objetivos de cada estratégia.

 

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Colocando o marketing de conteúdo em prática!

 

Depois de estabelecer persona, métricas, KPIs e um plano de ação, chegou a hora de colocar tudo isso para rodar!

Um dos primeiros pontos a serem levados em conta em seu blog é a otimização dele para os mecanismos de busca, para o tráfego orgânico. Muito mais do que apenas artigos otimizados em SEO, precisamos de uma otimização completa do site. Aqui, estamos nos referindo aos fatores on page.

Sitemap, Robots txt, uma boa usabilidade são alguns dos fatores mais importantes a serem destacados aqui.

Depois disso, chegou a hora de produzir o conteúdo. Muitas empresas têm problemas neste quesito. Isso por que geralmente usam funcionários, que já tem outras atribuições, para esta tarefa. Com isso, devido a imprevistos e muitas coisas que acontecem no dia a dia da empresa, as postagens acabam ficando esquecidas.

Neste sentido, é muito mais barato, eficiente e lucrativo, contratar uma empresa especializada. A Leads Marketing de Conteúdo pode te ajudar com isso!

É fundamental que ao usar o marketing de conteúdo, você tenha uma preocupação em manter a constância. De nada basta começar um blog com 20 ou 30 postagens e depois, deixa-lo lá parado. Um dos fatores para o bom ranqueamento de qualquer blog é a frequência das postagens. Aqui na Leads, indicamos pelo menos uma ou duas postagens por semana!

 

Conseguir bons resultados com o marketing de conteúdo exige planejamento estratégico, visão clara do posicionamento e principalmente, ações concretas. Por isso, dedique-se ao que você de fato é bom em sua empresa e deixe que a Leads Marketing de Conteúdo cuida de sua estratégia e da execução!